A MotoGP 2013 entra em ação para mais um campeonato... |
Começam
hoje os treinos oficiais que dão início ao campeonato 2013 da MotoGP, no
circuito de Losail, no Catar, primeira prova das 18 corridas que compõem o
calendário da competição para este ano, e todo mundo está animado para ver como
será a disputa entre as duas mais poderosas equipes da motovelocidade na
categoria principal. Honda e Yamaha devem monopolizar as atenções, e todos
esperam que seus pilotos proporcionem os maiores duelos do ano. Se a categoria
perdeu Casey Stoner, que disse estar de saco cheio da MotoGP e resolveu
procurar outros caminhos, um dos principais atrativos deste ano é o retorno do
grande campeão Valentino Rossi à Yamaha, onde terá novamente um equipamento de
ponta, após passar os últimos dois anos em um desafio de tentar transformar a
Ducati novamente num time campeão, no que acabou fracassando.
Outra
expectativa é ver o que o mais novo astro da categoria, o jovem Marc Márquez,
que será o novo companheiro de Dani Pedrosa na Honda, e é considerado o maior
talento potencial entre os novatos. Num paralelo entre o que aconteceu com
Lewis Hamilton em sua estréia na McLaren na F-1 em 2007, Márquez tem tudo para
“explodir” na categoria, ainda mais que terá à sua disposição aquela que é
considerada no momento a melhor moto do grid, o modelo RC213V da Honda, no time
oficial da fábrica. Isso pode significar encrenca para Dani Pedrosa, que
evoluiu muito no ano passado, e tem nesta temporada a sua melhor chance de
finalmente ser campeão na MotoGP. Se seu jovem companheiro Marc resolver
colocar as garras de fora, a equipe Honda poderá ter uma forte briga interna, e
se todos sabem que Pedrosa quer desencalhar de vez com um título, Márquez quer
chegar “chegando”, e podem apostar que não hesitará em “atropelar” o próprio
companheiro de equipe. Se isso acontecer, Pedrosa pode ter que lutar mais do
que pensava para enfim chegar ao seu tão ambicionado título, o que não
significa que não tenha capacidade para isso. O que ninguém sabe exatamente é
até que ponto Márquez pode surpreender em sua estréia na MotoGP.
Mas,
se a expectativa é de duelo dentro da Honda, não se espera nem um pouco menos
na Yamaha. De volta ao time onde venceu pela última vez, Valentino Rossi, dono
de nada menos do que 7 títulos na motovelocidade, tem um desafio duplo pela
frente: mostrar que não desaprendeu a vencer nos dois anos difíceis que passou
tentando levantar a Ducati; e provar que ainda pode domar seu velho companheiro
de equipe, o espanhol Jorge Lorenzo, tarefa que não será das mais fáceis. Se
antes já era duro bater o espanhol, agora que Lorenzo é bicampeão da MotoGP, o
páreo será ainda mais duro. Lorenzo aliou constância e regularidade às suas
performances, e como vimos em 2012, se não vence, procura sempre chegar logo
atrás do vencedor, e assim enquanto os líderes das provas podem ficar até se
revezando, o espanhol ia rumando para o título, sem deixar de vencer também.
Rossi, por sua vez, mesmo aos 34 anos, tem tudo para mostrar que ainda é o
“Doutor”, e quem sabe, aumentar ainda mais sua lista de títulos. É nos momentos
de maior pressão que o piloto italiano costuma sempre surpreender, e vamos ver
se sua motivação e ímpeto continuam os de sempre.
Com
tamanha briga nestas duas equipes, parece sobrar pouco para o restante do grid.
Mesmo times como a Ducati, e as escuderias satélites dos times oficiais parecem
ter pouco a oferecer, uma vez que não apenas os melhores equipamentos estão na
Honda e na Yamaha, mas também por contarem com os pilotos potencialmente mais
talentosos. E, se levarmos em conta o desempenho mais modesto das motos CRT,
introduzidas no ano passado, o grosso da disputa deve ficar mesmo restrito às
fábricas nipônicas, com alguma surpresa ocasional aqui e ali.
A
Espanha, apesar da forte crise econômica, ainda é o país com mais provas a
sediar: haverão 4 etapas da categoria, ocupando os circuitos da Catalunha,
Ricardo Tormo, Jerez de La Fronteira, e Aragón. Logo em seguida, são os Estados
Unidos o país com maior número de provas: teremos as etapas de Indianápolis,
Laguna Seca, e a nova prova em Austin, no Texas. Quem dançou foram Portugal e
Argentina, que ficaram sem suas corridas.
Uma
das principais novidades da MotoGP este ano será o sistema de “pontuação” das
más condutas dos pilotos, que se aprontarem na pista, levarão “pontos na
carteira”, como acontece com os motoristas no Brasil. Os pilotos que acumularem
estes “pontos negativos” irão sofrer penalidades que vão desde serem obrigados
a largar em último lugar, ou até serem suspensos da corrida seguinte. Além
deste novo sistema de punição, continuam as medidas disciplinares habituais do
regulamento, como advertências, multas, perdas de posição nos grids de largada,
ride-through, acréscimos de tempo ao resultado final da corrida,
desclassificação, perda dos pontos da classificação, suspensão e exclusão. Os
comissários irão decidir quantos pontos cada piloto que cometer infração ou
conduta antidesportiva na pista vai receber. Quem for indisciplinado vai ter
encrenca pela frente...
A
MotoGP também passará a adotar um novo formato de classificação. O treino será
dividido em duas etapas: os 10 pilotos mais rápidos no combinado dos 3 treinos
livres irão disputar a sessão principal do treino de classificação, enquanto os
demais pilotos irão participar de uma sessão onde os 2 mais rápidos se
credenciarão a participar da sessão decisiva, ficando os classificados
restantes definidos na 13ª posição para trás. Ambas as sessões terão 15 minutos
de duração. Os treinos livres de sexta continuam no mesmo esquema, assim como o
3° treino livre na manhã de sábado. No início da tarde, antes das sessões de
classificação, os pilotos terão agora um 4° treino livre, que não terá seus
tempos computados para a sessão de largada.
Na
categoria Moto2, o piloto Pol Espargaró desponta como o principal favorito, mas
a disputa no certame logo abaixo da MotoGP promete ser dos mais acirrados, e
não dá para afirmar como a disputa pode ser desenhar. E, na categoria de
acesso, a Moto3, a KTM deve continuar possuindo os melhores equipamentos, mas
ao mesmo tempo há expectativa de bons duelos pelo título, uma vez que no ano
passado esta divisão teve 7 pilotos diferentes vencendo corridas.
Na
TV brasileira, os campeonatos da MotoGP continuarão sendo transmitidos pela TV
paga, dentro dos canais do SporTV, que deverá mostrar todas as corridas,
revezando-se em seus 3 canais, dependendo da grade de eventos do fim de semana.
Neste final de semana, as 3 corridas serão transmitidas ao vivo pelo SporTV2,
que iniciará a veiculação às 13 horas de domingo, com a apresentação da prova
da Moto3, seguindo às 14:20 Hrs. pela prova da Moto2, e finalizando às 16 horas
com a corrida da categoria máxima, a MotoGP. Vale lembrar que a corrida
inaugural do campeonato será disputada á noite no circuito de Losail, o que dá
um charme extra à corrida.
Então,
é hora de se preparar a torcida, e ver como vai se dar a briga nas provas de
duas rodas pelo mundo agora. E, claro, vamos ver quantos tombos o pessoal vai
levar durante a temporada, pois competir de moto é algo muito mais desafiador
do que de carro, e ver o pessoal fazendo as curvas quase deitados com suas
motos sempre é algo excitante de se ver, e por isso mesmo, sempre existe o
perigo de se levar um tombo. Que venha a largada...
CALENDÁRIO DA MOTOGP 2013
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
|
07.04
|
GP do Catar
|
Losail
|
21.04
|
GP das Américas
|
Austin
|
05.05
|
GP da Espanha
|
Jerez de La Fronteira
|
19.05
|
GP da França
|
Le Mans
|
02.06
|
GP da Itália
|
Mugello
|
16.06
|
GP da Catalunha
|
Barcelona
|
29.06
|
GP da Holanda
|
Assen
|
14.07
|
GP da Alemanha
|
Sachsenring
|
21.07
|
GP dos Estados Unidos
|
Laguna Seca
|
18.08
|
GP de Indianápolis
|
Indianápolis
|
25.08
|
GP da República Tcheca
|
Brno
|
01.09
|
GP da Inglaterra
|
Silverstone
|
15.09
|
GP de San Marino
|
Misano
|
29.09
|
GP de Aragón
|
Aragón
|
13.10
|
GP da Malásia
|
Kuala Lumpur
|
20.10
|
GP da Austrália
|
Phillip Island
|
27.10
|
GP do Japão
|
Motegi
|
10.11
|
GP da Comunidade Valenciana
|
Valência
|
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