quarta-feira, 30 de setembro de 2015

COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA - SETEMBRO DE 2015



            Chegamos ao final do mês de setembro, e o ano de 2015 está entrando em sua reta final, com algumas competições chegando às suas últimas etapas de competição e algumas delas já conhecendo os seus campeões. E, como é costume em todo final de mês, é hora de mais uma edição da COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA, fazendo a tradicional avaliação do panorama do mundo do esporte a motor neste mês. Então, uma boa leitura a todos, com o velho esquema de sempre nas avaliações: EM ALTA (caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor vermelho-claro). E em outubro tem mais edição da Cotação Automobilística, podem apostar...



EM ALTA:

Scott Dixon campeão da IRL: contra tudo e contra todos, o piloto neozelandês da Chip Ganassi entrou de azarão na pista de Sonoma, na Califórnia, para a decisão do título da Indy Racing League 2015, e saiu de lá com a vitória e o título, para desespero de Juan Pablo Montoya, que veio liderando a competição desde a primeira corrida, e perdeu o título no critério de desempate por ter 2 vitórias contra 3 de Dixon. O neozelandês faturou o tetracampeonato e igualou-se a seu antigo parceiro Dario Franchiti como o único tetracampeão da categoria fundada em 1996. Como o escocês já se aposentou das pistas, Dixon agora ruma para se tornar o mais vitorioso e campeão da IRL, igualando-se aos grandes nomes da F-Indy original, dos quais o maior vitorioso é A. J. Foyt, com nada menos do que 7 títulos. Sem pensar em aposentadoria, Dixon pretende ir em busca de mais vitórias e títulos, e estejam certos de que ele vai conseguir.

Porsche no Mundial de Endurance: Depois de ver a Audi iniciar o campeonato deste ano vencendo, a Porsche reagiu vencendo as 24 Horas de Le Mans, e desde então não desceu mais do degrau mais alto do pódio, vencendo as etapas disputadas em Nurburgring e Austin, e deixando a Audi definitivamente para trás no atual campeonato. A Porsche já lidera o campeonato de construtores, com 220 pontos contra 184 da marca das quatro argolas, que ainda lidera o campeonato de pilotos com o trio Lotterer/Tréluyer/Fassler, mas os pilotos da rival estão chegando perto bem rápido, e poderão assumir a dianteira logo, logo.

Lewis Hamilton: O piloto inglês ruma firme para o tricampeonato, e após um percalço em Cingapura, onde enfrentou o seu primeiro abandono na temporada, Lewis partiu decidido para vencer a etapa do Japão, comandando a prova como quis, e reafirmar o seu domínio no campeonato deste ano. E ao vencer em Suzuka, Hamilton igualou o número de vitórias de seu grande ídolo Ayrton Senna, justamente na pista onde o piloto brasileiro conquistou seus 3 títulos na F-1. Para igualar-se ao brasileiro ainda mais, resta ser tricampeão, o que deve se efetivar antes mesmo do fim da temporada, e chegar ao seu número de poles, o que pode acontecer no próximo ano, se a Mercedes mantiver o seu ritmo de dominação. E Lewis deve se tornar também o piloto mais vitorioso da F-1 na atualidade se vencer as próximas duas corridas, quando chegaria então a 43 triunfos. Atualmente, Sebastian Vettel é o piloto com mais vitórias, 42, em atividade.

Pedro Piquet: O mais novo filho piloto de nosso tricampeão Nélson Piquet conquistou com sobras o bicampeonato da F-3 Brasil, com um retrospecto quase arrasador, tendo deixado de vencer apenas 2 das 12 corridas disputas até aqui. Piquet pai sabe que o filho teve à sua disposição o melhor equipamento da categoria, mas aproveitou a chance como deveria, preparando-se agora para trilhar o caminho do exterior, quando irá disputar em 2016 a F-3 Européia, onde sabe que o filho começará a mostrar realmente a sua capacidade como piloto. E fechar o título com antecipação já livrou o piloto da dor de cabeça de ter de defender o título de 2014 nas etapas que restam do campeonato, uma vez que ele se acidentou violentamente numa corrida da categoria GT3 Porsche Cup, e apesar de ter saído praticamente ileso, sofreu uma fratura na mão, e terá de ficar algumas semanas de molho em recuperação. E já começar o seu planejamento para 2016... onde o mais novo Piquet promete mostrar do que é capaz aos europeus.

Jorge Lorenzo: O piloto da equipe oficial da Yamaha continua lutando fortemente pelo campeonato da MotoGP deste ano, e depois de ficar sem marcar pontos em Misano, ele foi à luta e venceu a corrida em Aragón, obtendo o seu 6° triunfo na temporada, e ficando apenas 14 pontos atrás de seu companheiro de equipe Valentino Rossi, que vai precisar redobrar suas atenções na luta pelo campeonato da categoria. Lorenzo é o piloto que mais venceu no campeonato até agora, enquanto seu parceiro Rossi obteve apenas 3 vitórias, o mesmo que o atual bicampeão Marc Márquez. Ainda tem 4 provas até o fim da competição, e podem apostar que o espanhol da Yamaha pretende vir com tudo para esta reta final de campeonato. Valentino Rossi que se cuide...



NA MESMA:

Force India: Como está fica: seguindo o exemplo de várias outras escuderias, a equipe comandada por Vijay Mallya resolveu manter sua atual dupla de pilotos para o campeonato de F-1 de 2016. Primeiro foi Nico Hulkemberg a renovar, surpreendendo a muitos, que davam certa sua ida para a Porsche na Endurance; e agora foi o mexicano Sérgio Pérez a continuar no time na próxima temporada. Com a permanência de Sérgio, Mallya garante a permanência dos patrocinadores mexicanos à sua escuderia, e desprezar patrocínio nos dias de hoje é loucura, ainda mais com as finanças combalidas como está a escuderia...

Equipe Penske: O time do velho Roger viveu novamente a sina de dominar um campeonato na Indy Racing League, e perdê-lo na reta final. Will Power viveu isso por 3 anos consecutivos nos últimos tempos, Hélio Castro Neves também teve sua chance e sucumbiu na reta final, e agora foi Juan Pablo Montoya, que liderou todo o campeonato, ver o caneco escorregar de suas mãos na etapa final, em Sonoma, prova que foi vencida magistralmente por Scott Dixon, que faturou o tetracampeonato. A Penske foi o time mais poderoso do campeonato, mas foram várias as corridas onde a escuderia não conseguiu fazer valer a sua grande capacidade, com erros de estratégia, técnicos, e de seus pilotos. Chip Ganassi, que foi quem mais capitalizou com as derrotas da Penske nos últimos anos, agradece a Roger por mais um título, certo de que em 2016 haverá um novo duelo entre suas escuderias. Será que a Penske vai virar freguesa permanente, com o título de Power no ano passado sendo um resultado esporádico? A conferir no próximo ano...

McLaren/Honda: O time inglês e sua parceria nipônica continuam colecionando vexames na atual temporada. Se em Cingapura, pista de baixa velocidade onde Fernando Alonso e Jenson Button pensavam em conseguir algum resultado, o time viu seus dois carros apresentarem problemas de câmbio, em Suzuka, terra da Honda, foi ridículo ver os dois pilotos sendo ultrapassados com grande facilidade nas retas do circuito. Button chegou a sofrer uma ultrapassagem dupla nas mãos de Felipe Nasr e Max Verstappen, e Alonso, por mais que batalhasse, só conseguia adiar o inevitável. Sobrou até bronca de Alonso, ao mencionar no rádio que estava usando um motor de GP2, e não de um F-1, tamanha a falta de performance. Se é verdade que isso não pegou bem na Honda, também é verdade que a fábrica japonesa se superestimou em seu propalado retorno à categoria, certa de que iria enfrentar dificuldades na sua volta, mas não ao ponto de os carros equipados com seu motor largando a essa altura do campeonato quase que apenas à frente da Manor, que usa uma unidade Ferrari de 2014. A McLaren, por sua vez, também parece cair na real de que o chassi MP4/30 não é tão competitivo quando se poderia imaginar, pois também tem sofrido com quebras que só aumentaram os índices de abandonos da escuderia no ano. Se a situação não melhorar em 2016, a situação vai azedar em grande estilo, ou até pior...

Desrespeito da Globo para com os fãs de F-1: Desde que deixou de exibir os treinos de classificação das corridas na íntegra no ano passado, a emissora que detém os direitos da categoria máxima em nosso país vem indo de mal a pior. O cúmulo foram nas últimas duas provas, em Cingapura e no Japão. Na classificação na Cidade-Estado, a emissora transmitiu apenas metade do Q3, e no Japão, mesmo estando em plena madrugada no horário brasileiro, teriam sido cerca de 4 minutos, preferindo passar reprise do Rock in Rio que poderia ser jogado para após o horário do treino sem maiores problemas. Quem não tem acesso aos canais pagos do SporTV está fiando órfão de acompanhar os treinos de classificação, e não é de se admirar que o ibope da categoria esteja caindo, pois os fãs já começaram a protestar desligando a TV. E isso certamente vai dar à emissora a deixa cretina para largar de vez os treinos, sob alegação de não dar audiência. A Globo precisa mesmo levar alguns tombos para ver se aprende a fazer uma transmissão pelo menos séria...

Nico Rosberg: O piloto alemão da Mercedes vai ficando cada vez mais para trás na perseguição a Lewis Hamilton, e já vê Sebastian Vettel em seus calcanhares após a vitória do seu compatriota em Cingapura. A pole em Suzuka era uma chance de reverter a situação e mostrar a todos que ainda pode impedir, ou pelo menos dificultar o tricampeonato de Lewis, mas uma largada forte do inglês fez ruir as esperanças de vitória na corrida, e Nico precisou batalhar para pelo menos chegar em 2°, o que conseguiu fazer após duelar com Valtteri Bottas e Vetel na prova nipônica. Mas, com 48 pontos de desvantagem para seu companheiro de equipe, ou Nico pelo menos termina o campeonato de cabeça erguida, ou vai carregar em definitivo a pecha de segundo piloto na Mercedes, e talvez dizer adeus às suas esperanças de um dia ser campeão de F-1, e repetir o feito de seu pai, Keke Rosberg, que venceu o campeonato de 1982.



EM BAIXA:

Parceria Red Bull/Renault: O que muitos esperavam finalmente aconteceu, e a Red Bull e a Renault, mesmo tendo contrato válido até o fim de 2016, encerraram sua parceria na F-1, depois de muitos anos, em virtude dos maus resultados das últimas duas temporadas. Para a marca francesa, foi o desfecho da avalanche de críticas feitas pela escuderia dos energéticos, que não se conformou em virar coadjuvante no atual campeonato. Agora a Renault deve concretizar a recompra de seu antigo time oficial na categoria, atualmente batizado de Lotus, para centrar seus esforços de recuperação da imagem da marca na categoria máxima do automobilismo.

Toyota no Mundial de Endurance: Campeã de 2014, o time japonês vem tendo um desempenho sofrível na disputa do Mundial de Endurance deste ano, vendo não apenas a arquirrival Audi voltar a andar na sua frente, mas sendo literalmente atropelada pela velocidade da Porsche, que tem feito seus pilotos comerem poeira no campeonato. Só para fazer a comparação, a Toyota tem apenas 101 pontos no mundial de construtores, enquanto a Porsche já tem 220 pontos. Os japoneses já deram declarações que estão firmemente concentrados no campeonato do ano que vem, mostrando que não se deve esperar nenhuma reação deles este ano.

Brasil novamente fora do Mundial de Endurance: Não foi surpresa o Brasil não ter mantido sua etapa no campeonato de provas de longa duração no ano passado. A desculpa era de que Interlagos precisava passar pelas reformas necessárias para readequação de seu paddock para sediar as provas da F-1, e que a prova certamente voltaria ao calendário em 2016, já com a pista totalmente reformada. Bem, a direção do WEC divulgou o seu calendário para o próximo ano, e com uma boa notícia: ao invés das tradicionais 8 provas, serão 9 no próximo campeonato. Mas não será a etapa brasileira que irá ocupar esse novo lugar, e sim o México, onde os carros da Endurance irão competir no autódromo Hermanos Rodriguez, que este ano irá receber novamente a F-1. E asim, nosso país, que já deu o cano na Indycar, perdendo a etapa da categoria que deveria ter aberto o certame deste ano da IRL, nosso país vai ficando novamente de fora de outra competição automobilística internacional, e ainda se perguntam porque a MotoGP não volta para cá...

Brasileiros na IRL: O campeonato da Indy Racing League 2015 terminou, e para decepção da torcida, nossos pilotos não conseguiram vencer nenhuma corrida na competição esse ano. Tony Kanaan passou longe da briga pelo título, e ainda viu o parceiro Scott Dixon faturar o tetracampeonato, enquanto Hélio Castro Neves teve de ver seu companheiro Juan Pablo Montoya quase conquistar o título, e ver também Will Power terminar o certame melhor colocado. A última vez que isso aconteceu foi em 2011, onde também Tony e Helinho passaram toda a temporada sem vencer. Apesar do ano vago sem vitórias, ambos estão firmes em seus times e garantidos para a temporada de 2016 da categoria, e sem perspectivas de pretenderem se aposentar a curto prazo.

Marc Márquez: O atual bicampeão da MotoGP mostra que está andando o que pode e o que não pode nesta temporada, enfrentando uma oposição mais cerrada dos pilotos da equipe oficial da Yamaha. O resultado é que a "Formiga Atômica" vem beijando o chão com muita frequência na temporada, e em Aragón, na Espanha, palco da última etapa, acabou repetindo a dose, para profunda irritação do piloto da Honda, logo no início da corrida, após perder a dianteira com uma largada levemente lenta, perdendo a ponta para Jorge Lorenzo, que partia a seu lado. Com este abandono, Márquez praticamente dá adeus à luta pelo tricampeonato, estando 79 pontos atrás de Valentino Rossi, e com apenas 4 corridas para encerrar a competição deste ano. Seria preciso que ambos os pilotos da Yamaha abandonassem 3 corridas cada um para Marc voltar firme à disputa, cenário altamente improvável de acontecer. O mais jovem bicampeão da categoria precisa domar um pouco sua agressividade, e num campeonato mais ferrenhamente disputado, manter a cabeça fria para evitar erros como o da última etapa. Que leve estes conhecimentos para disputar o tricampeonato em 2016, ou pelo menos aproveite para infernizar os rivais ainda este ano, para mostrar que não é bicampeão por acaso...

 

Nenhum comentário: