EM ALTA:
Jake Dennis campeão da F-E 2023: O britânico Jake Dennis conquistou com méritos o título da temporada da Formula-E. E levou seu time, a Andretti, à primeira conquista do título na competição, desde a estréia da escuderia no certame dos carros monopostos elétricos, presente desde o primeiro campeonato da competição. Dennis soube aproveitar o bom trabalho de seu time especialmente no acerto do carro, e no bom aproveitamento do trem de força da Porsche, sabendo fazer um trabalho melhor do que o do time oficial da marca na temporada. E, assim como fez Stoffel Vandoorne em 2022, Jake fez da constância sua grande arma no ano, aproveitando para vencer quando a oportunidade surgisse, obtendo dois triunfos ao longo do ano. O piloto conseguiu reengatar os bons resultados após um período de etapas sem pontuar devido a azares e problemas, depois de iniciar a temporada na liderança, mas uma vez de volta no comando da situação, contou também com a sorte para não se envolver em confusões como as que vitimaram seus rivais mais perigosos, como Mith Evans e Nick Cassidy, e batalhar sempre pelas melhores posições para se manter firme na briga pelo título. A conquista veio justamente em Londres, na sua terra natal, e com uma corrida de antecedência, e desde já Dennis é o piloto a ser batido para a próxima temporada da categoria. Candidatos a vencê-lo não faltam, e tentar o bicampeonato pode ser tão ou até mais difícil do que o primeiro título. O desafio está lançado...
Jaguar campeã na F-E 2023: OK, o título de pilotos escapou, indo parar nas mãos de um piloto da Andretti, time cliente da Porsche, mas ninguém contesta que a Jaguar foi a marca dominante da categoria de carros elétricos monopostos na temporada de 2023. Com seu time oficial e time cliente, a marca britânica venceu praticamente metade das corridas do ano, com 4 vitórias em cada equipe, e poderia ter conquistado também o título de pilotos, se tivesse tido um pouco mais de sorte na reta final. O time oficial teve seus pecados capitais na temporada, quando seus pilotos arruinaram as chances de bons resultados que certamente fizeram falta, como nas duas corridas em que Sam Bird causou acidentes que tiraram tanto ele quanto seu companheiro Mith Evans da corrida, perdendo pontos importantes. Mas Evans também vacilou na segunda corrida de Roma, quando atropelou Nick Cassidy e acabou com as chances de ambos marcarem pontos na etapa, facilitando a conquista por parte do rival Jake Dennis. No campeonato de equipes, o time de fábrica acabou ficando com o vice-campeonato, superado pela Envision, seu time cliente, que conseguiu ser um pouco mais eficiente na temporada, conquistando pelo menos este troféu de compensação. A Jaguar tem tudo para vir ainda mais forte em 2024, contando em seu time oficial com a dupla Cassidy/Evans, que juntos venceram metade das provas de 2023, o que em tese deverá fazer da Jaguar o time a ser batido no próximo ano, mostrando que seu trem de força evoluiu muito este ano. Resta combinar com os concorrentes, que irão tentar melar os planos dos ingleses...
Competitividade e nova era dos carros Gen3 na F-E 2023: Iniciada com alguns problemas, a temporada deste ano da F-E marcou a introdução dos novos carros de terceira geração na categoria, muito mais potentes e velozes. É verdade que demorou algumas corridas para os times se entenderem melhor com o novo carro, mas desde então, a F-E voltou a mostrar um grande nível de competitividade, com muitas disputas, e algumas corridas que foram praticamente alucinantes, como em Portland, nos Estados Unidos, onde teve mais de 400 trocas de posição durante a corrida, com todo mundo andando praticamente embolado o tempo todo. As novas provas estreantes no calendário também foram um grande sucesso, mostrando que o certame dos carros monopostos elétricos iniciaram com o pé direito a terceira fase de seu campeonato, com novos carros que realmente só não mostraram todo o seu potencial devido às circunstâncias de corrida, e às características de alguns circuitos, mas lembrando que estes carros estão apenas no início de seu desenvolvimento, podendo crescer bastante de performance no próximo ano. E a competitividade da categoria ainda seguiu firme, com 6 times a vencerem corridas, e 7 pilotos diferentes no degrau mais alto do pódio. E o título sendo definido apenas na penúltima etapa, embora pudesse ter sido definido também na última corrida, caso as condições tivessem sido mais afortunadas para alguns dos competidores. A disputa só não foi melhor porque dois dos times vencedores, um é estreante na competição, e o outro passou por uma enorme reformulação, do contrário a disputa poderia ter sido mais parelha ainda. E vimos uma grande disputa de três escuderias pelo campeonato de pilotos. Com novas provas como em Tóquio vindo para a próxima temporada, a F-E mostra que segue firme e forte, e que os percalços de perda de equipes e marcas sofridas recentemente não a impactaram de modo negativo como muitos críticos afirmaram, mas como um procedimento normal no mundo do automobilismo, onde alguns entram e outros saem. A F-E tem tudo para melhorar ainda mais e manter-se como um campeonato cada vez mais relevante no mundo do esporte a motor.
Francesco Bagnaia rumo ao bicampeonato na MotoGP: O atual campeão da classe rainha do motociclismo voltou das férias determinado a reforçar ainda mais seu favoritismo na temporada, em busca do segundo título. Baganaia pode não ter vencido a corrida principal na Inglaterra, quando acabou batido pela impressionante Aprilia de Aleix Spargaró, mas dominou o fim de semana na Áustria, vencendo a prova Sprint e a de domingo, aumentando ainda mais sua vantagem na classificação do campeonato, abrindo 62 pontos para o rival mais próximo. “Pecco” vem correndo com a cabeça, evitando se envolver em confusões, e administrando o ritmo de corrida para não desgastar o equipamento, e evitar cometer erros. Na Inglaterra, poderia ter brigado mais para vencer a corrida, mas contentou-se em terminar em 2º, já que mesmo assim abriria mais vantagem na classificação, e na Áustria, largou bem para vencer as duas corridas de ponta a ponta, com uma pilotagem segura, e sem dar chances aos rivais, mesmo quando teve de suportar a forte pressão de Brad Binder, da KTM, que até tentou induzir o atual campeão ao erro, mas não conseguindo manter a pressão necessária para tentar um ataque no final da corrida, quando foi ficando para trás paulatinamente, vendo o piloto da Ducati escapar na liderança. Se no ano passado Bagnaia teve de efetuar uma recuperação arrasadora na temporada para tirar mais de 90 pontos de desvantagem, a situação este ano é bem mais tranquila, com os rivais tendo a tarefa de tentar anular a desvantagem na pontuação em relação ao atual campeão mundial, e com os rivais em posição inferior à do ano passado. O bi parece vir com tranquilidade e naturalidade, mas mesmo assim, não se pode baixar a guarda e dar chances para o azar. E pelo visto nas duas últimas etapas, Bagnaia vem cumprindo bem sua missão, o que é muito ruim para os concorrentes.
Max Verstappen rumo ao tri na F-1: Não há quem possa deter a escalada do atual bicampeão holandês rumo a mais um título na categoria máxima do automobilismo. No retorno da F-1 das férias de verão, e justamente na Holanda, Max deu um novo show, tanto na classificação quanto na corrida, com ambas sendo bem caóticas devido à presença da chuva que bagunçou parte da definição do grid e tanto a própria corrida em Zandvoort. Enquanto os rivais batem cabeça, alternando-se na posição de segunda força do grid, sem contudo conseguir ameaçar o poderio da Red Bull e de seu principal piloto, Verstappen apenas vai cumprindo com seu dever, igualando o recorde de 9 triunfos consecutivos na competição, que era de Sebastian Vettel, obtido em 2013, quando o piloto alemão conquistou seu tetracampeonato, pela própria Red Bull, e colocando-se como novo recordista deste quesito, se alguém imagina que ele vai deixar de vencer as próximas corridas, já que seu companheiro de equipe Sergio Perez parece incapaz de conseguir dar sequer luta ao holandês nas corridas recentemente. Com mais um triunfo, Max abriu impressionantes 138 pontos de vantagem para Perez na classificação, com 9 corridas ainda pela frente. Ele poderia ficar sem marcar pontos pelas próximas 5 corridas, com Perez vencendo todas, que ainda assim permaneceria na liderança do campeonato. Os concorrentes que comecem a pensar em 2024, porque 2023 já era, e faz muito tempo... E ainda assim, faltando combinar com o time rubrotaurino, obviamente.
NA MESMA:
Marc Márquez: O hexacampeão continua enfrentando problemas com a Honda na atual temporada da MotoGP, sem conseguir brigar pelas primeiras posições, e por vezes tendo de brigar até mesmo para conseguir pontuar. E, no meio disso, novas quedas tem atormentado o piloto espanhol, na busca por tentar melhorar a performance em corrida. Uma situação bem ruim, que não envolve somente o piloto, mas também a Honda, que parece completamente perdida na atual temporada, sem saber como melhorar, e que caminho de desenvolvimento seguir. Márquez já chegou a fazer até elogios à KTM, o que poderia indicar uma possível mudança de time para o próximo ano, embora ele próprio já afirmou que pretende cumprir com o atual contrato, que vence apenas ao fim de 2024, integralmente, em respeito ao time que defende desde que chegou à classe rainha do motociclismo, mas já dando um sinal de que para 2025 poderá seguir novos ares na competição. Até lá, é ser paciente, e esperar por melhores dias no time nipônico, dentro e fora das pistas.
Equipe Haas de F-1 para 2024: Houveram rumores de que o time de Gene Haas poderia mudar novamente sua dupla de pilotos para a próxima temporada, uma vez que Nico Hulkenberg estaria trazendo muito mais desempenho do que Kevin Magnussen, mas no final, a escuderia norte-americana preferiu manter seus atuais pilotos para a próxima temporada, confiando que, com um carro melhor, ambos poderão trazer ainda mais resultados ao time, que já se encontra em condição melhor este ano, justamente pela dupla titular não se envolver em confusões na pista, leia-se, acidentar-se com os carros, evitando comprometer o orçamento não muito generoso da escuderia. Nico se mostrou um grande acerto para 2023, da mesma maneira como foi o retorno de Kevin em 2022, após a temporada sem resultados de 2021 com uma dupla titular novata na competição, que nada trouxe de positivo para o time propriamente. O objetivo agora é se beneficiar da estabilidade dos pilotos para conseguir desenvolver melhor o carro, que no modelo deste ano mostrou-se muito rápido em classificação, mas ruim de corrida, a fim de conseguir conjugar o melhor das duas condições para 2024, e batalhar para voltar ao meio do grid, onde a escuderia costumava se localizar nas primeiras temporadas, e quem sabe, tentar voltar a crescer além disso na competição, objetivo ainda meio ousado, mas quem sabe? De qualquer forma, a Haas fecha seu quadro para 2024 e terá um problema a menos para pensar no restante da temporada atual. E, com isso, fecha novamente as portas para Pietro Fittipaldi, mostrando que o brasileiro nunca é considerado para nada além de ser apenas piloto de testes da escuderia...
Josef Newgarden mais uma vez na fila do título na Indycar: O piloto da equipe Penske bem que tentou esticar a disputa da temporada 2023 da Indycar até o final, buscando o tão sonhado tricampeonato, mas vai passar mais um ano na fila. Se em 2021 acabou derrotado por Álex Palou, em 2022 Josef teve de ver o companheiro de equipe Will Power levantar a taça do título. E este ano, apesar da enorme desvantagem para Palou, ainda vinha sonhando com a possibilidade de chegar lá numa reviravolta de última hora, mas uma pequena estampada no muro na etapa de Gateway, quando lutava pela vitória na corrida, acabou com suas chances de ainda tentar chegar ao título, já que o acidente, apesar de leve, levou ao seu abandono da prova, e consequentemente, a ficar mais uma vez sem chances de conquistar o título. Vai restar tentar o vice-campeonato, posição que ficou nos últimos quatro anos na competição, no duelo com Scott Dixon, da Ganassi, por essa colocação. Só que a parada vai ser complicada, pois Dixon venceu a prova de Gateway, enquanto Newgarden ficou pelo caminho, de modo que o neozelandês tem uma boa diferença de 51 pontos a seu favor para administrar no duelo pelo vice-campeonato, se necessário. E Newgarden tem de tomar cuidado com Patricio O’Ward, da McLaren, que está apenas 11 pontos atrás dele, se não quiser terminar a temporada fora do TOP-3... Olho vivo, então, Josef...
George Russell: O piloto inglês fez uma boa estréia na Mercedes na temporada passada, chegando inclusive a terminar o ano melhor do que Lewis Hamilton, obtendo as únicas pole e vitórias da escuderia germânica na temporada de 2022, que foi a pior do time desde 2014, quando teve início a era híbrida da F-1. Cotado como futuro campeão pela Mercedes, após a aposentadoria do heptacampeão, Russell infelizmente não vem conseguindo repetir o mesmo desempenho em 2023, chegando em várias corridas recentes a terminar atrás do companheiro de equipe mais badalado, e na etapa da Holanda, quando fez uma classificação muito melhor do que Lewis, e tinha oportunidade de virar um pouco a maré, acabou sendo derrubado pelo caos que se viu na corrida, perdendo qualquer oportunidade de terminar no pódio, como esperava, e pior, acabou levando a pior num duelo com Lando Norris, que danificou seu carro e o fez abandonar a corrida, acumulando mais um resultado negativo no ano, e ficando ainda mais distante na pontuação de Hamilton, que ocupa a 4ª posição e briga pelo TOP-3 com Fernando Alonso, enquanto George ocupa a 7ª posição, empatado em pontos com Charles LeClerc. Felizmente, Russell ainda conta com a confiança da Mercedes, mas Toto Wolf já cobra uma reação do seu piloto para melhorar seu desempenho no campeonato, o que indica que a paciência tem seus limites, até porque a Mercedes está na briga pelo vice-campeonato de construtores, e seu ponto forte até agora tem sido justamente sua dupla de pilotos, que tem carregado o time nas costas. Só que Russell começa a ficar mais para trás do que deveria, e isso é preocupante. George precisa voltar a mostrar do que é capaz, para reafirmar sua posição no time, e não acabar virando um novo “Bottas” na escuderia multicampeã...
Daniel Ricciardo: O piloto australiano sabia que teria dias complicados pela frente ao assumir o lugar de Nyck De Vries na Alpha Tauri, na sua luta para ocupar um lugar melhor na F-1 em 2024, visando principalmente um retorno à Red Bull em 2025. Mas, a análise de Daniel vai ficar de molho por algum tempo, já que o piloto fraturou a mão ao bater no treino livre na Holanda, para evitar bater em Oscar Piastri, que havia rodado e ficado em posição perigosa. Com isso, seu lugar no time “B” dos energéticos acabou ficando com Liam Lawson, piloto da Red Bull que está disputando o campeonato Super Formula no Japão, e que era cotado para assumir uma das vagas da Alpha Tauri no próximo ano. Lawson até que conseguiu fazer uma estréia satisfatória em Zandvoort, e terá pelo menos a etapa da Itália para mostrar o que sabe, já que a recuperação de Ricciardo deve demorar provavelmente um mês, o que deve deixa-lo de fora também da etapa de Singapura, na pior das hipóteses, com um provável retorno apenas em Suzuka, se tudo correr bem, já que Daniel precisou passar por cirurgia para recuperar o osso fraturado da mão. Fica a expectativa de como a Red Bull irá analisar a situação, dependendo de como Lawson se portar nestas corridas em que irá defender a Alpha Tauri, e se Daniel seguirá como possível principal opção nos seus planos iniciais.
EM BAIXA:
Equipe Porsche na temporada 2023 da F-E: O time alemão surgiu como a grande força no início da nova temporada dos carros monopostos elétricos, tendo assumido um favoritismo que chegava a assustar a concorrência, pela facilidade como que Pascal Wehrlein finalizou as primeiras corridas, obtendo até duas vitórias consecutivas, mesmo largando do meio do grid, impondo um ritmo de corrida que parecia difícil de igualar. Só que, conforme a temporada foi avançando, os rivais, em especial a Jaguar, de fábrica e seu time cliente, a Envision, assumiram o protagonismo da disputa pelo título, enquanto a Porsche não conseguia resolver seus problemas de desempenho em volta lançada, o que a impediu de obter boas posições de largada. Como os rivais conseguiram melhorar tanto em classificação como em ritmo de corrida, as provas de recuperação de seus pilotos ficaram mais complicadas de serem realizadas a contento, o que fez com que Wehrlein, de favorito, despencasse para a condição de azarão frente à disputa com os rivais, tendo sido inclusive o primeiro a ficar de fora da disputa no fim da temporada. O problema foi mais de desenvolvimento do carro do que do trem de força, já que seu time cliente, a Andretti, não teve tantos problemas em classificação, e seu piloto, Jake Dennis, acabou sendo campeão com o trem de força da Porsche. Sobrou apenas esse consolo para a marca alemã, de ter feito o campeão com seu trem de força, em um time cliente, que soube ser mais eficiente do que o próprio time de fábrica, que poderia ter feito muito mais, com os recursos que tinha a seu dispor, em que pese não ter sido o único construtor a se ver superado pelos clientes, como ocorreu com a Jaguar em relação à Envision. Mesmo assim, a posição da Porsche é desfavorável por conhecer seus pontos fracos, e não conseguir solucioná-los, como se deve fazer em um time que desejava ser campeão, uma lição importante a ser aprendida para não se cometer o mesmo erro no próximo ano.
Confusão contratual de Álex Palou versão 2023: No ano passado, o espanhol Álex Palou criou uma grande celeuma ao declarar que iria se transferir para a McLaren na temporada deste ano da Indycar, desmentindo o anúncio de continuidade feito por seu time, a Ganassi, que alegava ter prioridade da manutenção dos serviços de seu piloto, desencadeando uma boa briga na justiça, que terminou com Palou tendo de defender a escuderia este ano, podendo mudar de time só no próximo ano, onde teria feito o contrato visando isso, agora em bases atualizadas. Mas, repetindo a dose, agora Palou vem a público negando que vá cumprir o contrato e se mudar para a McLaren, que desta vez promete levar o espanhol à justiça, por não cumprir com o acordo assinado, enquanto a Ganassi, por sua vez, alega ingenuidade por parte do time rival, e que Álex continuará defendendo seu time, onde pode ser bicampeão na atual temporada, em 2024. Como franco favorito na luta pelo título, tendo vencido 4 provas no ano, enquanto a McLaren até o presente momento não venceu nenhuma corrida na temporada atual da Indycar, natural que Palou acabasse repensando sua posição, e quisesse ter o esquema mais competitivo da Ganassi para si no próximo ano, podendo tentar o tricampeonato, mas contratos precisam ser respeitados, e assumidos, caso sua rescisão seja muito mais danosa do que sua manutenção. Se no ano passado o imbróglio desencadeado pelo espanhol levantou algumas dúvidas e provocou alguns arranhões em sua reputação, pelo modo como se portou, repetir a dose este ano reforça a imagem de piloto que não honra seus contratos assumidos, o que pode prejudicar o desenvolvimento de sua carreira no automobilismo, se ficar marcado como alguém sem palavra e comprometimento. Novos contratos certamente serão muito mais draconianos no que tange às condições de renovação/rescisão por parte do piloto, e isso pode criar sérios empecilhos para a carreira de Álex, que poderia ter sido mais cauteloso com suas declarações e mudanças de planos em relação a compromissos já assumidos. E lá vai o caso novamente para a justiça resolver uma pendenga pelo segundo ano consecutivo...
Romain Grosjean: O piloto franco-suíço chegou à Indycar para iniciar uma nova fase em sua carreira, após dar por finalizada sua participação na F-1, e até impressionou em seu primeiro ano no certame de monopostos dos Estados Unidos, conseguindo uma vaga em um dos grandes times da categoria, a Andretti, onde teria melhores condições de vencer corrida e quem sabe, até disputar o título. Mas o piloto não foi aquele fenômeno todo visto na Dale Coyne em seu novo time no ano passado, e na atual temporada, também vem desapontando, tendo inclusive voltado a bater com frequência muito indesejável, várias vezes sozinho, sem circunstâncias atenuantes. Já se cogita a dúvida de sua permanência na Andretti para o próximo ano, sendo que sua participação no projeto da Lamborghini nos carros da classe Hypercal do fabricante deve ser um indicativo de que ele poderá perder seu assento no time de Michael Andretti, que acabou de contratar Marcus Ericsson para 2024, e talvez até mesmo na Indycar, se não achar outro time para competir na próxima temporada. Romain até pareceu renovado em sua estréia na nova categoria, depois de anos desgastantes com carros pouco competitivos da Haas na F-1, mas a volta dos velhos hábitos de bater em demasia, perdendo a chance de obter vários resultados, não poderia surgir em pior momento, onde sua relação custo-benefício volta a ser posta em dúvida, decepcionando quem apostava que o piloto poderia ser sensação na Indycar, repetindo o que Nigel Mansell fez cerca de 30 anos atrás, ainda que a comparação pudesse ser demasiado otimista. Melhor Grosjean colocar a cabeça em ordem, se quiser manter sua vaga em dia...
Sam Bird: O piloto inglês era um dos destaques da Formula-E desde sua primeira temporada, sempre conseguindo bons resultados, ainda que falhasse sempre em disputar o título da competição de carros monopostos 100% elétricos. Assim, quando foi contratado pela Jaguar, a expectativa era de que tivesse melhores condições de lutar efetivamente pelo título, diante da maior capacidade do time oficial da marca britânica. Sam até que fez uma primeira boa temporada no time, em 2021, ficando praticamente ao nível de Mith Evans na escuderia, inclusive conquistando as únicas vitórias da Jaguar naquela temporada, e cacifando sua contratação. Mas, no ano passado, Bird decaiu de performance, e enquanto Evans disputou o título, terminando como vice-campeão, Sam foi apenas o 13º colocado, sem vencer nenhuma prova. E este ano, lamentavelmente o inglês não conseguiu reagir à altura do que se esperava, sendo apenas o 8º colocado, enquanto Evans lutou pelo título quase até o fim. Pesou também contra o inglês ter causado acidentes que eliminaram a dupla da Jaguar em duas corridas, arruinando as chances de bons resultados que fizeram falta na briga pelo título, seja de pilotos, seja de equipes, o que acabou culminando na dispensa de Sam por parte da Jaguar para a temporada de 2024, quando seu lugar ficará com Nick Cassidy, que terminou o ano como vice-campeão. A dúvida sobre a permanência de Bird na categoria para o próximo ano já foi respondida, uma vez que o piloto já foi confirmado pela McLaren para o lugar de René Rast, que vai se concentrar no DTM e deixará novamente o grid da F-E em 2024. Bird acaba sendo o segundo piloto de conceito que sai da escuderia britânica pela porta dos fundos após uma maré de resultados ruins, lembrando que Nelsinho Piquet, que fora o primeiro campeão da categoria, também acabou dispensado pela Jaguar, após não apresentar resultados condizentes com as expectativas do time, anos atrás...
Temporada dos brasileiros na F-E 2023: Não há como negar que o ano de 2023 foi a pior temporada dos pilotos brasileiros no campeonato de carros monopostos elétricos desde sua criação, há praticamente uma década atrás. Sérgio Sette Câmara, desconsiderado pela Penske na renovação do time, que preferiu formar uma dupla com os campeões Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, encontrou um time um pouco mais competitivo na NIO, mas sofreu diversos percalços, conseguindo muito menos resultados do que poderia esperar, alguns por culpa própria, quando precisou se adaptar ao comportamento diferente do novo carro, e outros por puro azar, para não mencionar que nem sempre o carro mostrava condições de oferecer boas performances. Mas a NIO ficou contente com seu desempenho, de modo que Sergio continuará por lá no próximo ano, na esperança de obter melhores resultados efetivos. Já Lucas Di Grassi até começou o ano com um impressionante 3º lugar e uma pole com a Mahindra, mas depois disso os resultados despencaram quando se evidenciou o atraso e falta de desempenho do trem de força do time indiano, que foi o pior equipamento da temporada, frustrando qualquer expectativa de um bom resultado, e obrigado o piloto a largar várias vezes lá de trás para tentar se recuperar nas corridas, o que quase nunca deu resultado, diante do desempenho pífio do carro. Lucas ainda conseguiu terminar como o melhor piloto com o trem de força da Mahindra, mas foi sua pior campanha na F-E, tentando, assim como Câmara, ter esperança de melhores dias em 2024, algo que foi praticamente inexistente nesta temporada, onde até deixou de participar de uma prova por problemas técnicos da Mahindra, deixando de ser o único piloto que até então havia disputado todas as corridas da competição desde o seu início.
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