quarta-feira, 21 de novembro de 2018

HAVOC SERIES – AS CONFUSÕES NO GP DE MACAU



            Domingo passado o mundo do esporte a motor ficou perplexo com um dos mais pavorosos acidentes do ano, ocorrido durante a realização do tradicional GP de Macau, prova que costuma reunir a nata dos competidores da F-3 no mundo todo. A corrida é disputada em um circuito montado nas ruas da antiga colônia portuguesa no sudeste asiático, e o percurso tem um total de 6,12 Km de extensão. A corrida tem duração de 15 voltas, e já virou um evento clássico no mundo do automobilismo. Grandes nomes já venceram a prova, entre eles os brasileiros Roberto Moreno (1982), Ayrton Senna (1982), Maurício Gugelmim (1985), e Lucas Di Grassi (2005), só para citar os brasileiros. Mas, entre os pilotos que chegaram à F-1 e lá marcaram presença, tivemos Riccardo Patrese (duas vezes vencedor da corrida, em 1977 e 1978), Michael Schumacher (1990), David Coulthard (1991), Ralf Schumacher (1995), e Takuma Sato (2001). De lá para cá, os vencedores desta corrida não tiveram êxito em chegar na categoria máxima do automobilismo, ou se manter nela. Mas a corrida ainda confere grande prestígio a quem a vence.
            O circuito de rua, chamado de Circuito da Guia, é desafiador, mas também complicado, e potencialmente perigoso, com uma largura da pista que em alguns pontos, torna-se um verdadeiro funil, permitindo a passagem de apenas um carro, enquanto em outros trechos, ela é bem larga, e com algumas boas opções de se tentar ultrapassagens. Mas, estamos falando de um circuito de rua, e como tal, guard-rails e muros estão sempre muito próximos, e portanto, acidentes são quase uma rotina nesta prova, que começou a ser disputada em 1954, e de lá para cá, ganhou versões em carros de turismo, GT3, e até motos, além dos tradicionais carros da F-3.
            O primeiro vídeo desta postagem, obviamente, é do acidente deste último domingo, quando a alemã Sophia Floersch acertou a traseira de outro competidor, Jehan Daruvala, que freou bruscamente à sua frente, na aproximação da Curva Lisboa. O toque fez a piloto perder parte das rodas, e o controle de seu carro, que derrapou de marcha a ré rumo à curva, onde tocou no carro de Sho Tsuboi, que fez com que seu carro decolasse e seguisse direto contra o alambrado, atravessando-o, e atingindo uma estrutura onde se encontravam alguns fotógrafos. A pancada assusta até pelo modo como o carro atinge a estrutura, quase em posição vertical, caindo no chão logo a seguir, onde haviam outras pessoas. Além de Sophia, que precisou passar por mais de uma cirurgia no hospital, e felizmente não se comprovou sequelas sérias na fratura de coluna, um fiscal e um fotógrafo sofreram ferimentos mais graves, mas sem risco de morte. Outro fotógrafo também sofreu um ferimento mais leve, enquanto Sho Tsuboi felizmente saiu ileso da confusão. O acidente ocorreu em um ponto de alta velocidade da pista, onde os carros chegam a 276 Km/h antes de iniciarem a freada para a Curva Lisboa. Este primeiro vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Very Nice Peanuts, e faz uma pequena compilação de alguns ângulos na arquibancada logo em frente à curva, e alguns outros pontos. É tudo tão rápido que basta uma piscadela, e lá foi o carro de Sophie direto contra a estrutura onde os fotógrafos se encontravam. E, pior: se não parasse por ali, o carro iria cair longe, pelo que se vê do que havia atrás da estrutura. E, se despencasse no chão de cabeça para baixo, muito provavelmente Floersh não estaria viva para contar história hoje:


Este outro vídeo, postado pelo usuário Xtreme 3 minute Videos no You Tube, mostra um pouco melhor as cenas do acidente quando no modo câmera lenta:


O vídeo seguinte é uma pequena compilação de vários acidentes já ocorridos na pista de Macau. E vamos ser francos: com um grid tão grande, não é de se estranhar que o pessoal já comece a corrida sofrendo toques, com direito a alguns “big ones” que nada devem aos da Nascar. O que salva muitas vezes é estarem em pontos de velocidade não muito alta, mas é preciso relativizar as performances: com tudo muito apertado, mesmo velocidades baixas podem produzir alguns acidentes feios, ou proporcionar uma confusão daquelas, com direito a congestionamentos e obstrução completa da pista. E este pequeno apanhado mostra isso muito bem. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Motorsports Crashes:


O próximo vídeo é curto, mas demonstra bem o drama dos acidentes em Macau. É a largada da prova em 1995, que acabou sendo vencida por Ralf Schumacher. Atentem para o volume da quantidade de carros no grid. Todo mundo até arranca bem, e sem nenhum percalço. Temos um longo trecho de reta onde, em tese, todo mundo tenta se posicionar, a fim de conseguirem marcar posição, e entrarem na parte sinuosa após a primeira curva de fato do traçado. Bem, quando chegam nesta curva, vocês vão ver o que acontece. E sobrou para muita, muita gente, como poderão conferir no vídeo postado no You Tube pelo usuário pncprom. Definitivamente, sobreviver ao GP de Macau não é para qualquer um:


O próximo vídeo é muito explicativo de como as coisas são mesmo complicadas na disputa da corrida na pista de Macau. E se vocês já estavam achando a pista estreita para os carros de fórmula, vamos engrossar a brincadeira com os carros de turismo e GT3. O vídeo traz também os percalços dos pilotos da F-3, mas a diversão mesmo (para quem assiste, claro, não para quem estava pilotando), é da turma dos carros fechados, com rodadas, toques, engarrafamento, toque nos pneus, muros, peças ficando pelo caminho... Esse pessoal não faria melhor se estivessem no brinquedo do bate-bate em um parque de diversões. Ah, e tem outro detalhe interessante: tudo isso é apenas dos eventos de 2017. O vídeo é do usuário CrashRacing, postado no You Tube:


Ah, e o CrashRacing também postou outro vídeo, na mesma temática, mostrando todas as confusões na pista de Macau, em 2016. Novamente, os muros e o chão são os limites, não necessariamente nessa ordem. Mecânicos e engenheiros devem ter arrancado os cabelos, mas os sucateiros certamente adoraram tudo. E geralmente a ordem é tirar uma finta no guard-rail, não é? Bem, aqui, parece que o lance é outro: é simplesmente arrancar tinta do guard-rail. Vejam como o pessoal se saiu naquela ocasião:


E, finalizando esta postagem de vídeos, lá vamos nós com mais uma compilação do CrashRacing, mostrando as confusões do evento deste ano. Alguém aí achou que Sophia foi a única “estrela” do fim de semana no assunto? Podem conferir quem mais andou detonando sua máquina nas curvas de Macau este ano. E o pessoal não economiza nas encostadas nos muros e guard-rails. Deve ser uma paixão platônica, e dessas bem difíceis de explicar. Confiram as cacetadas:


E, assim, terminamos a postagem de hoje. Na verdade, tem muito mais o que se mostrar dos rolos das competições em Macau, mas por que esgotar isso tudo de uma vez? Voltarei a este tema em breve, relacionando mais alguns vídeos com mais alguns impropérios de pilotagem nas ruas desta instigante cidade do sudeste asiático. Até lá, então...

OBSERVAÇÃO: Infelizmente, por problemas no recurso se incorporação de vídeo que o You Tube tem apresentado ultimamente, ficarão apenas os links dos vídeos, sendo necessário clicar nos links e ir ao site do serviço de vídeos para assisti-los, enquanto o site não consertar esta ferramenta. Desculpem o inconveniente.

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