quarta-feira, 23 de maio de 2018

HAVOC SERIES – ROMAIN GROSJEAN E SUAS CACETADAS EM ALTA VELOCIDADE


            Um dos assuntos mais falados do Grande Prêmio da Espanha deste ano foi a barbeiragem perpetrada por Romain Grosjean, da equipe Hass, logo na primeira volta da corrida, provocando um acidente feio que, por sorte, acabou tirando a prova apenas ele mesmo, o alemão Nico Hulkenberg, da Renault, e o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso. Rodar no meio do grid de uma corrida de F-1 não é algo aconselhável, e pela dinâmica do ocorrido, foi muita sorte não vermos um acidente de graves proporções, e com consequências muito mais sérias. Felizmente, ninguém se feriu, tivemos apenas carros danificados, e Grosjean ainda saiu no lucro: perderá apenas 3 posições no grid do Grande Prêmio de Mônaco, cujos treinos começam amanhã.
            Grosjean estreou na F-1 em 2009, como substituto de Nelsinho Piquet na equipe Renault, após a demissão sumária do piloto brasileiro, que foi fritado por Flavio Briatore. Em represaria, Piquet pai denunciou a manobra premeditada do acidente do filho na corrida de Cingapura de 2008, e Briatore acabou expulso da categoria. Como o carro da Renault não era bom, nem é preciso dizer que Grosjean entrou num barco furado, pois além do carro não ser competitivo, exigiam-se resultados que somente Fernando Alonso, o primeiro piloto do time, poderia conseguir. Não havia como Romain render o mesmo, para não mencionar que o time meio que ficou à deriva no restante do ano. Ele ficaria a pé na F-1 no ano seguinte, então voltou à GP2, onde colocou a cabeça no lugar, e conseguiu resultados que merecidamente o credenciaram a voltar à F-1, na Lotus, em 2012. Foram quatro temporadas, com muitos altos e baixos no seu ano de reestreia, onde se envolveu em várias confusões, chegando a ganhar o apelido de “louco da primeira volta”, por se envolver em acidentes que não raro levavam outros pilotos juntos. Tanto que na largada do Grande Prêmio da Bélgica, causou um strike na largada, na freada da temida primeira curva, a La Source, que acabou motivando sua suspensão do GP seguinte, na Itália, como punição.
            Nos anos seguintes, Grosjean deixaria de se envolver em acidentes, e conseguiu destacar-se no time, em especial em 2013, quando foi o 7º colocado, com 132 pontos na classificação. Nos dois anos seguintes a Lotus decaiu, e os resultados também decaíram, mas Romain se mostrou um piloto competente e combativo, ganhando assim um lugar na novata equipe Hass a partir de 2016. Ele fez um ano razoável, terminando em 13º, com 29 pontos, performance que manteve no ano passado, quando marcou 28 pontos, ficando novamente em 13º lugar, mas tendo alguns altos e baixos na sua performance, devido à concorrência mais acirrada com o novo parceiro de equipe, o dinamarquês Kevin Magnussen, que apesar dos resultados terem ficado abaixo, colocou pressão em Romain. Pressão que este ano levou o francês a não conseguir pontuar até agora no campeonato, enquanto Magnussem já tem 19 pontos anotados. Além do acidente pavoroso de Barcelona, pesa contra o piloto o fato de ter rodado sozinho e batido seu carro durante o período de Safety Car na prova anterior, em Baku, no Azerbaijão, quando vinha para obter um excelente resultado que poderia pôr fim à má fase.
            Em um momento onde a equipe Hass tem demonstrado força para ser a quarta equipe do grid, logo atrás das poderosas Mercedes, Ferrari e Red Bull, o time só não está melhor por causa dos percalços sofridos no GP da Austrália, quando pit stops arruinaram as corridas dos dois pilotos, e pelas confusões em que Grosjean acabou se metendo, o que pode comprometer a sua permanência no grid para 2019, ou até mesmo até o fim da atual temporada, dependendo do que ele ainda acabar aprontando, ou da paciência de seu time. Mas falar do retorno do “louco da primeira volta” acaba deixando os pilotos com certo receio dever o francês ao seu lado no grid. Afinal, ninguém quer acabar entrando de gaiato em uma nova confusão que ele possa causar.
            Romain tem que colocar a cabeça no lugar e ignorar a pressão que sente de precisar mostrar serviço a todo custo, e apresentar resultados que por enquanto estão surgindo apenas com Kevin Magnussem, que também tem lá o seu lado meio pancadão, e já andou deixando os outros pilotos na pista de cabelo em pé. Mas vamos então à nossa sessão de vídeos, com um pequeno apanhado dos acidentes já sofridos por Grosejan em sua carreira de piloto.

O primeiro vídeo, postado pelo usuário aurel trailin no You Tube, é uma verdadeira coletânea de confusões vividas por Grosejan, algumas voluntárias, outras não, na F-1 e na GP2:



O vídeo seguinte é do Grande Prêmio do Brasil de 2016, onde Grosjean rodou no piso molhado durante a volta de apresentação, e deu adeus à corrida, de onde partiria em7º lugar, sem nem conseguir largar. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Aldo Volpi:



O vídeo seguinte mostra Grosjean rodando e batendo de leve no treino de classificação sob chuva para o Grande Prêmio da Itália do ano passado. Ele acabou largando em último por causa disso, e terminaria apenas em 15º. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário robot rocks11:



O vídeo seguinte, gravado por um expectador na arquibancada do GP da Bélgica de 2012, mostra a pancada que Romain deu em vários pilotos, passando por pouco de atingir a cabeça de Fernando Alonso em sua Ferrari. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário george2576:



Abaixo, um vídeo da transmissão da corrida da Bélgica de 2012, com narração de Galvão Bueno, mostrando a pancada dada por Grosjean na freada da La Source, felizmente sem feridos, e apenas com vários carros batidos. Vídeo postado pelo usuário Adriano Ferreira no You Tube:



E, fechando esta sessão de vídeos, o acidente provocado por Grosjean semana passada em Barcelona. Em que pese a trancada que o francês levou de seu próprio companheiro de equipe Kevin Magnussem, que levou Romain a frear bruscamente para evitar de bater, após rodar o piloto fez besteira ao manter o carro em aceleração, o que o fez voltar para o meio da pista e com praticamente meio grid vindo em sua direção, sobrando apenas para Nico Hulkenberg e Pierre Gasly, com todos os demais pilotos conseguindo desviar, e evitando um desastre ainda maior. O vídeo é do canal oficial da Fórmula 1 no You Tube, e mostra o acidente de vários ângulos:


E ficamos por aqui nesta sessão Havoc Series. Até a próxima, com mais uma seleção de vídeos.

Nenhum comentário: