Ano
novo, vida nova. Mas enquanto ainda curto um descanso de minhas colunas
regulares, vamos começar o ano no blog com mais uma sessão Havoc, trazendo hoje
algumas das maiores pancadas que a F-1 e outras categorias já viram em várias
oportunidades, algumas delas horripilantes pelo número de pilotos envolvidos na
confusão que se seguiu. Felizmente a maioria dos envolvidos nas pancadas saiu
ilesa destes acidentes, ou com ferimentos mínimos, ficando o maior prejuízo,
obviamente, com seus carros, sendo que alguns dificilmente puderam ser
recuperados para utilização posterior. Vamos à sessão de pancadaria, então...
Começando
pela largada do Grande Prêmio da Austrália de 2002 de F-1, onde Ralf Schumacher
atropelou Rubens Barrichello, que largada na pole-position e tinha boas chances
de vencer a corrida. "Little" Schummy passou por cima do carro do
brasileiro e foi parar longe, junto à barreira de pneus. O enrosco entre ambos
provocou uma reação em cadeia nos carros que vinham atrás, com muitos deles a
rodarem para tentar evitar uma colisão, e batendo mesmo assim em outros carros.
Nada menos do que 8 competidores ficaram de fora da corrida ali mesmo, com
prejuízo total para a Sauber, que ficou sem seus dois pilotos no rolo, um deles
Felipe Massa, estreando na F-1. E como entrou o Safety Car, nenhum teve chance
de voltar para a corrida, em carros-reserva, um novo procedimento que
certamente estragou muitas corridas com acidentes deste tipo, por
impossibilitar que os pilotos participassem de uma nova largada utilizando os
carros-reserva. Fiquem com o vídeo, do You Tube, postado pelo usuário
RobertKing18:
Neste
segundo vídeo, postado no You Tube pelo usuário Crash, como diz o nome, ele
lista os 10 maiores acidentes da F-1 neste século. Tem para todos os gostos:
Neste
próximo vídeo, também postado no You Tube pelo usuário Crash, ele lista os 150
maiores acidentes da Nascar, a Stock Car americana, neste século. Não é segredo
para ninguém que a categoria americana, com grids de quase 40 carros, e por
vezes correndo em pistas apertadas, são um prato cheio para os acidentes entre
os competidores. Como na maior parte das vezes eles correm muito juntos, quando
algo sai errado, formam-se verdadeiras carambolas, com muitos pilotos se
envolvendo nas confusões, uma vez que costuma sobrar até para quem nem tinha
nada a ver com a história. Para o público, muitas vezes é uma maravilha ver os
pilotos se envolverem nesta arruaça toda, mas já houve vezes em que pedaços dos
carros caíram na arquibancada, ferindo e até causando a morte de alguns
torcedores, que tiveram o azar de estarem no lugar errado naquele instante.
Confiram as pancadas dos stocks dos EUA:
Neste
próximo vídeo, temos a largada para o Grande Prêmio da Bélgica de 1998. Com a
tradicional chuva que costuma cair na região, todo mundo largou bem e passou
sem sustos pela primeira curva, a La Source, onde muita gente poderia se
enroscar, por ser uma curva em cotovelo vem fechada, mas o rolo aconteceu na
descida para a Eau Rouge, onde bastou um carro rodar para desencadear um dos
maiores engavetamentos do mundo do esporte a motor, com praticamente metade do
grid se envolvendo nas batidas. Como a pista ficou inteiramente bloqueada, foi
preciso fazer uma nova largada, e vários pilotos puderam correr para pegar seus
carros-reserva, mas nem todos conseguiram alinhar, especialmente nos casos em
que ambos o pilotos de um time bateram e só um pôde relargar. Os mecânicos das
escuderias devem ter dado pulos de alegria naquele momento. O vídeo foi postado
no You Tube pelo usuário bingx82, e a confusão é mostrada ao som de música
clássica:
No
último vídeo desta sessão, uma pequena compilação de acidentes ocorridos
durante as famosas 500
Milhas de Indianápolis em várias épocas. A Indy500
sempre foi pródiga em acidentes, sendo que infelizmente vários pilotos já
perderam a vida no famoso oval, fosse em treino ou corrida. Felizmente nos
últimos tempos as condições de segurança dos carros melhoraram, mas mesmo
assim, o perigo está sempre à espreita. O vídeo é do usuário AlvinKarpis007, do
You Tube:
E
por hoje é só. E vejamos o que o ano de 2015 reserva para o mundo da
velocidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário