quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FLYING LAPS - JULHO DE 2014



            Já estamos em agosto, e como é costume no início de cada mês, está na hora da seção Flying Laps, trazendo algumas notas sobre o que andou ocorrendo no mundo do esporte a motor neste mês que se passou. Uma boa leitura para todos, e até a sessão do mês que vem, com uma nova leva de comentários rápidos...


O mais novo Piquet das pistas continua fazendo a concorrência comer poeira no campeonato da F-3 Brasil. Na rodada dupla disputada no autódromo de Curitiba, Pedro Piquet venceu as duas corridas, disparando na liderança do campeonato. Foram 10 corridas disputadas até agora, todas em rodadas duplas, e o filho do tricampeão de F-1 Nélson Piquet só não venceu nenhuma prova na rodada dupla disputada em Interlagos, no dia 25 de maio, onde os vitoriosos foram Lukas Moraes e Renan Guerra, que para felicidade de Pedrinho, estão longe de alcançarem-no na classificação do campeonato. Quem ocupa a vice-liderança da competição é Bruno Etman, com 81 pontos. Lukas Moraes é o 3° colocado, com 77 pontos, seguido por Artur Fortunato, com apenas 51 pontos. Se Pedrinho tem a seu favor a competência e estrutura da equipe Cesário Fórmula, é bem verdade que o garoto vem cumprindo sua obrigação de forma quase impecável, e mostrando que o clã Piquet tem mais uma promessa que poderá despontar em breve no automobilismo internacional. Resta esperar que Piquet pai oriente o garoto de forma a evitar que ele caia nas armadilhas desonestas que acabaram por vitimar seu irmão mais velho Nélson Ângelo Piquet, cuja carreira, que parecia bem encaminhada na Nascar, está no momento meio parada. A F-3 Brasil reúne-se novamente no início de setembro, com uma nova rodada dupla que será disputada no circuito do Velopark, no Rio Grande do Sul.


Quem também está arrasando a concorrência é Leandro Totti, que no campeonato 2014 da F-Truck nacional, venceu todas as corridas do certame até agora. Em Cascavel, 5ª etapa do calendário, o piloto averbou sua 5ª vitória consecutiva, deixando toda a concorrência comendo poeira de seu potente caminhão Volkswagen. Totti tem 152 pontos na classificação, enquanto o vice-líder, Felipe Giaffone, acumula 89 pontos. Em 3° lugar, Wellington Cirino está ainda mais atrás, com 79 pontos. Totti já garantiu por antecipação o título da F-Truck Sul-Americana, que ainda tem uma prova para fechar o certame, e muito provavelmente encerrará em breve a fatura pelo título do campeonato nacional da categoria, que ainda tem outras 5 etapas para serem disputadas. Se a concorrência não reagir, Leandro pode fechar a conquista na etapa de Córdoba ou Guaporé, dependendo dos resultados. No campeonato de marcas, a disputa está mais equilibrada, com a Volkswagen liderando com 217 pontos, apenas 4 a mais que a Mercedes, com 213. A Scania, 3ª colocada, contabiliza somente 89 pontos. Os caminhões entram novamente na pista no dia 17 de agosto, no circuito do Velopark.


Nos primeiros testes coletivos realizados pela nova F-E, a categoria de monopostos de carros elétricos cujo campeonato começa no segundo semestre, o suíço Sébastien Buemi e o brasileiro Lucas Di Grassi foram os grandes destaques. O suíço, defendendo a Dams, foi o mais veloz em 3 dos 4 dias de testes realizados no circuito inglês de Donington Park. Lucas foi o mais rápido no outro dia, defendendo o time da Audi. Outro brasileiro presente nos testes foi Bruno Senna, defendendo a escuderia Mahindra, mas sem ter obtido tempos muito expressivos, justificando por estar mais empenhado em descobrir os acertos do carro do que apenas conseguir voltas rápidas. Bruno ainda lembrou que a pista de Donington não sediará nenhuma etapa do campeonato da F-E, e por isso, ajustes para voltas mais velozes neste circuito serão de pouca valia. O campeonato de carros elétricos começa no dia 13 de setembro, com a primeira corrida, a ser disputada em Pequim, na China. O certame terá 10 etapas, com seu encerramento de seu primeiro campeonato ocorrendo no dia 25 de junho do ano que vem em Londres. O Brasil não terá uma etapa na competição, mas em contrapartida, Uruguai e Argentina sediarão corridas, marcadas para os dias 13 de dezembro deste ano e 10 de janeiro de 2015, respectivamente. Dez times disputarão a competição, com nomes de destaque no mundo do automobilismo, e a premissa é mostrar que os carros elétricos são o futuro da indústria e da competição automotiva, ajudando a construir um mundo mais saudável e com menos poluição.


Mais uma etapa da MotoGP, e mais uma vitória de Marc Márquez. Desta vez, o palco foi a pista de Sachsenring, na Alemanha, que viu a 9ª vitória consecutiva do atual campeão da categoria, que rumo implacável para o bicampeonato frente à impotente concorrência, que apesar de dar combate em algumas corridas, tem de se contentar em disputar apenas o 2° lugar. No caso da prova alemã, quem foi o melhor do "resto" foi Dani Pedrosa, que novamente à sombra de seu companheiro de equipe, garantiu pelo menos mais uma dobradinha para a Honda, e ainda por cima, retomou a vice-liderança do campeonato, que estava com Valentino Rossi, da Yamaha. Desta vez, quem comboiou a dupla da Honda foi Jorge Lorenzo, que conseguiu seu 3° pódio na temporada, e vem em uma apagada 4ª colocação no campeonato. Com 9 corridas ainda pela frente, muita coisa ainda pode acontecer, mas no ritmo que Márquez segue, mesmo que ele não marque pontos nas próximas 3 provas, ainda assim não perde a liderança do campeonato, tal é o seu avanço na liderança da competição. A próxima corrida é dia 10 de agosto, no traçado misto de Indianápolis.


Direção nova, problemas velhos. A Caterham foi vendida por Tony Fernandes no início do mês de julho, e a primeira consequência foi a demissão de 40 integrantes do time de F-1. Bem, os demitidos resolveram processar a escuderia na justiça britânica, alegando não-pagamento de salários, além de outros direitos, como o aviso prévio. Em resposta, a nova direção da Caterham, que é encabeçada por Colin Kolles, resolveu processar os ex-funcionários, acusando-os de causar "prejuízo" à "imagem" da marca, e de darem declarações mentirosas com o objetivo de denegrir a escuderia. Certamente, é uma bela maneira de se começar a nova administração do time de F-1, que já tinha seus próprios problemas para resolver, e que não precisava de mais um para deixar o ambiente mais tenso do que já andava, ocupando a última posição na classificação de construtores. E diga-se de passagem, a nova direção, que já não inspirava muito otimismo, mostra que vai demorar até o time, que já foi considerado o mais promissor das escuderias nanicas que estrearam em 2010, recuperar o entusiasmo e a perspectiva de crescimento que já exibiu um dia...


A etapa de Pocono da Indy Racing League pode dar adeus ao calendário da categoria. Segundo os organizadores, o público foi abaixo do esperado, e a prova não teria tido lucro, ou este foi muito abaixo do que se previa. O fato da organização não ter divulgado os números do público das duas etapas disputadas desde o retorno no ano passado, indica que a situação não é das melhores, e que embora tenham assinado um contrato de 3 anos, estariam tentando chegar a um acordo com a direção da Indycar para rescindir o acordo sem multa a ser paga. Uma pena, porque a pista trioval de alta velocidade é um dos ovais mais desafiadores da categoria, e as duas provas disputadas em 2013 e 2014 mostraram grandes disputas. Espero firmemente que Pocono continue no calendário e possa se tornar viável, pois assim a "Tríplice Coroa" da competição da IRL mantém seus superspeedways com características particulares próprias: Pocono é um circuito trioval; Indianápolis é uma pista retangular; e Fontana é um oval mais redondo. Todas pistas de altíssima velocidade, e com personalidades distintas umas das outras, tornando o desafio da competição nelas totalmente distintos. Talvez seja preciso trabalhar mais a divulgação da corrida, afinal, a Nascar corre em Pocono há anos, e sempre teve um público excelente. Verdade que a stock americana é a rainha de público e popularidade, mas quem curte corridas na pista trioval bem que poderia dar mais algumas chances à Indy. Esperemos por boas novidades a respeito...
 



Nenhum comentário: