O
fim do ano está chegando, e é hora de trazer algumas notas rápidas do mundo do
automobilismo sobre acontecimentos do último mês, em mais uma edição da
"Flying Laps". Uma boa leitura a todos, e mês que vem tem mais...
Jorge Lorenzo venceu a última etapa da MotoGP 2013, no circuito de
Valência, finalizando o campeonato com nada menos do que 8 vitórias. Mas quem
comemorou mesmo foi o garoto prodígio Marc Márquez, que com o 3° lugar na
última corrida, faturou o título da competição, e tornou-se o mais jovem
campeão da história da categoria. Com 6 vitórias em seu ano de estréia na
categoria máxima do motociclismo, Márquez é o primeiro piloto a vencer o
campeonato de estréia desde que Kenny Roberts faturou o título em seu primeiro
campeonato na categoria, disputado em 1978. A vitória de Lorenzo apenas confirmou o
seu vice-campeonato, que já estava garantido desde a corrida anterior.
Precisando no máximo de um 4° lugar, Márquez chegou a disputar a vitória com
Lorenzo, que teve duelos renhidos com Dany Pedrosa pela liderança da corrida no
seu início, mas esfriou a cabeça, controlou seu ímpeto, e firmou-se na 3ª
colocação, enquanto via o parceiro da Honda voltar à luta contra o piloto da
Yamaha. Pedrosa terminou em 2° lugar, e foi 3° colocado na classificação final
do campeonato. Valentino Rossi mais uma vez ficou à sombra do trio de
espanhóis, e acabou em 4° lugar, mesma posição na classificação geral. Marc
Márquez encerrou o ano com 334 pontos, Jorge Lorenzo, vice-campeão, finalizou
com 330 pontos; Dany Pedrosa teve 300 pontos; e Valentino Rossi, 237 pontos.
Agora, é partir para 2014.
Campeão do WRC2, Robert Kubica foi convidado pela Citroen para
participar da prova final da divisão principal do Mundial de Rali, no País de
Gales. E o polonês não teve uma boa estréia: capotou duas vezes com seu carro,
uma na etapa disputada na sexta-feira, e depois, no sábado, depois de bater em
uma curva. Felizmente, tanto Kubica quanto seu navegador, Michele Ferrara, não
se feriram em ambos os acidentes, onde o prejuízo maior mesmo foi com o carro,
que precisou ser todo consertado depois do acidente da sexta-feira pelos
mecânicos do time, apenas para vê-lo novamente detonado logo no sábado. O
segundo acidente forçou a Citroen a desistir de continuar na competição com
Kubica. Seu outro piloto, o espanhol Dani Sordo, fechou o rali na 6ª posição.
Kubica negocia com a Citroen para pilotar no campeonato do Mundial de Rali em
2014, e via na sua participação nesta etapa final do certame de 2013 uma boa
chance de mostrar serviço para a fábrica francesa. Pelo visto, o polonês
continua meio propenso a sofrer acidentes com carros da competição, embora o
maior problema nesta ocasião tenha sido a falta de maior intimidade de Kubica
com o navegador Ferrara, pois foi a primeira vez que trabalharam juntos. Resta
saber se, mesmo com estes incidentes, Kubica ainda será o escolhido pela
Citroen para comandar o time na próxima temporada. Mas a fábrica francesa não
pode bobear, porque segundo consta, a Ford também estaria interessada em contar
com os serviços do polonês em 2014, então... Perguntado se ainda tem sonhos de
retornar à F-1, Robert foi enfático ao dizer que continua sonhando com isso,
mas que as limitações físicas que ficaram das sequelas do acidente que quase o
matou há 3 anos praticamente inviabilizam seu retorno aos monopostos. Tudo
indica que Kubica está feliz na competição de rali, e ele deve investir neste
novo passo de sua carreira, para desilusão daqueles que gostariam de vê-lo
novamente na F-1. Mas Kubica precisa se benzer, pois já andou sofrendo vários
acidentes desde que passou a disputar provas de rali no seu retorno às
competições automobilísticas. Felizmente, até agora não sofreu praticamente
nada, mas para quem quase morreu há algum tempo em decorrência de um violento
acidente neste tipo de competição, precisa torcer para não se acidentar feio
novamente. Ah, e só para constar, Sébastien Ogier, que já havia conquistado o
título do Mundial de Rali deste ano, venceu o Rali da Grã-Bretanha, coroando
com chave de ouro seu campeonato. E a Volkswagen fez dobradinha nesta prova
final, com a segunda posição de Jari-Matti Latvala, que terminou o campeonato
em 3° lugar. Com a 3ª colocação no País de Gales, Thierry Neuville conquistou o
vice-campeonato, com 158 pontos, contra 144 de Latvala. Ogier terminou o ano
com 265 pontos.
Além de estar sendo cortejado por Citroen e Ford, Robert Kubica também
pode optar por seguir carreira na Endurance, e já teria até equipe procurando
pelo polonês para assinar contrato. Pelo lado da Ford, a fábrica americana fala
em oferecer um modelo Fiesta, já com as devidas adaptações para as condições
físicas de Kubica, o que estaria motivando a Citroen a fazer oferta similar a
fim de não perder o piloto para a concorrência. Para a Citroen é ponto de honra
voltar a ter um piloto mais capacitado em seus carros, uma vez que Sébastien
Loeb fez muita falta, e Mikko Hirvonen deve se mudar para outra escuderia em
2014, deixando o time francês sem um nome satisfatório para defender a fábrica
no Mundial de Rali do ano que vem. Kubica está com várias opções na mão, resta
saber qual vai escolher...
E o suíço Fabio Leimer faturou o título da
GP2 de 2013. Felipe Nasr, que começou o ano como um dos favoritos ao título,
terminou o campeonato apenas em 4° lugar, sem conseguir vencer nenhuma corrida
durante todo o ano. Nas últimas etapas, tanto o brasileiro como o inglês James
Calado, também considerado um dos favoritos na competição, acabaram atropelados
pela ascenção meteórica de Leimer e do inglês Sam Bird. Bird acabou ficando com
o vice-campeonato, com 181 pontos, contra os 201 do campeão Fabio Leimer.
Calado ficou em 3° lugar, com 157 pontos. Felipe Nasr, em 4°, teve 154 pontos.
Agora é pensar em 2014, e neste objetivo, o piloto brasileiro está em
negociação para ser piloto de testes/reserva de alguma escuderia de F-1,
visando participar de treinos na próxima temporada, e em 2015, tentar ser
titular. Calado, por sua vez, já foi piloto de testes da Force India neste ano.
Curiosamente, tanto Fabio Leimer quanto Sam Bird pouco são comentados pelos
times da F-1 quanto a possibilidade de contratações para futuro próximo,
situação definitivamente constrangedora para uma categoria que foi criada
visando ser o acesso de pilotos para F-1, e que nos primeiros anos, sempre
conseguiu que seus campeões pulassem para a categoria máxima do
automobilismo...
Michael Andretti confirmou a contratação do
colombiano Carlos Muñoz para ser titular de sua escuderia na temporada 2014 da
Indy Racing League. O colombiano entra no lugar que este ano foi do venezuelano
Ernesto Viso. Muñoz disputou este ano a Indy500 pelo time de Michael e causou
muito boa impressão, tendo corrido também na etapa de encerramento do
campeonato, em Fontana.
Nesta última corrida, entretanto, Carlozs teve um problema
mecânico e acabou acertando o muro, mas vinha mostrando ótimo desempenho. A
Andretti Autosport praticamente fechou sua formação para a temporada 2014,
mantendo os já contratados Marco Andretti, Ryan Hunter-Heay, e James
Hinchcliffe, reforçados agora com a contratação de Carlos Muñoz. O time também
passará a usar motores da Honda no lugar dos Chevrolet utilizados nos dois
últimos campeonatos.
Com a aposentadoria de Dario Franchiti, a
Ganassi tem a vaga mais cobiçada em aberto no mercado na IRL. Chip Ganassi
cogita nomes para a vaga, e sua preferência é por um piloto experiente, que
saiba encarar a pressão de guiar por um dos principais times da categoria
americana. Um dos nomes seria do escocês Paul Di Resta, que já não terá seu
contrato renovado com a equipe Force India na F-1. Paul, aliás, é primo de
Franchiti, e isso poderia dar um incentivo para a contratação do escocês por
Chip Ganassi. Mas Chip não é de se levar por sentimentalismos, e apesar da chance
existir, Di Resta vai ter de provar que merece a vaga. Mas não deixaria de ser
uma contratação interessante. Mas é inegável que, com a aposentadoria de
Franchiti, a Ganassi perde uma de suas grandes forças para a próxima temporada.
Mesmo assim, o time do velho Chip virá forte em 2014, com o novo tricampeão
Scott Dixon, e o brasileiro Tony Kanaan, além de contar com Charlie Kimball.
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