quarta-feira, 13 de abril de 2016

ESPECIAL ENDURANCE



            Domingo começa mais um campeonato no mundo do esporte a motor, o Mundial de Endurance (WEC), e hoje trago um pequeno texto sobre a categoria e o que esperar do campeonato deste ano na sua principal classe, a LMP1. Boa leitura a todos...


CAÇA À PORSCHE

Atual campeã, a escuderia alemã tem tudo para reinar novamente na temporada 2016 do Mundial de Endurance, mas os rivais querem mostrar combate

Adriano de Avance Moreno

A campeã Porsche pretende manter o atual domínio no Mundial de Endurance, mas as rivais pretendem dificultar os planos da atual campeã.
            Começa neste domingo o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), e mais uma vez, Porsche, Audi e Toyota duelarão na principal classe da competição, a LMP1, pelo título do campeonato, ganho no ano passado pela Porsche, com larga folga sobre seus rivais. A montadora alemã, atualmente pertencente ao grupo Volkswagen, conquistou o campeonato de pilotos com o trio Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley, e faturou o título de construtores com 344 pontos. Restou à concorrência colher as sobras: a Audi venceu as primeiras duas corridas em 2015, dando a impressão de que poderia usar sua confiabilidade como trunfo frente à maior velocidade de sua rival germânica, mas a partir das 24 Horas de Le Mans, a Porsche literalmente arrasou com os concorrentes. Graças à constância do trio Marcel Fässler/André Lotterer/Benoit Tréluyer, a marca da quatro argolas ainda conseguiu conquistar o vice-campeonato de pilotos, e ainda ficou com o vice de construtores, marcando 264 pontos. Pior sorte teve a Toyota: campeã em 2014, a equipe nipônica foi literalmente atropelada pelos rivais alemães em dose dupla no ano passado, quando além de perderem de vista os carros da Porsche, ainda permitiram-se ficar atrás da Audi, terminando em 3° lugar na LMP1 com 164 pontos, muito menos do que a metade dos pontos conquistados pela campeã Porsche.
            E a equipe campeã tem planos de manter sua hegemonia neste ano. E, a julgar pelos testes realizados na pré-temporada, na pista de Paul Ricard, na França, eles tem tudo para continuar dando as cartas na classe LMP1. A nova versão do modelo 919 marcou o melhor tempo em toda as sessões de treinos, com diferenças que iam dos 0s4 aos 2s, o que sugere que, diferenças de ajuste à parte, o time campeão pode muito bem começar vencendo desde o início, deixando as posições seguintes para o duelo entre Audi e Toyota, que tem tudo para ser uma boa disputa, a julgar também pelos tempos exibidos em Paul Ricard.
            As três principais escuderias apresentaram suas armas para a competição há algumas semanas, e a Porsche foi quem menos mudou seus carros para a atual temporada. A marca procurou evoluir seus sistemas, a fim de maximizar sua eficiência. O motor continua sendo o V-4 turbo, com potência acima de 500 HPs, aliados aos dois sistemas de recuperação de energia que garantem quase a mesma potência do motor de combustão, chegando aos mil HPs aproximadamente, com armazenamento da energia em baterias de íon-lítio, e geração de 8 Megajoules, o que faz dos carros 919 os modelos mais potentes do grid.
A nova versão do modelo 919 fez os melhores tempos nos testes de Paul Ricard, deixando os concorrentes comendo poeira.
            Principal derrotada em 2015, a Toyota centrou suas forças em apresentar um modelo completamente novo para a temporada 2016. O novo TS050 é um projeto diferente do velho TS040, e os japoneses abandonar seu motor V-8 aspirado, substituindo-o por um V-6 bi-turbo, com injeção direta, e ampliando a força de seus sistemas de recuperação de energia para atingir a geração de 8 Megajoules, assim como a rival Porsche, e apostando também nas baterias de íon-lítio para armazenamento desta potência elétrica, que segundo os dados da fábrica, também fazem o conjunto de potência híbrida chegarem aproximadamente aos mil HPs, prometendo rivalizar com os alemães no quesito potência bruta.
Na busca para voltar a ser campeã, o novo modelo TS050 da Toyota incorpora mais potência elétrica nos sistemas de recuperação de energia, além de um novo motor biturbo.
            Pelo seu lado, a Audi apostou na evolução do modelo R18 como um todo para conseguir enfrentar os concorrentes. Ao invés de centrar esforços em um único objetivo, a marca das quatro argolas preferiu desenvolver todo o conjunto do carro, do motor, que continua sendo o V-6 turbodiesel, completamente revisado, mas agora aliado a um sistema de geração de energia elétrica de 6 Megajoules, apelando também para baterias de íon-lítio no armazenamento da potência do sistema de recuperação de energia. A aerodinâmica foi completamente refeita, e o carro, apesar de ainda ser denominado R18, é praticamente um carro novo. O câmbio também passou por mudanças: terá agora seis marchas, ao invés das sete anteriores. Globalmente, a potência total do sistema híbrido aproxima-se dos 900 HPs, o que em tese deixa os carros de Ingolstadt em desvantagem de potência bruta frente às rivais Toyota e Porsche. Pelos testes de Paul Ricard, A Audi deve entrar e luta direta com a Toyota, mas com ambas bem atrás da Porsche na pista.
            Fica difícil, contudo, estimar a diferença real de performance entre Porsche, Toyota e Audi. É consenso que os atuais campeões devem manter sua dianteira, até porque evoluíram o modelo 919 em apresentar novidades de impacto. Por outro lado, Toyota e Audi traçaram caminhos diferentes para voltar à luta pelo título da categoria LMP1 em 2016, conseguindo ambas nítida evolução em suas performances. O problema é saber se conseguiram eliminar a desvantagem para a Porsche, e se conseguirão efetivamente duelar com os atuais campeões na pista. Se no início do ano passado a Audi ainda conseguiu começar bem o ano, fazendo uso de sua maior eficiência e estratégia de corrida, enquanto a Porsche tinha problemas, este ano pode ocorrer o contrário, uma vez que os atuais campeões não arriscaram em evoluções mais radicais para manterem-se na frente. Os novos modelos 919 devem ser velozes e fiáveis. Já os novos R18 e TS050 de Audi e Toyota ainda precisarão mostrar a que vieram nas corridas.
O novo modelo R18 é praticamente um novo carro, mas a Audi pode ter problemas por dispor de menos potência do que seus rivais diretos.
            Disposição Audi e Toyota tem de sobra para duelar pelo título da principal categoria do Mundial de Endurance. Falta combinar com a Porsche se o campeonato terá uma disputa equilibrada entre estes três gigantes, ou se veremos um novo domínio dos atuais campeões.
            O campeonato terá 9 corridas no total. Começando por Silverstone, Inglaterra, no próximo final de semana, a etapa seguinte será em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Depois, virá a principal corrida do calendário, as 24 Horas de Le Mans, nos dias 18 e 19 de junho. O certame passará pela Alemanha (Nurburging), México (Cidade do México), Estados Unidos (Circuito das Américas), Japão (Fuji), China (Shanghai), até o encerramento, no Bahrein (Sakhir), no dia 19 de novembro. Tudo com uma boa disputa entre todos os participantes, da principal categoria, a LMP1, passando pela LMP2, e às classes Grã-Turismo LMGTE Pro e LMGTE Am.

OS BRASILEIROS NO CAMPEONATO

            Este ano o Brasil contará com 5 pilotos competindo no Mundial de Endurance. Para os torcedores brasileiros, a chance de bons resultados continua com Lucas Di Grassi, que segue firme como titular de um dos dois carros da Audi, na categoria LMP1. Lucas pilotará o carro N° 8, ao lado de Oliver Jarvis e Loic Duval, e tentará disputar as vitórias com os outros times da classe, mas sabe que a competição será difícil, principalmente contra a Porsche. Mas teremos outro representante na classe LMP1 este ano: Nelsinho Piquet irá disputar a competição pela equipe Rebellion, no carro N° 12, e terá como colegas de carro Nicolas Prost e Nick Heidfeld. A escuderia tentará brigar com as gigantes Porsche, Audi e Toyota, um duelo que promete ser bem complicado, mas na verdade terá sua principal luta contra a Bykolles, outro time da classe LMP1. Logo abaixo, na classe LMP2, teremos a presença de Pipo Derani, que foi sensação neste início do ano nos Estados Unidos, vencendo as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, pela equipe Tequila Pátron, que no WEC tem a denominação de Extreme Speed Motorsports. Derani, ao volante do carro N° 31, em parceria com Ryan Dalziel e Christopher Cumming, terá como principais rivais o outro carro de seu time, além das escuderias G-Drive e SMP na classe LMP2. E Bruno Senna também estará no grid, na classe LMP2, conduzindo o carro N° 43 da escuderia RGR Sport, ao lado de Felipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez. Completando a esquadra brasileira na Endurance, teremos Fernando Rees, mais uma vez defendendo a Aston Martin, ao volante do carro N° 99, na categoria LMGTE Pro.
A equipe Extreme contará com o brasileiro Pipo Derani na competição. O brasileiro já tem duas importantes vitórias nos Estado Unido em 2016, e pretende brilhar também no WEC.

CALENDÁRIO 2016

DATA
PROVA
CIRCUITO (PAÍS)
17.04
6 Horas de Silverstone
Silverstone (Inglaterra)
07.05
6 Horas de Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps (Bélgica)
18 a 19.06
24 Horas de Le Mans
Le Mans (França)
24.07
6 Horas de Nurburgring
Nurburgring (Alemanha)
03.09
6 Horas do México
Hermanos Rodriguez (México)
17.09
6 Horas do Circuito das Américas
Austin (Estados Unidos)
16.10
6 Horas de Fuji
Fuji (Japão)
06.11
6 Horas de Shangai
Shangai (China)
19.11
6 Horas do Bahrein
Sakhir (Bahrein)

PILOTOS E ESCUDERIAS (*)

