Desovando mais um de meus antigos
textos, neste momento de paradeira das atividades automobilísticas mundo afora,
trago outro texto no estilo da Cotação Automobilística, publicado no dia 30 de
setembro de 2000, e como de praxe, relacionando alguns acontecimentos do mundo
do esporte a motor ocorridos naquele mês, com alguns comentários e opiniões, no
mesmo esquema já visto nas cotações mais recentes. Espero que possam apreciar o
texto, e aguardemos que a situação possa se normalizar o quanto antes, de modo
a todos podermos voltar às nossas atividades habituais, bem como aos
acontecimentos rotineiros do mundo da velocidade...
SOBE:
MICHAEL SCHUMACHER: Depois de levar um banho de Hakkinen
na Bélgica, Michael Schumacher reagiu em grande estilo e venceu os GPs da
Itália e dos EUA, tendo agora a confortável vantagem de 8 pontos com apenas 2
etapas para encerrar o campeonato. É a hora do tudo ou nada para Schumacher, e
se o alemão perder o título com este embalo todo, realmente a situação do
bicampeão em Maranello pode ficar complicada. É agora ou nunca que a Ferrari
sai do jejum de títulos de pilotos.
GIL DE FERRAN E ROBERTO MORENO: Os pilotos
brasileiros assumiram a liderança do campeonato justo na parte mais importante,
a reta final do certame. Gil lidera o mundial, seguido de Roberto Moreno. Com
apenas 3 etapas ainda por ocorrerem, é a hora de dar tudo de si para chegar ao
título. O Brasil está muito perto de conseguir o seu segundo título na
categoria, feito até hoje apenas conseguido por Émerson Fittipaldi, em 1989.
GP DOS EUA: A F-1 retornou aos Estados Unidos em
grande estilo. O público lotou as arquibancadas do Indianápolis Motor Speedway
para ver a maior categoria automobilística do planeta percorrer o novo circuito
misto criado no autódromo mais famoso do mundo. Ver os carros percorrerem o
trecho do oval das 500 Milhas foi empolgante. A corrida não foi espetacular,
mas deu para o gasto. Se desta vez a F-1 em Indianápolis não emplacar nos EUA,
onde irá conseguir emplacar?
ANTONIO PIZZONIA: O “Jungle Boy” faturou o título da
F-3 inglesa por antecipação. Thomas Scheckter, que disputava com o brasileiro o
título do campeonato, já não tem mais condições de alcançar Pizzonia. O
intrépido brasileiro já tem planos de disputar a F-3000 Internacional em 2001.
Para 2002, a F-1 é a meta. Pizzonia conquistou o título com méritos, demolindo
seus adversários. Mais um brazuca para aterrorizar os europeus.
CRISTIANO DA MATTA: O piloto mineiro tem brilhado
este ano na F-CART correndo pela modesta equipe PPI Motorsports. E a recompensa
veio: Cristiano foi contratado pela Newmann-Hass para ser o companheiro de
Christian Fittipaldi no time em 2001. Com isso, Cristiano terá todo um esquema
de ponta para assegurar suas ótimas performances na pista. Se este ano
Cristiano barbarizou em algumas corridas, ano que vem então, pode explodir na
categoria.
NA MESMA:
TREINOS DE SEXTA-FEIRA: Depois de inúmeras reuniões,
ninguém chegou a um consenso e os treinos de sexta-feira na F-1 continuam do
jeito que estão, sem valer tomadas de tempo para o grid. Mas, ao menos, a FIA
resolveu abolir os treinos coletivos realizados nos circuitos do calendário
onde a F-1 se apresentava na semana seguinte. Agora, só um mês antes, ou depois
do GP na respectiva pista. Quanto à volta da classificação às sextas, quem sabe
em 2002...?
RICARDO ZONTA: Zonta finalmente começou a correr bem
na BAR. O time resolveu lhe dar um equipamento mais condizente com a capacidade
do piloto. Pena que não valha muito para a própria BAR, que já dispensou o
brasileiro para 2001. Mas as boas performances devem valer para Ricardo
conseguir manter-se na F-1, se não voltar a ser piloto de testes da McLaren,
que ainda o tem sob contrato.
EQUIPE PROST: Por mais que Alesi se esforce, o carro
não anda. Nick Heidfeld também não ajuda em nada. Alain Prost tenta conseguir o
motor Ferrari para 2001 e o acordo parece certo. O único galho é que não é só
no motor que o carro da Prost é ruim. De qualquer maneira, espera-se uma
evolução na próxima temporada. Pior, não pode ficar...
EQUIPE ARROWS: O time vem dando algumas boas
performances este ano, mas a fiabilidade continua a trair as boas apresentações
de Pedro de La Rosa e Jos Verstappen. Mas a situação parece estar melhorando um
pouco, e a Arrows parece que consegue progredir neste quesito, embora isso não
seja muito certo.
DESCE:
EQUIPE MCLAREN: Quando parecia que ia dar o bote
definitivo para assegurar o título, a equipe de Ron Dennis aparentemente se viu
inferiorizada pela Ferrari, tanto em treino quanto em corrida. A quebra de
motor de Hakkinen em Indianápolis pode ter sido a peça chave na derrota da
equipe na luta pelo título deste ano. A única coisa a se relatar é que a
McLaren tem o hábito de reagir em situações adversas, mas do jeito que a coisa
está, pode ser difícil conseguir esta reação nas duas provas que restam do
campeonato.
EQUIPE JORDAN: O time que foi a grande evolução em
1999 tem feito um campeonato meio desolador, mas conseguiu pontuar com Frentzen
em Indianápolis, depois de se ver num acidente pavoroso na Itália, quando o
piloto alemão provocou uma carambola que tirou ambos os pilotos do time da corrida.
Mas o time está empatado com a BAR no campeonato de construtores. Jarno Trulli
tem feito bonito nos últimos treinos de qualificação, mas não tem tido sorte
nas corridas.
DAVID COULTHARD: O piloto escocês fez uma queimada
de largada que comprometeu sua atuação no GP dos EUA. Se não fosse isso,
poderia até ter complicado as coisas para Schumacher e até vencido a corrida.
Sem dúvida, um resultado que não ajudou muito a McLaren na luta pelo título.
Pelo visto, mais uma vez o piloto escocês dá mostras que realmente nunca vai
conseguir ser um candidato forte ao título da F-1.
EQUIPE WILLIAMS: O time de Frank Williams teve uma
atitude pouco ética ao anunciar a contratação de Juan Pablo Montoya para 2001 e
ainda deixá-lo nos boxes de Indianápolis ao lado de Jenson Button. Para piorar,
a situação do time anda meio instável. Faz bonito em algumas corridas, mas não
consegue terminar todas. De qualquer maneira, é um ano de transição mesmo,
então, vamos do jeito que dá...
JENSON BUTTON: O piloto inglês tem cometido vários
erros nas últimas corridas. Sem dúvida que o fato de estar sendo rifado pela
Williams não ajuda muito, mas os erros acabam servindo de pretexto para sua
substituição. E, de qualquer maneira, Button ainda tem muito o que aprender na
F-1, pois os erros que tem cometido são muito primários.
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