Metade
do ano já foi embora, e já estamos no segundo semestre. O tempo voa mesmo, e
não apenas no mundo do automobilismo. E, como de praxe, eis aqui algumas notas
rápidas de alguns dos acontecimentos do mês passado. Uma boa leitura a todos...
Com o cancelamento da etapa marcada para o dia 19 de agosto na cidade
chinesa de Qingdao, a direção da Indycar estudou durante algumas semanas a
possibilidade de uma prova substituir a etapa chinesa. Entre os circuitos que
foram considerados surgiram nomes como Pocono (um trioval de alta velocidade),
Laguna Seca, e até Elkhart Lake. Mas por final decidiram que o campeonato 2012
da Indy Racing League terá apenas 15 etapas este ano, e não as 16 programadas
inicialmente. Com a opção por não substituírem a etapa cancelada, decidiram
fazer uma mudança na etapa final do campeonato, que será realizada no superoval
de Fontana, na Califórnia. A corrida passará a ter 500 milhas, e será a
primeira vez que a IRL terá mais de uma prova de 500 milhas em seu
calendário. Desde que foi criada em 1996, as 500 Milhas de
Indianápolis foram sempre as únicas etapas com este tipo de percurso. Tony
George, responsável pela criação da categoria, não queria que outra corrida do
campeonato tivesse a mesma duração, pois na sua opinião, a Indy500 deveria ser
uma prova única. Assim, o máximo permitido eram provas de 500 quilômetros.
Fontana, por sua vez, estreou no calendário da F-Indy original ainda na década
de 1990, como uma etapa de 500
milhas, formato no qual sempre foi disputada enquanto
prova da CART. O circuito já esteve presente no calendário da IRL em 2003,
2004, e 2005, mas como uma corrida de 400 milhas, e que agora
recupera o seu percurso original pela primeira vez como etapa do campeonato
IRL.
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As etapas nos ovais de Milwaukee e Iwoa mostraram um excelente
desempenho de Tony Kanaan, que subiu ao pódio nas duas oportunidades, em 2° e
3° lugar, respectivamente, e ajudaram o brasileiro a encerrar um pouco a maré
de poucos resultados que a KV vinha experimentando este ano no campeonato da
Indy Racing League. Com a melhora da performance, Kanaan já ocupa a 7ª posição
no campeonato, com 235 pontos, enquanto o líder, Will Power, tem 286. Rubens
Barrichello, por sua vez, não conseguiu acompanhar a escalada de resultados do
compatriota, e seu melhor resultado até o momento foi um 7° lugar conquistado
na corrida de Iwoa. Barrichello ocupa apenas a 16ª posição no campeonato, com
164 pontos, mas pelo menos conseguiu superar o 3° piloto da KV na pontuação,
Ernesto Viso, que vem logo atrás, com 160 pontos. Rubens confessou que o carro
ainda tem seus segredos, e que as dificuldades de adaptação à nova categoria
estão sendo até um pouco maiores do que imaginava, mas continua firme em
acreditar que, com mais experiência nas próximas etapas, deverá melhorar de
resultados.
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Ryan Hunter-Reay foi quem se deu melhor nas duas últimas etapas ovais
do campeonato da IRL. O piloto da Andretti Autosport venceu as duas corridas, e
aliado aos maus resultados do líder Will Power, encostou no piloto da Penske no
campeonato, estando apenas 3 pontos atrás do australiano. Power, como de
costume, não conseguiu ainda superar sua falta de resultados nos circuitos
ovais, seja por deficiências de si próprio ou de seu time neste tipo de pista,
seja por azares alheios a seu controle. Por outro lado, agora a única prova em
oval é no encerramento da temporada, em Fontana, e até lá, todas as provas
serão em pistas urbanas ou mistas, e Hunter-Reay, se quiser disputar o título
com afinco, terá de se desdobrar para evitar que Power retome sua rotina de
domínio neste tipo de circuito. A equipe de Michael Andretti tem de aproveitar
inclusive o mau momento da equipe Ganassi, que não está tendo o melhor de seus
anos, para se firmar como principal adversária da Penske no campeonato, pois se
Dario Franchiti está tendo sua pior temporada em muitos anos, Scott Dixon está
firme na luta pelas primeiras posições do certame, e uma luta com mais gente
poderia facilitar as coisas para Power, que poderia deslanchar novamente na
pontuação enquanto seus adversários duelam entre si.
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Nélson Ângelo Piquet fez história neste mês
de junho, ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer uma corrida em uma das
divisões principais da Nascar. A vitória de Nelsinho se deu na categoria
Nationwide, considerada a “segunda” divisão da stock car americana.
Participando pela primeira vez de uma corrida da categoria este ano, o
brasileiro conquistou a pole-position da prova, disputada no circuito misto de
Elkhart Lake, e na corrida, depois de alguns bons pegas com diversos outros
pilotos, inclusive seu colega de time e compatriota Miguel Paludo, o filho do
nosso primeiro tricampeão de F-1 cruzou a linha de chegada em primeiro após 50
voltas no traçado de Road America. A meta de Nelsinho agora é continuar dando
tudo de si na Truck Series, onde disputa todo o campeonato, e subir em breve
futuro para a Nationwide. Mais à frente, o objetivo é a Sprint Cup, a divisão
principal das categorias Nascar. Pelo ritmo que vem demonstrando, isso deverá ser
apenas uma questão de tempo.
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Jorge Lorenzo continua arrepiando, e venceu o Grande Prêmio da
Inglaterra da MotoGP, disputado em Silverstone, no dia 17 de junho. O espanhol
largou em 4°, e apesar de um início um pouco claudicante, partiu para cima dos
adversários, ultrapassando todos eles, até chegar em Casey Stoner, com o qual
travou a maior batalha pela liderança da prova britânica. O piloto espanhol,
que acabou de renovar coma Yamaha por mais duas temporadas, segue firme rumo ao
bicampeonato, e apenas Stoner parece capaz de brecar a escalada de Lorenzo, que
já venceu 4 vezes este ano. Como prometeu encerrar a carreira na MotoGP, Stoner
tem um incentivo mais do que firme de pelo menos se despedir por cima, e não
deve dar mole para o rival nas próximas etapas. A questão é se até ele é capaz
de frear o espanhol, que mostrou em Silverstone estar mais do que inspirado no
atual campeonato. Vai ser uma bela briga pelo título, podem estar certos.
Sétima etapa do Mundial de Rali, a prova da Nova Zelândia viu mais uma
vitória de Sébastien Loeb, que já tem nada menos do que 72 vitórias na
categoria. O piloto francês vai firme em busca do 9° título mundial no rali, e
parece que não haverá quem consiga deter sua escalada rumo ao título de 2012.
Mikko Hirvonen, seu companheiro de equipe, é o 2° colocado na classificação,
mas já está 38 pontos atrás de Loeb, e ainda por cima, teria recebido a
“instrução” da Citroen para não forçar seu carro numa disputa de vitória com o
companheiro de equipe na etapa neozelandesa. Mesmo assim, o finlandês terminou
a competição com cerca de 30s de desvatagem. Patifarias de jogo de equipe não
acontecem apenas na F-1, mas duvido que Loeb, com praticamente 8 títulos no
currículo, precisasse de tal artifício para ganhar uma prova. Isso só serve
para desmerecer seu talento. Ponto negativo para a Citroen, até porque ainda
tem 6 etapas para findar o campeonato, e Hirvonen merecia a chance de disputar
a fundo o título...
A 5ª etapa da F-3 Inglesa, disputada no
tradicional circuito de Brands Hatch no dia 24 de junho, contaram com duas
vitórias do inglês Jack Harvey, da equipe Carlin, nas 3 corridas disputadas no
velho palco do GP da Inglaterra de F-1. A vitória da segunda corrida do fim de
semana, contudo, foi do brasileiro Luis Felipe Derani, da Fortec. Esta segunda
prova também contou com outro brasileiro no pódio, Pietro Fantin, da Carlin.
Jack Harvey lidera o campeonato com 171 pontos. Pietro Fantin tem 95 pontos,
enquanto Derani tem 92. Derani tem outra vitória na temporada atual da F-3 inglesa,
obtida na 2ª prova da etapa tripla inicial do campeonato, disputada no circuito
de Oulton Park. Já Até o fechamento do mês de junho, Pietro Fantin ainda não
conseguiu vencer no campeonato, mas consegue se manter na frente do compatriota
sendo mais regular na pontuação, tendo deixado de pontuar em apenas uma
corrida, ao contrário de Derani, que não marcou pontos em 4 provas.
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