sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

LARGADA PARA A STOCK CAR BRASIL

A Stock Car Brasil está pronta para dar início à temporada de 2022.

            Hora do automobilismo nacional acelerar pra valer. Neste final de semana, a Stock Car Brasil dá a largada para seu campeonato da temporada 2022. Na pista, 32 carros entram para iniciar a luta pelo título da temporada, que no ano passado conheceu o seu campeão apenas na última etapa, após uma disputa equilibrada que premiou Gabriel Casagrande com o título, após uma campanha onde o piloto se valeu da constância para bater seus rivais na pista, que enfrentaram mais altos e baixos do que esperavam. E as expectativas para este ano são de mais uma temporada de muita disputa e competição na pista, para delírio dos fãs da velocidade.

            E a prova que abre a temporada 2022 da Stock Car Brasil é a Corrida de Duplas, que volta à competição pela primeira vez desde 2018. A edição de 2020 acabou cancelada devido à pandemia da Covid-19, que virou de cabeça para baixo os calendários do mundo do esporte a motor naquele ano, obrigando todos a montarem novas corridas para realizarem os campeonatos, com diversas corridas tendo de serem adiadas ou canceladas. Mesmo assim, a nova edição da corrida ainda sente os efeitos da pandemia: a prova será realizada a portões fechados, já que a variante ômicron do coronavírus provocou uma explosão de casos em todo o Brasil, obrigando os organizadores a voltarem com as restrições ao público, que haviam sido relaxadas com o aumento da vacinação, que permitiu o retorno dos torcedores no ano passado. Mas os pilotos na pista estão preparados para dar o seu melhor e com isso procurarem contentar os fãs que verão a prova do conforto de seus lares ou em outros locais.

            Entre os competidores da Corrida de Duplas, uma chama atenção pela ironia: Felipe Massa terá como companheiro neste fim de semana o alemão Timo Glock. Em 2008, o brasileiro perdeu a chance de ser campeão da F-1 na última corrida, justamente em Interlagos, quando Lewis Hamilton superou Glock na última volta da prova, vencida por Massa, garantindo o ponto necessário para terminar o campeonato e levar o título por 1 ponto de diferença. Com os pneus desgastados, o alemão, então defendendo o time da Toyota, não conseguiu segurar o então piloto da McLaren, e Timo foi muito hostilizado pela torcida nacional, considerando-o culpado pela perda do título de Felipe, então competindo pela Ferrari.

            Teremos também parcerias familiares na prova. Rubens Barrichello, que já foi campeão da Stock Car, dividirá o carro com seu filho Dudu. Já Nelsinho Piquet vai para a pista ao lado de seu irmão Pedro Piquet. Enquanto isso, Tony Kanaan, em sua segunda temporada completa na Stock, terá nesta prova a companhia de Pietro Fittipaldi. Cacá Bueno, cinco vezes campeão da categoria, terá ao seu lado outro campeão da Stock na Corrida de Duplas, Felipe Fraga. Teremos 64 pilotos na pista neste final de semana, com muitas chances de vermos boas brigas entre os competidores.

            A Corrida de Duplas terá duas provas, cada uma com duração de 30 minutos mais uma volta. O piloto titular do carro disputa a primeira corrida, e o piloto convidado irá correr na segunda corrida. É obrigatório fazer pelo menos uma parada no box, com a troca de um pneu. A largada da prova 1 será às 13:55 Hrs. de domingo, e a da segunda prova se dará às 14:50 Hrs. A Bandeirantes exibe as duas corridas ao vivo na TV aberta, enquanto o SporTV3 manterá a transmissão na TV por assinatura, repetindo o esquema visto no ano passado, com os dois veículos oferecendo a transmissão do campeonato da Stock tanto em TV aberta quanto na TV paga. Os fãs da velocidade terão este mais uma opção para assistir as provas da competição: o streamer Gaules fechou acordo com a Vicar, organizadora da competição, para que as transmissões da Stock Car Pro Series, a categoria de acesso Stock Series, e também a nova Fórmula 4 brasileira, sejam feitas em seu canal na Twitch, pela internet. Gaules é um dos maiores criadores de conteúdo do mundo, contando com mais de 3 milhões de inscritos em seu canal. Assim, os fãs da velocidade poderão acompanhar também estas competições pela internet. A Stock Car Pro continuará este ano sua parceria com o site esportivo Motorsport, com a veiculação de material da categoria em sua plataforma Motorsport.tv (https://motorsport.tv) para o público estrangeiro, com opções em português, inglês, e russo.

A pista de Interlagos recebe a Corrida de Duplas. Tony Kanaan terá o reforço de Pietro Fittipaldi (abaixo), por exemplo.


            A Vicar, à frente da organização do campeonato, mostra a força da Stock Car como a mais pujante categoria de competição do automobilismo nacional, com divulgação nos canais de televisão que transmitem a competição, além da internet, que permite que as provas da categoria alcancem o mundo inteiro, literalmente. E não é qualquer categoria que pode se dar o luxo de reunir 32 carros no grid, ainda mais se formos comparar com outros certames, em especial os de monopostos, onde a F-1, por exemplo, sofre para tentar ir além de 20 carros no grid, algo estranho para aquela que se diz a maior categoria de competição do mundo. E a direção da Vicar não está parada, apenas aproveitando o momento positivo da Stock Car Pro, e da Stock Car Series, a categoria de acesso.

            Na pista, a Stock Car anunciou a renovação do contrato de fornecimento de pneus com a Pirelli, que seguirá na categoria abastecendo os competidores com seus compostos até a temporada de 2026, além de continuar também como uma das patrocinadoras da categoria. O acordo de fornecimento também se estende à Stock Car Series, antiga Stock Light, que usará os mesmos pneus da categoria principal. A medida visa facilitar a adaptação dos novos pilotos no acesso à Stock Car Pro, uma vez que eles já terão intimidade com os pneus na Stock Car Series.

            Aliás, a partir de agora, pilotos novatos que resolverem tentar a sorte na Stock Car precisarão competir primeiro na Stock Car Series, onde serão avaliados e dependendo do que mostrarem, ganharão o direito de competir na categoria principal. De acordo com a organização, a regra é para aprimorar o desenvolvimento dos pilotos que desejem competir na Stock Car Pro, tornando-os mais completos e aptos a disputarem a competição.

            O calendário segue com 12 etapas, divididas entre as duas corridas do fim de semana, com algumas exceções. Infelizmente, alguns locais estão ausentes do calendário de 2022, como as pistas de Tarumã, no Rio Grande do Sul, Cascavel e Londrina, no Paraná, o que acabou acarretando a repetição de pistas, que sediarão mais de uma corrida no ano, como Interlagos, Brasília (que volta à competição após uma longa ausência), e Goiânia, o que empobrece as opções de praças de disputa da competição, que poderia ser mais variada. A fim de contornar a repetição de pistas, as corridas serão feitas em configurações diferentes do traçado, como em Goiânia e Brasília, onde há um “anel” externo que ajuda a diferenciar do traçado misto completo da pista. Mas nem tudo são más notícias: haverá uma corrida inédita na temporada: o Grande Prêmio do Galeão, que marcará o retorno da Stock Cara ao Estado do Rio de Janeiro, de onde estava ausente desde que destruíram o pouco que restava do circuito de Jacarepaguá há anos atrás. E o destaque é que esta corrida será disputada em uma pista montada no Aeroporto do Galeão, nas pistas de movimentação dos aviões, um recurso já visto no campeonato da antiga F-Indy, que tinha uma prova realizada no aeroporto da cidade de Cleveland, com um traçado montado nas pistas do aeroporto. Atualmente, a Indycar usa recurso parecido na corrida de São Petesburgo, que usa uma das pistas do aeroporto da cidade como reta do circuito de rua que recebe a categoria de monopostos norte-americana.

            Mesmo assim, até o presente momento, o calendário da competição ainda apresenta uma data em aberto, no dia 4 de setembro, em local ainda a ser definido pela organização da competição. Opções de circuitos para esta etapa podem ser Tarumã ou Santa Cruz do Sul, mas nada foi definido ainda.

            Então, fãs da velocidade, preparem as poltronas, pois a Stock começa a acelerar fundo. E que venham as emoções na pista!

 

CALENDÁRIO DA STOCK CAR 2022

DATA

ETAPA

13.02

São Paulo - Interlagos – Corrida de Duplas

20.03

Goiânia (corrida no traçado externo)

10.04

Rio de Janeiro - GP do Galeão

15.05

Mogi Guaçu - Velocitta

02.07

Brasília

03.07

Brasília

31.07

São Paulo - Interlagos

04.09

Etapa a confirmar

25.09

Mogi Guaçu - Velocitta

22.10

Goiânia (corrida no traçado misto)

23.10

Goiânia (corrida no traçado externo)

20.11

Brasília (corrida no traçado externo)

 

 

A Formula-E acelera novamente neste sábado, para a disputa de sua terceira corrida da temporada 2022. O palco é a Cidade do México, onde os carros monopostos elétricos retornam ao Autódromo Hermanos Rodriguez, que não pode sediar a corrida da categoria no ano passado por estar sendo usado na época como hospital para tratar os doentes da pandemia da Covid-19, o que fez com que a corrida mexicana fosse transferida para o circuito de Puebla, que apesar de ter um traçado muito mais interessante, não agradou aos pilotos devido às condições do asfalto da pista, que apresentou problemas em alguns pontos. Contando com as excelentes instalações do autódromo da Cidade do México, que na sua edição de 2020 ganhou uma nova versão do traçado para a F-E, vejamos como se dará a corrida deste ano. E de preferência, que não façam baianada com as regras, como ocorreu na segunda corrida em Diriyah, onde a prova acabou sendo encerrada sem o período de tempo extra em bandeira verde previsto para compensar o tempo sob bandeira amarela total (Safety Car) no circuito ocorrido no fim da corrida, mas que teve início antes do prazo limite que inibia este recurso. Pilotos e equipes ficaram sem ter como disputar a vitória ou posições já que não tiveram o tempo adicional em bandeira verde que todos esperavam. Quem acabou se dando bem foi Edoardo Mortara, da Venturi, que defendia a liderança da corrida, e ficou sem ter a pressão de Robin Frijns, da Envision, que superara Lucas Di Grassi na luta pela 2ª colocação momentos antes da bandeira amarela ser acionada pela rodada de Alexander Sims, da Mahindra, que ficou com o seu carro parado na pista, em posição perigosa. Di Grassi, aliás, não tinha oferecido resistência ao piloto da Envision para atacar mais no final, objetivando lutar pela vitória. A patacoada da direção da prova foi que entre o momento de Sims ficar parado, e até colocarem de fato o Safety Car deixaram passar vários minutos, o que serviu de desculpa oficial para não darem o acréscimo no tempo de corrida, em mais uma atitude polêmica da FIA no cumprimento de seus próprios regulamentos. Nem mesmo Mortara ficou contente com o ocorrido, apesar de ter sido favorecido por ter ficado com a vitória na segunda corrida. O resultado deixou o piloto suíço na liderança do campeonato, com 33 pontos, contra 29 de Nick de Vries, o atual campeão, da Mercedes, e vencedor da primeira corrida. Stoffel Vandoorne, também da Mercedes, é o 3º colocado, com 28 pontos, seguido por Jake Dennis, da Andretti; e Lucas Di Grassi, da Venturi, com 25 pontos cada um. Vejamos se a direção de prova consegue não fazer nenhuma confusão se houver algum incidente durante a disputa da etapa mexicana amanhã...

Os carros da F-E retornam à capital do México neste final de semana.

 

 

A Envision já pensa na próxima temporada da F-E, e acertou com a Jaguar o fornecimento de seu trem de força para o próximo ano, quando a categoria passará a utilizar os novos carros Gen3. O time, que tem este ano como pilotos Nicky Cassidy e Robin Frijns, era cliente da Audi, utilizando o trem de força da marca alemã, que se retirou da competição ao fim da temporada passada. A escuderia ainda utiliza o equipamento da Audi nesta temporada, mas o acordo, válido somente até o fim do atual campeonato, deixava a Envision sem um trem de força para o próximo ano, situação que agora foi resolvida com o acordo com a Jaguar. A marca britânica, desde sua estréia na F-E, sempre equipou apenas seu time oficial, e passará, portanto a fornecer seus trens de força para um segundo time na competição. Outra equipe que também procura um trem de força para 2023 é a Andretti, ex-parceira da BMW, que também se retirou ao fim da temporada passada, mas a exemplo da Audi, manteve o fornecimento de seu trem de força ao time de Michael Andretti para este ano. A Porsche deu indicação de que deve ser a nova fornecedora de trem de força para a equipe Andretti, mas até o presente momento nada oficial foi dito a respeito, mas isso também aliviaria a situação da equipe norte-americana com relação ao seu equipamento para a temporada do ano que vem.

 

 

Red Bull, Aston Martin e McLaren lançaram esta semana os seus novos bólidos para a temporada 2022 da Fórmula, sendo que a Aston Martin já foi para a pista fazer o shakedown de seu carro em Silverstone, aproveitando o dia a que tem direito para filmagens promocionais. Diferente da Haas, que semana passada apresentou “apenas” a pintura do carro para a nova temporada (praticamente igual à de 2021, ou seja, novidade zero), os demais times mostraram seus carros de verdade, em especial Aston Martin e McLaren, já que o carro da Red Bull, batizado de RB18, ainda não parecia ser realmente o carro real da temporada, ao contrário dos novos AMR22 e MCL36 dos outros times. E mesmo assim, o visual destes dois carros ainda não pode ser considerado definitivo. A McLaren mesmo já prometeu inovações no carro já para a corrida do Bahrein, que inicia a temporada, afirmando que o bólido já será avaliado a fundo desde o primeiro momento na pista, em Barcelona. A Aston Martin, depois de um ano complicado como foi 2021, quer iniciar 2022 com o pé direito, e também quer dar um salto de performance na competição. Semana que vem, é a vez da Alpha Tauri, Williams, Ferrari, e Mercedes. Por último, teremos Alpine, Haas (carro de fato), e Alfa Romeo. Além do desenho dos carros, todos ficam curiosos também para verem as novas pinturas que os monopostos irão ostentar este ano. A espera está terminando...

 

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