sexta-feira, 9 de junho de 2017

GP DO CANADÁ: 50 ANOS


Na estréia do Grande Prêmio do Canadá, em 1967, a Brabham fez dobradinha na corrida disputada no circuito de Mosport, com Jack Brabham e Denny Hulme.

            Depois da etapa mais charmosa do calendário, a F-1 está de novo em ação, e em um Grande Prêmio que está completando 50 anos na competição: O GP do Canadá. Hoje, todos os carros estarão na pista do circuito Gilles Villeneuve para os primeiros treinos livres, de uma corrida que é notoriamente conhecida por suas surpresas e situações incomuns, o que quase sempre rende excelentes corridas, ou na maioria delas, provas acima da média habitual de disputas e emoções.
            Foi em 1967 que os canadenses adentraram o Mundial de F-1, quando a categoria expandia-se pelo mundo afora, agregando novas etapas ao seu calendário. A estréia foi realizada no circuito de Mosport. Com um traçado de 3,957 Km, a primeira corrida, ao final de 90 voltas de disputa, viu a vitória da Brabham em dobradinha, com Jack Brabham secundado por Denny Hulme. Ao todo, três pistas sediaram a prova canadense. A primeira pista foi no Motorsport International Raceway, que sediou a corrida em 8 oportunidades, nas temporadas de 1967, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974, 1976 e 1977. A pista de Mont-Tremblant sediaria a corrida em duas oportunidades, nas temporadas de 1968 e 1970. O circuito Giles Villeneuve, montado no parque da Ilha de Notre Dame, no Rio São Lourenço, que corta a metrópole canadense, seria o palco seguinte da corrida, tendo estreado em 1978, e é a pista atual do GP, com 37 corridas realizadas aqui, até o presente momento. E com tudo pronto para sediar a corrida pela sua 38ª vez, neste domingo.
A pista de Mont-Tremblant sediou a corrida canadense em duas ocasiões.
            Contando com a etapa de domingo, o Grande Prêmio do Canadá conta com 48 edições. Apenas em três anos a corrida esteve ausente do calendário. A primeira delas foi em 1975, ausência que se repetiria em 1987. A corrida retornaria em 1988, para somente se ausentar na temporada de 2009. Desde então, a etapa canadense está presente sem novas ausências na competição.
            A estréia da pista de Montreal, aliás, aconteceu em grande estilo. Gilles Villeneuve, ídolo local, e que pilotava para a Ferrari, venceu a primeira corrida neste circuito, levando a torcida à loucura. Em sua primeira corrida em solo canadense competindo na F-1, ele vencia perante o seu público, a primeira de suas 6 vitórias na categoria máxima do automobilismo. Mas o intrépido piloto nunca conseguiu repetir o feito e vencer novamente na corrida de seu país. Após sua trágica morte, em 1982, esta pista foi batizada com o seu nome. Curiosamente, seu filho, que chegaria a ser campeão mundial de F-1, algo que o pai nunca conseguiu, nunca venceu aqui em toda a sua carreira na categoria máxima do automobilismo. Coisas da vida.
            Um ponto muito agradável desta corrida é que a cidade de Montreal abraça o seu Grande Prêmio como poucas. Há grande promoção da corrida, com cartazes para todos os lados, e o acesso ao circuito é bem prático. E, claro, Gilles Villeneuve é sempre lembrado, mesmo que nunca tenha sido campeão. Um afeto que também é dedicado a seu filho Jacques, ainda que em menor proporção, mesmo tendo ele sido campeão mundial, no que foi o último título conquistado até hoje pela equipe Williams na F-1, em 1997.
            O Grande Prêmio do Canadá é recheado de histórias curiosas, das quais cito algumas que são bem conhecidas pelos fãs de longa data do automobilismo. Foi aqui que, em 1991, vimos uma das situações mais insólitas da categoria máxima do automobilismo: Nigel Mansell, com uma Williams que estava se tornando o carro a ser batido, ia vencer tranquilamente a corrida, tendo mais de 50s para o segundo colocado. Na última volta, o inglês diminuiu bastante o ritmo, chegando a acenar para a torcida, já comemorando a vitória. Mas o ritmo lento simplesmente descarregou os sistemas do carro, com o alternador não conseguindo repor a energia necessária. Com isso, logo após a curva do Grampo, a Williams praticamente parou na pista. Mansell não acreditava no que estava acontecendo. Nélson Piquet, que vinha longe em segundo, simplesmente venceu a corrida, no que foi sua 23ª e última na carreira na F-1.
            Mas Piquet não foi o único piloto brasileiro a triunfar na prova canadense. O primeiro foi Émerson Fittipaldi, em 1974. Em plena luta pelo bicampeonato na F-1, competindo pela McLaren, o “Rato” venceu a corrida, disputada em Mosport, com direito a largar da pole-position. Foi seu único triunfo no Canadá. Nélson Piquet, por sua vez, venceu a corrida em 3 oportunidades”incluída a vitória de 1991, Piquet venceu a corrida em 1982 e 1984, com a Brabham. Ayrton Senna, por sua vez, venceu em Montreal em 1988 e 1990, com a McLaren. O maior vencedor deste GP é o alemão Michael Schumacher, com 7 vitórias, a primeira delas em 1994, no seu único triunfo pela Benetton neste circuito. Todas as outras vitórias foram pela Ferrari, durante as temporadas de 1997, 1998, 2000, 2002, 2003, e 2004.
O circuito Gilles Villeneuve, na Ilha de Notre Dame, é o palco atual do Grande Prêmio do Canadá, situada no meio do Rio São Lourenço, que corta Montreal.
            O GP do Canadá também foi o palco das únicas vitórias de dois pilotos imensamente talentosos que não tiveram chance de fazer suas carreiras na F-1 renderem como todos imaginavam. Em 1995, Michael Schumacher rumava para a vitória, quando teve problemas no seu carro. O alemão parou sua Benetton nos boxes, onde o sistema foi reiniciado, e ele pôde retornar à pista, mas já sem chances de vencer. E quem estava em segundo e herdou o triunfo foi Jean Alesi, com a Ferrari, na única vitória que o francês que assombrou a categoria em sua estréia pela Tyrrel nos anos de 1989 e 1990, conseguiu em toda a sua carreira. Em 2008, o triunfo acabou indo parar, após uma série de acontecimentos com vários pilotos, para o polonês Robert Kubica, estrela em ascenção na categoria, e visto como potencial campeão. Kubica, entretanto, sofreria um violento acidente em uma prova de rali alguns anos depois, quando se preparava para mais uma temporada na F-1, e as sequelas oriundas do acidente impossibilitaram que o polonês seguisse carreira nos monopostos.
            As corridas por aqui costumam ser agitadas, e uma das razões são as características da pista. Montado em um parque, o traçado da pista está mais para um circuito de rua do que um autódromo propriamente dito. Os muros e guard-rails estão bem próximos, com poucas zonas de escape. Portanto, em boa parte da pista, erros de pilotagem podem custar caro ao piloto, e não é raro alguém errar alguma freada ou chicane, e danificar o carro. Embora haja uma grande reta, que é o ponto ideal para ultrapassagens, há muitas curvas que exigem freadas fortes, e por isso mesmo, esta é uma corrida onde os freios costumam ser bem exigidos, e não é surpresa alguns pilotos terem problemas por causa disso. E ficar com os freios nesta situação é um convite a um acidente, justamente pelos muros e guard-rails próximos. E estes momentos vez por outra acabam exigindo a intervenção do safety car. Foi aqui, aliás, que Robert Kubica sofreu o seu mais violento acidente em sua carreira na F-1: em 2007, o polonês seguiu reto na pequena reta que antecede a curva do Grampo, com sua BMW/Sauber atingindo o muro interno da pista com força, e sendo rebatido de volta, com grande violência, despedaçando-se em vários rodopios pista adiante. Ao contrário do acidente de rali que encerrou sua carreira na F-1, Robert saiu praticamente ileso do acidente, tendo ferimentos mínimos, e sendo suspenso apenas da etapa seguinte, o GP dos Estados Unidos, por se encontrar em recuperação.
            O traçado, hoje, é mais veloz do que antigamente, quando havia uma curva logo após o Grampo, que dava acesso à grande reta que leva aos boxes. Esta curva foi suprimida anos atrás, e após deixarem o Grampo, os pilotos já tem acesso ao ponto de maior velocidade do circuito, onde o motor conta bastante para se tentar ganhar posições. Outro ponto bom para se tentar ultrapassagens é na freada para a curva do Grampo, onde os pilotos costumam tentar surpreender quem está a frente e enfiar o carro por dentro para tentar ganhar a posição, e com uma visão privilegiada do público neste setor, que pode acompanhar todos os detalhes dos pegas. Há muitos anos atrás, outra atração desta corrida era a prova de barcos que era realizada por todos os times na raia olímpica, atrás dos boxes. As escuderias improvisavam barcos com seu material nos boxes e todo mundo ia para a água com remos, numa disputa animada e descontraída para ver quem era o time mais rápido na água. Todo mundo se divertia, ainda que alguns barcos “naufragassem” pelo caminho. Hoje, lamentavelmente, essa prática ficou para trás. Bons tempos aqueles, quando a F-1 era menos sisuda e careta. Quem sabe agora, com o Liberty Media, um pouco do frescor e descontração daqueles tempos voltem...
            A pista de Montreal também foi o palco da primeira vitória de Lewis Hamilton na F-1, em 2007, quando estava na McLaren. O intrépido novato inglês simplesmente desbancou a concorrência e marcou sua primeira pole-position, deixando seu então companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, completamente desnorteado. Lewis partiu da pole para vencer sua primeira corrida, comprovando que não chegava à F-1 para fazer figuração. E hoje, tricampeão mundial, e o maior vencedor de GPs da categoria em atividade, e segundo no ranking da história da F-1, Hamilton precisará mais do que nunca da vitória para tentar reverter a desvantagem para Sebastian Vettel na classificação do campeonato mas, mesmo que tudo sorria a seu favor, o piloto da Mercedes não terá como assumir aqui a liderança na classificação: com 25 pontos de vantagem, Vettel manterá a dianteira mesmo que abandone, e Lewis vença a corrida, por ter mais segundos lugares como critério de desempate.
            E a disputa entre Mercedes e Ferrari terá tudo para ser novamente empolgante. Se o time de Brackley não conseguiu fazer frente aos carros vermelhos em Mônaco, aqui no Canadá a história deve ser completamente diferente. O que não significa que a Mercedes terá vida fácil, contudo. O retrospecto favorece Hamilton: o inglês tem cinco vitórias aqui. Além da de 2007, ele também venceu em 2010, 2012, 2015, e 2016. Portanto, Vettel deve ter vida dura por aqui, onde venceu apenas em 2013, quando competia pela Red Bull. O jejum da Ferrari vem desde 2004, quando Michael Schumacher triunfou pela última vez nesta pista. Mas históricos são apenas históricos. Quando começarem os treinos livres, o que importa é o momento atual, e tudo indica que a disputa entre os dois protagonistas da luta pelo título deverão duelar ferozmente pelas primeiras colocações, para delírio da torcida.
            E este ano, depois de mais de uma década, haverá um novo piloto canadense no grid. É Lance Stroll, que foi campeão da F-3 Européia no ano passado, e está competindo pela equipe Williams. Mas a torcida não terá muitos motivos para se entusiasmar. O jovem piloto até agora não conseguiu se achar na temporada, e vem tendo um desempenho abaixo do esperado no time inglês, tendo inclusive se acidentado em várias ocasiões, e atraindo para si o que há de pior no significado do termo “piloto pagante”. Mas, quem sabe diante de sua torcida, o jovem comece finalmente a mostrar o talento que possui? E, com boa parte da primeira metade da temporada cumprida, é bom que o rapaz comece mesmo a mostrar serviço, antes que outros nomes possam ser ventilados pelo time para a próxima temporada.
            A corrida canadense completa 50 anos com muitos méritos, boas corridas, excelente público, pista que favorece surpresas. Poucos GPs têm tantas histórias para se contar nos anais do esporte da F-1. Que domingo possamos presenciar mais uma destas excelentes corridas, com disputas e duelos de tirar o fôlego. E que venham mais 50 anos da corrida do Canadá no calendário da categoria máxima do automobilismo...


A F-E inicia sua fase final da temporada 2016/2017 com a primeira rodada dupla da competição, neste final de semana, em Berlim, capital da Alemanha. O palco da disputa volta a ser o aeroporto desativado de Tempelhof, mas com um traçado completamente diferente do utilizado na temporada inaugural da categoria, em 2015. O novo circuito montado dentro do aeroporto é menos travado, e possui dois bons trechos de reta que devem facilitar um pouco as disputas por posições, algo que foi muito complicado de se fazer na última etapa, em Paris. Com 43 pontos de vantagem na classificação, Sébastien Buemi não vai querer dar mole para a concorrência, e pretende ampliar ainda mais sua vantagem, já que terá de faltar à rodada de Nova Iorque, que conflita com o calendário do Mundial de Endurance, onde atua como piloto da equipe Toyota na classe LMP1, e por isso mesmo, não quer permitir qualquer possibilidade de reação por parte de Lucas Di Grassi, o único rival que até aqui demonstrou capacidade para discutir o título com o piloto da e.dams. Mas o brasileiro não pode se fiar apenas na etapa de ausência de Buemi, e precisa, por si próprio, começar a tentar reverter a desvantagem de pontos na classificação, o que vai ser bem complicado. As duas provas serão transmitidas ao vivo pelo canal pago Fox Sports, neste sábado e domingo, no horário de Brasília, às 10:30.


Depois da rodada dupla do Texas, a Indycar está novamente em ação, e hoje os carros já vão para a pista para mais uma corrida em circuito oval, no Texas Motor Speedway, que será realizada neste sábado, à noite. O canal pago Bandsports transmite a prova ao vivo a partir das 21:15 Hrs, horário de Brasília.

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