sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

HAVOC SERIES - JANEIRO DE 2015 - BIG CRASHES



            Ano novo, vida nova. Mas enquanto ainda curto um descanso de minhas colunas regulares, vamos começar o ano no blog com mais uma sessão Havoc, trazendo hoje algumas das maiores pancadas que a F-1 e outras categorias já viram em várias oportunidades, algumas delas horripilantes pelo número de pilotos envolvidos na confusão que se seguiu. Felizmente a maioria dos envolvidos nas pancadas saiu ilesa destes acidentes, ou com ferimentos mínimos, ficando o maior prejuízo, obviamente, com seus carros, sendo que alguns dificilmente puderam ser recuperados para utilização posterior. Vamos à sessão de pancadaria, então...

            Começando pela largada do Grande Prêmio da Austrália de 2002 de F-1, onde Ralf Schumacher atropelou Rubens Barrichello, que largada na pole-position e tinha boas chances de vencer a corrida. "Little" Schummy passou por cima do carro do brasileiro e foi parar longe, junto à barreira de pneus. O enrosco entre ambos provocou uma reação em cadeia nos carros que vinham atrás, com muitos deles a rodarem para tentar evitar uma colisão, e batendo mesmo assim em outros carros. Nada menos do que 8 competidores ficaram de fora da corrida ali mesmo, com prejuízo total para a Sauber, que ficou sem seus dois pilotos no rolo, um deles Felipe Massa, estreando na F-1. E como entrou o Safety Car, nenhum teve chance de voltar para a corrida, em carros-reserva, um novo procedimento que certamente estragou muitas corridas com acidentes deste tipo, por impossibilitar que os pilotos participassem de uma nova largada utilizando os carros-reserva. Fiquem com o vídeo, do You Tube, postado pelo usuário RobertKing18:



            Neste segundo vídeo, postado no You Tube pelo usuário Crash, como diz o nome, ele lista os 10 maiores acidentes da F-1 neste século. Tem para todos os gostos:



            Neste próximo vídeo, também postado no You Tube pelo usuário Crash, ele lista os 150 maiores acidentes da Nascar, a Stock Car americana, neste século. Não é segredo para ninguém que a categoria americana, com grids de quase 40 carros, e por vezes correndo em pistas apertadas, são um prato cheio para os acidentes entre os competidores. Como na maior parte das vezes eles correm muito juntos, quando algo sai errado, formam-se verdadeiras carambolas, com muitos pilotos se envolvendo nas confusões, uma vez que costuma sobrar até para quem nem tinha nada a ver com a história. Para o público, muitas vezes é uma maravilha ver os pilotos se envolverem nesta arruaça toda, mas já houve vezes em que pedaços dos carros caíram na arquibancada, ferindo e até causando a morte de alguns torcedores, que tiveram o azar de estarem no lugar errado naquele instante. Confiram as pancadas dos stocks dos EUA:



            Neste próximo vídeo, temos a largada para o Grande Prêmio da Bélgica de 1998. Com a tradicional chuva que costuma cair na região, todo mundo largou bem e passou sem sustos pela primeira curva, a La Source, onde muita gente poderia se enroscar, por ser uma curva em cotovelo vem fechada, mas o rolo aconteceu na descida para a Eau Rouge, onde bastou um carro rodar para desencadear um dos maiores engavetamentos do mundo do esporte a motor, com praticamente metade do grid se envolvendo nas batidas. Como a pista ficou inteiramente bloqueada, foi preciso fazer uma nova largada, e vários pilotos puderam correr para pegar seus carros-reserva, mas nem todos conseguiram alinhar, especialmente nos casos em que ambos o pilotos de um time bateram e só um pôde relargar. Os mecânicos das escuderias devem ter dado pulos de alegria naquele momento. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário bingx82, e a confusão é mostrada ao som de música clássica:



            No último vídeo desta sessão, uma pequena compilação de acidentes ocorridos durante as famosas 500 Milhas de Indianápolis em várias épocas. A Indy500 sempre foi pródiga em acidentes, sendo que infelizmente vários pilotos já perderam a vida no famoso oval, fosse em treino ou corrida. Felizmente nos últimos tempos as condições de segurança dos carros melhoraram, mas mesmo assim, o perigo está sempre à espreita. O vídeo é do usuário AlvinKarpis007, do You Tube:



            E por hoje é só. E vejamos o que o ano de 2015 reserva para o mundo da velocidade.

Nenhum comentário: