Já
estamos em agosto, e como é costume no início de cada mês, está na hora da
seção Flying Laps, trazendo algumas notas sobre o que andou ocorrendo no mundo
do esporte a motor neste mês que se passou. Uma boa leitura para todos, e até a
sessão do mês que vem, com uma nova leva de comentários rápidos...
O mais novo Piquet das pistas continua fazendo a concorrência comer
poeira no campeonato da F-3 Brasil. Na rodada dupla disputada no autódromo de
Curitiba, Pedro Piquet venceu as duas corridas, disparando na liderança do
campeonato. Foram 10 corridas disputadas até agora, todas em rodadas duplas, e
o filho do tricampeão de F-1 Nélson Piquet só não venceu nenhuma prova na
rodada dupla disputada em Interlagos, no dia 25 de maio, onde os vitoriosos
foram Lukas Moraes e Renan Guerra, que para felicidade de Pedrinho, estão longe
de alcançarem-no na classificação do campeonato. Quem ocupa a vice-liderança da
competição é Bruno Etman, com 81 pontos. Lukas Moraes é o 3° colocado, com 77
pontos, seguido por Artur Fortunato, com apenas 51 pontos. Se Pedrinho tem a
seu favor a competência e estrutura da equipe Cesário Fórmula, é bem verdade
que o garoto vem cumprindo sua obrigação de forma quase impecável, e mostrando
que o clã Piquet tem mais uma promessa que poderá despontar em breve no automobilismo
internacional. Resta esperar que Piquet pai oriente o garoto de forma a evitar
que ele caia nas armadilhas desonestas que acabaram por vitimar seu irmão mais
velho Nélson Ângelo Piquet, cuja carreira, que parecia bem encaminhada na
Nascar, está no momento meio parada. A F-3 Brasil reúne-se novamente no início
de setembro, com uma nova rodada dupla que será disputada no circuito do
Velopark, no Rio Grande do Sul.
Quem também está arrasando a concorrência é Leandro Totti, que no
campeonato 2014 da F-Truck nacional, venceu todas as corridas do certame até
agora. Em Cascavel, 5ª etapa do calendário, o piloto averbou sua 5ª vitória
consecutiva, deixando toda a concorrência comendo poeira de seu potente
caminhão Volkswagen. Totti tem 152 pontos na classificação, enquanto o
vice-líder, Felipe Giaffone, acumula 89 pontos. Em 3° lugar, Wellington Cirino
está ainda mais atrás, com 79 pontos. Totti já garantiu por antecipação o
título da F-Truck Sul-Americana, que ainda tem uma prova para fechar o certame,
e muito provavelmente encerrará em breve a fatura pelo título do campeonato
nacional da categoria, que ainda tem outras 5 etapas para serem disputadas. Se
a concorrência não reagir, Leandro pode fechar a conquista na etapa de Córdoba
ou Guaporé, dependendo dos resultados. No campeonato de marcas, a disputa está
mais equilibrada, com a Volkswagen liderando com 217 pontos, apenas 4 a mais que a Mercedes, com 213. A Scania, 3ª colocada, contabiliza
somente 89 pontos. Os caminhões entram novamente na pista no dia 17 de agosto,
no circuito do Velopark.
Nos primeiros testes coletivos realizados pela nova F-E, a categoria de
monopostos de carros elétricos cujo campeonato começa no segundo semestre, o
suíço Sébastien Buemi e o brasileiro Lucas Di Grassi foram os grandes
destaques. O suíço, defendendo a Dams, foi o mais veloz em 3 dos 4 dias de
testes realizados no circuito inglês de Donington Park. Lucas foi o mais rápido
no outro dia, defendendo o time da Audi. Outro brasileiro presente nos testes
foi Bruno Senna, defendendo a escuderia Mahindra, mas sem ter obtido tempos
muito expressivos, justificando por estar mais empenhado em descobrir os
acertos do carro do que apenas conseguir voltas rápidas. Bruno ainda lembrou
que a pista de Donington não sediará nenhuma etapa do campeonato da F-E, e por
isso, ajustes para voltas mais velozes neste circuito serão de pouca valia. O
campeonato de carros elétricos começa no dia 13 de setembro, com a primeira
corrida, a ser disputada em Pequim, na China. O certame terá 10 etapas, com seu
encerramento de seu primeiro campeonato ocorrendo no dia 25 de junho do ano que
vem em Londres. O Brasil não terá uma etapa na competição, mas em
contrapartida, Uruguai e Argentina sediarão corridas, marcadas para os dias 13
de dezembro deste ano e 10 de janeiro de 2015, respectivamente. Dez times
disputarão a competição, com nomes de destaque no mundo do automobilismo, e a
premissa é mostrar que os carros elétricos são o futuro da indústria e da competição
automotiva, ajudando a construir um mundo mais saudável e com menos poluição.
Mais uma etapa da MotoGP, e mais uma
vitória de Marc Márquez. Desta vez, o palco foi a pista de Sachsenring, na
Alemanha, que viu a 9ª vitória consecutiva do atual campeão da categoria, que
rumo implacável para o bicampeonato frente à impotente concorrência, que apesar
de dar combate em algumas corridas, tem de se contentar em disputar apenas o 2°
lugar. No caso da prova alemã, quem foi o melhor do "resto" foi Dani
Pedrosa, que novamente à sombra de seu companheiro de equipe, garantiu pelo
menos mais uma dobradinha para a Honda, e ainda por cima, retomou a
vice-liderança do campeonato, que estava com Valentino Rossi, da Yamaha. Desta
vez, quem comboiou a dupla da Honda foi Jorge Lorenzo, que conseguiu seu 3°
pódio na temporada, e vem em uma apagada 4ª colocação no campeonato. Com 9
corridas ainda pela frente, muita coisa ainda pode acontecer, mas no ritmo que
Márquez segue, mesmo que ele não marque pontos nas próximas 3 provas, ainda
assim não perde a liderança do campeonato, tal é o seu avanço na liderança da
competição. A próxima corrida é dia 10 de agosto, no traçado misto de
Indianápolis.
Direção nova, problemas velhos. A Caterham
foi vendida por Tony Fernandes no início do mês de julho, e a primeira
consequência foi a demissão de 40 integrantes do time de F-1. Bem, os demitidos
resolveram processar a escuderia na justiça britânica, alegando não-pagamento
de salários, além de outros direitos, como o aviso prévio. Em resposta, a nova
direção da Caterham, que é encabeçada por Colin Kolles, resolveu processar os
ex-funcionários, acusando-os de causar "prejuízo" à
"imagem" da marca, e de darem declarações mentirosas com o objetivo
de denegrir a escuderia. Certamente, é uma bela maneira de se começar a nova
administração do time de F-1, que já tinha seus próprios problemas para
resolver, e que não precisava de mais um para deixar o ambiente mais tenso do
que já andava, ocupando a última posição na classificação de construtores. E
diga-se de passagem, a nova direção, que já não inspirava muito otimismo,
mostra que vai demorar até o time, que já foi considerado o mais promissor das
escuderias nanicas que estrearam em 2010, recuperar o entusiasmo e a
perspectiva de crescimento que já exibiu um dia...
A etapa de Pocono da Indy Racing League
pode dar adeus ao calendário da categoria. Segundo os organizadores, o público
foi abaixo do esperado, e a prova não teria tido lucro, ou este foi muito
abaixo do que se previa. O fato da organização não ter divulgado os números do
público das duas etapas disputadas desde o retorno no ano passado, indica que a
situação não é das melhores, e que embora tenham assinado um contrato de 3
anos, estariam tentando chegar a um acordo com a direção da Indycar para
rescindir o acordo sem multa a ser paga. Uma pena, porque a pista trioval de
alta velocidade é um dos ovais mais desafiadores da categoria, e as duas provas
disputadas em 2013 e 2014 mostraram grandes disputas. Espero firmemente que
Pocono continue no calendário e possa se tornar viável, pois assim a
"Tríplice Coroa" da competição da IRL mantém seus superspeedways com
características particulares próprias: Pocono é um circuito trioval;
Indianápolis é uma pista retangular; e Fontana é um oval mais redondo. Todas
pistas de altíssima velocidade, e com personalidades distintas umas das outras,
tornando o desafio da competição nelas totalmente distintos. Talvez seja
preciso trabalhar mais a divulgação da corrida, afinal, a Nascar corre em
Pocono há anos, e sempre teve um público excelente. Verdade que a stock
americana é a rainha de público e popularidade, mas quem curte corridas na
pista trioval bem que poderia dar mais algumas chances à Indy. Esperemos por
boas novidades a respeito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário