Estamos
chegando ao final do mês de junho, e como de praxe, é hora de mais uma edição
da COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA, com uma pequena avaliação de um pouco do que
aconteceu no último mês no esporte a motor. No mesmo esquema de sempre: EM ALTA
(caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor
vermelho-claro). Uma boa leitura a todos, e até a cotação de julho...
EM ALTA:
Fernando
Alonso: O bicampeão espanhol deu um show no GP da Europa, em Valência, e
tornou-se o primeiro piloto a repetir vitória na atual temporada da F-1. Se é
verdade que o asturiano contou com a sorte dos abandonos de Sebastian Vettel e
Romain Grossjean, não se pode desmerecer que ele saiu da 6ª fila e foi galgando
posições em uma pista onde ultrapassar não é muito fácil. Quando os adversários
ficaram pelo caminho, lá estava Alonso no lugar e posição certos para surpreender
e vencer novamente. E depois o espanhol ainda desfilou com a bandeira de seu
país, numa justa homenagem aos espanhóis, cuja economia enfrenta uma grave
crise, com quase 25% da população desempregada. Ainda é cedo para afirmar que o
espanhol é o maior favorito ao título, pois pelo equilíbrio do campeonato, tudo
ainda pode mudar nas próximas corridas, mas que ninguém fique de guarda baixa
por perto dele...
Campeonato
2012 da F-1: A categoria máxima do automobilismo continua surpreendendo nesta
temporada. Conseguiu mostrar 7 vencedores diferentes nas 7 primeiras corridas,
e faltou pouco para encaixar um 8° vencedor diferente em Valência, onde ao
contrário dos anos anteriores, vimos uma das provas mais empolgantes do ano. E
o melhor de tudo é que não dá para prever o que pode acontecer ainda no atual
campeonato. Na próxima corrida, em Silverstone, não se pode apontar favoritos à
vitória. A Lótus ainda continua batendo na trave, e agora a pergunta é quem
será o próximo piloto a conseguir seu 2° triunfo no ano. Os pneus da Pirelli
estão fazendo os times e pilotos perderem parte do sono, mas em compensação, a
torcida está adorando. E com toda a razão...
Ryan
Hunter-Reay: O piloto da equipe Andretti Autosport venceu as etapas de
Milwaukee e Iwoa, e encostou em Will Power na classificação do campeonato da
Indy Racing League, estando agora apenas 3 pontos atrás do australiano da
equipe Penske. Enquanto a Ganassi não consegue se acertar, é o time de Michael
Andretti que vem mostrando serviço e regularidade, e Ryan tem mostrado
constância e resultados para ir em busca do título da temporada, conseguindo
equilibrar uma briga que todos achavam que já tinha Power como favorito
destacado. Com Dario Franchiti fazendo uma temporada menos regular este ano,
parece que Hunter-Reay surge como maior adversário de Power na luta pelo
título. Depois de algumas temporadas em baixa, pode ser a chance da Andretti
vencer novamente na IRL.
Nelsinho
Piquet: O filho do tricampeão Nélson Piquet deu um show no último final de
semana competindo pela Nascar na categoria Nationwide, na pista de Elkhart
Lake, e tornou-se o primeiro brasileiro a vencer uma prova na categoria.
Verdade que Elkhart Lake é um circuito misto, bem ao estilo das pistas que
Nelsinho competiu a maior parte de sua carreira, e não um dos ovais
característicos onde a Winston Cup ou a Truck Series compete regularmente, mas
nem por isso a performance do piloto pode ser desmerecida. Aos poucos, Nelsinho
vai encontrando seu espaço no automobilismo americano, e cada vez mais sente
menos falta da F-1, que não é tudo o que existe no mundo do esporte a motor. O
piloto também vem tendo um desempenho firme e evoluindo na Truck Series, e que
ninguém duvide que mais hora, menos hora, ele passe a disputar a Winston Cup, a
principal divisão da Nascar. Para vencer na Nationwide, ele precisou derrotar
vários adversários experientes, e até mesmo alguns pilotos da categoria
principal, que sempre costumam disputar algumas provas desta categoria quando a
Winston Cup não está em ação. O nome Piquet ainda vai dar o que falar
(positivamente) no automobilismo mundial.
Luiz
Razia: o piloto baiano voltou à carga total na luta pelo título da GP2 nas
etapas disputadas em Valência, com destaque para a segunda corrida, onde deu um
show nas últimas voltas para conquistar sua 3ª vitória na atual temporada e
praticamente encostar no líder e até então favorito disparado David Valsecchi.
Ainda tem muito chão pela frente, mas Razia está aproveitando a chance que tem
para quem sabe, finalmente chegar ao título e ganhar sua chance definitiva na
F-1, agora que tem algum apoio da Red Bull. Mas a parada não vai ser fácil, e
Razia precisa se manter concentrado para pelo menos mostrar toda a garra e
determinação das voltas finais de Valência nas corridas restantes do campeonato.
Os chefões da F-1 estavam atentos às performances dos pilotos na corrida
valenciana, e eles costumam guardar os nomes daqueles que impressionam na
pista. O brasileiro está o rumo certo, e s depender dele, o Brasil pode enfim
conseguir seu primeiro título na categoria.
NA MESMA:
Sebastién
Loeb: O Mundial de Rali está ficando até chato. Mais uma etapa do campeonato,
agora na Nova Zelândia, e o francês da Citroen já acumula 5 vitórias nas 7
etapas disputadas até agora este ano. Neste ritmo, Loeb vai faturar mais um
título, enquanto a concorrência apenas fica parada assistindo. E não é apenas
competência da equipe Citroen: o piloto está fazendo a diferença, e de um modo
arrasador. Na etapa neozelandesa, Miko Hirvonen fez o que pôde, mas não conseguiu
derrotar seu companheiro de equipe. Mas pegou mal a ordem da equipe francesa
para que o piloto finlandês não atacasse seu companheiro de time, lembrando as
famosas jogadas de equipe da Ferrari na F-1. Com todo o respeito, Loeb não
precisa disso, e nem merece. Que a Citroen caia em si e não repita mais este
tipo de palhaçada, do contrário, só vão manchar a possível conqusita do título
pelo francês este ano se continuarem a fazer isso.
Pit
Stops da equipe McLaren: Se no ano passado era Lewis Hamilton quem fazia as
maiores lambanças na pista, este ano o problema passou para dentro do pit line:
os trabalhos de Box do time inglês têm sido desastrosos, especialmente com o
campeão de 2008, e já vem de várias corridas, desde o início do campeonato,
apresentando pequenos empecilhos, ou no mínimo fazendo seus pilotos perderem
posições na corrida. Em Valência, Hamilton novamente perdeu muito tempo nos
pits, e com isso, teve parte da corrida comprometida, perdendo posição
principalmente para Fernando Alonso. No caso de Jenson Button, como o campeão
de 2009 está vindo de uma série de resultados ruins, ele tem sido menos
afetado, até porque não faz muita diferença quando você termina fora dos
pontos, mas com Hamilton, a coisa anda ficando complicada. E Lewis este ano tem
mostrado estar muito mais prudente e cauteloso, evitando confusões e mantendo
uma regularidade boa no campeonato. Mas, com a concorrência tão apertada em um
campeonato tão equilibrado, pequenos erros como esses estão sendo cruciais para
se ir bem ou mal em uma prova, e o time precisa resolver isso. Os demais times
não vão dar chance de recuperação numa briga tão renhida quanto a que estamos
vendo.
Corrida
de F-1 em Valência: O GP da Europa deste ano pode ter sido a melhor corrida já
realizada na pista montada nas ruas de Valência desde que a prova foi criada em
2008, mas definitivamente, ainda não conseguiu conquistar boa parte da
população da metrópole, que continuou reclamando dos inconvenientes de se
fechar as ruas e o acesso daquela região da cidade para a realização da
corrida. Piorou ainda mais o clima o caráter esbanjador que a F-1 tem nos
últimos tempos, ignorando a crise mundial como se o dinheiro continuasse
abundante, enquanto a Espanha vive uma séria crise onde quase 25% da população
do país está sem emprego. Pode ter sido a última corrida nas ruas próximas ao
porto: o contrato venceu este ano, e para 2013, Valência deve, na melhor das
hipóteses, revezar com Barcelona como sede da corrida espanhola, mas muita
gente prefere que a prova valenciana seja feita no circuito Ricardo Tormo, que
tem uma infraestrutura pronta e completa nos arredores, do que ficar montado a
pista provisória próxima ao porto, o que consome muito mais recursos.
Punições
na F-1: Os comissários de pista continuam aplicando certas punições que muitas
vezes não fazem muito sentido. O drive through (passagem pelos boxes) aplicado
a Bruno Senna em Valência faz parte destas punições meio sem pé nem cabeça. O
brasileiro foi considerado culpado pelo acidente com Kamui Kobayashi, sendo que
ele foi o maior prejudicado nisso tudo. Foi nítido que o piloto da Williams não
fez nada exatamente errado: ele simplesmente deu uma pequena guinada para
assumir a tangência para entrar na curva, após ser ultrapassado por Kimmi
Raikkonem. Mas Kobayashi foi otimista demais ao tentar passar logo atrás do
finlandês da Lótus, e se enfiou em um espaço onde não havia, causando o toque.
A “teoria da conspiração” imaginada por Galvão Bueno pelo fato de Mika Salo ser
um dos comissários de pista da prova de Valência podem ser apenas falácia, no
sentido de tentar prejudicar o brasileiro em favor do compatriota Valtteri
Bottas, piloto-reserva da Williams, mas se lembrarmos que não faz muito tempo
atrás Salo tomava partido em críticas ao jovem Senna em favor do seu compatriota,
isso dá o que pensar. Mas o principal problema da F-1 é que ela continua sendo
uma categoria onde qualquer esbarrão na pista vira motivo potencial para
punição, e isso está sendo um saco. Nos velhos tempos, se fossem aplicadas
estas regras, iria ter mais punição do que piloto disputando uma corrida...
Dario
Franchiti: o atual campeão da Indy Racing League parecia que ia engatar de novo
no campeonato desta temporada, depois da vitória em Indianápolis e do 2° lugar
na corrida de Detroit, mas o azar que vinha deixando o piloto escocês com
resultados abaixo da média habitual desde o início do campeonato deste ano
voltou a atacar nas últimas duas corridas, onde o piloto da Ganassi amargou
dois abandonos consecutivos e perdeu boas chances de tentar se aproximar dos
ponteiros na classificação. Sua sorte é que Will Power, como de costume, não se
dá bem em pistas ovais, palco das últimas corridas, e acabou também perdendo a
chance de obter resultados mais vigorosos, mas a concorrência chegou em peso, e
Dario no momento é o 7° na classificação, tendo sido superado por outros
pilotos, e vendo que a luta pelo título vai ser bem complicada este ano.
EM BAIXA:
Takuma
Sato: O intrépido piloto japonês deu um tremendo prejuízo à equipe Rahal no
último mês. De Indianápolis até Milwaukee, foram 4 corridas em que a prova de
Sato terminou do mesmo jeito: acertando o muro, e causando vários estragos no
carro. Com 4 batidas consecutivas em 4 corridas, Bobby Rahal exigiu atenção
especial de seu piloto, e acabou sendo até o spotter do mesmo na prova oval de
Iowa, onde pelo menos Takuma conseguiu não se envolver em nenhuma confusão,
finalmente conseguindo terminar uma corrida ileso desde a prova do Brasil.
