quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ARQUIVO PISTA & BOX – JULHO DE 1998 – 31.07.1998


            Trazendo novamente um de meus antigos textos, esta coluna foi publicada no dia 31de julho de 1998, e fechava o mês naquele ano. O assunto era sobre segurança, e algumas posturas lamentáveis adotadas pela CART, promotora da antiga F-Indy, sobre o acidente ocorrido na prova de Michigan naquela temporada. Foi uma conduta lamentável, e olhe que a entidade estadunidense era bem menos fechada que a FIA. Bem, a gente sempre acaba se surpreendendo com algumas atitudes... De resto, várias notas rápidas sobre os acontecimentos da F-1, com o Grande Prêmio da Alemanha tendo o início de seus treinos naquele mesmo dia. Aproveitem o texto, e boa leitura. Em breve, trago mais colunas antigas por aqui...


TRAGÉDIAS DO ESPORTE

            Domingo passado fomos brindados com uma das mais espetaculares provas de 500 Milhas da F-CART dos últimos anos. A adoção de uma nova asa traseira para diminuir a velocidade dos bólidos da categoria, tida como meio temerária por alguns, por tornar os carros mais instáveis a alta velocidade, proporcionaram os mais belos pegas e disputas de posição em uma prova neste campeonato, com todos os pilotos usando e abusando do vácuo criado pela nova peça nas ultrapassagens. O ritmo de corrida foi impressionante em sua primeira terça parte, com a primeira bandeira amarela surgindo somente depois de 80 voltas, onde até então todos estavam em um ritmo fortíssimo. Era um alívio de que, afinal de contas, os temores de acidentes estavam afastados momentaneamente.
            Mas então, veio a batida de Adrian Fernandez. Uma roda soltou-se, e num ângulo totalmente favorável de seu lançamento, foi parar no meio das arquibancadas, atingindo diversos torcedores, tal qual um verdadeiro míssil desgovernado. O pior foram as mortes, constatadas pouco depois, além de vários torcedores feridos.
            Realmente, não dá para prever o que pode acontecer numa corrida em sua totalidade. Mesmo as providenciais normas de segurança desta vez não foram suficientes. Michigan possui excelentes condições de segurança, mas nem mesmo isso evitou este acidente que manchou o ambiente que a excelente corrida estava proporcionando.
            Mais lamentável foi a atitude dos fiscais da CART, que tentando diminuir o impacto do ocorrido, simplesmente barrou o repórter Luiz Carlos Azenha e seu colega cinegrafista quando ambos tentavam mostrar o local do triste incidente. Mais tarde, em comunicado oficial, foram divulgadas as mortes, sendo que dos 3 torcedores que morreram, 2 faleceram instantaneamente. Em 1994, muita gente andou criticando a FIA pelos eventos ocorridos em San Marino, quando morreram Ayrton Senna e Roland Ratzemberger. Domingo passado a CART, que muitas vezes parece ter hábitos melhores do que os da Federação Internacional de Automobilismo, tomou medidas vergonhosas ao coibir a ação de profissionais da TVS/SBT, chegando até a reter as credenciais de ambos, só liberando-as mais tarde. Além do triste incidente que resultou em feridos e mortos, a atitude da CART simplesmente mancha a reputação da entidade. Aliás, a CART tem sido meio omissa este ano em alguns aspectos, como na vigilância a alguns pilotos que andam aprontando encrencas demais na pista. É o caso de Paul Tracy, que nesta temporada já se envolveu em vários acidentes, muitos deles por culpa exclusivamente sua. Domingo passado o piloto canadense também esteve envolvido, ainda que indiretamente, no acidente de Adrian Fernandez. Tracy cortou a frente do piloto mexicano numa das curvas, fazendo com que Adrian perdesse parte do controle do carro. Não estavam bem perto um do outro, mas como a nova asa traseira criava um efeito de vácuo impressionante, isso afetou o carro de Fernandez, levando-o ao acidente. Se fosse na F-1, Tracy provavelmente levaria um gancho de diversas provas e ficaria suspenso o resto do campeonato. Está na hora da CART ser mais profissional nestes aspectos, pois no que tange à organização e montagem de seu campeonato, não há nada que deixe a desejar.
            A esta altura, não adianta lamentar muito, pois não há mais nada a fazer, a não ser aprender com o ocorrido e tentar tomar providências para que isso não se repita. Que Deus nos ouça...


Michael Schumacher conservou sua posição de vencedor do Grande Prêmio da Inglaterra. A FIA recusou o recurso da McLaren, entendendo que o erro foi dos comissários de pista, os quais, aliás, dificilmente voltarão a ocupar este cargo...


A Fórmula 1 prepara-se para disputar um dos mais velozes GPs do calendário, o Grande Prêmio da Alemanha, e a perspectiva aqui em Hockenhein é que Schumacher vai ter de suar o macacão para conseguir vencer a McLaren, pois o potente motor V-10 da Mercedes vai mostrar todo o seu poderio nas longas retas do circuito alemão. Antes do GP da Áustria, Michael Schumacher prometia que a Ferrari lutaria pela vitória tanto em Zeltweg quanto em Hockenhein. Schumacher fez um papelão na Áustria, e agora fica um pouco em xeque no GP de seu país na guerra psicológica, pois a maré voltou-se contra ele. Mika Hakkinen e David Coulthard recuperaram a autoconfiança com suas excelentes exibições na prova austríaca, e estão preparados para repetir a dose na pista alemã. Vamos ver o que acontece na corrida...


Eddie Irvinne está confirmado na Ferrari para 1999. Tudo indica que o time italiano, especialmente depois da gentileza do irlandês para que Michael Schumacher subisse ao pódio em Zeltweg, resolveu concordar com seus anseios financeiros e aceitado pagar cerca de US$ 6 milhões pela temporada do ano que vem. Schumacher, por sua vez, não deixou por menos: “Ele é o melhor companheiro de equipe que pode haver, e é o mais veloz companheiro que já tive em uma equipe.” As declarações do bicampeão alemão, entretanto, só significam que o irlandês não é rival para ele, e é um 2º piloto assumido na escuderia. Quanto a dizer que é o mais veloz companheiro de equipe que já teve, Schumacher parece ter se esquecido de que quando entrou na F-1 teve como colega de equipe na Benetton o brasileiro Nélson Piquet; daí a classificar Irvinne como sendo mais rápido que o tricampeão, vai muita cara de pau...


Jimmy Vasser está cotado para ser o companheiro de Jacques Villeneuve na nova equipe BAR que estréia na F-1 em 99. Enquanto isso, há rumores de que Damon Hill pode voltar para a Williams no próximo ano, para ser o provável colega de equipe de Alessandro Zanardi...


John Barnard não está mais na Arrows. O engenheiro inglês agora irá trabalhar no novo carro da equipe Prost para 99. Alain Prost e John Barnard trabalharam juntos na McLaren na primeira metade da década de 1980, quando Barnard concebeu os primeiros modelos da série MP4 da McLaren, que resultaram em 3 títulos de pilotos consecutivos...


Com o anúncio de Jacques Villeneuve correndo pela BAR em 1999, e a possível contratação de Jimmy Vasser para ser o 2º piloto do time, Toranosuke Takagi e Ricardo Rosset estão agora à caça de um cockpit para poderem competir na F-1 na próxima temporada...

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