sexta-feira, 12 de abril de 2013

AUDI X TOYOTA: O GRANDE DUELO DO WEC 2013



Audi VS Toyota: Quem leva o título da Endurance este ano?

            Começa neste fim de semana o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship – WEC), em um dos mais tradicionais circuitos do mundo da velocidade, Silverstone, na Inglaterra. Criado no ano passado para reviver os bons tempos do Mundial de Esporte-Protótipos, o WEC mostrou-se um sucesso, e todos apostam no crescimento do campeonato, composto por corridas de longa duração, neste segundo ano de disputa. Ainda que sejam poucas as corridas – apenas 8 etapas em 2013, o campeonato já está causando grande expectativa pelo duelo de duas gigantes do mercado automobilístico mundial: a alemã Audi e a japonesa Toyota.
            Multivencedora nas 24 Horas de Le Mans, tendo sido a primeira marca a vencer na competição utilizando um motor movido a diesel, e no ano passado, também a primeira a vencer com um carro híbrido (o modelo R18 E-Tron, equipado com um sistema de Kers similar ao usado na F-1) a Audi é o time a ser batido no campeonato, na principal divisão do WEC, a LMP1, e os alemães já estão se prevenindo para a forte disputa que terão em 2013 contra a Toyota, que no ano passado chegou mostrando força em sua primeira incursão em um campeonato automobilístico TOP depois do fiasco do projeto de competir na F-1, onde participou por quase uma década, sem conseguir resultados à altura do elevado investimento.
            Os japoneses mostraram que entraram para ganhar, e se em Le Mans, onde fizeram sua estréia, foram batidos pela falta de fiabilidade de seu modelo, eles enfim venceram justamente em São Paulo, e depois averbaram mais dois triunfos, ao vencerem as provas do Japão e da China. Não fossem terem entrado apenas a partir de Le Mans, o triunfo do time das quatro argolas no título do campeonato poderia ter tido outro dono. E este ano, mais do que nunca, os japoneses vêm preparados para destronar a Audi das primeiras colocações. Ambos os times correrão com dois carros durante todo o certame. Na Audi, os trios serão formados pelos pilotos André Lotterer/Marcel Fässler/Benoît Tréluyer em um carro, e contando com o trio Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval no outro protótipo. Pelo lado dos japoneses, alinharão os pilotos Alexander Wurz/Nicolas Lapierre, e Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin. Em Le Mans, principal prova da competição, a Audi irá alinha um terceiro carro também.
            Neste domingo, nada menos do que 31 carros e 99 pilotos estarão na pista, se revezando durante as 6 horas de competição. Além dos protótipos da LMP1, ainda teremos os carros da categoria LMP2, da GTE, GTE AM, e GTE Pro. No grid, além dos nomes tradicionais das corridas de longa duração, ainda teremos nomes que já passaram pela F-1, como o português Pedro Lamy, os italianos Giancarlo Fisichella e Vitantonio Liuzzi, e o japonês Kamui Kobayashi. Kobayashi, que perdeu seu lugar na Sauber por não trazer patrocinadores, vai competir na categoria GTE Pro pela equipe AF Course. Outro egresso da F-1 é o austríaco Alexander Wurz, que integra o time da Toyota.
            Apesar do crescimento da categoria, o certame de 2013 já acumula uma baixa: a Starworks, time que foi campeão da categoria LMP2 no ano passado, está fora do campeonato deste ano. O motivo, como não poderia deixar de ser, são falta de patrocinadores, mostrando que mesmo bem-sucedida, o campeonato de Endurance também está sofrendo os efeitos da crise econômica mundial. Mesmo com os bons resultados de 2012, o time de Peter Baron não conseguiu fechar o orçamento para disputar o campeonato, e optou por se retirar da competição.
            Para os torcedores brasileiros, haverá 3 representantes do Brasil no grid em Silverstone. Confirmados para disputar a temporada completa estão os dois pilotos que competirão na categoria GTE Pro: Bruno Senna, que irá correr pela Aston Martin, que nesta etapa de abertura da competição terá como colegas de equipe os pilotos Darren Turner e Stefan Mücke (o brasileiro fará parceria com Frédéric Makowiecki e Rob Bell nas demais provas); e Fernando Rees, que defenderá a equipe Larbre, campeã da GT em 2012. O brasileiro irá competir com um Corvette, em parceria com os pilotos Patrick Bornhauser e Julien Canal em todas as oito corridas do campeonato. Tanto Bruno quanto Fernando estão em bons times, e ambos já entram na pista pensando alto já nesta etapa inaugural, visando nada menos do que a vitória na respectiva categoria. Outro brasileiro que também estará na pista é o amazonense Antonio Pizzonia, que irá conduzir um protótipo na categoria LMP2 da equipe Delta-ADR, em companhia de Tor Graves e James Walker na escuderia, que aliás venceu a etapa inglesa na categoria no ano passado. Pizzonia só deverá disputar esta etapa pelo time oficial da Nissan, uma vez que está disputando o campeonato da Grand-Am nos Estados Unidos, mas se mostra aberto para oportunidades futuras que surgirem.
            E ainda é preciso lembrar que Lucas Di Grassi ainda vai correr no campeonato, pelo principal time da categoria, a Audi. Lucas por enquanto está confirmado para alinhar nas provas da Bélgica e de Le Mans, mas é bem provável que dispute outras etapas, como a do Brasil, onde aliás fez uma bela corrida no ano passado, terminando em 3° lugar. A Audi, entretanto, ainda não confirmou o brasileiro para disputar mais corridas até o momento.
            Disputado até o início da década de 1990, o campeonato de Esporte-Protótipos era bem popular, e atraía grandes multidões aos autódromos onde se apresentava. E o Brasil teve até um campeão na categoria: Raul Boesel, que venceu o certame em 1987. O feito de Raul, contudo, acabou ofuscado pela conquista do compatriota Nélson Piquet, que no mesmo ano faturou o tricampeonato na F-1, correndo pela equipe Williams. Com a FIA sob a direção de Max Mosley, o campeonato das provas de longa duração perdeu sua importância, acabando por ser extinto. Sobrou apenas as 24 Horas de Le Mans, prova com prestígio e história próprias. O campeonato acabou sendo recriado no ano passado, e se mostrou uma aposta mais do que bem-sucedida da FIA.
            As provas de longa duração tem sua própria metodologia de competição, onde o mais importante é a constância e resistência, e não apenas a velocidade pura. E os pilotos fazem rodízio na prova, sendo mais do que nunca uma competição de equipe. E é um campeonato que vem se mostrando extremamente atraente, com a participação de grandes marcas, mostrando que nem só de F-1 vive o mundo do automobilismo. Aliás, para algumas delas, como a Audi, a categoria máxima da FIA é totalmente desinteressante, preferindo concentrar seus esforços nas provas de Endurance, cujo campeonato e regras são muito mais flexíveis e apresentando um retorno muito melhor. E a Toyota, que já competiu na F-1 sem conseguir o retorno desejado, está mais do que feliz na nova competição. E, melhor de tudo, com muita disputa em suas diversas categorias.


CALENDÁRIO DO MUNDIAL DE ENDURANCE 2013

DATA
PROVA
CIRCUITO
14.04
6 Horas de Silverstone
Silverstone
04.05
6 Horas de Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps
22 a 23.06
24 Horas de Le Mans
Le Mans
01.09
6 Horas de São Paulo
Interlagos
22.09
6 Horas do Circuito das Américas
Austin
20.10
6 Horas de Fuji
Fuji
10.11
6 Horas de Shanghai
Shanghai
30.11
6 Horas do Bahrein
Sakhir


A F-1 chegou à China para a terceira etapa do campeonato. No ano passado, a Mercedes obteve aqui suas primeiras (e únicas) pole e vitória desde que retornou à categoria como time oficial. Será que conseguirá repetir a performance este ano, onde demonstra estar muito melhor preparada? A conferir...

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