quarta-feira, 27 de junho de 2012

COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA – JUNHO DE 2012

            Estamos chegando ao final do mês de junho, e como de praxe, é hora de mais uma edição da COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA, com uma pequena avaliação de um pouco do que aconteceu no último mês no esporte a motor. No mesmo esquema de sempre: EM ALTA (caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor vermelho-claro). Uma boa leitura a todos, e até a cotação de julho...


EM ALTA:

Fernando Alonso: O bicampeão espanhol deu um show no GP da Europa, em Valência, e tornou-se o primeiro piloto a repetir vitória na atual temporada da F-1. Se é verdade que o asturiano contou com a sorte dos abandonos de Sebastian Vettel e Romain Grossjean, não se pode desmerecer que ele saiu da 6ª fila e foi galgando posições em uma pista onde ultrapassar não é muito fácil. Quando os adversários ficaram pelo caminho, lá estava Alonso no lugar e posição certos para surpreender e vencer novamente. E depois o espanhol ainda desfilou com a bandeira de seu país, numa justa homenagem aos espanhóis, cuja economia enfrenta uma grave crise, com quase 25% da população desempregada. Ainda é cedo para afirmar que o espanhol é o maior favorito ao título, pois pelo equilíbrio do campeonato, tudo ainda pode mudar nas próximas corridas, mas que ninguém fique de guarda baixa por perto dele...

Campeonato 2012 da F-1: A categoria máxima do automobilismo continua surpreendendo nesta temporada. Conseguiu mostrar 7 vencedores diferentes nas 7 primeiras corridas, e faltou pouco para encaixar um 8° vencedor diferente em Valência, onde ao contrário dos anos anteriores, vimos uma das provas mais empolgantes do ano. E o melhor de tudo é que não dá para prever o que pode acontecer ainda no atual campeonato. Na próxima corrida, em Silverstone, não se pode apontar favoritos à vitória. A Lótus ainda continua batendo na trave, e agora a pergunta é quem será o próximo piloto a conseguir seu 2° triunfo no ano. Os pneus da Pirelli estão fazendo os times e pilotos perderem parte do sono, mas em compensação, a torcida está adorando. E com toda a razão...

Ryan Hunter-Reay: O piloto da equipe Andretti Autosport venceu as etapas de Milwaukee e Iwoa, e encostou em Will Power na classificação do campeonato da Indy Racing League, estando agora apenas 3 pontos atrás do australiano da equipe Penske. Enquanto a Ganassi não consegue se acertar, é o time de Michael Andretti que vem mostrando serviço e regularidade, e Ryan tem mostrado constância e resultados para ir em busca do título da temporada, conseguindo equilibrar uma briga que todos achavam que já tinha Power como favorito destacado. Com Dario Franchiti fazendo uma temporada menos regular este ano, parece que Hunter-Reay surge como maior adversário de Power na luta pelo título. Depois de algumas temporadas em baixa, pode ser a chance da Andretti vencer novamente na IRL.

Nelsinho Piquet: O filho do tricampeão Nélson Piquet deu um show no último final de semana competindo pela Nascar na categoria Nationwide, na pista de Elkhart Lake, e tornou-se o primeiro brasileiro a vencer uma prova na categoria. Verdade que Elkhart Lake é um circuito misto, bem ao estilo das pistas que Nelsinho competiu a maior parte de sua carreira, e não um dos ovais característicos onde a Winston Cup ou a Truck Series compete regularmente, mas nem por isso a performance do piloto pode ser desmerecida. Aos poucos, Nelsinho vai encontrando seu espaço no automobilismo americano, e cada vez mais sente menos falta da F-1, que não é tudo o que existe no mundo do esporte a motor. O piloto também vem tendo um desempenho firme e evoluindo na Truck Series, e que ninguém duvide que mais hora, menos hora, ele passe a disputar a Winston Cup, a principal divisão da Nascar. Para vencer na Nationwide, ele precisou derrotar vários adversários experientes, e até mesmo alguns pilotos da categoria principal, que sempre costumam disputar algumas provas desta categoria quando a Winston Cup não está em ação. O nome Piquet ainda vai dar o que falar (positivamente) no automobilismo mundial.

Luiz Razia: o piloto baiano voltou à carga total na luta pelo título da GP2 nas etapas disputadas em Valência, com destaque para a segunda corrida, onde deu um show nas últimas voltas para conquistar sua 3ª vitória na atual temporada e praticamente encostar no líder e até então favorito disparado David Valsecchi. Ainda tem muito chão pela frente, mas Razia está aproveitando a chance que tem para quem sabe, finalmente chegar ao título e ganhar sua chance definitiva na F-1, agora que tem algum apoio da Red Bull. Mas a parada não vai ser fácil, e Razia precisa se manter concentrado para pelo menos mostrar toda a garra e determinação das voltas finais de Valência nas corridas restantes do campeonato. Os chefões da F-1 estavam atentos às performances dos pilotos na corrida valenciana, e eles costumam guardar os nomes daqueles que impressionam na pista. O brasileiro está o rumo certo, e s depender dele, o Brasil pode enfim conseguir seu primeiro título na categoria.


