Continuando a falar mais um pouco de
Interlagos, em sua configuração original, trago hoje alguns vídeos que mostram
um pouco do que era correr na velha pista de quase oito quilômetros do
autódromo paulistano construído em 1939, e inaugurado oficialmente no ano
seguintes. Ver as imagens dos carros acelerando firme nas partes antigas do
traçado que não são mais utilizadas desperta todo tipo de curiosidade de como
seria ver os carros de F-1 atuais pisarem fundo naquele traçado. Se é verdade
que as condições de segurança infelizmente condenaram Interlagos a ficar
restrito à sua “atual configuração”, por outro lado não deixa de ser verdade
também que nunca se fizeram esforços válidos para manter o traçado original do
circuito, que poderia ser utilizado para categorias que exigissem menor grau de
segurança, como carros de turismo nacionais, que obviamente nunca atingiriam as
mesmas velocidades de um F-1.
Para o anel externo, seria
interessante recuperá-lo e usá-lo para corridas de carros Indy, ou mesmo a
Stock Car Brasil, que vez ou outra já correu em circuitos externos de algumas
pistas nacionais. Ah, mas e a falta de área de escape nas curvas 3 e 4? Nenhum
problema: poderiam ser adotados ali os softwalls, os muros de segurança que
hoje fazem parte dos circuitos ovais da Indycar, que não tem área de escape,
obviamente. O problema é haver vontade de se fazer isso, e não ficar apenas na
conversa fiada.
E com relação a não existir mais a
Curva do Sargento, ou a impossibilidade de se ter a saída dos boxes de volta
para o antigo retão, a solução seria apenas uma: criar túneis que permitissem
interligar estes setores de pista, de modo a torná-los utilizáveis novamente. É
plenamente possível realizar isso, desde que se tenha um bom projeto técnico, e
verba para custear a reforma, porque infelizmente não sairá tão barato. Como
infelizmente vivemos em um país onde fazer a coisa certa já é algo quase
inacreditável quando deveria ser a regra, fico imaginando quando alguém terá
vontade, e determinação de se realizar tal feito, que poderia ganhar ares de
verdadeira proeza épica, dadas as condições que temos por aqui. Mas, vamos aos
vídeos prometidos, e espero que gostem da seleção que encontrei garimpando na
internet...
E começamos logo com o file mignon
da seleção: nada menos que o Grande Prêmio do Brasil de 1976, completo, em
todas as suas 40 voltas, onde podemos apreciar toda a magnitude do traçado
original do autódromo de Interlagos, e podemos ver como a topografia permitia
acompanhar boa parte da corrida em toda a pista, além de vermos também algumas
situações que hoje seriam classificadas de loucas, como o pessoal que ficava à
beira da pista, correndo realmente risco de serem atingidos por algum carro que
acabasse se desgovernando por ali na entrada da reta dos boxes. O vídeo foi
postado no You Tube pelo usuário samsara, e não possui locução em parte do
vídeo, mas conta com algumas legendas mostrando o posicionamento dos pilotos ao
longo da corrida. Confiram:
O
vídeo seguinte é uma produção do pessoal do “Por Dentro dos Circuitos”, que
costuma fazer bons vídeos explicativos a respeito de várias pistas, e o vídeo
aqui selecionado mostra justamente Interlagos, e com uma coisa interessante:
ele utiliza um simulador de um jogo de videogame atual para nos fazer dar uma
“volta virtual” no antigo traçado da pista, tendo o carro da Copersucar com
Émerson Fittipaldi ao volante, para vermos como era a pilotagem do carro
naqueles respeitosos quase oito quilômetros da pista original. Aliás, uma
característica legal do game é que ele reproduz o visual da vegetação da pista
à época dos anos 1970, com direito até mesmo a algumas placas de propaganda de
produtos daqueles tempos. Mais saudosismo, impossível. O vídeo foi postado no
You Tube pelo usuário Flagamer:
O
próximo vídeo, postado no You Tube pelo usuário guerra302v8, também é uma
raridade. Trata-se de uma prova completa do campeonato da Stock Car nacional,
disputada em 1988, o penúltimo ano em que o traçado original de Interlagos foi
usado. Confiram os carros da nossa categoria nacional, nesta transmissão feita
à época pela TV Record, nas curvas dos seus quase oito quilômetros de extensão:
O
vídeo seguinte contém cenas da última prova de Fórmula 1 a ser disputada no
circuito completo de Interlagos, em 1980. Postado no You Tube pelo usuário
scuderiabrazil, vejam como o público via os carros passando pela reta dos
boxes, e logo em seguida voltavam suas atenções para o miolo do circuito, onde
podiam ter uma belíssima visão da Ferradura, e do Laranja, e Pinheirinho.
Poderão ver também que nem todos os carros aguentavam o tranco, e alguns
abandonos aconteciam, bem como algumas rodadas até. Uma pena que o autódromo
ali perdeu sua oportunidade de introduzir as mudanças de segurança necessárias
para garantir sua continuidade como palco do Grande Prêmio do Brasil de F-1.
Certamente poderiam ter sido feitas modificações que poderiam ter garantido a
manutenção do traçado de quase oito quilômetros por vários anos a mais, e não
poderiam usar a desculpa da pista ser muito comprida, uma vez que seu desenho
propiciava um autódromo bastante compacto em termos de área, que poderiam ter
sido modernizadas sem sacrificar boa parte do percurso, como seria feito uma
década mais tarde. Confiram as cenas, e vejam o ronco dos motores em aceleração
plena no velho Interlagos pela sua última vez:
E
ainda tem outro vídeo com mais algumas cenas desta última corrida em 1980, com
comentários de Murray Walker e James Hunt, com várias aceleradas a fundo dos
carros da F-1, neste vídeo da BBC, postado no You Tube pelo usuário TheAndrewf1:
E
não poderíamos terminar com outro vídeo espetacular do que era correr no velho
e integral circuito de Interlagos, portanto, eis aqui outro vídeo com mais um
Grande Prêmio de F-1, no caso o de 1977, quase completo, postado no You Tube
pelo usuário SpeedMerchants, e com o bônus de ter a narração do saudoso Luciano
do Valle. E podemos ver Interlagos em toda a sua majestade, sendo desafiada
pelos melhores pilotos da F-1 na época. Detalhe: Apesar de liderar a corrida no
início com sua Brabham, José Carlos Pace acabaria abandonando a corrida, que
seria a penúltima prova de sua carreira. O brasileiro ainda disputaria em
seguida o Grande Prêmio da África do Sul, antes de falecer em um desastre de
avião, em 18 de março de 1977, na Serra da Cantareira:
E, com isso, termino a postagem de
hoje. Espero que os saudosistas, e também aqueles que nunca tiveram
oportunidade de ver uma corrida no traçado completo de Interlagos, desfrutem
destes vídeos, em uma época onde correr nas pistas da F-1 era muito mais do que
uma prova de talento, mas também de coragem, visto que as condições de
segurança dos carros nem se comparavam com o que temos hoje, e da mesma
maneira, as condições de segurança de várias pistas estavam longe de serem
satisfatórias. Um bom divertimento a todos, e até a próxima sessão de vídeos da
Havoc Series.
PS:
Devido a complicações do You Tube, está meio difícil acertar o tamanho dos
vídeos quando é feita sua incorporação na página da postagem. Para quem
preferir, tem o link em linha de texto logo acima de cada vídeo, para poderem
assistir direto no site do You Tube, como preferirem melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário