quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

FLYING LAPS - JANEIRO DE 2015



            E o ano de 2015 mal começou, e janeiro já foi embora. Nestas horas, o tempo parece andar mais rápido do que um carro de corridas. E como é de praxe em todo início de mês, eis aqui a mais nova edição da Flying Laps, com algumas notas rápidas de alguns acontecimentos do mundo da velocidade neste início de ano que não puderam ser analisados nas colunas regulares. Uma boa leitura a todos, e até a próxima edição da Flying Laps do mês que vem...


A Fórmula-E disputou no último dia 10 de janeiro sua 4ª etapa, nas ruas de Buenos Aires, e assim como havia mostrado na etapa anterior, em Punta del Este, no Uruguai, foi uma corrida e tanto, com várias surpresas e disputas entre os pilotos até a bandeirada. E, pela 4ª vez consecutiva, o certame apresentou um vencedor diferente. Desta vez, foi o português António Félix da Costa, da equipe Amlin Aguri. O pódio foi completado por Nicolas Prost, da E.Dams, na 2ª colocação, e com Nelsinho Piquet, da China Racing em 3° lugar. A etapa argentina da competição não foi muito boa para Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi. Ambos acabaram abandonando depois de enfrentarem quebras nas suspensões de seus carros. Buemi, que largara na pole na etapa, vinha se mantendo na liderança da corrida, e já vinha com o piloto brasileiro em seu calcanhar, quando atacou demais uma zebra e danificou sua suspensão, indo parar no muro, e dando adeus às chances de se aproximar de Lucas na classificação. Só que Di Grassi não pôde comemorar por muito tempo: quando tinha tudo para vencer pela segunda vez no campeonato, o brasileiro da equipe Audi Abt também acabou tendo uma quebra de suspensão, e tendo o seu primeiro abandono no certame. Vencedor da segunda corrida, na Malásia, Sam Bird também teve uma corrida complicada em virtude de ter recebido uma punição de drive through por ter feito sua parada para troca de carros abaixo do tempo mínimo estipulado, e com isso, perdendo as chances de vitória, terminando apenas em 7° lugar. Mas o que deixou a platéia alucinada foram as disputas de posição nas voltas finais, com vários pilotos partindo para o tudo ou nada uns contra os outros, com várias ultrapassagens entre eles, algumas bem-sucedidas, outras nem tanto. Houve quem passasse, alguns escaparam da linha ideal e ao invés de passarem, acabaram sendo passados. Com os pilotos centrados na disputa, vários nem sabiam em que posição estavam na bandeirada de chegada. O público aplaudiu os competidores, e a F-E mostra que conforme avança seu campeonato, vai melhorando cada vez mais. A próxima corrida será no dia 14 de março, em Miami, nos Estados Unidos.


Depois de três etapas subindo ao pódio, com uma vitória, um segundo e um terceiro lugares, o brasileiro Lucas Di Grassi não gostou do abandono que sofreu na etapa da Argentina da F-E. Lucas chamou atenção para o fato da suspensão de seu carro e do indiano Karun Chandhok terem quebrado sem terem sido forçadas demais, cobrando maior atenção quanto à durabilidade dos componentes dos chassis, que são fabricados pela Dallara, em nome da segurança. Largando na 5ª colocação, Lucas foi para cima dos adversários, e era o 2° colocado quando a pressão em cima do líder Sébastien Buemi deu resultado, com o suíço passando em cima de uma zebra e comprometendo sua suspensão dianteira. Diante do azar do abandono algumas voltas depois pelo defeito que comprometeu a suspensão de seu carro, o brasileiro ainda saiu de Buenos Aires no lucro, uma vez que nenhum de seus perseguidores diretos no campeonato teve bom desempenho na etapa argentina da competição. Com isso, Lucas ainda lidera o certame, com 58 pontos. Sam Bird, da Virgin, assumiu a vice-liderança, com 48 pontos; Sébastien Buemi vem a seguir, com 43 pontos. Com o 2° lugar em Buenos Aires, Nicolas Prost assumiu a 4ª posição, com 42 pontos. O pódio em Buenos Aires alçou Nelsinho Piquet à 5ª posição, com 37 pontos. Com o triunfo na Argentina, António Félix da Costa foi a 29 pontos, assumindo a 6ª colocação.


Depois de passar em branco nas duas primeiras etapas, Bruno Senna vem se recuperando no certame da F-E. Bruno marcou seus primeiros pontos em Punta Del Este, com um 5° lugar, e em Buenos Aires, foi o 4° colocado, marcando mais 10 pontos, e ocupando no momento a 11ª posição, com 18 pontos, empatado com seu colega de equipe, o indiano Karun Chandhok. Mas tanto no Uruguai quanto na Argentina, Senna teve de largar das última colocações para fazer corridas de recuperação, e vem demonstrando grande capacidade neste procedimento. A hora em que tiver condições de largar mais à frente, sem enfrentar problemas, poderá ser um dos candidatos à vitória. E a categoria mostra que tem bom equilíbrio entre seus participantes, portanto, novos vencedores poderão surgir nas etapas seguintes da competição.


A crise econômica também anda rondando o continente americano. A Chip Ganassi, um dos maiores times da Indy Racing League, precisou apertar o cinto neste primeiro mês de 2015. Foram cerca de 10 funcionários demitidos, e embora possa parecer pouco, a dispensa destes profissionais indica que a escuderia deve disputar o certame deste ano apenas com 3 carros, ao contrário dos 4 com os quais competiu nos últimos anos. Um sinal claro da redução de verba está no fato de que este ano a Target, parceira da escuderia desde a sua estréia na Fórmula Indy original, no início da década de 1990, só manterá seu patrocínio para o carro de Scott Dixon. Tony Kanaan, que no ano passado também correu com as cores da Target, terá seu bólido este ano patrocinado pela NTT Data, que em 2014 apoiou o 4° carro do time, conduzido por Ryan Briscoe, que não teve o contrato renovado para esta temporada. Charlie Kimball, que corre com apoio de empresas do setor farmacêutico (o piloto é diabético), está garantido na temporada 2015 na escuderia. Não deixa de ser um sinal preocupante das dificuldades financeiras que o mundo do esporte a motor passa, quando uma escuderia de ponta de uma categoria precisa apertar o cinto diante de uma falta de patrocinadores...


O Mundial de Rali de 2015 já disputou sua primeira etapa, e o vencedor foi, de novo, Sébastien Ogier, que inicia o ano mostrando aos concorrentes que vai lutar pelo tricampeonato. A etapa de Monte Carlo, que abre o campeonato de off-road, aliás, viu o triunfo por completo da equipe da Volkswagen. Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, companheiros de Ogier na equipe alemã, ficaram em 2° e 3° lugares na competição. Latvala finalizou as 15 etapas com cerca de 58 minutos de desvantagem para o atual bicampeão. Mikkelsen, por sua vez, fechou a prova com mais de 2 horas de desvantagem para o vencedor. Um dos destaques da prova foi o retorno de Sébastien Loeb, que iniciou a competição exibindo a velha forma, terminando o primeiro dia da competição na liderança, e certamente assustando o time de Ogier, ainda que por uma vantagem mínima sobre o atual campeão da categoria. Mas no segundo dia de competição, Loeb teve problemas, e ao acertar uma pedra, danificou seu carro e perdeu muitas posições, caindo para 15°, e tornando impossível uma recuperação na competição a ponto de disputar a vitória: acabou em 8° lugar, com mais de 8 horas de desvantagem para Ogier, que certamente agradeceu pelo providencial azar ao rival.


Quem também começou o ano de forma atribulada no Mundial de Rali foi Robert Kubica. O polonês mostrou grande velocidade com seu carro, mas problemas elétricos comprometeram as chances de obter um bom resultado na classificação final. E, no último dia, talvez para não perder o hábito, como estão dizendo os piadistas, Robert ainda se acidentou com o carro, mas felizmente sem sofrer maiores danos além de amassar toda a lateral direita do veículo, mas saindo tanto ele quanto seu navegador sem um arranhão sequer...


A equipe oficial da Yamaha apresentou no último dia 28 em Madri, na Espanha, o seu modelo 2015 que será conduzido por Valentino Rossi e Jorge Lorenzo na temporada deste ano da MotoGP. O objetivo é destronar o atual bicampeão da categoria, Marc Márquez. Rossi e Lorenzo, bem como todo o time da Yamaha, estão empolgados e decididos, mas falta combinar com o piloto da Honda, que certamente tem outras idéias na cabeça...

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