quarta-feira, 15 de agosto de 2018

ARQUIVO PISTA & BOX – JUNHO DE 1998 – 26.06.1998


            Trazendo novamente outra de minhas antigas colunas, esta foi lançada em 26 de junho de 1998, e o assunto principal era o favoritismo do italiano Alessandro Zanardi no campeonato da F-CART daquele ano. Zanardi rumava de fato para o bicampeonato, enquanto seus rivais se enrolavam nos mais variados problemas. Não foi tão fácil como o italiano pensava, pois na segunda metade da temporada ele também teve alguns percalços, mas nada que o impedisse de levar mais um título na categoria, e carimbando sua volta para a F-1 no ano seguinte, como piloto da equipe Williams, onde infelizmente nada deu certo para ele, tornando-se o maior fiasco de sua carreira como piloto até então. Nas notas rápidas, algumas notícias que circulavam na F-1, sendo que algumas delas acabaram não se concretizando, como a possível entrada da Volkswagen na categoria máxima do automobilismo, o que não ocorreu até hoje. A Williams ainda se aguentaria com os motores Renault rebatizados de Mecachrome em 1999, estreando os propulsores da alemã BMW apenas em 2000. Do mesmo modo, a BAR continuaria com os propulsores franceses, mas apenas no ano seguinte, passando para os motores Honda também na temporada de 2000, deixando os novos Supertec apenas com a Benetton na virada do século. Aproveitem o texto, e boa leitura...


ZANARDI BICAMPEÃO?

            Alessandro Zanardi mostra que, além de ser um dos melhores pilotos da F-CART atualmente, também tem uma sorte danada. Foi o que se viu domingo passado em Portland, onde o piloto italiano averbou sua 4ª vitória em 9 provas disputadas até aqui. Para melhorar ainda mais, Zanardi viu seus principais adversários em potencial ficarem pelo meio do caminho ou terem problemas diversos.

            Para começar, Greg Moore regrediu como piloto em Portland. O canadense, largando lá atrás no grid, fez um arranque kamikaze, tentando ganhar posições na marra. Na primeira curva do circuito, local pródigo em acidentes, não foi surpresa ver Moore perder o ponto de freada e atingir em cheio Christian Fittipaldi, Michael Andretti, e levar seu conterrâneo Paul Tracy junto. Fim de corrida para Moore, que agora ficou praticamente 40 pontos atrás de Zanardi, líder absoluto do campeonato. Adrian Fernandez, em sua melhor temporada na categoria, acabou se envolvendo em uma batida com Jimmy Vasser na mesma curva. O piloto mexicano ficou por lá, enquanto Vasser ainda retornou à corrida e terminou em 8º, minimizando os prejuízos. Gil de Ferran, outro potencial candidato ao título, vinha bem na corrida, e mostrava nas voltas finais que tinha carro para poder brigar pela vitória, apesar de inferiorizado tecnicamente no quesito pneus. Mas na última relargada, Gil foi vítima da barbeiragem de Bryan Herta. O brasileiro aproveitou a relargada para ultrapassar Herta na freada da primeira curva, sempre ela, e já tinha consumado a ultrapassagem quando o americano resolveu que a curva seria dele e entrou junto, empurrando Gil para fora da pista de maneira suja e desleal. Com isso, o brasileiro ficou fora da corrida, com a suspensão quebrada, e perdendo uma ótima chance de marcar pontos. Herta continuou para terminar em 3º lugar.

            Michael Andretti, depois do acidente com Moore na largada, acabou voltando à prova, mas com voltas de atraso, e só fez figuração na pista, perdendo a chance de marcar pontos. Todos os que terminaram na zona de pontuação, com exceção de Jimmy Vasser, não estão em vias de disputar o título no momento.

            A seguir, só teremos provas em pistas mistas e urbanas, descontadas as provas de 500 milhas, em superspeedways. O tipo de circuito não quer dizer que Zanardi será menos favorito. Para começar, a próxima etapa é em Cleveland, e Zanardi venceu lá no ano passado. Em Toronto, o italiano também anda muito bem. Na US500, Alessandro também foi o vencedor no ano passado. Nas demais pistas, o panorama não tira de Zanardi o favoritismo: o italiano é o franco favorito ao título, e embora ainda faltem 9 provas para fechar a temporada, o que significa que ainda há muita disputa em jogo, tudo parece conspirar a favor do bicampeonato do piloto da Chip Ganassi, um feito de enorme monta, especialmente numa categoria que se gaba de seu equilíbrio entre os competidores e equipes.

            Mas, verdade seja dita: Zanardi é um piloto que além de muito talento está tendo muita sorte de poder contar com um equipamento de ponta e, além de tudo, ainda ver seus oponentes caírem pelo caminho pelos mais variados problemas. Como costuma dizer o narrador Téo José, “segura o italiano!!!!”...





A nova equipe BAR garantiu para as temporadas de 1999 e 2000 a utilização exclusiva dos motores Renault da Mecachrome, que se chamarão Supertec Sport a partir do ano que vem. Com isso, tudo indica que a associação Benetton/Volkswagen deverá iniciar-se já no próximo ano, o que deve deixar a equipe Stewart à deriva, pois os motores Volkswagen deverão ser construídos pela Cosworth, que foi comprada pela fábrica alemã. No caso da Williams, a associação com a BMW deverá ser antecipada de 2000 para 1999, já que os planos iniciais eram contar com os motores Mecachrome por dois anos.





Hoje começam os treinos oficiais para o Grande Prêmio da França de Fórmula 1. Semana passada, todos os times estiveram presentes aqui em Magny-Cours para testes preparativos para a etapa francesa. A McLaren andou na frente, mas com pouca diferença para a Ferrari, que andou muito bem com os novos compostos da Goodyear. Mas há uma diferença que deve ser observada: semana passada as temperaturas estavam bem diferentes por estas bandas, o que favorecia o desempenho dos pneus da Goodyear. Agora, em pleno verão, as temperaturas já subiram bastante, e no calor, os Bridgestone deverão voltar a mostrar maior desempenho. Os treinos de hoje já darão a resposta...





Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen voltaram a se atracar na pista de Magny-Cours durante os testes da semana passada, só que desta vez a coisa foi mais séria, pois Frentzen foi parar no hospital. Não foi nada grave, felizmente, mas com atitudes como esta, Michael Schumacher dá mostras de que quer passar por cima de tudo e de todos. Depois do que aconteceu em Montreal, prefiro ver a McLaren ganhar tudo no campeonato a ver o bicampeão alemão ganhar mais alguma corrida. Nem mesmo que o Mundial fique monótono o resto do ano, um campeão precisa ter comportamento e caráter à altura...





Rubens Barrichello espera ter sorte durante o GP da França, uma vez que sua Stewart continua apresentando problemas com os freios, o que já atrapalhou sua atuação no GP do Canadá. Para os demais brasileiros, a situação não é muito melhor. Pedro Paulo Diniz, da Arrows, deve sofrer com a falta de potência do seu motor, enquanto Ricardo Rosset tentará mais uma vez concluir a corrida, a fim de readquirir ritmo de competição.

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