E o mês de abril já ficou para trás,
e nos aproximamos inexoravelmente do meio do ano com incrível velocidade, e com
boas corridas sendo apresentadas em diversos certames que certamente estão fazendo
a festa de muitos amantes do mundo da velocidade. Portanto, é hora de comentar
um pouco sobre algumas destas corridas que foram realizadas no mês de abril,
mas que não tive a chance de falar nas colunas semanais regulares, em mais uma postagem
da sessão Flying Laps, com alguns tópicos rápidos a respeito, para tentar
deixar os leitores um pouco mais inteirados de algumas das disputas vivenciadas
em alguns campeonatos, em especial a Indycar e a Formula-E. Uma boa leitura
para todos então, e espero que apreciem o texto. E mês que vem tem mais sessão
Flying Laps por aqui. Até lá...
Atual campeão da Indycar, Josef
Newgarden venceu a segunda etapa da competição, no circuito oval de uma milha
de Phoenix, no Arizona. A corrida, que marcou a estréia dos novos kits
aerodinâmicos universais em uma pista oval em prova oficial, entretanto, foi
marcada por uma quase completa ausência de ultrapassagens, complicada pelo fato
de o pequeno traçado oval permitir apenas uma linha ideal de trajetória para os
carros. No ano passado, a prova também não foi das melhores em termos de
disputa, uma vez que grande downforce gerado pelos kits aerodinâmicos da
Chevrolet e da Honda dificultavam sobremaneira as tentativas de ultrapassagens.
Neste ano, com os novos kits, que possuem uma geração de downforce muito menor,
imaginava-se que a prova poderia oferecer maiores possibilidades de disputa,
mas o menor apoio aerodinâmico, justamente em um circuito oval curto como
Phoenix, acabou trabalhando no sentido contrário: sair da linha ideal era
perigoso pela falta de sustentação aerodinâmica, e com isso, o índice de
ultrapassagens foi muito baixo, contrastando abertamente com o panorama visto
em São Petesburgo, na abertura do campeonato, quando o número de ultrapassagens
superou todas as expectativas. As disputas ficaram mais acirradas perto do
final, após a bandeira amarela ocasionada pela batida de Ed Jones no muro,
quando vários pilotos foram para os boxes trocar pneus, e com compostos mais
novos, voltaram à pista voando baixo, com performances muito mais rápidas do
que os pilotos que não arriscaram. Isso permitiu a Josef Newgarden, da Penske,
superar o novato Robert Wickens, que novamente fazia uma corrida excelente, e
parecia caminhar novamente para a vitória. Wickens não conseguiu suportar o
assédio do atual campeão, e acabou sendo ultrapassado, terminando a corrida em
2º lugar, após largar na 6ª posição. Quem também andou muito forte em toda a
etapa foi Alexander Rossi, que partiu da 4ª colocação para fechar o pódio em 3º
lugar, depois de errar a posição de parada no box e perder várias posições na
corrida. Josef Newgarden havia largado em 7º, e foi o melhor piloto da Penske
no resultado final da corrida. Will Power, que havia largado em 3º, acabou
acertando o muro, e ficando fora de combate. Já a dupla que largou na primeira
fila, Sebastian Bourdais e Simon Pagenaud, tiveram sua dose de azares. O
francês da Dale Coyne acabou acertando um mecânico em sua primeira parada de
box, tendo de pagar um drive through, e caindo para as últimas colocações, para
terminar apenas em 13º lugar. Pagenaud não conseguiu desenvolver um ritmo de
corrida bom, e foi o 10º colocado na bandeirada final. Entre os brasileiros na
corrida, apenas Tony Kanaan foi bem: largou em 9º e terminou em 8º. Já Matheus
Leist perdeu uma roda em seu primeiro pit stop, e até ser levado de volta ao
pit line, perdeu várias voltas, terminando em último, entre os que receberam a
bandeirada. Já Pietro Fittipaldi, em sua estréia no certame, acabou indo parar
no muro, encerrando de forma prematura sua primeira participação numa prova da Indycar,
depois de fazer um excelente treino e conseguir largar em 10º.
A etapa
seguinte do campeonato da Indycar, nas ruas de Long Beach, pelo menos foi bem
mais animada, e com várias disputas de posição. O show na corrida foi de
Alexander Rossi, que depois de marcar presença nas duas etapas iniciais subindo
ao pódio em3º lugar, venceu a corrida, mostrando que pretende entrar firme na
disputa pelo título da temporada, assumindo naquele momento a liderança do
campeonato. Josef Newgarden, vencedor em Phoenix, fez uma performance apenas
mediana em Long Beach, tendo largado em 6º, e terminado em 7º lugar. Depois do
azar de abandonar em Phoenix, Will Power, da Penske, largou em 2º lugar, na
primeira fila, e travou um bom duelo com Rossi pela vitória, mas acabou terminando
mesmo em 2º lugar. O pódio foi completado por Ed Jones, da Ganassi, que fez uma
bela prova e terminou em 3º. Tony Kanaan conseguiu outro 8º lugar na corrida, e
Matheus Leist, com um pouco mais de sorte, finalizou a corrida em 13º lugar.
Sebastian Bourdais teve uma prova mais complicada do que esperava, e terminou
em 14º lugar, não sem antes chamar o brasileiro Leist de “idiota”, por levar
uma fechada do piloto da Foyt durante uma disputa de posição, o que motivou uma
punição ao brasileiro pela manobra. Mas Bourdais também acabou punido quando,
ao fazer uma ultrapassagem no final da reta dos boxes, cruzou a faixa de saída
dos mesmos, e acabou tendo de devolver as posições. O francês ainda teria
encrencas ao ser tocado por Jordan King, e ter parte do bico do seu carro
danificado. Quem também deu azar em Long Beach foi Simon Pagenaud, que acabou
atingido por Graham Rahal logo no início da corrida e acabou no muro, dando
adeus à corrida ali mesmo. Quem também não foi muito longe foi o segundo piloto
da Dale Coyne na etapa, o canadense Zachary Claman de Melo, que também acertou
o muro, mostrando que o segundo carro do time parece meio zicado, já que na
etapa anterior, em Phoenix, Pietro Fittipaldi também acabou no muro.
Na etapa
seguinte do campeonato, a Indycar precisou adiar a realização da corrida em
Barber, no Alabama, devido à forte chuva que caiu sobre a pista no domingo, que
inviabilizou a continuidade da prova devido à péssima drenagem na pista, que
oferecia muitos riscos de rodadas aos pilotos, como se viu com Will Power, que
largara em 2º lugar, e acabou aquaplanando e acertando o muro. Josef Newgarden
foi o nome da corrida, tendo largado na pole, e conseguindo se manter firme na
pista, apesar da chuva, para conseguir sua 2ª vitória na temporada, e assumir a
liderança da competição, que estava nas mãos de Alexander Rossi, que não
conseguiu manter o nível dos resultados demonstrados nas corridas anteriores,
largando em 8º, e terminando apenas em 11º. Entre os brasileiros, desta vez
Matheus Leist conseguiu enfim fazer uma corrida mais incisiva, e terminou em
uma satisfatória 12º posição, enquanto Tony Kanaan, que havia largado em
último, não conseguiu ter um bom desempenho, ficando apenas em 18º lugar. Quem
também ficou mais longe do topo da classificação foi Sebastian Bourdais, que
tendo largado em 3º lugar, finalizou a corrida em 5º. Finalizadas estas
primeiras quatro provas da competição, Josef Newgarden está na liderança, com
158 pontos; Alexander Rossi é o vice-líder, com 145. Logo a seguir, já com
alguma distância, temos Graham Rahal, com 119 pontos, seguido de perto por
James Hinchcliffe, com 118, Ryan Hunter-Reay com 113, Scott Dixon com 107,
Sebastian Bourdais com 101, Robert Wickens com 97, Marco Andretti com 88; e Wil
Power com 81 pontos, fechando os 10 primeiros colocados na classificação. Tony
Kanaan é o 11º colocado, com 79 pontos, enquanto Matheus Leist é o 18º, com 51
pontos, e Pietro Fittipaldi é o 27º e último, com apenas 7 pontos. A Indycar
agora terá suas provas em Indianápolis, com a etapa no circuito misto marcada
para o dia 12 de maio, e a tradicional 500 Milhas de Indianápolis no dia 27 de
maio.
