quarta-feira, 2 de maio de 2018

FLYING LAPS – ABRIL DE 2018


            E o mês de abril já ficou para trás, e nos aproximamos inexoravelmente do meio do ano com incrível velocidade, e com boas corridas sendo apresentadas em diversos certames que certamente estão fazendo a festa de muitos amantes do mundo da velocidade. Portanto, é hora de comentar um pouco sobre algumas destas corridas que foram realizadas no mês de abril, mas que não tive a chance de falar nas colunas semanais regulares, em mais uma postagem da sessão Flying Laps, com alguns tópicos rápidos a respeito, para tentar deixar os leitores um pouco mais inteirados de algumas das disputas vivenciadas em alguns campeonatos, em especial a Indycar e a Formula-E. Uma boa leitura para todos então, e espero que apreciem o texto. E mês que vem tem mais sessão Flying Laps por aqui. Até lá...


Atual campeão da Indycar, Josef Newgarden venceu a segunda etapa da competição, no circuito oval de uma milha de Phoenix, no Arizona. A corrida, que marcou a estréia dos novos kits aerodinâmicos universais em uma pista oval em prova oficial, entretanto, foi marcada por uma quase completa ausência de ultrapassagens, complicada pelo fato de o pequeno traçado oval permitir apenas uma linha ideal de trajetória para os carros. No ano passado, a prova também não foi das melhores em termos de disputa, uma vez que grande downforce gerado pelos kits aerodinâmicos da Chevrolet e da Honda dificultavam sobremaneira as tentativas de ultrapassagens. Neste ano, com os novos kits, que possuem uma geração de downforce muito menor, imaginava-se que a prova poderia oferecer maiores possibilidades de disputa, mas o menor apoio aerodinâmico, justamente em um circuito oval curto como Phoenix, acabou trabalhando no sentido contrário: sair da linha ideal era perigoso pela falta de sustentação aerodinâmica, e com isso, o índice de ultrapassagens foi muito baixo, contrastando abertamente com o panorama visto em São Petesburgo, na abertura do campeonato, quando o número de ultrapassagens superou todas as expectativas. As disputas ficaram mais acirradas perto do final, após a bandeira amarela ocasionada pela batida de Ed Jones no muro, quando vários pilotos foram para os boxes trocar pneus, e com compostos mais novos, voltaram à pista voando baixo, com performances muito mais rápidas do que os pilotos que não arriscaram. Isso permitiu a Josef Newgarden, da Penske, superar o novato Robert Wickens, que novamente fazia uma corrida excelente, e parecia caminhar novamente para a vitória. Wickens não conseguiu suportar o assédio do atual campeão, e acabou sendo ultrapassado, terminando a corrida em 2º lugar, após largar na 6ª posição. Quem também andou muito forte em toda a etapa foi Alexander Rossi, que partiu da 4ª colocação para fechar o pódio em 3º lugar, depois de errar a posição de parada no box e perder várias posições na corrida. Josef Newgarden havia largado em 7º, e foi o melhor piloto da Penske no resultado final da corrida. Will Power, que havia largado em 3º, acabou acertando o muro, e ficando fora de combate. Já a dupla que largou na primeira fila, Sebastian Bourdais e Simon Pagenaud, tiveram sua dose de azares. O francês da Dale Coyne acabou acertando um mecânico em sua primeira parada de box, tendo de pagar um drive through, e caindo para as últimas colocações, para terminar apenas em 13º lugar. Pagenaud não conseguiu desenvolver um ritmo de corrida bom, e foi o 10º colocado na bandeirada final. Entre os brasileiros na corrida, apenas Tony Kanaan foi bem: largou em 9º e terminou em 8º. Já Matheus Leist perdeu uma roda em seu primeiro pit stop, e até ser levado de volta ao pit line, perdeu várias voltas, terminando em último, entre os que receberam a bandeirada. Já Pietro Fittipaldi, em sua estréia no certame, acabou indo parar no muro, encerrando de forma prematura sua primeira participação numa prova da Indycar, depois de fazer um excelente treino e conseguir largar em 10º.