NA MESMA:

Sebastién Loeb: O Mundial de Rali está ficando até chato. Mais uma etapa do campeonato, agora na Nova Zelândia, e o francês da Citroen já acumula 5 vitórias nas 7 etapas disputadas até agora este ano. Neste ritmo, Loeb vai faturar mais um título, enquanto a concorrência apenas fica parada assistindo. E não é apenas competência da equipe Citroen: o piloto está fazendo a diferença, e de um modo arrasador. Na etapa neozelandesa, Miko Hirvonen fez o que pôde, mas não conseguiu derrotar seu companheiro de equipe. Mas pegou mal a ordem da equipe francesa para que o piloto finlandês não atacasse seu companheiro de time, lembrando as famosas jogadas de equipe da Ferrari na F-1. Com todo o respeito, Loeb não precisa disso, e nem merece. Que a Citroen caia em si e não repita mais este tipo de palhaçada, do contrário, só vão manchar a possível conqusita do título pelo francês este ano se continuarem a fazer isso.

Pit Stops da equipe McLaren: Se no ano passado era Lewis Hamilton quem fazia as maiores lambanças na pista, este ano o problema passou para dentro do pit line: os trabalhos de Box do time inglês têm sido desastrosos, especialmente com o campeão de 2008, e já vem de várias corridas, desde o início do campeonato, apresentando pequenos empecilhos, ou no mínimo fazendo seus pilotos perderem posições na corrida. Em Valência, Hamilton novamente perdeu muito tempo nos pits, e com isso, teve parte da corrida comprometida, perdendo posição principalmente para Fernando Alonso. No caso de Jenson Button, como o campeão de 2009 está vindo de uma série de resultados ruins, ele tem sido menos afetado, até porque não faz muita diferença quando você termina fora dos pontos, mas com Hamilton, a coisa anda ficando complicada. E Lewis este ano tem mostrado estar muito mais prudente e cauteloso, evitando confusões e mantendo uma regularidade boa no campeonato. Mas, com a concorrência tão apertada em um campeonato tão equilibrado, pequenos erros como esses estão sendo cruciais para se ir bem ou mal em uma prova, e o time precisa resolver isso. Os demais times não vão dar chance de recuperação numa briga tão renhida quanto a que estamos vendo.

Corrida de F-1 em Valência: O GP da Europa deste ano pode ter sido a melhor corrida já realizada na pista montada nas ruas de Valência desde que a prova foi criada em 2008, mas definitivamente, ainda não conseguiu conquistar boa parte da população da metrópole, que continuou reclamando dos inconvenientes de se fechar as ruas e o acesso daquela região da cidade para a realização da corrida. Piorou ainda mais o clima o caráter esbanjador que a F-1 tem nos últimos tempos, ignorando a crise mundial como se o dinheiro continuasse abundante, enquanto a Espanha vive uma séria crise onde quase 25% da população do país está sem emprego. Pode ter sido a última corrida nas ruas próximas ao porto: o contrato venceu este ano, e para 2013, Valência deve, na melhor das hipóteses, revezar com Barcelona como sede da corrida espanhola, mas muita gente prefere que a prova valenciana seja feita no circuito Ricardo Tormo, que tem uma infraestrutura pronta e completa nos arredores, do que ficar montado a pista provisória próxima ao porto, o que consome muito mais recursos.

Punições na F-1: Os comissários de pista continuam aplicando certas punições que muitas vezes não fazem muito sentido. O drive through (passagem pelos boxes) aplicado a Bruno Senna em Valência faz parte destas punições meio sem pé nem cabeça. O brasileiro foi considerado culpado pelo acidente com Kamui Kobayashi, sendo que ele foi o maior prejudicado nisso tudo. Foi nítido que o piloto da Williams não fez nada exatamente errado: ele simplesmente deu uma pequena guinada para assumir a tangência para entrar na curva, após ser ultrapassado por Kimmi Raikkonem. Mas Kobayashi foi otimista demais ao tentar passar logo atrás do finlandês da Lótus, e se enfiou em um espaço onde não havia, causando o toque. A “teoria da conspiração” imaginada por Galvão Bueno pelo fato de Mika Salo ser um dos comissários de pista da prova de Valência podem ser apenas falácia, no sentido de tentar prejudicar o brasileiro em favor do compatriota Valtteri Bottas, piloto-reserva da Williams, mas se lembrarmos que não faz muito tempo atrás Salo tomava partido em críticas ao jovem Senna em favor do seu compatriota, isso dá o que pensar. Mas o principal problema da F-1 é que ela continua sendo uma categoria onde qualquer esbarrão na pista vira motivo potencial para punição, e isso está sendo um saco. Nos velhos tempos, se fossem aplicadas estas regras, iria ter mais punição do que piloto disputando uma corrida...

Dario Franchiti: o atual campeão da Indy Racing League parecia que ia engatar de novo no campeonato desta temporada, depois da vitória em Indianápolis e do 2° lugar na corrida de Detroit, mas o azar que vinha deixando o piloto escocês com resultados abaixo da média habitual desde o início do campeonato deste ano voltou a atacar nas últimas duas corridas, onde o piloto da Ganassi amargou dois abandonos consecutivos e perdeu boas chances de tentar se aproximar dos ponteiros na classificação. Sua sorte é que Will Power, como de costume, não se dá bem em pistas ovais, palco das últimas corridas, e acabou também perdendo a chance de obter resultados mais vigorosos, mas a concorrência chegou em peso, e Dario no momento é o 7° na classificação, tendo sido superado por outros pilotos, e vendo que a luta pelo título vai ser bem complicada este ano.



EM BAIXA:

Takuma Sato: O intrépido piloto japonês deu um tremendo prejuízo à equipe Rahal no último mês. De Indianápolis até Milwaukee, foram 4 corridas em que a prova de Sato terminou do mesmo jeito: acertando o muro, e causando vários estragos no carro. Com 4 batidas consecutivas em 4 corridas, Bobby Rahal exigiu atenção especial de seu piloto, e acabou sendo até o spotter do mesmo na prova oval de Iowa, onde pelo menos Takuma conseguiu não se envolver em nenhuma confusão, finalmente conseguindo terminar uma corrida ileso desde a prova do Brasil.

Brasileiros na F-1: Nossos representantes na categoria máxima do automobilismo continuam enfrentando uma zica danada nas corridas este ano. E mesmo quando conseguem andar bem, vem surgindo azares ou erros que acabam comprometendo todo o resultado. No Canadá, Felipe Massa começou bem a corrida, mas uma rodada logo no início o jogou para trás, de onde não conseguiu mais sair. Em Valência, tanto Massa quando Bruno Senna até que começaram andando bem, mas o safety car acabou furando a estratégia de paradas de Felipe, enquanto Bruno foi torpedeado de leve por Kamui Kobayashi, que estava atacado na cidade espanhola, tendo atingido também Massa algum tempo depois. Felipe acabou zerado tanto o Canadá quanto em Valência, enquanto Bruno só conseguiu salvar um ponto na última corrida devido às estripulias de seu companheiro de equipe, que acabou punido pela pancada em Lewis Hamilton. E enquanto seus companheiros de equipe exibem performances muito mais contundentes, nem é preciso dizer que quanto mais ficarem para trás, não importando os azares ou fatores alheios ao controle próprio, vai pesar na hora de renovar para 2013...

Etapa Chinesa da IRL: A corrida de estréia do certame IRL na China, em substituição à finada corrida no Japão, foi para o brejo antes mesmo de estrear. A prefeitura da cidade de Qingdao resolveu que não seria bom ter o evento automobilístico durante o Festival Internacional da Cerveja, um evento muito popular na cidade, e que está marcado para os dias 11 a 26 de agosto. A corrida estava marcada para o dia 19, e sem desejar a concorrência de outro evento de porte, depois de tentativas de se negociar uma nova data, e tendo atingido a data limite para se optar por outras soluções, infelizmente a mais nova etapa internacional do certame acabou mesmo cancelada. Após algumas semanas, a direção da categoria cogitou uma prova substituta, mas acabou oficializando que o calendário deste ano terá uma corrida a menos, uma vez que as tratativas para uma prova substituta não chegaram a bom termo. Desta vez, pode-se dizer que a categoria não conseguiu fazer um negócio da China...

Pastor Maldonado: o piloto venezuelano mostrou bom desempenho na corrida de Valência, mas assim como na Austrália, forçou no momento errado e provocou um acidente desnecessário, além de jogar um bom resultado para o alto. Com pneus em muito melhor estado, Maldonado se enroscou com Lewis Hamilton na saída de uma das curvas, sem ter paciência para esperar uma oportunidade melhor nas curvas seguintes, onde todos sabiam que conseguiriam superar o inglês da McLaren. Com as finanças em estado ainda debilitado, a Williams precisa de resultados firmes na classificação, e não de expectativas de resultados. Pastor precisa aprender a dosar um pouco a paciência com seu arrojo para conseguir resultados com constância, e não pode ficar jogando fora chances como as da Melbourne e Valência. Desse jeito, o apelido de “Maldanado” vai demorar a sumir dos comentários sobre o piloto venezuelano...

Kamui Kobayashi: o piloto japonês da equipe Sauber geralmente é conhecido pelo seu arrojo, e disposição para arrancar ultrapassagens em pontos onde muita gente não ousaria tentar a manobra. Mas no GP da Europa, o senso de oportunidade do nipônico não estava afinado adequadamente, tendo sido o causador de dois acidentes justamente com os dois brasileiros na prova. Acertou Bruno Senna por trás e depois ainda se enroscou com Felipe Massa, num toque que o tirou da prova, e arruinou as chances do piloto da Ferrari se recuperar na corrida. E com Sérgio Perez pontuando e sem se meter em confusões, Kobayashi pode até perder um pouco da atratividade se continuar arrumando confusões. Felizmente, o nipônico não é um freqüente causador de acidentes nas corridas, mas quando se envolve em confusão, costuma caprichar na dose, para azar de seus mecânicos...

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