quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

HAVOC SERIES – AS VELHAS CURVAS DE INTERLAGOS


            Continuando a falar mais um pouco de Interlagos, em sua configuração original, trago hoje alguns vídeos que mostram um pouco do que era correr na velha pista de quase oito quilômetros do autódromo paulistano construído em 1939, e inaugurado oficialmente no ano seguintes. Ver as imagens dos carros acelerando firme nas partes antigas do traçado que não são mais utilizadas desperta todo tipo de curiosidade de como seria ver os carros de F-1 atuais pisarem fundo naquele traçado. Se é verdade que as condições de segurança infelizmente condenaram Interlagos a ficar restrito à sua “atual configuração”, por outro lado não deixa de ser verdade também que nunca se fizeram esforços válidos para manter o traçado original do circuito, que poderia ser utilizado para categorias que exigissem menor grau de segurança, como carros de turismo nacionais, que obviamente nunca atingiriam as mesmas velocidades de um F-1.
            Para o anel externo, seria interessante recuperá-lo e usá-lo para corridas de carros Indy, ou mesmo a Stock Car Brasil, que vez ou outra já correu em circuitos externos de algumas pistas nacionais. Ah, mas e a falta de área de escape nas curvas 3 e 4? Nenhum problema: poderiam ser adotados ali os softwalls, os muros de segurança que hoje fazem parte dos circuitos ovais da Indycar, que não tem área de escape, obviamente. O problema é haver vontade de se fazer isso, e não ficar apenas na conversa fiada.
            E com relação a não existir mais a Curva do Sargento, ou a impossibilidade de se ter a saída dos boxes de volta para o antigo retão, a solução seria apenas uma: criar túneis que permitissem interligar estes setores de pista, de modo a torná-los utilizáveis novamente. É plenamente possível realizar isso, desde que se tenha um bom projeto técnico, e verba para custear a reforma, porque infelizmente não sairá tão barato. Como infelizmente vivemos em um país onde fazer a coisa certa já é algo quase inacreditável quando deveria ser a regra, fico imaginando quando alguém terá vontade, e determinação de se realizar tal feito, que poderia ganhar ares de verdadeira proeza épica, dadas as condições que temos por aqui. Mas, vamos aos vídeos prometidos, e espero que gostem da seleção que encontrei garimpando na internet...

            E começamos logo com o file mignon da seleção: nada menos que o Grande Prêmio do Brasil de 1976, completo, em todas as suas 40 voltas, onde podemos apreciar toda a magnitude do traçado original do autódromo de Interlagos, e podemos ver como a topografia permitia acompanhar boa parte da corrida em toda a pista, além de vermos também algumas situações que hoje seriam classificadas de loucas, como o pessoal que ficava à beira da pista, correndo realmente risco de serem atingidos por algum carro que acabasse se desgovernando por ali na entrada da reta dos boxes. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário samsara, e não possui locução em parte do vídeo, mas conta com algumas legendas mostrando o posicionamento dos pilotos ao longo da corrida. Confiram:


 



O vídeo seguinte é uma produção do pessoal do “Por Dentro dos Circuitos”, que costuma fazer bons vídeos explicativos a respeito de várias pistas, e o vídeo aqui selecionado mostra justamente Interlagos, e com uma coisa interessante: ele utiliza um simulador de um jogo de videogame atual para nos fazer dar uma “volta virtual” no antigo traçado da pista, tendo o carro da Copersucar com Émerson Fittipaldi ao volante, para vermos como era a pilotagem do carro naqueles respeitosos quase oito quilômetros da pista original. Aliás, uma característica legal do game é que ele reproduz o visual da vegetação da pista à época dos anos 1970, com direito até mesmo a algumas placas de propaganda de produtos daqueles tempos. Mais saudosismo, impossível. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Flagamer:


 



O próximo vídeo, postado no You Tube pelo usuário guerra302v8, também é uma raridade. Trata-se de uma prova completa do campeonato da Stock Car nacional, disputada em 1988, o penúltimo ano em que o traçado original de Interlagos foi usado. Confiram os carros da nossa categoria nacional, nesta transmissão feita à época pela TV Record, nas curvas dos seus quase oito quilômetros de extensão:


 



O vídeo seguinte contém cenas da última prova de Fórmula 1 a ser disputada no circuito completo de Interlagos, em 1980. Postado no You Tube pelo usuário scuderiabrazil, vejam como o público via os carros passando pela reta dos boxes, e logo em seguida voltavam suas atenções para o miolo do circuito, onde podiam ter uma belíssima visão da Ferradura, e do Laranja, e Pinheirinho. Poderão ver também que nem todos os carros aguentavam o tranco, e alguns abandonos aconteciam, bem como algumas rodadas até. Uma pena que o autódromo ali perdeu sua oportunidade de introduzir as mudanças de segurança necessárias para garantir sua continuidade como palco do Grande Prêmio do Brasil de F-1. Certamente poderiam ter sido feitas modificações que poderiam ter garantido a manutenção do traçado de quase oito quilômetros por vários anos a mais, e não poderiam usar a desculpa da pista ser muito comprida, uma vez que seu desenho propiciava um autódromo bastante compacto em termos de área, que poderiam ter sido modernizadas sem sacrificar boa parte do percurso, como seria feito uma década mais tarde. Confiram as cenas, e vejam o ronco dos motores em aceleração plena no velho Interlagos pela sua última vez:


 



E ainda tem outro vídeo com mais algumas cenas desta última corrida em 1980, com comentários de Murray Walker e James Hunt, com várias aceleradas a fundo dos carros da F-1, neste vídeo da BBC, postado no You Tube pelo usuário TheAndrewf1:


 



E não poderíamos terminar com outro vídeo espetacular do que era correr no velho e integral circuito de Interlagos, portanto, eis aqui outro vídeo com mais um Grande Prêmio de F-1, no caso o de 1977, quase completo, postado no You Tube pelo usuário SpeedMerchants, e com o bônus de ter a narração do saudoso Luciano do Valle. E podemos ver Interlagos em toda a sua majestade, sendo desafiada pelos melhores pilotos da F-1 na época. Detalhe: Apesar de liderar a corrida no início com sua Brabham, José Carlos Pace acabaria abandonando a corrida, que seria a penúltima prova de sua carreira. O brasileiro ainda disputaria em seguida o Grande Prêmio da África do Sul, antes de falecer em um desastre de avião, em 18 de março de 1977, na Serra da Cantareira:


 



            E, com isso, termino a postagem de hoje. Espero que os saudosistas, e também aqueles que nunca tiveram oportunidade de ver uma corrida no traçado completo de Interlagos, desfrutem destes vídeos, em uma época onde correr nas pistas da F-1 era muito mais do que uma prova de talento, mas também de coragem, visto que as condições de segurança dos carros nem se comparavam com o que temos hoje, e da mesma maneira, as condições de segurança de várias pistas estavam longe de serem satisfatórias. Um bom divertimento a todos, e até a próxima sessão de vídeos da Havoc Series.


PS: Devido a complicações do You Tube, está meio difícil acertar o tamanho dos vídeos quando é feita sua incorporação na página da postagem. Para quem preferir, tem o link em linha de texto logo acima de cada vídeo, para poderem assistir direto no site do You Tube, como preferirem melhor.
 

Nenhum comentário: