quarta-feira, 3 de abril de 2013

FLYING LAPS – MARÇO DE 2013



            E o mês de março, que é palco tradicional de início de alguns campeonatos mundiais de competição, já ficou para trás. E é hora de listar aqui algumas notas rápidas sobre alguns acontecimentos que ocorreram neste mês. Uma boa leitura a todos, pessoal, e até a edição do Flying Laps do mês que vem...


O campeonato 2013 da Indy Racing League começou com mais uma expectative de domínio do piloto australiano Will Power, que não deu chances aos adversários na classificação para a corrida, disputada em São Petesburgo, no Estado da Flórida. A prova, contudo, não foi das mais felizes para o piloto da Penske, que apesar de liderar a fase inicial da corrida, acabou superado numa das relargadas por Hélio Castro Neves, que dava pinta de repetir a vitória obtida na mesma pista em 2012. O brasileiro, contudo, perdeu levemente a freada no fim da reta dos boxes, sendo superado pelo canadense James Hinchcliffe, da Andretti, que vinha fazendo uma bela corrida desde o início. Hinchcliffe e Helinho iniciaram um breve duelo nas voltas seguintes, mas o canadense ficou firme na posição, vencendo sua primeira corrida na categoria. Outro destaque da prova foi a suíça Simona de Silvestro, que fazendo sua estréia na KV Racing, andou sempre entre os ponteiros, e estava próxima de conseguir seu primeiro pódio na IRL, até ficar sem pneus nas voltas finais, sucumbindo à pressão de Marco Andretti, e sendo superada também por Tony Kanaan e Scott Dixon, terminando apenas em 6º lugar. Quanto a Power, depois de perder a liderança para Hélio, vinha tentando se recuperar, e terminaria entre os primeiros, até ser atropelado por J.R. Hildebrand, que literalmente passou por cima do carro do australiano após errar uma freada em pleno período de bandeira amarela. Se Hildebrand abandonou ali mesmo, Power ainda conseguiu ir aos boxes e reparar o carro, voltando à pista, mas terminando apenas em 16º lugar. A próxima corrida do campeonato é na pista do Alabama, primeiro circuito misto da temporada.


Em seu retorno à IRL, Bia Figueiredo não teve um final de semana feliz em São Petesburgo. Com um contrato feito de última hora com a equipe Dale Coyne, uma das mais modestas da categoria, e por enquanto garantida apenas para as corridas de São Paulo e Indianápolis, a prova na Flórida não podia ter sido pior: a brasileira não conseguiu se entender com o carro da escuderia, e andou sempre nos últimos lugares, até levar um toque e ser forçada a abandonar a prova. Bia ainda está tentando angariar mais apoio financeiro para conseguir disputar mais corridas neste campeonato, mas a situação está difícil, e o mau desempenho em São Petesburgo certamente não ajudou. Mas Bia é batalhadora, e vai dar duro para superar as adversidades. Infelizmente, os patrocínios andam escassos, e para piorar, a Dale Coyne não é um time competitivo, mas tem condições de propiciar um resultado melhor, visto que Justin Wilson, seu companheiro de equipe, terminou a corrida na 9ª colocação.


A F-Truck deu início ao seu campeonato de 2013 no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, e a prova acabou vencida por Wellington Cirino, que venceu a corrida praticamente de ponta a ponta, depois de largar na pole-position. O piloto da ABF Mercedes ainda fez a volta mais rápida da prova, e resistiu firme às investidas de seu companheiro de equipe Geraldo Piquet, que pressionou fortemente o líder nas voltas finais, tendo terminado a corrida em 2º lugar, com apenas 0s786 de desvantagem. Na 3ª posição ficou Paulo Salustiano, completando uma trinca do time ABF Mercedes, que praticamente monopolizou o pódio no circuito gaúcho. A segunda corrida do campeonato é no dia 7 de abril, em Londrina, no Paraná.


Na etapa do Mundial de Rali disputado no México, e sem a participação do multicampeão Sébastien Loeb, a vitória acabou ficando com outro Sébastien, Ogier, que dominou a etapa mexicana do campeonato, e com o resultado, disparou na classificação do campeonato, com 74 pontos. Mesmo sem ter participado desta etapa, Loeb ainda é o 2º colocado no mundial, com 43 pontos. A disparada de Ogier estaria motivando a Citroen a tentar convencer Loeb a participar de mais etapas do Mundial de Rali, sob a alegação de garantir pelo menos o título de construtores para a marca francesa. No México, o time ainda ficou em 2º lugar com Mirko Hirvonen, mas Mirko está com apenas 30 pontos no campeonato, 44 atrás de Ogier, e a expectativa de que ele não consiga tirar a diferença para o piloto da Volkswagen começa a preocupar a direção do time francês. Parece que Loeb já está fazendo mais falta do que se imaginava, e quando todos esperavam que sem o eneacampeão a disputa seria mais equilibrada, eis que parece ter surgido um novo piloto dominador, que pode até encerrar a disputa do título antes do previsto. Se Loeb estivesse disputando a fundo o campeonato, a disputa poderia ser mais equilibrada entre ambos os pilotos.


O Campeonato de Turismo Alemão, o DTM, vai ganhar em breve uma versão americana. Foi anunciado neste mês de março um acordo entre a IMSA, a Grand-Am, e a ITR, para a criação de um campeonato da modalidade de Turismo nos Estados Unidos. A previsão é de que o primeiro certame da nova categoria seja em 2015, ou no máximo, em 2016. Os planos iniciais são de um campeonato com pelo menos 8 corridas, e as grandes marcas alemãs presentes no DTM – BMW, Audi, e Mercedes, já manifestaram total apoio à nova empreitada. Agora é esperar que todos os pormenores sejam resolvidos para se viabilizar completamente o primeiro campeonato DTM fora da Europa. Os fãs americanos de corridas, certamente, agradecem pela oportunidade de mais um campeonato na terra do Tio Sam...


O piloto Kyle Busch teve um final de semana para piloto nenhum botar defeito na etapa do campeonato da Nascar disputado no circuito de Fontana, na Califórnia, nos dias 23 e 24 do mês passado. No sábado, correndo pela Nationwide, o piloto venceu a corrida, e no dia seguinte, agora correndo na categoria principal, a Sprint Cup, repetiu novamente a vitória, depois de uma batida envolvendo os pilotos Denny Hamlin e Joey Logano. Hamlin acabou se machucando no acidente, ao atingir o muro da pista, lesionando a vértebra L1, o que o fará ficar afastado das pistas por pelo menos 5 corridas.


Sem lugar na IRL em 2013, o piloto Ryan Briscoe, rifado da equipe Penske, já teve seu momento de redenção neste início de ano, ao vencer as 12 Horas de Sebring, na categoria LMP2, competindo pela equipe Level 5, ao lado dos pilotos Scott Tucker e Marino Franchitti. A vitória serviu para reanimar as expectativas de Briscoe, que tem planos de tentar disputar a Indy500, e até as 24 Horas de Le Mans. Para esta última, o australiano depende ainda de acertos a serem feitos pelo time Level 5. Para as 500 Milhas de Indianápolis, contudo, as negociações ainda são incertas. Seu ex-time na IRL, a Penske, já confirmou que terá um 3º carro na prova mais famosa dos Estados Unidos, mas ele será pilotado pelo americano A. J. Allmendinger, que disputará pelo time de Roger Penske também a 2ª prova do certame da IRL, no circuito do Alabama.


Na abertura do campeonato do WTCC, no circuito de Monza, o piloto Yvan Muller simplesmente ignorou a concorrência na pista, e venceu as duas etapas disputadas no famoso circuito italiano. Na primeira corrida, sob forte chuva, o piloto da RML Chevrolet aproveitou-se da pole-position conquistada nos treinos para simplesmente disparar na liderança, enquanto seus adversários tinham que se preocupar com o spray que seu carro deixava para trás. Muller teve o companheiro de equipe Tom Chilton na 2ª posição nesta primeira corrida. A segunda corrida, disputada no dia seguinte, domingo, foi mais tranqüila em termos de clima, mas na pista a briga foi mais ferrenha, mas nem por isso Muller deixou barato, e largando na 10ª posição, foi para cima dos oponentes, assumindo a primeira posição e lá ficando até o final, cruzando com quase 3s para o segundo colocado, o dinamarquês Michel Nykjaer.

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