EQUIPE
CATEGORIA
MODELO
CARRO
PILOTOS
PORSHE TEAM
LMP1
Porsche 919 Hybrid
01
Timo Bernhard (DEU)
Mark Webber (AUS)
Brendon Hartley (NZL)
PORSHE TEAM
LMP1
Porsche 919 Hybrid
02
Romain Dumas (FRA)
Neel Jani (CHE)
Marc Lieb (DEU)
BYKOLLES RACING TEAM
LMP1
CLM P1/01 - AER
03
Simon Trummer (CHE)
Oliver Webb (GBR)
James Rossiter (GBR)
TOYOTA RACING
LMP1
Toyota TS 050 - Hybrid
05
Anthony Davidson (GBR)
Kazuki Nakajima (JPN)
Sébastien Buemi (CHE)
TOYOTA RACING
LMP1
Toyota TS 040 - Hybrid
06
Kamui Koabayashi (JPN)
Stéphane Sarrazin (FRA)
Mike Conway (GBR)
AUDI SPORT TEAM JOEST
LMP1
Audi R18
07
Marcel Fässler (CHE)
André Lotterer (DEU)
Benoit Tréluyer (FRA)
AUDI SPORT TEAM JOEST
LMP1
Audi R18
08
Lucas Di Grassi (BRA)
Loïc Duval (FRA)
Oliver Jarvis (GBR)
REBELLION RACING
LMP1
Rebellion R-One - AER
12
Nicolas Prost (FRA)
Nick Heidfeld (DEU)
Nelson Angelo Piquet (BRA)
REBELLION RACING
LMP1
Rebellion R-One - AER
13
Dominik Kraihamer (AUT)
Alexandri Imperatori (CHE)
Mathéo Tuscher (CHE)
G-DRIVE RACING
LMP2
Oreca 05 - Nissan
26
Roman Rusinov (RUS)
Nathanael Berthon (FRA)
René Rast (DEU)
SMP RACING
LMP2
BR 01 - Nissan
27
Nicolas Minassian (FRA)
Maurizio Mediani (ITA)
David Markozov (RUS)
EXTREME SPEED MOTORSPORTS
LMP2
LIGIER JS P2 - Nissan
30
Scott Sharp (USA)
Ed Brown (USA)
Johannes van Overbeek (USA)
EXTREME SPEED MOTORSPORTS
LMP2
LIGIER JS P2 - Nissan
31
Ryan Dalziel (GBR)
Luis Felipe Derani (BRA)
Christopher Cumming (CAN)
BAXI DC RACING ALPINE
LMP2
Alpine A460 - Nissan
35
David Cheng (CHN)
Ho-Pin Tung (CHN)
Nelson Panciatici (FRA)
SIGNATECH ALPINE
LMP2
Alpine A460 - Nissan
36
Gustavo Menezes (USA)
Nicolas Lapierre (FRA)
Stéphane Richelmi (MCO)
SMP RACING
LMP2
BR 01 - Nissan
37
Vitaly Petrov (RUS)
Kirill Ladygin (RUS)
Victor Shaytar (RUS)
STRAKKA RACING
LMP2
Gibson 015S - Nissan
42
Nick Leventis (GBR)
Danny Watts (GBR)
Jonny Kane (GBR)
RGR SPORT BY MORAND
LMP2
LIGIER JS P2 - Nissan
43
Ricardo Gonzalez (MEX)
Filipe Albuquerque (PRT)
Bruno Senna (BRA)
MANOR
LMP2
Oreca 05 - Nissan
44
Tor Graves (GBR)
Will Stevens (GBR)
James Jakes (GBR)
MANOR
LMP2
Oreca 05 - Nissan
45
Matthew Rao (GBR)
Richard Bradley (GBR)
Roberto Merhi (GBR)
AF CORSE
LMGTE Pro
Ferrari 488 GTE
51
Gianmaria Bruni (ITA)
James Calado (GBR)
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
LMGTE Pro
Ford GT
66
William Johnson (USA)
Stefan Mücke (DEU)
Olivier Pla (FRA)
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
LMGTE Pro
Ford GT
67
Marino Franchitti (GBR)
Andy Priaulx (GBR)
Harry Tincknell (GBR)
AF CORSE
LMGTE Pro
Ferrari 488 GTE
71
Davide Rigon (ITA)
Sam Bird (GBR)
DEMPSEY - PROTON RACING
LMGTE Pro
Porsche 911 RSR
77
Richard Lietz (AUT)
Michael Christensen (DNK)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Pro
Aston Martin Vantage V8
95
Nicki Thiim (DNK)
Marco Sørensen (DNK)
Darren Turner (GBR)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Pro
Aston Martin Vantage V8
99
Richie Stanaway (NZL)
Fernando Rees (BRA)
Jonathan Adam (GBR)
LARBRE COMPETITION
LMGTE Am
Chevrolet Corvette C7
50
Yutaka Yamagishi (JPN)
Pierre Ragues (FRA)
Paolo Ruberti (ITA)
KCMG
LMGTE Am
Porsche 911 RSR
78
Christian Ried (DEU)
Wolf Henzler (DEU)
Joël Camathias (CHE)
AF CORSE
LMGTE Am
Ferrari F458 Italia
83
François Perrodo (FRA)
Emmanuel Collard (FRA)
Rui Aguas (PRT)
GULF RACING
LMGTE Am
Porsche 911 RSR
86
Michael Wainwright (GBR)
Adam Carroll (GBR)
Ben Barker (GBR)
ABU DHABI-PROTON RACING
LMGTE Am
Porsche 911 RSR
88
Khaled Al Qubaisi (ARE)
David Heinemeier Hansson (DNK)
Patrick Long (USA)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Am
Aston Martin Vantage V8
98
Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (PRT)
Mathias Lauda (AUT)

(*) = Lista de inscritos para a primeira corrida. Os pilotos podem variar em alguns times durante o campeonato.

DEFINIÇÃO DAS GATEGORIAS

LMP1 - Carros protótipos de equipes de fábricas
LMP2 - Carros protótipos de equipes particulares e/ ou independentes de fabricantes de motores.
LMGTE Pro - Carros de turismo e/ou esportivos com pilotos exclusivamente profissionais
LMTGE Am - Carros de turismo e/ou esportivos com participação também de pilotos não-profissionais.
 

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