A Formula-E
disputou sua primeira prova em Roma, capital da Itália, e tivemos uma corrida
bem movimentada, e com vitória do inglês Sam Bird, da Virgin, que assumiu a
posição de principal rival do francês Jean-Éric Vergne, da Techeetath, na
disputa pelo título da temporada. Mas o triunfo de Bird veio após o abandono de
Felix Rosenqvist, que até então vinha se mantendo firme como candidato ao
título, ao lado de Vergne e Bird. O piloto da Mahindra tinha conquistado a
pole-position para a corrida, e tinha tudo para vencer, e se aproximar dos
rivais para tentar embolar a disputa novamente, até que acabou passando muito
forte em cima de uma zebra, danificando seu carro, e entregando o triunfo de
mão beijada para Bird, que não tinha como superar o ritmo do piloto sueco. O
abandono acabou sendo um duro golpe para Felix, que viu seus rivais dispararem
na frente, diminuindo suas chances de continuar na luta pelo título. Lucas Di
Grassi, que largara em 6º, fez mais uma prova combativa, mostrando que os
problemas de confiabilidade dos carros da equipe Audi foram efetivamente
solucionados. Depois de uma primeira metade de corrida mantendo posição, o brasileiro
partiu para o ataque na segunda metade, e acabou finalizando sua segunda
corrida consecutiva no pódio, com mais um 2º lugar. Fechando o pódio, André
Lotterer fez uma corrida consistente, sendo acossado no final por Daniel Abt,
da Audi, em outra boa apresentação. Jean-Éric Vergne mostrou mais uma prova
constante, sem se envolver em confusões, e fechou em 5º lugar, mantendo firme a
liderança da competição, apesar da aproximação de Sam Bird. Sébastien Buemi foi
o 6º colocado, mostrando que nesta temporada a e.dams não está conseguindo
deixar o carro tão bem afinado como nos anos anteriores. Nelsinho Piquet
amargou outro abandono com a Jaguar, que teve com consolo apenas o 9º lugar de
Mith Evans, que até vinha forte na parte final da prova, mas ficou sem energia,
e foi perdendo posições nas voltas finais.
A etapa
seguinte da F-E foi em Paris. Líder do campeonato, Jean-Éric Vergne foi
impecável na corrida de seu país: largou na pole-position, e venceu
praticamente de ponta a ponta, sem dar chances aos rivais, apesar de fortemente
acossado por Sam Bird durante toda a corrida. Mas, em um circuito de
ultrapassagens complicadas, não foi tão difícil o francês da Techeetah
conseguir manter a liderança da corrida. Bastava não cometer erros, e ele não
os permitiu. André Lotterer, seu companheiro de equipe, por sua vez, vinha
andando forte na corrida inteira, e muito provavelmente teríamos os dois
pilotos da Techeetah no pódio, até porque Lotterer conseguia superar Bird na
pista. Mas um pequeno toque fez o piloto da Virgin acabar perdendo tempo, e
posições, sendo superado por Lucas Di Grassi, que vinha descontando a vantagem
para os ponteiros após a troca de carros no pit stop. Quando tudo indicava que
teríamos uma dobradinha da Techeetah, a bateria de Lotterer acabou, e o alemão
passou a se arrastar pela pista, inclusive tentando fechar a porta para quem
tentasse superá-lo. Di Grassi conseguiu passar por ele no aperto, mas Sam Bird
acabou acertando Lotterer, que perdeu parte da asa traseira. Bird teve o bico
do seu carro danificado, mas conseguiu se manter na pista, para fechar o pódio
do eprix da capital francesa em 3º lugar. Lucas Di Grassi conseguia o seu
terceiro pódio consecutivo, outro 2º lugar, e ainda fez a volta mais rápida da
corrida. Jean-Éric Vergne dispara na classificação do campeonato, e mostra que
vai ser difícil superá-lo. Lotterer acabou em 6º lugar, sendo superado também
por Sébastien Buemi. Felix Rosenqvist desta vez não abandonou a corrida, mas
seu desempenho deixou a desejar, e o sueco ficou ainda mais distante de Vergne
e Bird na disputa pelo título. Nelsinho Piquet amargou outro abandono, em uma
corrida onde a Jaguar esteve abaixo do esperado, mas com o brasileiro também
tendo seu ponto mais baixo na atual temporada, tendo batido nos dois treinos
livres, e danificando o seu carro, obrigando o time a dar duro para
consertá-los a tempo de disputar a corrida, já que não houve tempo para deixar
os carros prontos para o treino de classificação. Vergne tem 147 pontos, enquanto
Sam Bird tem 116, uma diferença de 31 pontos, vantagem bem considerável, se
levarmos em conta que temos apenas 4 provas para fecharmos a temporada: a etapa
de Berlim, a etapa de Zurique, e as duas provas da rodada dupla de Nova Iorque.
Em 3º lugar, Felix Rosenqvist já está praticamente fora da disputa, com 86
pontos, precisando de um verdadeiro milagre para voltar à disputa. Na 4ª
posição temos Sébastien Buemi, com 70 pontos, seguido por Lucas Di Grassi, que
já soma 58 pontos, tendo superado seu companheiro de equipe Daniel Abt, com 56
pontos, e seu compatriota Nelsinho Piquet, com 45 pontos.
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