quarta-feira, 23 de agosto de 2023

HAVOC SERIES – LOUCURAS NOS SIDECARS

Os sidecars também tem suas competições, e até campeonato mundial, chancelado pela FIM, fazendo parte ativa do mundo do esporte a motor.

            Voltando com mais uma sessão de vídeos, hoje vamos mostrar mais um tipo de competição pouco conhecido aqui no Brasil, mas que lá fora possui até mesmo campeonato mundial: são os sidecars, como são conhecidos os veículos, geralmente de motos com um anexo de passageiro acoplado que segue ao lado, pelo menos os veículos que circulam em ruas, mas que possuem construções mais complexas nas competições esportivas, dependendo do tipo de competição, claro.

            Os sidecars tiveram origens por volta da Primeira Guerra Mundial, quando por falta de melhores opções de transporte, começaram a adaptar estruturas de transporte às motos da época, que podiam ser usadas para levar tanto pessoas como cargas. As motos eram veículos mais ágeis que carros e caminhões, e podiam acessar lugares com mais facilidade, e em caso de uso em combate, podiam oferecer opção de fuga e/ou ataque mais rápidos. Mas o conceito deste tipo de veículo demorou muitas décadas para ser difundido propriamente, já que os carros da indústria automobilística, cada vez mais pujante, tornava-se o objeto primordial de desejo do público, que não via tanta vantagem nos sidecars, até então construídos de forma bem mais precária do que os veículos de quatro rodas.

            Mas, com o passar dos tempos, aquele veículo a princípio feio e pouco seguro na aparência, começou a conquistar adeptos, e com a difusão dos campeonatos de motos, fossem em pistas de asfalto, ou terra (motocross), não demorou para se levar os sidecars também para as competições automobilísticas. Assim, em 1949, seria criado o primeiro Campeonato Mundial de Sidecar. De início, era uma competição difícil e complicada, já que eram na prática um sidecar acoplado a uma motocicleta convencional, com um desempenho às vezes temeroso.

Dos primeiros sidecars, surgidos à época da Primeira Guerra Mundial (acima, um modelo de 1924), os veículos foram evoluindo pouco a pouco, ganhando mais conforto para desafiar a preferência pelos carros (como no modelo abaixo).


            As máquinas do período do pré-guerra que eram utilizadas nas competições eram descritas como "andaimes sobre rodas", devido ao tamanho dos primeiros sidecars. Começou-se então o desenvolvimento mais acurado dos equipamentos, visando a redução de peso do conjunto, e proporcionando uma plataforma plana para o passageiro, reduzindo o arrasto ao redor da roda do sidecar e na frente da plataforma do mesmo. Logo, carenagens específicas começaram a ser desenvolvidas, já que isso melhoraria o arrasto, reduzindo a resistência do ar. Por volta de 1953, os quadros das motocicletas passaram por uma reformulação completa para acomodar o carro lateral. A altura dos assentos foi reduzida a ponto de o piloto agora se sentar em uma posição semi-deitada. Isso permitiu o uso de uma carenagem de peça única que envolvia não apenas a frente do veículo bem como a plataforma do sidecar, tornando o visual do conjunto mais harmônico.

            Mesmo assim, os sidecars de corrida permaneceram intrinsecamente iguais aos sidecars de estrada, utilizados em trabalhos comuns e transporte. Com o tempo, as estruturas do chassi do sidecar se fundiriam com o chassi principal da motocicleta e formariam um único quadro. Com a evolução dos equipamentos, a FIM – Federação Internacional de Motociclismo passou a dividir o campeonato sidecar em duas competições: a classe B2A, para sidecars tradicionais, e a classe B2B – protótipos. E em 1981 a entidade aprovaria regras para a classe de protótipos, os quais devem veículos movido apenas por uma única roda traseira, devem ser dirigidos por uma única roda dianteira, devem ser dirigidos por um guidão de motocicleta, não por um volante, e devem exigir a participação ativa do passageiro, o qual se movimenta durante o percurso a fim de auxiliar no equilíbrio do equipamento. Com o passar do tempo, algumas destas regras chegaram a ser levemente alteradas e flexibilizadas, de modo que máquinas fora destas regras técnicas até podem competir, mas seus resultados não são registrados.

De acordo com os regulamentos da FIM, o termo "piloto" se aplica igualmente tanto ao motorista quanto ao passageiro em um sidecar. O motorista se posiciona ajoelhado na frente do motor com as mãos próximas à roda dianteira, enquanto o passageiro se movimenta sobre a plataforma na parte traseira transferindo seu peso da esquerda para a direita de acordo com a curva e para frente ou para trás para ganhar tração para a frente ou para trás. O passageiro também ajuda o motorista na hora de derrapar, e costuma ser a primeira pessoa a notar qualquer problema no motor, pois fica ao lado do mesmo, enquanto o motorista está à frente dele. Os dois devem trabalhar juntos para alcançar o sucesso como equipe de competição. Hoje em dia é comum chamar o motorista de "Piloto", enquanto o passageiro costuma ser chamado de “co-piloto”. As tradicionais corridas de sidecars continuam populares em vários países, especialmente no Reino Unido, onde são conhecidas como Formula Two Sidecars (600cc Engines). Eles geralmente são usados eventos de corrida de estrada, como a prova da Ilha de Man, por exemplo.

No fim dos anos 1960, começaram as primeiras competições de sidecars, com diversos certames surgindo mundo afora (acima), enquanto o veículo ganhava também aplicações comerciais de transporte, com diversos modelos criados para esta finalidade (abaixo).


            Atualmente, temos o Campeonato Mundial de Sidecar, composto por 7 etapas na temporada 2023, com provas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, e Portugal, e a competição tem chancela da FIM, e os equipamentos são de marcas bem conhecidas, como Suzuki, Honda, Yamaha, Kawasaki, BMW, entre outros fabricantes.

            E nem é preciso dizer que estas competições também possuem sua cota de confusões e acidentes, e vamos conferir agora alguns vídeos mostrando parte das competições, bem como os rolos vividos pelos competidores nestas provas.

 

E começamos pela prova da Ilha de Man, com este vídeo postado no You Tube pela própria Isle of Man TT Races, da prova disputada em 2022. Vejam como a competição se desenrola no traçado de quase 38 milhas de extensão, e como conduzir estas máquinas de competição não é tão simples como pode parecer, especialmente nos movimentos feitos pelo co-piloto (ou passageiro) para ajudar na pilotagem e estabilidade do veículo (ativem as legendas):

 

https://www.youtube.com/watch?v=VIsHAA77gKk

 

No vídeo seguinte, postado pelo usuário Driver61 no You Tube, vemos um pouco do mundo fascinante, e talvez maluco, das competições de sidecars. Dá para ficar arrepiado com alguns movimentos dos competidores, especialmente quando acontece algo fora do script (ativem as legendas):

 

https://www.youtube.com/watch?v=SltqgZrPXt8&t=45s

 

No próximo vídeo, postado no You Tube pelo usuário British Sidecar Championship, vemos mais da competição dos sidecars, voando em alta velocidade na pista de Le Mans, em uma etapa pelo Campeonato Mundial de Sidecars, o Superside. Vibrem com os ângulos de cenas (ativem as legendas):

 

https://www.youtube.com/watch?v=yxWMx9wz150

 

O próximo vídeo é do usuário Full Throttle, postado no You Tube, mostrando uma competição de sidecars mais bruta, com equipamentos menos sofisticados, e uma pista de terra, com as disputas neste tipo de certame, e os riscos inerentes da competição (ativem as legendas):

 

https://www.youtube.com/watch?v=oeEa_XeM8i8

 

O vídeo seguinte, postado pelo usuário Insider Cars no You Tube mostra mais algumas manobras das competições dos sidecars, algumas até de levantar mais do que o fôlego (ativem as legendas), além de lembrar o lado perigoso deste tipo de competição, e um pouco da história deste tipo de equipamento, suas características, e algumas confusões nas competições:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Yc6dhBOtsO8

 

E não podemos deixar de ver como é uma corrida deste Campeonato Mundial de Sidecars, portanto, o próximo vídeo mostra a corrida 1 da etapa da Bélgica, no já conhecido circuito de Spa-Francorchamps, válida pelo campeonato de 2023, postado no You Tube pelo usuário MOTORRAD. Pode não parecer tão empolgante devido à menor velocidade no grandioso circuito, se comparada com os carros da F-1, mas não deixa de ser algo interessante de se ver (ativem as legendas, mais uma vez):

 

https://www.youtube.com/watch?v=7MTmQyn5A0E

 

E assim encerramos nossa postagem de hoje, mostrando um pouco do mundo das competições de sidecars, que tem lá sua legião de fãs, e seus desafios. Em breve voltamos aqui com mais uma seleção de vídeos para os amantes da velocidade curtirem. Até breve!

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