A etapa seguinte do campeonato da Indycar, nas ruas de Long Beach, pelo menos foi bem mais animada, e com várias disputas de posição. O show na corrida foi de Alexander Rossi, que depois de marcar presença nas duas etapas iniciais subindo ao pódio em3º lugar, venceu a corrida, mostrando que pretende entrar firme na disputa pelo título da temporada, assumindo naquele momento a liderança do campeonato. Josef Newgarden, vencedor em Phoenix, fez uma performance apenas mediana em Long Beach, tendo largado em 6º, e terminado em 7º lugar. Depois do azar de abandonar em Phoenix, Will Power, da Penske, largou em 2º lugar, na primeira fila, e travou um bom duelo com Rossi pela vitória, mas acabou terminando mesmo em 2º lugar. O pódio foi completado por Ed Jones, da Ganassi, que fez uma bela prova e terminou em 3º. Tony Kanaan conseguiu outro 8º lugar na corrida, e Matheus Leist, com um pouco mais de sorte, finalizou a corrida em 13º lugar. Sebastian Bourdais teve uma prova mais complicada do que esperava, e terminou em 14º lugar, não sem antes chamar o brasileiro Leist de “idiota”, por levar uma fechada do piloto da Foyt durante uma disputa de posição, o que motivou uma punição ao brasileiro pela manobra. Mas Bourdais também acabou punido quando, ao fazer uma ultrapassagem no final da reta dos boxes, cruzou a faixa de saída dos mesmos, e acabou tendo de devolver as posições. O francês ainda teria encrencas ao ser tocado por Jordan King, e ter parte do bico do seu carro danificado. Quem também deu azar em Long Beach foi Simon Pagenaud, que acabou atingido por Graham Rahal logo no início da corrida e acabou no muro, dando adeus à corrida ali mesmo. Quem também não foi muito longe foi o segundo piloto da Dale Coyne na etapa, o canadense Zachary Claman de Melo, que também acertou o muro, mostrando que o segundo carro do time parece meio zicado, já que na etapa anterior, em Phoenix, Pietro Fittipaldi também acabou no muro.


Na etapa seguinte do campeonato, a Indycar precisou adiar a realização da corrida em Barber, no Alabama, devido à forte chuva que caiu sobre a pista no domingo, que inviabilizou a continuidade da prova devido à péssima drenagem na pista, que oferecia muitos riscos de rodadas aos pilotos, como se viu com Will Power, que largara em 2º lugar, e acabou aquaplanando e acertando o muro. Josef Newgarden foi o nome da corrida, tendo largado na pole, e conseguindo se manter firme na pista, apesar da chuva, para conseguir sua 2ª vitória na temporada, e assumir a liderança da competição, que estava nas mãos de Alexander Rossi, que não conseguiu manter o nível dos resultados demonstrados nas corridas anteriores, largando em 8º, e terminando apenas em 11º. Entre os brasileiros, desta vez Matheus Leist conseguiu enfim fazer uma corrida mais incisiva, e terminou em uma satisfatória 12º posição, enquanto Tony Kanaan, que havia largado em último, não conseguiu ter um bom desempenho, ficando apenas em 18º lugar. Quem também ficou mais longe do topo da classificação foi Sebastian Bourdais, que tendo largado em 3º lugar, finalizou a corrida em 5º. Finalizadas estas primeiras quatro provas da competição, Josef Newgarden está na liderança, com 158 pontos; Alexander Rossi é o vice-líder, com 145. Logo a seguir, já com alguma distância, temos Graham Rahal, com 119 pontos, seguido de perto por James Hinchcliffe, com 118, Ryan Hunter-Reay com 113, Scott Dixon com 107, Sebastian Bourdais com 101, Robert Wickens com 97, Marco Andretti com 88; e Wil Power com 81 pontos, fechando os 10 primeiros colocados na classificação. Tony Kanaan é o 11º colocado, com 79 pontos, enquanto Matheus Leist é o 18º, com 51 pontos, e Pietro Fittipaldi é o 27º e último, com apenas 7 pontos. A Indycar agora terá suas provas em Indianápolis, com a etapa no circuito misto marcada para o dia 12 de maio, e a tradicional 500 Milhas de Indianápolis no dia 27 de maio.


A Formula-E disputou sua primeira prova em Roma, capital da Itália, e tivemos uma corrida bem movimentada, e com vitória do inglês Sam Bird, da Virgin, que assumiu a posição de principal rival do francês Jean-Éric Vergne, da Techeetath, na disputa pelo título da temporada. Mas o triunfo de Bird veio após o abandono de Felix Rosenqvist, que até então vinha se mantendo firme como candidato ao título, ao lado de Vergne e Bird. O piloto da Mahindra tinha conquistado a pole-position para a corrida, e tinha tudo para vencer, e se aproximar dos rivais para tentar embolar a disputa novamente, até que acabou passando muito forte em cima de uma zebra, danificando seu carro, e entregando o triunfo de mão beijada para Bird, que não tinha como superar o ritmo do piloto sueco. O abandono acabou sendo um duro golpe para Felix, que viu seus rivais dispararem na frente, diminuindo suas chances de continuar na luta pelo título. Lucas Di Grassi, que largara em 6º, fez mais uma prova combativa, mostrando que os problemas de confiabilidade dos carros da equipe Audi foram efetivamente solucionados. Depois de uma primeira metade de corrida mantendo posição, o brasileiro partiu para o ataque na segunda metade, e acabou finalizando sua segunda corrida consecutiva no pódio, com mais um 2º lugar. Fechando o pódio, André Lotterer fez uma corrida consistente, sendo acossado no final por Daniel Abt, da Audi, em outra boa apresentação. Jean-Éric Vergne mostrou mais uma prova constante, sem se envolver em confusões, e fechou em 5º lugar, mantendo firme a liderança da competição, apesar da aproximação de Sam Bird. Sébastien Buemi foi o 6º colocado, mostrando que nesta temporada a e.dams não está conseguindo deixar o carro tão bem afinado como nos anos anteriores. Nelsinho Piquet amargou outro abandono com a Jaguar, que teve com consolo apenas o 9º lugar de Mith Evans, que até vinha forte na parte final da prova, mas ficou sem energia, e foi perdendo posições nas voltas finais.


A etapa seguinte da F-E foi em Paris. Líder do campeonato, Jean-Éric Vergne foi impecável na corrida de seu país: largou na pole-position, e venceu praticamente de ponta a ponta, sem dar chances aos rivais, apesar de fortemente acossado por Sam Bird durante toda a corrida. Mas, em um circuito de ultrapassagens complicadas, não foi tão difícil o francês da Techeetah conseguir manter a liderança da corrida. Bastava não cometer erros, e ele não os permitiu. André Lotterer, seu companheiro de equipe, por sua vez, vinha andando forte na corrida inteira, e muito provavelmente teríamos os dois pilotos da Techeetah no pódio, até porque Lotterer conseguia superar Bird na pista. Mas um pequeno toque fez o piloto da Virgin acabar perdendo tempo, e posições, sendo superado por Lucas Di Grassi, que vinha descontando a vantagem para os ponteiros após a troca de carros no pit stop. Quando tudo indicava que teríamos uma dobradinha da Techeetah, a bateria de Lotterer acabou, e o alemão passou a se arrastar pela pista, inclusive tentando fechar a porta para quem tentasse superá-lo. Di Grassi conseguiu passar por ele no aperto, mas Sam Bird acabou acertando Lotterer, que perdeu parte da asa traseira. Bird teve o bico do seu carro danificado, mas conseguiu se manter na pista, para fechar o pódio do eprix da capital francesa em 3º lugar. Lucas Di Grassi conseguia o seu terceiro pódio consecutivo, outro 2º lugar, e ainda fez a volta mais rápida da corrida. Jean-Éric Vergne dispara na classificação do campeonato, e mostra que vai ser difícil superá-lo. Lotterer acabou em 6º lugar, sendo superado também por Sébastien Buemi. Felix Rosenqvist desta vez não abandonou a corrida, mas seu desempenho deixou a desejar, e o sueco ficou ainda mais distante de Vergne e Bird na disputa pelo título. Nelsinho Piquet amargou outro abandono, em uma corrida onde a Jaguar esteve abaixo do esperado, mas com o brasileiro também tendo seu ponto mais baixo na atual temporada, tendo batido nos dois treinos livres, e danificando o seu carro, obrigando o time a dar duro para consertá-los a tempo de disputar a corrida, já que não houve tempo para deixar os carros prontos para o treino de classificação. Vergne tem 147 pontos, enquanto Sam Bird tem 116, uma diferença de 31 pontos, vantagem bem considerável, se levarmos em conta que temos apenas 4 provas para fecharmos a temporada: a etapa de Berlim, a etapa de Zurique, e as duas provas da rodada dupla de Nova Iorque. Em 3º lugar, Felix Rosenqvist já está praticamente fora da disputa, com 86 pontos, precisando de um verdadeiro milagre para voltar à disputa. Na 4ª posição temos Sébastien Buemi, com 70 pontos, seguido por Lucas Di Grassi, que já soma 58 pontos, tendo superado seu companheiro de equipe Daniel Abt, com 56 pontos, e seu compatriota Nelsinho Piquet, com 45 pontos.

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