Brasileiros
na F-1: Nossos representantes na categoria máxima do automobilismo continuam
enfrentando uma zica danada nas corridas este ano. E mesmo quando conseguem
andar bem, vem surgindo azares ou erros que acabam comprometendo todo o
resultado. No Canadá, Felipe Massa começou bem a corrida, mas uma rodada logo
no início o jogou para trás, de onde não conseguiu mais sair. Em Valência,
tanto Massa quando Bruno Senna até que começaram andando bem, mas o safety car
acabou furando a estratégia de paradas de Felipe, enquanto Bruno foi torpedeado
de leve por Kamui Kobayashi, que estava atacado na cidade espanhola, tendo
atingido também Massa algum tempo depois. Felipe acabou zerado tanto o Canadá
quanto em Valência, enquanto Bruno só conseguiu salvar um ponto na última
corrida devido às estripulias de seu companheiro de equipe, que acabou punido
pela pancada em Lewis Hamilton. E enquanto seus companheiros de equipe exibem
performances muito mais contundentes, nem é preciso dizer que quanto mais
ficarem para trás, não importando os azares ou fatores alheios ao controle
próprio, vai pesar na hora de renovar para 2013...
Etapa
Chinesa da IRL: A corrida de estréia do certame IRL na China, em substituição à
finada corrida no Japão, foi para o brejo antes mesmo de estrear. A prefeitura
da cidade de Qingdao resolveu que não seria bom ter o evento automobilístico
durante o Festival Internacional da Cerveja, um evento muito popular na cidade,
e que está marcado para os dias 11
a 26 de agosto. A corrida estava marcada para o dia 19,
e sem desejar a concorrência de outro evento de porte, depois de tentativas de
se negociar uma nova data, e tendo atingido a data limite para se optar por
outras soluções, infelizmente a mais nova etapa internacional do certame acabou
mesmo cancelada. Após algumas semanas, a direção da categoria cogitou uma prova
substituta, mas acabou oficializando que o calendário deste ano terá uma
corrida a menos, uma vez que as tratativas para uma prova substituta não
chegaram a bom termo. Desta vez, pode-se dizer que a categoria não conseguiu
fazer um negócio da China...
Pastor
Maldonado: o piloto venezuelano mostrou bom desempenho na corrida de Valência,
mas assim como na Austrália, forçou no momento errado e provocou um acidente
desnecessário, além de jogar um bom resultado para o alto. Com pneus em muito
melhor estado, Maldonado se enroscou com Lewis Hamilton na saída de uma das
curvas, sem ter paciência para esperar uma oportunidade melhor nas curvas
seguintes, onde todos sabiam que conseguiriam superar o inglês da McLaren. Com
as finanças em estado ainda debilitado, a Williams precisa de resultados firmes
na classificação, e não de expectativas de resultados. Pastor precisa aprender
a dosar um pouco a paciência com seu arrojo para conseguir resultados com
constância, e não pode ficar jogando fora chances como as da Melbourne e
Valência. Desse jeito, o apelido de “Maldanado” vai demorar a sumir dos
comentários sobre o piloto venezuelano...
Kamui
Kobayashi: o piloto japonês da equipe Sauber geralmente é conhecido pelo seu
arrojo, e disposição para arrancar ultrapassagens em pontos onde muita gente
não ousaria tentar a manobra. Mas no GP da Europa, o senso de oportunidade do
nipônico não estava afinado adequadamente, tendo sido o causador de dois
acidentes justamente com os dois brasileiros na prova. Acertou Bruno Senna por
trás e depois ainda se enroscou com Felipe Massa, num toque que o tirou da
prova, e arruinou as chances do piloto da Ferrari se recuperar na corrida. E
com Sérgio Perez pontuando e sem se meter em confusões, Kobayashi pode até
perder um pouco da atratividade se continuar arrumando confusões. Felizmente, o
nipônico não é um freqüente causador de acidentes nas corridas, mas quando se
envolve em confusão, costuma caprichar na dose, para azar de seus mecânicos...
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