quarta-feira, 25 de junho de 2014

COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA - JUNHO DE 2014



            Pois é, o mês de junho já está chegando ao fim, e estamos chegando na metade do ano de 2014. Nada mais natural do que trazer mais uma edição da COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA, fazendo o tradicional balanço do que andou acontecendo neste mês no mundo do esporte a motor. Como de costume, vamos às classificações: EM ALTA (caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor vermelho-claro). Então, boa leitura a todos, e até a cotação de julho...



EM ALTA:

Equipe Audi nas 24 Horas de Le Mans: Superada na classificação e ainda tendo um acidente monstruoso com um de seus carros nos treinos, a equipe Audi parecia que finalmente veria seu domínio nas famosas 24 Horas de Le Mans acabar. Mas uma corrida longa como a prova de Le Mans não se ganha apenas nos treinos, e na corrida, a experiência do time das quatro argolas e a maior fiabilidade do modelo R18 E-tron Quattro foram determinantes para a marca superar os adversários e conquistar sua 13ª vitória na mais famosa corrida francesa, um resultado impressionante para 15 participações na prova. Toyota e Porshe até começaram bem, mas acabaram ficando pelo caminho devido a problemas diversos. A festa da Audi só não foi completa porque um de seus carros também ficou pelo caminho, mas a dobradinha com a vitória e o segundo lugar mostraram que o time de Ingolstadt ainda não pode ser subestimado na competição do Mundial de Endurance.

Marc Márquez: O atual campeão da MotoGP continua barbarizando no campeonato, e conseguiu a incrível marca de 7 vitórias em 7 provas em 2014. Mas os concorrentes estão começando a apertar o cerco, e nas últimas duas provas, os pilotos da Yamaha andaram dando trabalho. Mas mantendo a cabeça fria e tirando tudo o que pode de sua moto Honda, o jovem campeão continua dominando a competição e rumando sem adversários rumo ao bicampeonato, tendo até o presente momento 58 pontos de vantagem para o rival mais próximo.

Daniel Ricciardo: O piloto australiano está se saindo melhor que a encomenda em sua estréia na Red Bull, e já conseguiu sua primeira vitória na F-1, ao vencer a corrida no Canadá, e por mais que o triunfo tenha se dado mais em decorrência dos problemas enfrentados pelos pilotos da Mercedes, que enfrentaram problemas em seus carros, Daniel pilotou com garra e determinação, superando os adversários na pista e colocando-se como perseguidor implacável de quem ia à sua frente. E mesmo na Áustria, onde o desempenho foi pífio, ele voltou a andar melhor do que Sebastian Vettel, que certamente deve andar com uma tremenda saudade de Mark Webber.

Nico Rosberg: O piloto alemão da Mercedes continua liderando a competição, e vem conseguindo derrotar o companheiro de equipe desde Mônaco, o que não é tarefa fácil. O abandono de Lewis Hamilton no Canadá ajudou Nico a abrir quase 30 pontos de vantagem na classificação, o que é um tremendo revés para o piloto inglês, que vê seu companheiro de equipe cada vez mais confiante e determinado na pista. Frequentemente subestimado como piloto de ponta, Rosberg está dando a resposta na pista, e tem conseguido se manter constante, sem abandonar nenhuma corrida, ao contrário do parceiro Hamilton. E tem tudo para se tornar o segundo piloto a repetir o feito do pai, de ser campeão na F-1, se vencer o campeonato. Damon Hill é até hoje o único a ter conseguido ser campeão, e ter como pai Graham Hill, bicampeão na F-1. Pelo menos em número de vitórias, Nico já superou seu pai, 6 a 5 para o velho Keke.

Corridas em circuitos tradicionais: OK, a pista da Áustria hoje não tem nem metade do brilho do circuito original de alta velocidade utilizado até 1987, mas nem por isso os torcedores austríacos deixaram de prestigiar o seu GP, que retornou após uma ausência de uma década ao calendário da categoria máxima do automobilismo, comparecendo em peso ao circuito da Estíria já na quinta-feira, e lotando todos os lugares disponíveis no fim de semana. Apesar da corrida não ter sido nenhuma maravilha, deu para ver claramente o que é promover uma corrida de F-1 em um circuito com história, em um país onde o público tem empatia e paixão pelo automobilismo, ao contrário de muitas pistas pelo mundo afora onde a categoria tem corrido movida unicamente pelos dólares que caem na conta de Bernie Ecclestone, e que raramente têm conseguido criar empatia com o público local. Quem sabe em futuro próximo a França não consiga voltar ao calendário, e ainda por cima em seu mais charmoso circuito, Paul Ricard?





NA MESMA:

Equipe Mercedes: O time alemão continua deitando e rolando na F-1, mesmo com os problemas enfrentados na prova do Canadá e a surpresa de serem superados na classificação para a prova da Áustria. Mesmo exibindo uma performance mais discreta em termos de superioridade frente aos concorrentes, o time sediado em Brackley, na Inglaterra, fez mais uma dobradinha, com Nico Rosberg a vencer pela 3ª vez em 2014, secundado por Lewis Hamilton, que venceu outras 4 corridas no ano. Na classificação de construtores, o time alemão já tem mais do que o dobro da vice-líder, a Red Bull, e a tendência é aumentar a distância ainda mais, ainda que talvez não o faça com a mesma facilidade daqui por diante. Para os concorrentes, só  resta mesmo ver quem será o melhor do resto do grid, e pensar em melhores dias em 2015.

Equipe Toyota em Le Mans: O time nipônico chegou a Sarthe determinado a acabar com a hegemonia da Audi na tradicional prova das 24 Horas, e começou impondo respeito, fazendo a pole-position e comandando a corrida com autoridade durante a maior parte de sua duração. Mas, para vencer nas 24 Horas de Le Mans, velocidade apenas não basta, e o time japonês acabou amargando um problema elétrico em seu protótipo TS-040. Restou de consolo a 3ª colocação com seu segundo carro, que chegou 5 voltas atrás do carro vencedor da Audi, feito a se comemorar depois do acidente em que se envolveu durante a corrida que vitimizou também um dos carros da rival alemã. A conquista de Le Mans terá de ficar para o ano que vem, e resta saber se a Audi vai deixar barato que a Toyota roube o seu trono na corrida francesa.

Mundial de Rali: Sebastien Ogier continua mandando na competição mundial de off-road, e garantiu mais um triunfo na temporada ao vencer a etapa da Sardenha, aproveitando-se para distanciar-se mais de seu parceiro de competição, o finlandês Jari-Matti Latvala, tendo agora 33 pontos de vantagem. Com o domínio apresentado pela equipe da Volkswagen, as esperanças de uma surpresa na competição andam bem baixas, e Ogier não pretende dar chance aos rivais. Estes que se acostumem com o novo rei da categoria, que pretende deixar sua marca da mesma maneira como Sebastien Loeb fez na última década...

Relação Lewis Hamilton/Nico Rosberg: Se o chilique demonstrado por Hamilton em Mônaco já foi esquecido nas declarações oficiais dos pilotos e da escuderia Mercedes, nos bastidores o clima ainda é de certa tensão entre os pilotos do time prateado. Hamilton amargou um segundo abandono no Canadá, e acabou derrotado pelo alemão em Zeltweg, aparentemente caindo na real de que tem de procurar parar de errar para voltar com tudo na luta pelo campeonato. Rosberg, por sua vez, já andou declarando que não vai contar todos os seus segredos de acerto para o time, na tentativa de guardar algum trunfo para si na luta contra o companheiro de equipe. A direção da Mercedes já conseguiu jogar água na fogueira criada por Hamilton em Monte Carlo, e Rosberg, por sua vez, vai começar a querer ter certa primazia por liderar o campeonato com folga, o que significa que a guerra de egos dentro da escuderia ainda está longe de ser totalmente apaziguada. Durma-se com um barulho destes, que só não tira o sono de vez porque a concorrência não tem condições de tirar o título das flechas prateadas...

Felipe Massa: o piloto brasileiro teve um mês de junho de altos e baixos nas corridas do Canadá e da Áustria. Em Montreal, fazia uma prova combativa, mas acabou se envolvendo em um acidente com o mexicano Sérgio Pérez, e jogando pelo ar o que prometia ser seu melhor resultado até então na temporada. Na Áustria, fez a pole-position encaixando uma volta com perfeição, mas deu azar com a estratégia conservadora da Williams, e mesmo com um carro que só perdia para as Mercedes, acabou ficando fora do 3° lugar do pódio, que ficou para seu companheiro Valtteri Bottas. Massa precisa ser mais decidido em certos momentos, evitando perder tempo nas ultrapassagens, mas precisa também ter cuidado com os incidentes de pista nestas manobras. Talvez receoso do que aconteceu em Montreal, ele tenha perdido várias voltas atrás do mesmo Pérez em Zeltweg, ganhando a posição do mexicano apenas quando este foi aos boxes para seu último pit stop. E, nisso, Felipe vai continuando a ficar atrás de Bottas, que abre vantagem na classificação.



EM BAIXA:

Parceria Red Bull/Renault: Mesmo com a vitória, ainda que circunstancial, no GP do Canadá, a paciência da Red Bull com a falta de desenvolvimento do motor Renault e a sofisticada eletrônica do sistema de recuperação de energia da fábrica frances parece ter chegado ao fim com o pífio desempenho da escuderia no GP de seu país, a Áustria, onde em nenhum momento conseguiu disputar as primeiras posições. Parceira nos momentos de glória dos últimos campeonatos, a Renault sabe que precisa melhorar, e considera uma injustiça as críticas que vem recebendo, depois de todo o tempo de parceria com o time, que agora dá várias menções de que pretende utilizar outro propulsor, se não em 2015, certamente em 2016, resta saber qual.

Kimmi Raikkonem: O piloto finlandês continua devendo no atual campeonato de F-1. Enquanto Fernando Alonso está tirando o que pode e o que não pode do problemático carro de 2014, Kimmi poucas vezes conseguiu andar no mesmo ritmo do espanhol, e pode ter a renovação de seu contrato para 2015 até posta em dúvida. O que não mudou á o modo como Raikkonem se comporta: na Áustria, quando instigado pelo time no box a ter de andar meio segundo mais rápido, ele não perdeu por menos ao responder "Me dêem mais potência então..." Raikkonem amarga apenas a 12ª posição no campeonato, com 19 pontos, enquanto Alonso é o 4° colocado, com 79 pontos.

Dani Pedrosa: O piloto espanhol vem levando um verdadeiro baile no campeonato de MotoGP, ficando nas sobras do companheiro de equipe Marc Márquez, que venceu praticamente todas as corridas do campeonato até agora, enquanto Pedrosa se vê numa renhida batalha pela vice-liderança da competição com Valentino Rossi. E precisa manter a cabeça mais fria em determinados momentos: na etapa da Catalunha, numa disputa acirrada pela liderança no finalzinho da corrida, acabou tocando rodas com o parceiro de equipe e por pouco não saiu da corrida, quase saindo da pista devido ao toque das motos em alta velocidade. Isso lhe custou não apenas as chances de vitória, mas o 2° lugar, perdido para Rossi naquela prova depois de muita luta para superar o piloto italiano da Yamaha. E com isso Pedrosa já está 67 pontos atrás de Márquez, ou quase a pontuação de 3 vitórias.

Circuito de Hockenhein: A pista que sedia o GP da Alemanha nesta temporada pode acabar ficando fora da F-1 em breve. Bernie Ecclestone firmou um contrato com a nova empresa proprietária da pista de Nurburgring, e pelo andar da carruagem, tudo indica que o autódromo de Nurburg deverá se tornar palco permanente da corrida alemã de F-1, que nos últimos anos vem fazendo um revezamento com Hockenhein devido aos altos custos de manutenção da corrida das taxas da FOM. Como os novos donos de Nurburgring parecem mais dispostos a bancar as exorbitantes custas exigidas por Ecclestone, todos apostam que o circuito deverá ser posto para escanteio a partir de 2015, embora haja contrato para sediar os GPs alemães de 2016 e 2018. Ecclestone, claro, garantiu que o atual contrato em vigor com Hockenhein será mantido, mas quem garante...?

Baixaria na busca por informações de Michael Schumacher: Quando todo mundo ficou mais aliviado pelo anúncio de que o heptacampeão já havia enfim saído do coma e sido transferido para outro hospital, mais próximo de sua casa na Suíça, para continuar seu tratamento e recuperação, que ainda não incertos, devido ao bloqueio da família em dar maiores detalhes da situação do ex-piloto, eis que algum celerado resolveu arrumar informações de um modo totalmente reprovável: alguém roubou o prontuário médido de Michael Schumacher, e segundo se fala, estaria vendando os dados para grupos de mídia, ou quem pagar mais por eles. A família do piloto já prometeu processar quem adquirir as informações roubadas, e a polícia foi acionada para elucidar o caso, tentando descobrir quem e como conseguiu ter acesso ao prontuário médico de Schumacher, um documento privado entre hospital e paciente. Verdade que a decisão da família de liberar o mínimo de informações possível, querendo resguardar sua privacidade, e soltando apenas notas genéricas que dão margem a muitas especulações, ajudou a instigar a curiosidade por parte de muita gente genuinamente preocupada com o estado de saúde do heptacampeão, um esportista mundialmente reconhecido, mas nada justifica uma atitude destas, movida mais pela ganância de querer lucrar com a desgraça alheia e se autopromover. E ainda corre-se o risco de, mesmo que ele não consiga vender as informações, acabe divulgando aos quatro ventos na internet, num flagrante desrepeito ao momento vivido pela família Schumacher, que tem todo o direito de querer viver em paz tanto quanto possível apesar do infeliz acidente sofrido por Michael no fim do ano passado.

 

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