Está
para começar a terceira temporada da Formula-E, o campeonato de competição de
carros monopostos totalmente elétricos. Neste próximo fim de semana, teremos a
corrida inaugural da nova temporada, na cidade de Hong Kong, na China. Portanto,
confiram agora uma pequena matéria especial do que poderemos esperar deste novo
ano de competição da categoria, que vem atraindo a atenção de muita gente graúda
no universo empresarial mundial. E preparem-se para ligar as tomadas para a
competição...
FÓRMULA-E INICIA TEMPORADA
2016/2017
A categoria de competição de carros
elétricos monopostos inicia sua terceira temporada com o grid novamente cheio,
e a chegada de novas corridas, novos times e empresas.
Adriano de Avance Moreno
A F-E dá a largada para a sua terceira temporada, com novas corridas no calendário, como a rodada dupla de Nova Iorque. |
Preparem-se
para ligar suas tomadas. O Mundial de carros de competição monopostos está de
volta, e inicia o seu terceiro campeonato com o grid novamente cheio e novas
marcas interessadas em fazer parte da competição. Entre as novas marcas que já
farão parte desta nova temporada está a Jaguar, que estréia com seu próprio
time, ocupando o lugar que era da equipe de Jarno Trulli, que fechou as portas
no início da temporada passada e deixou o grid desfalcado, com 18 carros. Além
de competir com time próprio, a marca inglesa também desenvolveu o seu próprio
Trem de Força (Powertrain), que irão equipar os carros de Adam Carroll e Mitch
Evans. Quem também resolveu entrar na brincadeira foi a Penske, que passa a
fornecer o Trem de Força da Dragon Racing, comandada por ninguém menos do que
Jay Penske, filho de Roger Penske. Mas enquanto a Jaguar ainda procura acertar
seus ponteiros, a Dragon mostra que o novo equipamento tem tudo para incomodar
lá na frente, prometendo duelos com as poderosas e.dams e Audi ABT, que
disputaram firme o título nas duas primeiras temporadas.
Nos
testes da pré-temporada, a Jaguar até mostrou potencial em seu carro, mas a
confiabilidade e performance ainda inspiram cuidados. Mas com o poderio que
tem, não deve demorar muito para a escuderia inglesa resolver seus problemas.
Mesmo assim, a ordem é disputar um bom campeonato de estréia, para dominar as
nuances e a tecnologia da competição de carros monopostos elétricos. Pelo seu
lado, a Dragon mostra que a entrada da Penske, uma potência das corridas dos
Estados Unidos em termos não apenas de competição, mas de desenvolvimento
automotivo, pode alavancar o desempenho da escuderia, que foi a 4ª colocada no
último campeonato, perdendo para a Virgin por apenas 1 ponto.
Na
dianteira da competição, a e.dams e a Audi ABT prometem continuar duelando pelo
posto de melhor escuderia da competição. Os dois times mantiveram seus pilotos,
e evoluíram seus carros e equipamentos. O Trem de Força da Renault ainda é
considerado o melhor da categoria, e graças a isso, os dois times deverão ter
companhia na disputa pelas primeiras colocações nas corridas. A escuderia Techeetah,
que adquiriu o time que era de Aguri Suzuki, também usa o Trem de Força da
fábrica francesa, e impressionou nos testes da pré-temporada, realizados em Donington Park. Jean-Éric
Vergne assustou a concorrência na maior parte dos dias, quebrando o recorde da
pista inglesa, e só no último dia seu tempo foi superado pelo atual campeão,
Sébastien Buemi, da e.dams, considerado o piloto a ser batido nesta nova
temporada. O alívio para os dois times que duelaram durante todo a temporada
passada pelo título é que o time da Techeetah só teve mesmo Jean-Éric Vergne
assustando: o outro piloto, o chinês Ma Qing Hua, não foi além da 10ª posição
nos treinos, enquanto na Audi ABT e na e.dams ambas as duplas de pilotos
andaram bem fortes nos treinos.
Atual campeão, o suíço Sébastien Buemi continua firme na e.dams e é o piloto a ser batido. |
A
nova temporada traz a expectativa de que os demais times, mais experientes no
domínio das tecnologias de seus Trens de Força, possam ter desenvolvido melhor
seus sistemas e equipamentos. Todos os carros continuam sendo fornecidos pela
Spark, assim como as baterias seguem sendo produzidas pela divisão de
tecnologia da Williams Engineering, que já estão confirmados como fornecedores
também para a temporada 2017/2018. Os carros apresentam melhorias no seu
desenvolvimento para a nova temporada, e uma nova asa dianteira bem chamativa.
Isso, por si só, já deve resultar e um incremento de performance nos carros,
que deverão ser um pouco mais velozes do que na temporada anterior.
Mesmo
que a disputa do título da segunda temporada não tenha sido tão animada quanto
a da primeira, a F-E forneceu boas corridas no último campeonato, e o certame
tem tudo para continuar empolgando os fãs da velocidade nesta nova temporada
que se inicia. E o interesse pelo certame vem aumentando, e com mais empresas
interessadas em entrar na brincadeira.
Prova
disso é que a temporada 2016/2017 nem começou, e já há várias conversas pra lá
de animadas em relação à temporada 2018/2019. A começar pelo interesse de novas
empresas que disputaram o fornecimento de baterias para os carros da competição.
E estamos falando de gigantes do ramo eletroeletrônico, como a Sony e a
Panasonic, que manifestaram interesse em participar do certame, assim como a
Porsche, marca de renome na indústria automobilística, que tem muitos planos
para seu projeto de carros elétricos, entre outros nomes relevantes. Por fim, a
FIA escolheu a McLaren, através de seu departamento de tecnologia aplicada,
como nova fornecedora das baterias que equiparão os carros para as temporadas
2018/2019, e 2019/2020. A McLaren, assim, volta a se envolver com a F-E: na sua
temporada de estréia, os Trens de Força de todos os carros foram fornecidos
pela divisão de tecnologia de Woking, que foram substituídos na última temporada
por equipamentos desenvolvidos pelos próprios times ou por parcerias deles com
outras empresas. E mais gente quer entrar na parada dos carros de competição
elétricos. Se neste novo ano temos a entrada firme da Jaguar como time
completo, reforçando a importância crescente da categoria aos nomes que lá já
estão participando, como Citroen e Renault, e que agora contam também com a participação
da Penske, para a próxima temporada, a Audi já decidiu que será um time de
fábrica na competição, com a produção de seu próprio Trem de Força, atualmente
fornecido pela Schaeffler na escuderia Audi ABT. E a BMW também anunciou que
fará uma parceria com o time da Andretti, para fornecimento de Trem de Força a
partir da temporada do ano que vem. A marca bávara reiterou não ter interesse
em retornar à F-1, mas vê a F-E como algo muito mais atrativo, e por isso
mesmo, pretende investir fundo no campeonato de carros monopostos elétricos.
E
quem também vem para se juntar à brincadeira é a Mercedes. A marca alemã, que vem
dominando a F-1 nos últimos anos, também sente que os carros elétricos darão o
que falar, e já acertaram que participarão do campeonato a partir da 5ª
temporada, aumentando o rol de grandes empresas que unirão forças ao certame
conduzido por Alejandro Agag. Quem achava que a Formula-E não passaria de uma
brincadeira de gente excêntrica já pode começar a rever os seus conceitos, pois
o número de grandes empresas que está apostando na categoria ou tem interesse
de participar não pára de crescer.
Depois de um ano horrível na última temporada, Nelsinho Piquet espera ter um campeonato mais competitivo pela NexTev, que reformulou sua área técnica. |
Depois
de contar com três pilotos nas duas primeiras temporadas, o número de pilotos
brasileiros na categoria encolheu. Bruno Senna não teve seu contrato com a
equipe Mahindra renovado, e foi substituído por Felix Rosenqvist, que será o
novo companheiro de Nick Heidfeld na escuderia indiana. Nelsinho Piquet,
campeão da primeira temporada da F-E, depois de um ano tenebroso onde sua
equipe, a Nextev Nio (ex-China Racing) errou a mão na escolha de seu
equipamento na temporada passada, tenta dar a volta por cima nesta nova
temporada. Vice-campeão da última temporada, Lucas di Grassi continua
defendendo a equipe Audi ABT, e segue sendo um dos favoritos do grid. Lucas
andou bem durante a pré-temporada, e seu time tem tudo para mostrar novamente
um bom desempenho. Lucas está fortemente motivado, conforme mostram suas
performances no Mundial de Endurance, e o piloto já demonstrou que seu
desempenho na categoria dos carros elétricos permanece em alta. Já Nelsinho
Piquet, que se manteve fiel à equipe onde compete desde que estreou na
categoria, espera ter um campeonato melhor do que o do ano passado. Na
pré-temporada, o carro parece ter andado bem melhor, mas ainda é cedo para
avaliar o real potencial do time para este ano ano. A escuderia desenvolveu com
afinco seu novo projeto de Trem de Força, bem como no reforço de sua equipe
técnica, e espera colher os resultados nesta próxima temporada. Resta esperar
que o time consiga apresentar evolução em relação ao que mostrou na
pré-temporada, onde ficou no meio do pelotão, ainda um pouco longe das primeira
posições. Mas pior do que a temporada passada não pode ficar, onde o brasileiro
largou em várias ocasiões entre os últimos do grid, e mesmo com toda a sua
capacidade e tentando estratégias mais alternativas, não conseguiu mostrar bons
resultados, pontuando em raríssimas oportunidades. Outro campeonato de baixo
nível certamente levará Nelsinho a avaliar outras oportunidades na competição,
e talvez mesmo fora da F-E.
Vice-campeão da última temporada, Lucas Di Grassi segue na Audi ABT, e é um dos favoritos para a nova temporada da F-E. |
Assim
como nas temporadas passadas, os brasileiros poderão acompanhar todas as
corridas da Fórmula-E pelo canal pago Sky Sports, que transmitirá ao vivo todas
as provas, incluindo os treinos de algumas das etapas.
Já
em termos de campeonato, o calendário da temporada 2016/2017 traz grandes
mudanças em relação às provas que tivemos nas primeiras duas temporadas. Várias
corridas, como a de Londres, Pequim e Punta Del Este saíram. Em compensação, o
campeonato terá 14 etapas, com direito a duas rodadas duplas, na fase final da
competição, nas cidades de Montreal, no Canadá, e em Nova Iorque, nos
Estados Unidos, que encerrarão o campeonato no final do mês de julho. Ambas as
provas estrearão no calendário da categoria, assim como a nova prova inicial da
competição, em Hong Kong.
A categoria dos carros elétricos visitará também a África,
com uma corrida em Marrakech, no Marrocos. E outro país europeu que também
estará no certame é a Bélgica, com uma etapa nas ruas da cidade de Bruxelas,
capital do país. Das novas pistas, Nova Iorque já apresentou o seu traçado para
sediar seu e-Prix, na região do bairro do Brooklin, com um desenho que promete
uma prova veloz, e sem as tradicionais chicanes que outras pistas normalmente
apresentam.
Com seu Trem de Força totalmente redesenhado pela Citroen, a Virgin espera ter uma temporada mais competitiva do que última. |
O
calendário ainda tem mais duas datas, cujas etapas ainda estão em negociação, e
até o fechamento desta matéria, permanecem em aberto, nos dias 22 de abril, e
24 de junho. Mas há outra questão que preocupa a direção da Fórmula-E: a etapa de
Nova Iorque, programada para os dias 15 e 16 de julho do ano que vem, irá
coincidir com a etapa das 6 Horas de Nurburgring, válida pelo Mundial de
Endurance, e vários pilotos competem nas duas categorias. O calendário da F-E
foi apresentado antes, e já estava homologado pela FIA. Esperava-se que se pudesse
chegar a um acordo com o WEC para alterar a data, uma vez que o calendário da
categoria de provas de longa duração ainda não havia sido homologado e
ratificado pela FIA, até porque as equipes e fábricas não desejavam um conflito
de preferências entre seus pilotos, obrigando-os a escolher entre uma e outra
competição.
Contudo,
a FIA homologou o calendário do Mundial de Endurance, confirmando o conflito de
datas dos dias 15 e 16 de julho com a F-E. Aliás, houve até uma inversão das
provas da F-E, pois estas duas datas seriam para a rodada dupla de Montreal,
mas agora serão para a rodada dupla de Nova Iorque. Como o campeonato deverá
estar em seus momentos decisivos, a chance da categoria que deve ficar
desfalcada de seus pilotos deverá ser o WEC. Uma má notícia para ambas as
categorias, que até então viviam em relativa harmonia, e não tinham atitudes
conflitantes uma para com a outra, ao contrário da F-1, que já marcou novamente
seu GP da Europa de 2017 para o fim de semana das 24 Horas de Le Mans, justamente
para impedir que seus pilotos porventura pudessem participar da famosa prova de
longa duração.
EQUIPES E PILOTOS DO CAMPEONATO
EQUIPE
|
POWERTRAIN
|
NUMERAÇÃO/PILOTOS
|
NEXTEV NIO
|
Nextev TCR Formulae
002
|
99 - Nelson Angelo
Piquet
88 - Oliver Turvey
|
e.dams
|
Renault Z.E.16
|
1 - Sébastien Buemi
8 - Nicolas Prost
|
Faraday Future Dragon Racing
|
Penske 701-EV
|
7 - Jérôme
D'Ambrosio
6 - Loîc Duval
|
Audi Sport ABT Schaeffler
|
ABT Schaeffler FE 02
|
11 - Lucas di
Grassi
66 - Daniel ABT
|
DS Virgin Racing
|
Citroën Virgin
DSV-002
|
2 - Sam Bird
37 – José Maria López (*)
|
MS Amlin Andretti
|
Andretti ATEC02
|
28 - Antônio Félix da Costa
27 - Robin Frijns
|
Techeetah
|
Renault Z.E.16
|
25 - Jean-Éric Vergne
77 - Ma Qing Hua
|
Mahindra Formula-E Team
|
Mahindra M2 ELECTRO
|
19 - Felix
Rosenqvist (*)
23 - Nick Heidfeld
|
Venturi Formula-E Team
|
Venturi VM200-FE02
|
4 - Stéphane
Sarrazin
16 – Maro Engel (*)
|
Jaguar
Formula E Team
|
Jaguar I-Type 1
|
- Adam Carroll (*)
- Mitch Evans (*)
|
(*) = Estreante na categoria
CALENDÁRIO DA F-E 2016/2017
DATA
|
ETAPA - PAÍS
|
09.10.2016
|
e-Prix de Hong Kong - China
|
12.11.2016
|
e-Prix de Marrakesh - Marrocos
|
18.02.2017
|
e-Prix de Buenos Aires - Argentina
|
01.04.2017
|
e-Prix da Cidade do México – México
|
22.04.2017
|
Etapa a definir
|
13.05.2017
|
e-Prix de Mônaco – Mônaco
|
20.05.2017
|
e-Prix de Paris - França
|
10.06.2017
|
e-Prix de Berlin - Alemanha
|
24.06.2017
|
Etapa a definir
|
01.07.2017
|
e-Prix de Bruxelas - Bélgica
|
15.07.2017
|
e-Prix de Nova Iorque – Estados Unidos (Prova 1)
|
16.07.2017
|
e-Prix de Nova Iorque – Estados Unidos (Prova 2)
|
29.07.2017
|
e-Prix de Montreal – Canadá (Prova 1)
|
30.07.2017
|
e-Prix de Montreal – Canadá (Prova 2)
|
A Spark continua como fornecedora dos chassis para todas as escuderias, e promoveu melhorias nos carros, bem como um novo bico, bem diferente do que estavam usando até então. |
A Dragon agora conta com apoio técnico da Penske naprodução de seu trem de força, e pode incomodar as favoritas e.dams e Audi ABT nesta nova temporada. |
A Jaguar é a mais nova equipe de fábrica da categoria, e não quer ficar fazendo apenas figuração no grid. |
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