quarta-feira, 10 de maio de 2017

ARQUIVO PISTA & BOX – JANEIRO DE 1998 – 09.01.1998



            Hora de voltar a trazer mais textos antigos aqui no blog. Este que trago hoje foi minha primeira coluna escrita em 1998, e o assunto era o início frenético dos testes de pré-temporada no início do mês de janeiro daquele ano, com os times precisando mostrar serviço para conseguir se adaptar ao novo regulamento técnico. E a programação das escuderias da F-1 previam testes intensos durante todo o mês de janeiro e o mês de fevereiro. Quanta diferença dos tempos atuais, onde a pré-temporada virou uma sombra do que era feito antigamente, e ainda por cima mandam apenas um piloto de cada vez para a pista. De quebra, tópicos rápidos mencionando certos assuntos que estavam em voga no mundo da velocidade naquele início de ano. Uma boa leitura para todos, e em breve trago mais textos antigos por aqui...


ESFORÇO DE GUERRA

            A Fórmula 1 começou o ano de 1998 em alta velocidade, e com um único objetivo: recuperar o tempo perdido. E, desde a última terça-feira, as escuderias começaram a se mexer. A Benetton foi para Jerez de La Fronteira, na Espanha, fazer os primeiros testes a fundo com o novo chassi B198, e com sua dupla de pilotos titular: Alexander Wurz e Giancarlo Fisichella. Quarta-feira, foi a vez da Ferrari fazer em Fiorano a estréia oficial de seu novo carro 98: o 649. E a movimentação continua: segunda-feira agora, Ferrari, Williams, McLaren e Arrows devem começar os testes também em Jerez de La Fronteira. Mais à frente, outras equipes irão rumar para o circuito da Andaluzia para intensivos testes até o fim de fevereiro.
            Tanta correria tem bons motivos: o novo regulamento técnico adotado pela F-1 para esta temporada motivou grandes mudanças nos carros em algumas áreas. Com isso, o trabalho para descobrir soluções novas e recuperar a performance antiga dos carros tornou-se muito intenso. E, como não basta apenas trabalhar nos projetos, os testes de pista também são vitais para o desenvolvimento dos bólidos. Só que as coisas ficaram meio complicadas em dezembro na Europa. O inverno está sendo um dos mais rigorosos e gelados dos últimos tempos. Várias regiões da Europa estão com forte queda de neve. Em outros lugares, a chuvarada está bem intensa. E foi com esse quadro de chuva, frio e neve que as equipes se depararam em alguns circuitos no mês passado.
            Barcelona foi a pista com o maior número de testes, embora as escuderias não tenham conseguido treinar tanto quanto desejavam. Com a pista de Estoril fechada para reformas, Barcelona acabou sendo a única opção para as equipes. Mas o tempo esteve meio indócil em vários dias, estragando a programação dos times. A McLaren foi uma das equipes que encontrou más condições em quase todos os dias de testes programados, e não conseguiu dar início a contento com os treinos dos novos pneus da Bridgestone. Já Jean Alesi fez um show de piruetas em sua estréia com a Sauber, sem danificar o carro. Enquanto isso, Jacques Villeneuve acabava se acidentando com sua Williams, felizmente sem nenhuma lesão.
            Mesmo assim, algumas escuderias correram com seu serviço. A Benetton foi a primeira equipe a aprontar o seu modelo 98, tanto que chegou a colocá-lo na pista de Silverstone, mesmo gelada, apenas para fazer a checagem de seus sistemas. Para não ficar atrás, a Ferrari também aprontou rápido o seu carro, tão rápido que nem estava pintado ainda quando foi mostrado à imprensa, estando todo preto, que é a cor da fibra de carbono com a qual o monoposto é construído.
            Agora, após as festividades de fim de ano, o trabalho recomeça com tudo. Embora o inverno ainda esteja rigoroso, as condições meteorológicas na Espanha já trazem uma luz no fim do túnel para a F-1. E com a temporada tendo o seu início marcado para o dia 8 de março, o tempo urge. Vai começar uma verdadeira maratona entre todos os times para conseguir recuperar o tempo perdido. E todas as escuderias estão prontas para começar um verdadeiro esforço de guerra na luta pelo tempo disponível até a estréia do mundial. Mais do que nunca, a F-1 vai correr contra o tempo como sempre faz.


A Minardi confirmou o seu novo piloto para 1998: é o argentino Esteban Tuero, de apenas 19 anos. Já Tarso Marques ainda está com a situação indefinida no time. Craighton Brown, seu empresário, já advertiu Giancarlo Minardi para tomar uma posição logo, mas o italiano continua em sua lenga-lenga: ele quer Tarso, mas não parece fazer muito esforço para isto...


A Williams já começa o ano de forma nova. Com um novo patrocinador, os cigarros Winfield, a cor dos carros de Frank Williams passarão a ter a cor vermelha como predominante, em lugar do azul e branco mostrado nos últimos anos...


Raul Boesel ficou sem lugar na F-CART, mas ainda vai correr na Indy. O piloto brasileiro fechou contrato para disputar a Indy Racing League (IRL), pela equipe McCormack.


Já com relação ao novo nome da categoria que aqui no Brasil nós passamos a conhecer como F-Indy, e que agora chama-se oficialmente “FedEx Championship Series”, pelo menos aqui na minha coluna continuarei chamando de F-CART, que eu acho muito mais simples, e sem possibilidade de confusões. Pelo mesmo caminho segue a TVS/SBT, que continuará chamando a categoria de “Fórmula Mundial”.


Juan Pablo Montoya, vice-campeão da F-3000 em 1997, vai ser o piloto de testes da equipe Williams em 1998. Montoya ganhou a vaga em disputa com vários outros pilotos, entre eles o brasileiro Max Wilson...


A Michelin já adiantou, em face da notícia do abandono da Goodyear na F-1 ao fim de 1998, que não estará na F-1 em 1999. Mas, e no ano 2000...?


Depois de mais de 30 anos presente nas comemorações de pódios da F-1, o tradicional champanhe Moet-Chandon retirou-se da categoria. Até o momento, não se sabe ainda quem irá ocupar o seu lugar...


Depois do julgamento sobre a morte de Ayrton Senna na justiça italiana, agora é a vez da justiça alemã abrir inquérito para apurar a manobra desleal que Michael Schumacher deu em Jacques Villeneuve em Jerez de La Fronteira. Pelo visto, se for constatado a vontade explícita de causar um acidente, Schumacher poderá ser acusado de tentativa de homicídio. O que será que vai aparecer depois disso?

Nenhum comentário: