quarta-feira, 20 de julho de 2016

HAVOC SERIES – PORRADARIA NA NASCAR – OS FAMOSOS “BIG ONES”



            De volta com a seção Havoc Series, é hora de apresentar uma compilação de vídeos de algumas das maiores “cacetadas” da Stock Car americana, a Nascar, os famosos “Big Ones”, assim chamados por envolverem um enorme número de carros numa única carambola de batidas com os mais variados resultados. Com cerca de 38 carros largando em cada corrida, sendo que algumas delas ocorrem em circuitos ovais de até menos de 1 milha, não é estranho os carros andarem sempre próximos uns dos outros. O resultado são provas pra lá de disputadas, e como se trata de uma categoria de carros fechados, os toques entre os pilotos costumam ser comuns. Não há corrida onde não haja algumas disputas de posição decididas nas esfregadas entre os pilotos. O problema é quando estes toques acabam indo além da conta, e um dos pilotos, senão ambos ou até mais, acabam rodando, e quando isso acontece, inicia-se a reação em cadeia com quem vem atrás entrando de gaiato na situação. Tem quem consegue escapar, outros não. Mas os famosos “Big Ones” não acontecem somente quando há toques; muitas vezes, algum piloto roda sozinho, e o efeito é praticamente o mesmo. Nestes acidentes, o maior perigo é quando há colisões transversais, com um carro sendo atingido na perpendicular, podendo assim o piloto sofrer o impacto direto da batida, se esta ocorrer do seu lado. Quando as colisões se dão na mesma direção com pouca mudança de rota, o fato de todos estarem em alta velocidade ajuda a mitigar um pouco os impactos, o que não significa que as pancadas possam ser menos violentas. E, vez por outra, acaba tendo até capotagem.
            Mas chega de apenas falar. Confiram agora esta pequena seleção de vídeos, e vejam alguns “Big Ones” da Nascar em provas através dos anos. O primeiro vídeo é uma pequena coletânea deste tipo de acidente no circuito de Daytona, na Flórida, uma das pistas mais famosas da categoria, que pelo seu tamanho e inclinação das curvas, dá uma dinâmica toda especial a este tipo de acidente, onde sempre cabe mais um na brincadeira, fazendo aquele brinquedo dos parques de diversões, de batida de carros, parecer mesmo sem graça. Lógico que os mecânicos das equipes dos pilotos que se envolvem na confusão não curtem nem um pouco estes acidentes, afinal, sobra para eles terem de consertar o carro, quando isto é possível. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário MrNascarJG24:



O vídeo seguinte traz outra compilação com mais confusões entre os pilotos, durante as temporadas de 2008 a 2012, em diversas pistas, envolvendo os mais variados pilotos, com alguns deles vendo o mundo de cabeça para baixo depois de algumas decolagens onde eles “voam baixo” no sentido literal da palavra, e não de modo positivo. Vejam que em alguns deles o pessoal até consegue desviar das confusões, mas indo para todo lado. Novamente, os mecânicos destes caras têm seu emprego garantido, porque sempre é necessário remontar os carros, pois a Nascar corre quase todo fim de semana, então, os veículos precisam estar inteiros para a prova seguinte, muitas vezes dali a poucos dias, portanto... O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário nascarbig1s:



No vídeo seguinte, lá vamos nós de novo para algumas das maiores pancadas da história da Nascar, pelo menos no que fala o título do vídeo. O ponto positivo aqui é que há informação de onde e quando a confusão ocorreu, detalhe bem interessante para quem não tem intimidade com a categoria Stock norte-americana, trazendo nada menos do que 25 acidentes, alguns deles dando um belo susto em quem assiste, e que com certeza deve ter feito o pessoal nas arquibancadas dos autódromos também ficarem apreensivos, dada a violência de algumas das confusões em que os pilotos se envolvem. O vídeo é do usuário NASCAR The Biggest 25 Wrecks, postado no You Tube:



O vídeo seguinte mostra as confusões ocorridas este ano na prova de Talladega, com direito também a seu “big one” durante a prova, onde a confusão começou justamente na disputa pela liderança da corrida. Aliás, quando acontece algo assim os pilotos torcem para que seja justamente entre os últimos competidores. Nada mais lógico: quando são os líderes que arrumam uma confusão destas, significa que quase todo mundo na corrida está vindo logo atrás, portanto, aumenta exponencialmente o número de candidatos a ir de embrulho no rolo causado pela confusão alheia. Ah, e não se espantem com o tamanho do autódromo: Talladega é simplesmente o maior circuito oval usado pela Nascar, categoria superspeedway, com nada menos do que 4,28 Km de extensão (ou 2,66 milhas). Pode ser pouco maior que o Indianapolis Motor Speedway (2,5 milhas), mas o seu desenho, aliado à inclinação de suas curvas, fazem o desafio de pilotar no circuito algo bem diferente. Bom, assistam ao vídeo postado no You Tube pelo usuário BadLuckScott e vejam os pilotos mandando ver nas pancadas... E olhe que isso foi apenas na corrida deste ano...



Para fechar esta postagem de vídeos, coloco a seguir os links de duas partes, postado pelo usuário ViperGhost03, mostrando algumas das maiores confusões de Talladega e Daytona ao longo dos anos. Como vocês poderão ver, sobra confusão pra todo mundo, com os pilotos indo literalmente para todos os lados, e alguns dando até cambalhotas com seus carros a alta velocidade, sensação que não deve ser das mais agradáveis quando você está guiando a mais de 300 Km/h e perde o controle do carro e da situação. Não é exagerado dizer que em algumas batidas junta tanta gente que periga acabar com toda a corrida ali mesmo. É muito fácil perder a conta de quanta gente se envolve na brincadeira a alta velocidade, queiram ou não participar da festa:





            E com isso termino a postagem de hoje. Em breve, mais uma seleção de vídeos por aqui, mostrando porque o automobilismo é um esporte de impacto, no sentido literal da palavra, e muitas vezes nem um pouco agradável...

Nenhum comentário: