Audi VS Toyota: Quem leva o título da Endurance este ano? |
Começa
neste fim de semana o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance
Championship – WEC), em um dos mais tradicionais circuitos do mundo da
velocidade, Silverstone, na Inglaterra. Criado no ano passado para reviver os
bons tempos do Mundial de Esporte-Protótipos, o WEC mostrou-se um sucesso, e
todos apostam no crescimento do campeonato, composto por corridas de longa
duração, neste segundo ano de disputa. Ainda que sejam poucas as corridas –
apenas 8 etapas em 2013, o campeonato já está causando grande expectativa pelo
duelo de duas gigantes do mercado automobilístico mundial: a alemã Audi e a
japonesa Toyota.
Multivencedora
nas 24 Horas de Le Mans, tendo sido a primeira marca a vencer na competição
utilizando um motor movido a diesel, e no ano passado, também a primeira a
vencer com um carro híbrido (o modelo R18 E-Tron, equipado com um sistema de
Kers similar ao usado na F-1) a Audi é o time a ser batido no campeonato, na
principal divisão do WEC, a LMP1, e os alemães já estão se prevenindo para a
forte disputa que terão em 2013 contra a Toyota, que no ano passado chegou
mostrando força em sua primeira incursão em um campeonato automobilístico TOP
depois do fiasco do projeto de competir na F-1, onde participou por quase uma
década, sem conseguir resultados à altura do elevado investimento.
Os
japoneses mostraram que entraram para ganhar, e se em Le Mans, onde fizeram sua
estréia, foram batidos pela falta de fiabilidade de seu modelo, eles enfim venceram
justamente em São Paulo, e depois averbaram mais dois triunfos, ao vencerem as
provas do Japão e da China. Não fossem terem entrado apenas a partir de Le
Mans, o triunfo do time das quatro argolas no título do campeonato poderia ter
tido outro dono. E este ano, mais do que nunca, os japoneses vêm preparados
para destronar a Audi das primeiras colocações. Ambos os times correrão com
dois carros durante todo o certame. Na Audi, os trios serão formados pelos
pilotos André Lotterer/Marcel Fässler/Benoît Tréluyer em um carro, e contando
com o trio Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval no outro protótipo. Pelo lado
dos japoneses, alinharão os pilotos Alexander Wurz/Nicolas Lapierre, e Anthony
Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin. Em Le Mans, principal prova da
competição, a Audi irá alinha um terceiro carro também.
Neste
domingo, nada menos do que 31 carros e 99 pilotos estarão na pista, se
revezando durante as 6 horas de competição. Além dos protótipos da LMP1, ainda
teremos os carros da categoria LMP2, da GTE, GTE AM, e GTE Pro. No grid, além
dos nomes tradicionais das corridas de longa duração, ainda teremos nomes que
já passaram pela F-1, como o português Pedro Lamy, os italianos Giancarlo
Fisichella e Vitantonio Liuzzi, e o japonês Kamui Kobayashi. Kobayashi, que
perdeu seu lugar na Sauber por não trazer patrocinadores, vai competir na
categoria GTE Pro pela equipe AF Course. Outro egresso da F-1 é o austríaco
Alexander Wurz, que integra o time da Toyota.
Apesar
do crescimento da categoria, o certame de 2013 já acumula uma baixa: a
Starworks, time que foi campeão da categoria LMP2 no ano passado, está fora do
campeonato deste ano. O motivo, como não poderia deixar de ser, são falta de
patrocinadores, mostrando que mesmo bem-sucedida, o campeonato de Endurance
também está sofrendo os efeitos da crise econômica mundial. Mesmo com os bons
resultados de 2012, o time de Peter Baron não conseguiu fechar o orçamento para
disputar o campeonato, e optou por se retirar da competição.
Para
os torcedores brasileiros, haverá 3 representantes do Brasil no grid em
Silverstone. Confirmados para disputar a temporada completa estão os dois
pilotos que competirão na categoria GTE Pro: Bruno Senna, que irá correr pela
Aston Martin, que nesta etapa de abertura da competição terá como colegas de
equipe os pilotos Darren Turner e Stefan Mücke (o brasileiro fará parceria com
Frédéric Makowiecki e Rob Bell nas demais provas); e Fernando Rees, que
defenderá a equipe Larbre, campeã da GT em 2012. O brasileiro irá competir com
um Corvette, em parceria com os pilotos Patrick Bornhauser e Julien Canal em
todas as oito corridas do campeonato. Tanto Bruno quanto Fernando estão em bons
times, e ambos já entram na pista pensando alto já nesta etapa inaugural,
visando nada menos do que a vitória na respectiva categoria. Outro brasileiro
que também estará na pista é o amazonense Antonio Pizzonia, que irá conduzir um
protótipo na categoria LMP2 da equipe Delta-ADR, em companhia de Tor Graves e
James Walker na escuderia, que aliás venceu a etapa inglesa na categoria no ano
passado. Pizzonia só deverá disputar esta etapa pelo time oficial da Nissan,
uma vez que está disputando o campeonato da Grand-Am nos Estados Unidos, mas se
mostra aberto para oportunidades futuras que surgirem.
E
ainda é preciso lembrar que Lucas Di Grassi ainda vai correr no campeonato,
pelo principal time da categoria, a Audi. Lucas por enquanto está confirmado
para alinhar nas provas da Bélgica e de Le Mans, mas é bem provável que dispute
outras etapas, como a do Brasil, onde aliás fez uma bela corrida no ano
passado, terminando em 3° lugar. A Audi, entretanto, ainda não confirmou o
brasileiro para disputar mais corridas até o momento.
Disputado
até o início da década de 1990, o campeonato de Esporte-Protótipos era bem
popular, e atraía grandes multidões aos autódromos onde se apresentava. E o
Brasil teve até um campeão na categoria: Raul Boesel, que venceu o certame em
1987. O feito de Raul, contudo, acabou ofuscado pela conquista do compatriota
Nélson Piquet, que no mesmo ano faturou o tricampeonato na F-1, correndo pela
equipe Williams. Com a FIA sob a direção de Max Mosley, o campeonato das provas
de longa duração perdeu sua importância, acabando por ser extinto. Sobrou
apenas as 24 Horas de Le Mans, prova com prestígio e história próprias. O
campeonato acabou sendo recriado no ano passado, e se mostrou uma aposta mais
do que bem-sucedida da FIA.
As
provas de longa duração tem sua própria metodologia de competição, onde o mais
importante é a constância e resistência, e não apenas a velocidade pura. E os
pilotos fazem rodízio na prova, sendo mais do que nunca uma competição de
equipe. E é um campeonato que vem se mostrando extremamente atraente, com a
participação de grandes marcas, mostrando que nem só de F-1 vive o mundo do
automobilismo. Aliás, para algumas delas, como a Audi, a categoria máxima da
FIA é totalmente desinteressante, preferindo concentrar seus esforços nas
provas de Endurance, cujo campeonato e regras são muito mais flexíveis e
apresentando um retorno muito melhor. E a Toyota, que já competiu na F-1 sem
conseguir o retorno desejado, está mais do que feliz na nova competição. E,
melhor de tudo, com muita disputa em suas diversas categorias.
CALENDÁRIO DO MUNDIAL DE ENDURANCE 2013
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
|
14.04
|
6 Horas de Silverstone
|
Silverstone
|
04.05
|
6 Horas de Spa-Francorchamps
|
Spa-Francorchamps
|
22 a 23.06
|
24 Horas de Le Mans
|
Le Mans
|
01.09
|
6 Horas de São Paulo
|
Interlagos
|
22.09
|
6 Horas do Circuito das Américas
|
Austin
|
20.10
|
6 Horas de Fuji
|
Fuji
|
10.11
|
6 Horas de Shanghai
|
Shanghai
|
30.11
|
6 Horas do Bahrein
|
Sakhir
|
A F-1 chegou à China para a terceira etapa do campeonato. No ano
passado, a Mercedes obteve aqui suas primeiras (e únicas) pole e vitória desde
que retornou à categoria como time oficial. Será que conseguirá repetir a
performance este ano, onde demonstra estar muito melhor preparada? A
conferir...
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