quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

FLYING LAPS - NOVEMBRO DE 2013



            O fim do ano está chegando, e é hora de trazer algumas notas rápidas do mundo do automobilismo sobre acontecimentos do último mês, em mais uma edição da "Flying Laps". Uma boa leitura a todos, e mês que vem tem mais...


Jorge Lorenzo venceu a última etapa da MotoGP 2013, no circuito de Valência, finalizando o campeonato com nada menos do que 8 vitórias. Mas quem comemorou mesmo foi o garoto prodígio Marc Márquez, que com o 3° lugar na última corrida, faturou o título da competição, e tornou-se o mais jovem campeão da história da categoria. Com 6 vitórias em seu ano de estréia na categoria máxima do motociclismo, Márquez é o primeiro piloto a vencer o campeonato de estréia desde que Kenny Roberts faturou o título em seu primeiro campeonato na categoria, disputado em 1978. A vitória de Lorenzo apenas confirmou o seu vice-campeonato, que já estava garantido desde a corrida anterior. Precisando no máximo de um 4° lugar, Márquez chegou a disputar a vitória com Lorenzo, que teve duelos renhidos com Dany Pedrosa pela liderança da corrida no seu início, mas esfriou a cabeça, controlou seu ímpeto, e firmou-se na 3ª colocação, enquanto via o parceiro da Honda voltar à luta contra o piloto da Yamaha. Pedrosa terminou em 2° lugar, e foi 3° colocado na classificação final do campeonato. Valentino Rossi mais uma vez ficou à sombra do trio de espanhóis, e acabou em 4° lugar, mesma posição na classificação geral. Marc Márquez encerrou o ano com 334 pontos, Jorge Lorenzo, vice-campeão, finalizou com 330 pontos; Dany Pedrosa teve 300 pontos; e Valentino Rossi, 237 pontos. Agora, é partir para 2014.


Campeão do WRC2, Robert Kubica foi convidado pela Citroen para participar da prova final da divisão principal do Mundial de Rali, no País de Gales. E o polonês não teve uma boa estréia: capotou duas vezes com seu carro, uma na etapa disputada na sexta-feira, e depois, no sábado, depois de bater em uma curva. Felizmente, tanto Kubica quanto seu navegador, Michele Ferrara, não se feriram em ambos os acidentes, onde o prejuízo maior mesmo foi com o carro, que precisou ser todo consertado depois do acidente da sexta-feira pelos mecânicos do time, apenas para vê-lo novamente detonado logo no sábado. O segundo acidente forçou a Citroen a desistir de continuar na competição com Kubica. Seu outro piloto, o espanhol Dani Sordo, fechou o rali na 6ª posição. Kubica negocia com a Citroen para pilotar no campeonato do Mundial de Rali em 2014, e via na sua participação nesta etapa final do certame de 2013 uma boa chance de mostrar serviço para a fábrica francesa. Pelo visto, o polonês continua meio propenso a sofrer acidentes com carros da competição, embora o maior problema nesta ocasião tenha sido a falta de maior intimidade de Kubica com o navegador Ferrara, pois foi a primeira vez que trabalharam juntos. Resta saber se, mesmo com estes incidentes, Kubica ainda será o escolhido pela Citroen para comandar o time na próxima temporada. Mas a fábrica francesa não pode bobear, porque segundo consta, a Ford também estaria interessada em contar com os serviços do polonês em 2014, então... Perguntado se ainda tem sonhos de retornar à F-1, Robert foi enfático ao dizer que continua sonhando com isso, mas que as limitações físicas que ficaram das sequelas do acidente que quase o matou há 3 anos praticamente inviabilizam seu retorno aos monopostos. Tudo indica que Kubica está feliz na competição de rali, e ele deve investir neste novo passo de sua carreira, para desilusão daqueles que gostariam de vê-lo novamente na F-1. Mas Kubica precisa se benzer, pois já andou sofrendo vários acidentes desde que passou a disputar provas de rali no seu retorno às competições automobilísticas. Felizmente, até agora não sofreu praticamente nada, mas para quem quase morreu há algum tempo em decorrência de um violento acidente neste tipo de competição, precisa torcer para não se acidentar feio novamente. Ah, e só para constar, Sébastien Ogier, que já havia conquistado o título do Mundial de Rali deste ano, venceu o Rali da Grã-Bretanha, coroando com chave de ouro seu campeonato. E a Volkswagen fez dobradinha nesta prova final, com a segunda posição de Jari-Matti Latvala, que terminou o campeonato em 3° lugar. Com a 3ª colocação no País de Gales, Thierry Neuville conquistou o vice-campeonato, com 158 pontos, contra 144 de Latvala. Ogier terminou o ano com 265 pontos.


Além de estar sendo cortejado por Citroen e Ford, Robert Kubica também pode optar por seguir carreira na Endurance, e já teria até equipe procurando pelo polonês para assinar contrato. Pelo lado da Ford, a fábrica americana fala em oferecer um modelo Fiesta, já com as devidas adaptações para as condições físicas de Kubica, o que estaria motivando a Citroen a fazer oferta similar a fim de não perder o piloto para a concorrência. Para a Citroen é ponto de honra voltar a ter um piloto mais capacitado em seus carros, uma vez que Sébastien Loeb fez muita falta, e Mikko Hirvonen deve se mudar para outra escuderia em 2014, deixando o time francês sem um nome satisfatório para defender a fábrica no Mundial de Rali do ano que vem. Kubica está com várias opções na mão, resta saber qual vai escolher...


E o suíço Fabio Leimer faturou o título da GP2 de 2013. Felipe Nasr, que começou o ano como um dos favoritos ao título, terminou o campeonato apenas em 4° lugar, sem conseguir vencer nenhuma corrida durante todo o ano. Nas últimas etapas, tanto o brasileiro como o inglês James Calado, também considerado um dos favoritos na competição, acabaram atropelados pela ascenção meteórica de Leimer e do inglês Sam Bird. Bird acabou ficando com o vice-campeonato, com 181 pontos, contra os 201 do campeão Fabio Leimer. Calado ficou em 3° lugar, com 157 pontos. Felipe Nasr, em 4°, teve 154 pontos. Agora é pensar em 2014, e neste objetivo, o piloto brasileiro está em negociação para ser piloto de testes/reserva de alguma escuderia de F-1, visando participar de treinos na próxima temporada, e em 2015, tentar ser titular. Calado, por sua vez, já foi piloto de testes da Force India neste ano. Curiosamente, tanto Fabio Leimer quanto Sam Bird pouco são comentados pelos times da F-1 quanto a possibilidade de contratações para futuro próximo, situação definitivamente constrangedora para uma categoria que foi criada visando ser o acesso de pilotos para F-1, e que nos primeiros anos, sempre conseguiu que seus campeões pulassem para a categoria máxima do automobilismo...


Michael Andretti confirmou a contratação do colombiano Carlos Muñoz para ser titular de sua escuderia na temporada 2014 da Indy Racing League. O colombiano entra no lugar que este ano foi do venezuelano Ernesto Viso. Muñoz disputou este ano a Indy500 pelo time de Michael e causou muito boa impressão, tendo corrido também na etapa de encerramento do campeonato, em Fontana. Nesta última corrida, entretanto, Carlozs teve um problema mecânico e acabou acertando o muro, mas vinha mostrando ótimo desempenho. A Andretti Autosport praticamente fechou sua formação para a temporada 2014, mantendo os já contratados Marco Andretti, Ryan Hunter-Heay, e James Hinchcliffe, reforçados agora com a contratação de Carlos Muñoz. O time também passará a usar motores da Honda no lugar dos Chevrolet utilizados nos dois últimos campeonatos.


Com a aposentadoria de Dario Franchiti, a Ganassi tem a vaga mais cobiçada em aberto no mercado na IRL. Chip Ganassi cogita nomes para a vaga, e sua preferência é por um piloto experiente, que saiba encarar a pressão de guiar por um dos principais times da categoria americana. Um dos nomes seria do escocês Paul Di Resta, que já não terá seu contrato renovado com a equipe Force India na F-1. Paul, aliás, é primo de Franchiti, e isso poderia dar um incentivo para a contratação do escocês por Chip Ganassi. Mas Chip não é de se levar por sentimentalismos, e apesar da chance existir, Di Resta vai ter de provar que merece a vaga. Mas não deixaria de ser uma contratação interessante. Mas é inegável que, com a aposentadoria de Franchiti, a Ganassi perde uma de suas grandes forças para a próxima temporada. Mesmo assim, o time do velho Chip virá forte em 2014, com o novo tricampeão Scott Dixon, e o brasileiro Tony Kanaan, além de contar com Charlie Kimball.
 



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