Domingo
começa mais um campeonato no mundo do esporte a motor, o Mundial de Endurance
(WEC), e hoje trago um pequeno texto sobre a categoria e o que esperar do
campeonato deste ano na sua principal classe, a LMP1. Boa leitura a todos...
CAÇA À PORSCHE
Atual campeã, a
escuderia alemã tem tudo para reinar novamente na temporada 2016 do Mundial de
Endurance, mas os rivais querem mostrar combate
Adriano de Avance Moreno
A campeã Porsche pretende manter o atual domínio no Mundial de Endurance, mas as rivais pretendem dificultar os planos da atual campeã. |
Começa
neste domingo o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), e mais uma vez, Porsche,
Audi e Toyota duelarão na principal classe da competição, a LMP1, pelo título
do campeonato, ganho no ano passado pela Porsche, com larga folga sobre seus
rivais. A montadora alemã, atualmente pertencente ao grupo Volkswagen,
conquistou o campeonato de pilotos com o trio Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon
Hartley, e faturou o título de construtores com 344 pontos. Restou à
concorrência colher as sobras: a Audi venceu as primeiras duas corridas em
2015, dando a impressão de que poderia usar sua confiabilidade como trunfo
frente à maior velocidade de sua rival germânica, mas a partir das 24 Horas de
Le Mans, a Porsche literalmente arrasou com os concorrentes. Graças à
constância do trio Marcel Fässler/André Lotterer/Benoit Tréluyer, a marca da
quatro argolas ainda conseguiu conquistar o vice-campeonato de pilotos, e ainda
ficou com o vice de construtores, marcando 264 pontos. Pior sorte teve a
Toyota: campeã em 2014, a
equipe nipônica foi literalmente atropelada pelos rivais alemães em dose dupla
no ano passado, quando além de perderem de vista os carros da Porsche, ainda
permitiram-se ficar atrás da Audi, terminando em 3° lugar na LMP1 com 164
pontos, muito menos do que a metade dos pontos conquistados pela campeã
Porsche.
E
a equipe campeã tem planos de manter sua hegemonia neste ano. E, a julgar pelos
testes realizados na pré-temporada, na pista de Paul Ricard, na França, eles
tem tudo para continuar dando as cartas na classe LMP1. A nova versão do modelo
919 marcou o melhor tempo em toda as sessões de treinos, com diferenças que iam
dos 0s4 aos 2s, o que sugere que, diferenças de ajuste à parte, o time campeão
pode muito bem começar vencendo desde o início, deixando as posições seguintes
para o duelo entre Audi e Toyota, que tem tudo para ser uma boa disputa, a
julgar também pelos tempos exibidos em Paul Ricard.
As
três principais escuderias apresentaram suas armas para a competição há algumas
semanas, e a Porsche foi quem menos mudou seus carros para a atual temporada. A
marca procurou evoluir seus sistemas, a fim de maximizar sua eficiência. O
motor continua sendo o V-4 turbo, com potência acima de 500 HPs, aliados aos
dois sistemas de recuperação de energia que garantem quase a mesma potência do
motor de combustão, chegando aos mil HPs aproximadamente, com armazenamento da
energia em baterias de íon-lítio, e geração de 8 Megajoules, o que faz dos
carros 919 os modelos mais potentes do grid.
A nova versão do modelo 919 fez os melhores tempos nos testes de Paul Ricard, deixando os concorrentes comendo poeira. |
Principal
derrotada em 2015, a
Toyota centrou suas forças em apresentar um modelo completamente novo para a
temporada 2016. O novo TS050 é um projeto diferente do velho TS040, e os
japoneses abandonar seu motor V-8 aspirado, substituindo-o por um V-6 bi-turbo,
com injeção direta, e ampliando a força de seus sistemas de recuperação de
energia para atingir a geração de 8 Megajoules, assim como a rival Porsche, e
apostando também nas baterias de íon-lítio para armazenamento desta potência
elétrica, que segundo os dados da fábrica, também fazem o conjunto de potência
híbrida chegarem aproximadamente aos mil HPs, prometendo rivalizar com os
alemães no quesito potência bruta.
Na busca para voltar a ser campeã, o novo modelo TS050 da Toyota incorpora mais potência elétrica nos sistemas de recuperação de energia, além de um novo motor biturbo. |
Pelo
seu lado, a Audi apostou na evolução do modelo R18 como um todo para conseguir
enfrentar os concorrentes. Ao invés de centrar esforços em um único objetivo, a
marca das quatro argolas preferiu desenvolver todo o conjunto do carro, do
motor, que continua sendo o V-6 turbodiesel, completamente revisado, mas agora
aliado a um sistema de geração de energia elétrica de 6 Megajoules, apelando
também para baterias de íon-lítio no armazenamento da potência do sistema de
recuperação de energia. A aerodinâmica foi completamente refeita, e o carro,
apesar de ainda ser denominado R18, é praticamente um carro novo. O câmbio
também passou por mudanças: terá agora seis marchas, ao invés das sete anteriores.
Globalmente, a potência total do sistema híbrido aproxima-se dos 900 HPs, o que
em tese deixa os carros de Ingolstadt em desvantagem de potência bruta frente
às rivais Toyota e Porsche. Pelos testes de Paul Ricard, A Audi deve entrar e
luta direta com a Toyota, mas com ambas bem atrás da Porsche na pista.
Fica
difícil, contudo, estimar a diferença real de performance entre Porsche, Toyota
e Audi. É consenso que os atuais campeões devem manter sua dianteira, até
porque evoluíram o modelo 919 em apresentar novidades de impacto. Por outro
lado, Toyota e Audi traçaram caminhos diferentes para voltar à luta pelo título
da categoria LMP1 em 2016, conseguindo ambas nítida evolução em suas
performances. O problema é saber se conseguiram eliminar a desvantagem para a
Porsche, e se conseguirão efetivamente duelar com os atuais campeões na pista.
Se no início do ano passado a Audi ainda conseguiu começar bem o ano, fazendo
uso de sua maior eficiência e estratégia de corrida, enquanto a Porsche tinha
problemas, este ano pode ocorrer o contrário, uma vez que os atuais campeões
não arriscaram em evoluções mais radicais para manterem-se na frente. Os novos
modelos 919 devem ser velozes e fiáveis. Já os novos R18 e TS050 de Audi e
Toyota ainda precisarão mostrar a que vieram nas corridas.
O novo modelo R18 é praticamente um novo carro, mas a Audi pode ter problemas por dispor de menos potência do que seus rivais diretos. |
Disposição
Audi e Toyota tem de sobra para duelar pelo título da principal categoria do
Mundial de Endurance. Falta combinar com a Porsche se o campeonato terá uma
disputa equilibrada entre estes três gigantes, ou se veremos um novo domínio
dos atuais campeões.
O
campeonato terá 9 corridas no total. Começando por Silverstone, Inglaterra, no
próximo final de semana, a etapa seguinte será em Spa-Francorchamps, na
Bélgica. Depois, virá a principal corrida do calendário, as 24 Horas de Le
Mans, nos dias 18 e 19 de junho. O certame passará pela Alemanha (Nurburging),
México (Cidade do México), Estados Unidos (Circuito das Américas), Japão
(Fuji), China (Shanghai), até o encerramento, no Bahrein (Sakhir), no dia 19 de
novembro. Tudo com uma boa disputa entre todos os participantes, da principal
categoria, a LMP1, passando pela LMP2, e às classes Grã-Turismo LMGTE Pro e
LMGTE Am.
OS BRASILEIROS NO CAMPEONATO
Este
ano o Brasil contará com 5 pilotos competindo no Mundial de Endurance. Para os
torcedores brasileiros, a chance de bons resultados continua com Lucas Di
Grassi, que segue firme como titular de um dos dois carros da Audi, na
categoria LMP1. Lucas pilotará o carro N° 8, ao lado de Oliver Jarvis e Loic
Duval, e tentará disputar as vitórias com os outros times da classe, mas sabe
que a competição será difícil, principalmente contra a Porsche. Mas teremos
outro representante na classe LMP1 este ano: Nelsinho Piquet irá disputar a
competição pela equipe Rebellion, no carro N° 12, e terá como colegas de carro
Nicolas Prost e Nick Heidfeld. A escuderia tentará brigar com as gigantes
Porsche, Audi e Toyota, um duelo que promete ser bem complicado, mas na verdade
terá sua principal luta contra a Bykolles, outro time da classe LMP1. Logo
abaixo, na classe LMP2, teremos a presença de Pipo Derani, que foi sensação
neste início do ano nos Estados Unidos, vencendo as 24 Horas de Daytona e as 12
Horas de Sebring, pela equipe Tequila Pátron, que no WEC tem a denominação de
Extreme Speed Motorsports. Derani, ao volante do carro N° 31, em parceria com
Ryan Dalziel e Christopher Cumming, terá como principais rivais o outro carro
de seu time, além das escuderias G-Drive e SMP na classe LMP2. E Bruno Senna
também estará no grid, na classe LMP2, conduzindo o carro N° 43 da escuderia
RGR Sport, ao lado de Felipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez. Completando a
esquadra brasileira na Endurance, teremos Fernando Rees, mais uma vez
defendendo a Aston Martin, ao volante do carro N° 99, na categoria LMGTE Pro.
