quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

HAVOC SERIES – CORRIDAS CLÁSSICAS DOS ANOS 1980



            Saudações, pessoal. Na postagem de vídeos de hoje, fiz uma seleção de algumas corridas interessantes dos anos 1980, a antiga era turbo da F-1, reverenciada por muitos como uma época muito melhor do que a atual era turbo da categoria máxima do automobilismo. Há certos detalhes que infelizmente não se pode negar: na atual era dos motores V-6 turbo com seus sistemas híbridos de recuperação de energia, apenas a Mercedes tem colhido os louros dos títulos, sejam de construtores ou de pilotos. Nos anos 1980, pelo menos três marcas conquistaram o título: BMW, TAG-Porsche, e Honda. Destes títulos, a TAG-Porsche foi a maior vencedora, com 3 conquistas, duas com Alain Prost e 1 com Niki Lauda. A Honda foi campeã duas vezes, uma com Nélson Piquet e outra com Ayrton Senna. Sobrou a BMW, que conquistou apenas um título, com Piquet, tendo sido a primeira marca a realizar tal façanha, em 1983, para desgosto da Renault, a introdutora dos motores turbo na categoria, ainda na segunda metade dos anos 1970. Vejamos agora as corridas que selecionei para esta postagem, para aqueles que desejam conhecer um pouco daquela época, e para os mais velhos também recordarem aqueles tempos.

A primeira corrida é o Grande Prêmio da Áustria de 1984. Esta foi uma prova histórica por ter sido a 400ª corrida da história da F-1, e a vitória foi para o ídolo da casa, Niki Lauda, defendendo a McLaren/TAG-Porsche turbo. O austríaco largou na segunda fila, na 4ª posição, mas superou seus adversários para vencer em casa. Nélson Piquet, o pole-position, fez o que pôde contra as dominantes McLaren, em um ano onde o motor BMW não tinha mais a fiabilidade do ano anterior. Tanto que, até ali, Piquet havia pontuado apenas 2 vezes naquela temporada. A corrida em Zeltweg seria apenas a 3ª vez em que o brasileiro chegaria nos pontos até então, com um belo 2º lugar, subindo ao pódio. Alain Prost, com a outra McLaren, acabou escapando da pista. Ayrton Senna, então na Toleman, até fez uma corrida combativa para o carro que tinha, mas sofreu uma quebra de motor. Destaque para ver a pista de Zeltweg em todo o seu esplendor e velocidade pura, hoje reduzidas a uma miniatura do que era seu traçado original, que volta e meia se fala em ser restaurado (afinal, ele ainda está lá) para as corridas. Aproveitem a corrida, com a narração de Galvão Bueno e Reginaldo Leme, postada pelo usuário MrViniciusf11995 no You Tube:


O vídeo seguinte é um pequeno trecho do Grande Prêmio da França de 1985. Esta prova marcou a última vitória de Nélson Piquet na Brabham, que àquela altura, já não era mais a equipe competitiva pela qual ele conquistara dois títulos nas temporadas de 1981 e 1983, e sido vice-campeão em uma (1981). Foi também o último triunfo do time fundado por Jack Brabham nos anos 1960, e que fecharia as portas no início dos anos 1990, encerrando uma história cheia de altos e baixos na categoria máxima do automobilismo. O vídeo, com imagens da transmissão da TV Globo, com Galvão Bueno e Reginaldo Leme, foi postado no You Tube pelo usuário Alessandro Neri. Confiram:


A próxima corrida é o Grande Prêmio da Alemanha de 1986, disputada no traçado original de Hockenhein, que no início dos anos 2000 foi desfigurado e reduzido a uma pálida sombra do que era, perdendo completamente sua personalidade. Em 1986, a disputa do campeonato estava entre Williams, Lotus e McLaren. Na Williams, o time mais competitivo à época, Nélson Piquet vinha de um duelo ferrenho com Nigel Mansell na Inglaterra, onde o inglês literalmente fechou a porta para o brasileiro, que até então acreditava fazer valer os seus termos de ter sido contratado como primeiro piloto por Frank Williams ao fim do ano anterior. Mas Frank havia sofrido um violento acidente, que o deixou paralítico, e várias semanas em um hospital, Patrick Head havia assumido o comando do time, e Nigel Mansell, o outro piloto, começou a ganhar certa ascendência sobre o brasileiro, que a partir do GP alemão, decidiu que não iria mais entregar o “ouro” ao bandido, e passou a guardar para si as melhores regulagens do carro, bem como a alterar sua estratégia de corrida, parando nos boxes antes do inglês, o que deixou Head bem bravo, ao ver o brasileiro parando antes de Mansell. Com a vitória, Piquet voltava a entrar na luta pelo título, embolando a competição, que só definiria o seu campeão na corrida final, na Austrália, onde Alain Prost conquistou o bicampeonato. O vídeo, novamente com a apresentação de Galvão Bueno e Reginaldo Leme, foi postado no You Tube pelo usuário MrViniciusf11995:


No próximo vídeo, vamos diretamente para a corrida seguinte ao Grande Prêmio da Alemanha de 1986: o Grande Prêmio da Hungria, que fazia sua estréia no calendário da F-1, e era também a estréia de um país comunista na competição, tendo um público recorde de cerca de 200 mil pessoas. E quem deu show foram os brasileiros Ayrton Senna e Nélson Piquet, especialmente na ultrapassagem do piloto da Williams sobre o da Lotus, no fim da reta dos boxes, considerada uma das mais espetaculares da história do automobilismo. O vídeo, com a apresentação, novamente, de Galvão Bueno e Reginaldo Leme, é um compacto da prova, e foi postado no You Tube pelo usuário Peterson de Souza. Aproveitem:


Para fechar a seleção de vídeos, mais uma corrida na Alemanha, em 1987, onde podemos novamente desfrutar de todo o esplendor das retas do circuito no trecho da Floresta Negra alemã, onde os carros turbo podiam despejar toda a sua potência, em uma prova que era um verdadeiro desafio de resistência para os fabricantes de motores, onde não era raro ocorrerem quebras, o que foi que acabou acontecendo com os propulsores TAG-Porsche da McLaren nesta prova, onde pareciam suplantar até com folga as quase imbatíveis Williams e seus motores Honda. E deu novo triunfo brasileiro, com Nélson Piquet a vencer pela primeira vez na temporada, e iniciar sua escalada decisiva rumo ao título da temporada, que acabou conquistando, tornando-se tricampeão mundial da categoria máxima do automobilismo. Novamente, a apresentação fica por conta da dupla Galvão Bueno/Reginaldo Leme, neste vídeo postado no You Tube pelo usuário MrViniciusf11995:


E assim, fecho a postagem de hoje. Espero que apreciem a seleção de vídeos e possam curtir as corridas de antigamente, e se preparem que estamos a praticamente um mês do início do campeonato de 2018 da F-1. E que as disputas deste ano sejam muito melhores do que as dos últimos anos, com vários pilotos duelando pelo título.

Nenhum comentário: