Na Itália, Piquet obteve sua última vitória pela Williams, e a primeira com a suspensão ativa do time, ampliando ainda mais sua liderança no campeonato daquele ano.
E aqui estamos de volta com a série
especial de corridas na íntegra da temporada de 1987, no ano do tricampeonato
de Nélson Piquet. Depois de conquistar seus primeiros triunfos na temporada,
nas etapas da Alemanha e da Hungria, Piquet havia desferido dois golpes
fortíssimos em Nigel Mansell, seu companheiro de equipe, e principal rival na
luta pelo título da temporada. Mas o inglês voltou à carga, e obteve uma
vitória categórica na Áustria, tentando recuperar o terreno perdido. Mas
Nélson, mantendo sua impressionante regularidade no ano, foi novamente 2º
colocado, impedindo uma maior aproximação do piloto inglês, que ainda por cima
contava com a preferência da Williams para ser campeão, de modo que Piquet não
podia baixar a guarda nem por um momento.
E a etapa seguinte do calendário era em Monza, o palco do GP da Itália. A Williams trazia de novidade o seu próprio sistema de suspensão ativa, sendo o segundo time do grid a correr com esta novidade, imitando a iniciativa da Lotus, que corria com este tipo de recurso desde o início da temporada. Piquet desenvolveu o sistema em testes pela Williams e aprovou o recurso, que na sua opinião ajudava a melhorar a estabilidade do carro. Seja como for, com ou sem suspensão ativa, a Williams dominou a classificação em Monza, com Piquet a obter a pole-position, mas com Mansell logo atrás, separados por praticamente um décimo de segundo. Na segunda fila, Gerhard Berger atiçava as esperanças dos tiffosi da Ferrari, enquanto Ayrton Senna, com a Lotus, fechava no 4º posto, com Alain Prost logo atrás, em 5º ainda sustentando esperanças de voltar a brigar pelo título.
Após uma primeira largada cancelada, Piquet falhou no arranque da largada, mas recuperou a liderança antes da primeira chicane, enquanto Nigel Mansell, logo depois, começou a ter problemas, sendo superado por Thierry Boutsen, da Benetton, e por Berger, da Ferrari. O brasileiro começou a se distanciar na liderança, enquanto Senna caía para o 6º lugar, e tinha que recuperar as posições perdidas. Na primeira metade da corrida, Piquet foi sustentando a liderança, embora por uma vantagem pequena, de menos de 3s. Mansell, precisando da vitória mais do que nunca, contudo, parecia incapaz de recuperar terreno para se aproximar do brasileiro, que comandava a prova com autoridade. A meio da corrida, a dupla da Williams trocou pneus, e a equipe gastou 2s a mais na parada de Nélson, o que fez o brasileiro ficar diretamente à mercê de Mansell (teria sido intencional, para favorecer o inglês?). Senna, contudo, assumiu a ponta, com a estratégia de não parar, e tentar a vitória. Durante várias voltas, Mansell ficou em cima de Piquet, tentando tudo por tudo para superar o brasileiro, até que Nélson recuperou o ritmo, e voltou a abrir vantagem, escapando do inglês. E ele começou a tirar a vantagem de Senna na liderança, que sem parar para trocar pneus, seguia na frente. Enquanto Piquet começava a andar mais rápido, Mansell ia perdendo contado com o brasileiro, que começava a chegar no compatriota da Lotus. Senna, por sua vez, dava tudo por tudo, e mantinha um ritmo incrível para quem ainda estava com os mesmos pneus da largada. Mas a pressão de Piquet ia aumentando, e a sete voltas do final, Senna escapou na curva Parabólica, e Piquet assumiu novamente a liderança. Ayrton conseguiu evitar de bater, e voltou à pista, ainda em 2º, e mantendo um ritmo infernal, tentando recuperar a liderança, mas não teve jeito. Vitória de Nélson Piquet, sua 3ª vitória na pista de Monza, para delírio da torcida italiana, que idolatrava o piloto brasileiro quase tanto quanto torcia pela Ferrari. Senna foi o 2º, e Mansell, o grande derrotado do fim de semana, apenas fechava o pódio, em 3º. Gerhard Berger deu alento aos tiffosi com a 4ª posição, enquanto Boutsen era o 5º. Prost foi apenas o 15º, e praticamente já dava adeus às chances de título. Confiram então o vídeo completo do GP da Itália de 1987 postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=msC6haj9A4k
Algumas semanas depois, a F-1 chegou a Portugal, para a disputa do GP lusitano, no circuito do Estoril. Para Nigel Mansell, a situação chegava ao desespero: com 20 pontos de desvantagem para Piquet após a etapa de Monza, o inglês precisava reverter a situação mais do que nunca, e largar na frente na pista portuguesa era meio caminho andado para voltar a vencer. Mas Gerhard Berger, da Ferrari, roubou a pole position do inglês, que teve de se contentar com o 2º lugar no grid. Na segunda fila, Alain Prost e Nélson Piquet ocupavam a 3ª e 4ª posições. Na terceira fila, Ayrton Senna alinhava a Lotus em 5º lugar, com a Ferrari de Michele Alboreto ao seu lado. Mansell largou bem e assumiu a ponta, mas houve uma confusão com alguns carros após a largada, obstruindo a pista, de modo que foi necessário recomeçar tudo de novo, com alguns pilotos tendo de recorrer a seus carros reservas para disputar a corrida. Nesta nova arrancada, Mansell novamente largou bem, tomando a liderança, mas Berger foi para cima, e logo superava com Mansell, tomando a dianteira da prova, e indo embora, deixando Nigel à mercê dos ataques de Senna vindo logo atrás. Mas as esperanças de vitória do inglês da Williams foram para o espaço quando seu carro apresentou um problema elétrico e ele foi forçado a abandonar.
Alain Prost, que havia sido conservador na primeira metade da corrida, começou a acelerar, e foi subindo na prova conforme os primeiros colocados faziam suas trocas de pneus. Na parte final da corrida, o francês da McLaren estava chegando em Berger, ainda na liderança. O austríaco sentiu a pressão e saiu da pista com seus pneus já desgastados. Prost assumiu a liderança faltando poucas voltas para o final, e Berger ainda deu sorte de retornar à pista, mas agora a quase 20s do francês. E assim foi, Alain Prost conquistava sua 28ª vitória na F-1, superando o recorde de 27 provas de Jackie Stewart, e assim, tornando-se o piloto com mais triunfos na história da F-1 à época. Piquet fechou o pódio. Senna, que vinha numa pilotagem combativa, teve problemas na sua Lotus, perdeu 2 voltas nos boxes, e retornou à pista para conseguir terminar em 7º, fora da zona de pontos. Confiram então o vídeo completo do GP de Portugal de 1987 postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=XFfcsCi_P7I
O resultado do GP de Portugal era o pior possível para os rivais de Nélson Piquet na luta pelo título. Ayrton Senna, por exemplo, ficava 18 pontos atrás, o equivalente a duas vitórias na época, e isso se Nélson não pontuasse, situação quase impossível de acontecer normalmente, diante da grande regularidade que o brasileiro vinha demonstrando no campeonato. Mas para Nigel Mansell o panorama era ainda: o inglês ficava 24 pontos atrás, e com apenas 4 corridas para fechar a temporada, Nigel não precisava apenas vencer, ele tinha de torcer para um azar de Piquet, e o brasileiro tinha tendo uma postura extremamente cerebral na temporada, raramente se envolvendo em confusões na pista. O caso do GP de Portugal foi uma exceção, e mesmo assim, a sorte ainda esteve do lado de Nélson, ocorrendo logo na primeira volta, de modo que ele pode seguir na corrida após reparos leves no carro, podendo participar da segunda largada, e ainda terminar em 3º lugar, o que pode ter parecido pouco, mas uma imensa diferença quando Mansell abandonou logo na primeira parte da corrida, e viu sua situação na luta pelo título bem debilitada. Mas, faltando 4 provas, muita coisa ainda poderia acontecer, e por mais vantagem que Piquet tivesse, nada estava garantido. E vamos ver isso nas próximas postagens que virão muito em breve aqui no blog. Fiquem ligados, para acompanharem as corridas da fase final da temporada de 1987. Até breve!
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Com sua vitória em Portugual, Alain Prost quebrava o recorde de triunfos na F-1 até então pertencente a Jackie Stewart. |
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