A equipe Extreme contará com o brasileiro Pipo Derani na competição. O brasileiro já tem duas importantes vitórias nos Estado Unido em 2016, e pretende brilhar também no WEC. |
CALENDÁRIO 2016
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
(PAÍS)
|
17.04
|
6
Horas de Silverstone
|
Silverstone
(Inglaterra)
|
07.05
|
6
Horas de Spa-Francorchamps
|
Spa-Francorchamps
(Bélgica)
|
18
a
19.06
|
24
Horas de Le Mans
|
Le
Mans (França)
|
24.07
|
6
Horas de Nurburgring
|
Nurburgring
(Alemanha)
|
03.09
|
6
Horas do México
|
Hermanos
Rodriguez (México)
|
17.09
|
6
Horas do Circuito das Américas
|
Austin
(Estados Unidos)
|
16.10
|
6
Horas de Fuji
|
Fuji
(Japão)
|
06.11
|
6
Horas de Shangai
|
Shangai
(China)
|
19.11
|
6
Horas do Bahrein
|
Sakhir
(Bahrein)
|
PILOTOS E ESCUDERIAS (*)
EQUIPE
|
CATEGORIA
|
MODELO
|
CARRO
|
PILOTOS
|
PORSHE TEAM
|
LMP1
|
Porsche 919 Hybrid
|
01
|
Timo Bernhard (DEU)
Mark Webber (AUS)
Brendon Hartley (NZL)
|
PORSHE TEAM
|
LMP1
|
Porsche 919 Hybrid
|
02
|
Romain Dumas (FRA)
Neel Jani (CHE)
Marc Lieb (DEU)
|
BYKOLLES RACING TEAM
|
LMP1
|
CLM P1/01 - AER
|
03
|
Simon Trummer (CHE)
Oliver Webb (GBR)
James Rossiter (GBR)
|
TOYOTA RACING
|
LMP1
|
Toyota TS 050 - Hybrid
|
05
|
Anthony Davidson (GBR)
Kazuki Nakajima (JPN)
Sébastien Buemi (CHE)
|
TOYOTA RACING
|
LMP1
|
Toyota TS 040 - Hybrid
|
06
|
Kamui Koabayashi (JPN)
Stéphane Sarrazin (FRA)
Mike Conway (GBR)
|
AUDI SPORT TEAM JOEST
|
LMP1
|
Audi R18
|
07
|
Marcel Fässler (CHE)
André Lotterer (DEU)
Benoit Tréluyer (FRA)
|
AUDI SPORT TEAM JOEST
|
LMP1
|
Audi R18
|
08
|
Lucas Di Grassi (BRA)
Loïc Duval (FRA)
Oliver Jarvis (GBR)
|
REBELLION RACING
|
LMP1
|
Rebellion R-One - AER
|
12
|
Nicolas Prost (FRA)
Nick Heidfeld (DEU)
Nelson Angelo Piquet (BRA)
|
REBELLION RACING
|
LMP1
|
Rebellion R-One - AER
|
13
|
Dominik Kraihamer (AUT)
Alexandri Imperatori (CHE)
Mathéo Tuscher (CHE)
|
G-DRIVE RACING
|
LMP2
|
Oreca 05 - Nissan
|
26
|
Roman Rusinov (RUS)
Nathanael Berthon (FRA)
René Rast (DEU)
|
SMP RACING
|
LMP2
|
BR
01 - Nissan
|
27
|
Nicolas Minassian (FRA)
Maurizio Mediani (ITA)
David Markozov (RUS)
|
EXTREME SPEED MOTORSPORTS
|
LMP2
|
LIGIER
JS P2 - Nissan
|
30
|
Scott Sharp (USA)
Ed Brown (USA)
Johannes van Overbeek (USA)
|
EXTREME SPEED MOTORSPORTS
|
LMP2
|
LIGIER
JS P2 - Nissan
|
31
|
Ryan Dalziel (GBR)
Luis Felipe Derani (BRA)
Christopher Cumming (CAN)
|
BAXI DC RACING ALPINE
|
LMP2
|
Alpine
A460 - Nissan
|
35
|
David Cheng (CHN)
Ho-Pin Tung (CHN)
Nelson Panciatici (FRA)
|
SIGNATECH ALPINE
|
LMP2
|
Alpine
A460 - Nissan
|
36
|
Gustavo Menezes (USA)
Nicolas Lapierre (FRA)
Stéphane Richelmi (MCO)
|
SMP RACING
|
LMP2
|
BR
01 - Nissan
|
37
|
Vitaly Petrov (RUS)
Kirill Ladygin (RUS)
Victor Shaytar (RUS)
|
STRAKKA RACING
|
LMP2
|
Gibson 015S - Nissan
|
42
|
Nick Leventis (GBR)
Danny Watts (GBR)
Jonny Kane (GBR)
|
RGR SPORT BY MORAND
|
LMP2
|
LIGIER JS P2 - Nissan
|
43
|
Ricardo Gonzalez (MEX)
Filipe Albuquerque (PRT)
Bruno Senna (BRA)
|
MANOR
|
LMP2
|
Oreca 05 - Nissan
|
44
|
Tor Graves (GBR)
Will Stevens (GBR)
James Jakes (GBR)
|
MANOR
|
LMP2
|
Oreca 05 - Nissan
|
45
|
Matthew Rao (GBR)
Richard Bradley (GBR)
Roberto Merhi (GBR)
|
AF CORSE
|
LMGTE Pro
|
Ferrari 488 GTE
|
51
|
Gianmaria Bruni (ITA)
James Calado (GBR)
|
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
|
LMGTE Pro
|
Ford GT
|
66
|
William Johnson (USA)
Stefan Mücke (DEU)
Olivier Pla (FRA)
|
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
|
LMGTE Pro
|
Ford GT
|
67
|
Marino Franchitti (GBR)
Andy Priaulx (GBR)
Harry Tincknell (GBR)
|
AF CORSE
|
LMGTE Pro
|
Ferrari 488 GTE
|
71
|
Davide Rigon (ITA)
Sam Bird (GBR)
|
DEMPSEY - PROTON RACING
|
LMGTE Pro
|
Porsche 911 RSR
|
77
|
Richard Lietz (AUT)
Michael Christensen (DNK)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Pro
|
Aston Martin Vantage V8
|
95
|
Nicki Thiim (DNK)
Marco Sørensen (DNK)
Darren Turner (GBR)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Pro
|
Aston Martin Vantage V8
|
99
|
Richie Stanaway (NZL)
Fernando Rees (BRA)
Jonathan Adam (GBR)
|
LARBRE COMPETITION
|
LMGTE Am
|
Chevrolet Corvette C7
|
50
|
Yutaka Yamagishi (JPN)
Pierre Ragues (FRA)
Paolo Ruberti (ITA)
|
KCMG
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 RSR
|
78
|
Christian Ried (DEU)
Wolf Henzler (DEU)
Joël Camathias (CHE)
|
AF CORSE
|
LMGTE Am
|
Ferrari F458 Italia
|
83
|
François Perrodo (FRA)
Emmanuel Collard (FRA)
Rui Aguas (PRT)
|
GULF RACING
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 RSR
|
86
|
Michael Wainwright (GBR)
Adam Carroll (GBR)
Ben Barker (GBR)
|
ABU DHABI-PROTON RACING
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 RSR
|
88
|
Khaled Al Qubaisi (ARE)
David Heinemeier Hansson (DNK)
Patrick Long (USA)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Am
|
Aston Martin Vantage V8
|
98
|
Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (PRT)
Mathias Lauda (AUT)
|
(*) = Lista de inscritos para a
primeira corrida. Os pilotos podem variar em alguns times durante o campeonato.
DEFINIÇÃO DAS GATEGORIAS
LMP1 - Carros protótipos de
equipes de fábricas
LMP2 - Carros protótipos de
equipes particulares e/ ou independentes de fabricantes de motores.
LMGTE Pro - Carros de turismo
e/ou esportivos com pilotos exclusivamente profissionais
LMTGE Am - Carros de turismo e/ou
esportivos com participação também de pilotos não-profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário