Trazendo
mais uma postagem da sessão Havoc Series, hoje enfoco o polonês Robert Kubica.
Nascido em Cracóvia, em 7 de dezembro de 1984, Robert iniciou sua carreira nos
monopostos em 2001, na Fórmula Renault 2000 Européia e Italiana. Depois, ele
passaria por alguns campeonatos, até ser campeão da World Series By Renault em
2005, e estreou na F-1 na temporada de 2006, substituindo o canadense Jacques
Villeneuve na equipe Sauber, à época sob controle da BMW. Dono de grande
talento, não demorou para o polonês encantar os torcedores e ser apontado como
futuro campeão da categoria, ainda mais pelo fato de que a BMW tinha planos de
investir pesado em seu time na F-1, após adquirir a Sauber. E de fato Robert
confirmou que tinha tudo para se tornar uma das estrelas da categoria máxima do
automobilismo. Em 2008, ele chegou à sua primeira vitória na categoria, ao
vencer o Grande Prêmio do Canadá daquele ano, comandando uma dobradinha da
escuderia suíço-germânica. Mas no ano anterior, ele tinha deixado todo mundo
arrepiado com seu violento acidente na curva do Hairpin, onde seu carro
praticamente ficou destruído por completo. Robert felizmente saiu praticamente
ileso do forte acidente, tendo perdido apenas o GP seguinte, nos Estados Unidos,
para se recuperar devidamente, mas voltando na etapa seguinte. Confiram a
violência do acidente, onde o carro chega até a decolar depois de um toque com
Jarno Trulli, saindo da pista e batendo forte no muro de proteção. O vídeo,
postado no You Tube, é da usuária Sofea Shariffah, e tem todo o acidente em
câmera lenta:
https://www.youtube.com/watch?v=eP1_POQPJVw
Uma
das paixões de Robert era o rali, e volta e meia, ele disputava algumas provas
nos intervalos da F-1. E foi numa destas provas, o Rali de Andorra, que Kubica
acabou se estrepando feio: pilotando um modelo Skoda Fabia, o polonês perdeu o
controle em uma curva e colidiu contra a proteção lateral da pista, que enganchou
na frente do veículo, atravessando-o completamente, varando o motor e o cockpit,
atingindo o piloto. Kubica sofreu traumatismos múltiplos em seu braço direito,
perna e mão, ao passo que seu co-piloto, Jakub Gerber, conseguiu escapar com
poucos ferimentos. Kubica precisou passar por diversas cirurgias, e na prática,
embora tenha conseguido se recuperar do acidente, as sequelas praticamente
acabaram com sua carreira na F-1. O vídeo abaixo, postado no You Tube pelo
usuário Dawaczek, começa com o violento acidente da F-1 no Canadá em 2007, mas
em seguida traz uma reconstituição por computador do seu acidente nesta prova
de rali, mostrando como o guard-rail atravessou o carro, com imagens do mesmo
após o acidente, dando uma boa dimensão da violência do ocorrido, e de como
Robert deu sorte de escapar com vida:
https://www.youtube.com/watch?v=JQ255xievhE
Impossibilitado
de voltar a competir em monopostos pelas sequelas remanescentes em seu braço
direito, Kubica conseguiu dar continuidade à sua carreira nos ralis, a partir
de 2012, onde as exigências físicas de condução de um veículo são mais
flexíveis do que as da F-1. E ele mostrou que seu talento continua grande,
tendo até vencido etapas nas provas que disputou desde então. Passando a
competir no Mundial de Rali em 2013, na segunda divisão da competição, passando
no ano passado a disputar a categoria principal. Robert mostra que continua
veloz como sempre, mas na categoria off-road andou dando umas belas cacetadas
com seu carro, que chegaram até a ficarem frequentes. Felizmente, na grande
maioria delas, os estragos ficaram apenas no veículo. Confiram abaixo alguns
destes percalços nas provas de rali onde o polonês andou voando mais do que
baixo com seu carro...
Este aqui é o último
"acidente" de Robert, ocorrido este mês no Rali de Monte Carlo. Ele
sai na curva, acerta a placa e sai da pista, sem maiores estragos, até ir
"estacionar" lá para baixo, e felizmente, sem sofrer nenhum
ferimento, tanto ele quanto seu navegador. O vídeo foi postado pelo usuário
Florian Praz no You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=B5bHoiq3Ztk
Aliás, Kubica não se estranhou no
Rali de Monte Carlo apenas este ano. No ano passado, ele apenas errou a posição
de uma ponte e acabou acontecendo isso aqui. Novamente, sem danos para os
ocupantes do veículo. Vídeo postado pelo usuário RKthefastest no You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=Ruxq1Fzm_mk
Neste outro vídeo, também postado
pelo usuário RKthefastest, Kubica está em ação no Rali da Grã-Bretanha de 2013,
até errar em uma curva e, bem, os danos foram apenas no carro felizmente. E
ainda dá para fazer piada na cena onde o polonês fala ao celular ("Manda
um guincho aqui para a curva..."):
https://www.youtube.com/watch?v=kSJsqQzDk8s
Finalizando esta sessão, este
último vídeo, curtinho, do usuário Alex Ilczuk, mostra Kubica novamente
acelerando fundo, agora na Finlândia, em 2013. Robert faz a curva aberto demais
e depois de um pequeno trecho fora da pista, ele segue firme e determinado no
rali, mas não sem deixar os ambientalistas putos com o que vêem no seu retorno
à pista:
https://www.youtube.com/watch?v=LhTVjMBdad8
Nenhum comentário:
Postar um comentário