quarta-feira, 24 de outubro de 2018

HAVOC SERIES – AS QUEDAS DA MOTOGP 2018


            Se há uma categoria no mundo do esporte a motor onde os competidores sentem o baque quando a coisa dá errado, é no motociclismo. Na competição das duas rodas, os pilotos estão muito mais expostos do que aqueles que competem nas quatro rodas, por não possuírem uma estrutura de proteção ao seu redor. Assim, quando algo dá errado nas corridas de moto, o resultado é um só; o chão! E pode ser uma queda suava, ou um tombo espetacular, que pode encher os olhos dos fotógrafos e cinegrafistas, mas ao mesmo tempo, dar um susto danado no competidor em si, e em quem assiste. E a classe rainha do motociclismo, a MotoGP, foi pródiga em quedas de seus competidores neste ano, que marcou a conquista, domingo passado, do pentacampeonato de Marc Márquez, da equipe oficial da Honda na competição. Vamos ver algumas das quedas dos pilotos nesta temporada.

Para começar, ninguém teve mais azar entre os grandes nomes do que Jorge Lorenzo. Em seu segundo ano na Ducati, o espanhol finalmente se acertou com a Desmocédici, e passou a colher os resultados que a escuderia italiana de Bolonha esperava com sua contratação, com Jorge a fazer poles e vencer corridas. Só que o sucesso chegou tarde para Lorenzo na Ducati, com estes bons resultados vindo após ele anunciar que irá para a Honda em 2019, ocupar o lugar de seu compatriota Dani Pedrosa, que se despedirá como piloto titular da categoria. Lorenzo até almejava entrar na disputa pelo título, como fez seu companheiro Andrea Dovizioso, ainda que com poucas chances, diante das performances exuberantes de Márquez. Mas infelizmente, o azar voltou a atingir Jorge, que viu suas chances irem para o espaço, ou melhor, para o chão, em alguns tombos nos momentos mais inapropriados. Começamos com o seu acidente nos treinos para a estreante prova na Tailândia, onde o piloto da Ducati, que já vinha de duas quedas nas etapas de San Marino e Aragón, viu seu azar começar mais cedo desta vez. E, com mais contundência: as lesões foram suficientes para tirar Lorenzo não apenas da corrida tailandesa, mas também da etapa seguinte, no Japão, na pista de Motegi. Vendo o vídeo, postado no You Tube pelo usuário Maniac Riders, dá para ver que o espanhol deu sorte de escapar com poucos ferimentos, dado o vôo que ele deu e a queda com as costas para baixo, e as cambalhotas de sua moto logo atrás:



E Márquez, que foi o campeão, também andou caindo pelo meio do caminho, mas tendo um pouco mais de sorte de não se machucar, e de cair com mais, digamos, suavidade, como poderão ver no vídeo a seguir, postado no You Tube pelo usuário Bolt Hd, mostrando uma queda de Marc durante os treinos para a etapa de San Marino. Márquez nem bem levantou do tombo e já foi correndo para os boxes, para continuar o treino com a moto reserva. Ao contrário de Lorenzo, ele deu sorte de cair sem maior gravidade, ficando o pior para sua moto, que deu muito trabalho aos mecânicos para consertar, mas pelo menos, isso é o menor dos problemas. Confiram o tombo do agora novo pentacampeão mundial da MotoGP:



O próximo vídeo traz uma boa compilação de tombos e acidentes que foram vistos na temporada deste ano da MotoGP. E aqui, vale frisar que não importa quem o piloto é, se uma nota de rodapé na história da categoria, ou um campeão consagrado: ninguém está imune de cair. O que todo mundo torce é para cair da forma mais suave possível, e de preferência, sem ninguém por perto. Afinal, quando alguém cai no meio do pelotão, vira um Deus nos acuda, com o piloto rezando para ninguém acertá-lo, e todo mundo tentando escapar de atingir o colega caído, e sofrer também um forte acidente. E quando isso acontece, sempre tem mais gente fazendo companhia nos mergulhos nas caixas de brita, enquanto nos boxes, alguns vão à loucura com o azar de seus pilotos, ou os prejuízos que um bom resultado em potencial prenunciava. O vídeo foi postado pelo usuário Organisation SKRL no You Tube:



E voltemos a Jorge Lorenzo, quando vemos como sua participação na etapa de Aragón este ano limitou-se a fazer a primeira curva, onde caiu de sua moto, dando adeus à corrida, depois de largar na pole-position. Lorenzo ainda deu sorte de só levar uma pancada leve de sua moto, e de cair fora da linha de trajetória dos demais pilotos que vinham logo atrás, escapando com um ferimento leve no pé. De cabeça quente, o piloto da Ducati acusou Marc Márquez de empurrá-lo para fora da pista, mas o compatriota mal tocou nele, fazendo uma tangência por dentro na primeira curva. E olhe que os dois dividirão os boxes do time oficial da Honda no próximo ano. Confiram o vídeo, com vários ângulos do tombo de Lorenzo em Aragón, postado no You Tube pelo usuário Lutian93 motovlog:



E não vamos esquecer do strike promovido por Lorenzo em Jerez de La Fronteira este ano, quando ele disputava posição com seu companheiro de equipe Andrea Dovizioso. Quando o italiano conseguiu ultrapassá-lo, Jorge preparou-se para dar o “X” e retomar a posição. Nada errado, não fosse o fato de Dani Pedrosa já estar na trajetória, e sendo atingido por Lorenzo, com ambos caindo, e sobrando até para Dovizioso, que também acabou tocado, e os três foram parar na brita, felizmente sem maiores consequências além de saírem da corrida. Marc Márquez, que vinha sendo perseguido pela dupla da Ducati, agradeceu e venceu com sobras a corrida. Confiram o vídeo do usuárioBolt HD, postado no You Tube:



E aqui neste outro vídeo dá para ver o momento da colisão com mais clareza. Dani Pedrosa foi quem levou o pior tombo entre os três, e certamente não gostou da barbeiragem de Lorenzo, que foi para sua trajetória como se a pista fosse toda dele. O vídeo é do usuário VisualTV Live, postado no You Tube:



E ficamos por aqui nesta postagem de vídeos. Como podem ver, as corridas da MotoGP sempre tem o risco de vermos alguém cair, e isso pode acontecer em virtude de toques, freadas erradas, problemas mecânicos, e o que mais puder dar de errado. Felizmente, apesar de alguns tombos feios, os pilotos não terem se machucado gravemente nestes acidentes, mas sempre é preciso um pouco de sorte para que nada passe do limite, apesar das precauções de segurança que sempre são tomadas para se evitar que o pior aconteça. Aproveitem os vídeos, que em breve volto com outra seleção de cacetadas do mundo do esporte a motor...

Nenhum comentário: