quarta-feira, 23 de julho de 2014

ARQUIVO PISTA & BOX - FEVEREIRO DE 1997 - 07.02.1997



            Hoje trago mais um de meus antigos textos, e este foi lançado em 07 de fevereiro de 1997, dissertando sobre as expectativas para o campeonato da F-CART (A Fórmula Indy original) daquele ano, logo após a realização do Spring Trining, um treino coletivo realizado com quase todos os pilotos e times na pista de Homestead, que servia de apresentação oficial do campeonato daquele ano, com forte presença da imprensa especializada. Conhecida por seu equilíbrio de forças e competitividade, todos estavam empolgados em ver quem seria o piloto e/ou time a ser batido, condição inicial pertencente à Ganassi, que havia sido campeã com Jimmy Vasser no ano anterior, e ainda apresentado a revelação da temporada, o italiano Alessandro Zanardi. Para azar da concorrência, o piloto italiano não apenas passou a ser o piloto a ser batido como praticamente massacrou a concorrência com performances arrasadoras em várias corridas. Aproveitem o texto, e em breve tem mais colunas antigas por aqui...


PARIDADE DE FORÇAS

            No último fim de semana, as equipes da F-CART estiveram presentes no circuito de Homestead, em Miami, para a sessão 97 do “Spring Training”, o teste coletivo que visa à abertura da temporada 97 do campeonato da categoria, assim como à apresentação de todos os pilotos e suas equipes. Os resultados foram interessantes, e tal qual em 1996, não é possível apontar favoritos destacados pelos resultados apresentados.
            Uma certeza é o fato de que a equipe Ganassi deverá ser a escuderia a ser batida este ano. Contando com o atual campeão, Jimmy Vasser, e a revelação da temporada 96, o italiano Alessandro Zanardi, o time de Chip Ganassi manteve o mesmo esquema técnico, o trinômio Reynard/Honda/Firestone, que tem se mostrado a melhor combinação técnica neste início de preparação para a temporada 97. Vasser e Zanardi ficaram com os melhores tempos no balanço geral dos testes de Homestead, sendo que o atual campeão marcou o melhor tempo, em 27s943.
            Mas a vantagem técnica do conjunto parece estar se diluindo, especialmente com a reação da concorrência, que está trabalhando duro para recuperar o terreno perdido. No quesito motores, a vantagem técnica dos Honda parece ser mínima. Tanto a Ford quanto a Mercedes conseguiram evoluir de maneira notável. Os diferenciais de velocidade máxima em Homestead confirma: Vasser, com Honda, alcançou cerca de 338 Km/h na reta, enquanto Raul Boesel, com motor Ford, alcançou 337 Km/h; e Maurício Gugelmim, com motor Mercedes, atingiu 336 Km/h. Todos eles utilizando a combinação Reynard e Firestone. Os pneus japoneses ainda têm um desempenho superior aos Goodyear, o que preocupa algumas equipes, como a Penske. Paul Tracy, andando no limite, ficou com o 4º melhor tempo, mas tanto ele quanto Al Unser Jr. declararam que a performance dos pneus Goodyear pode limitar o potencial do novo carro. Segundo consenso geral, a vantagem técnica dos Firestone é de cerca de 0,5s por volta, o que dá uma idéia da desvantagem em um circuito oval médio como Homestead.
            Para melhorar o nível da concorrência, a Ford resolveu fornecer o seu novo motor XD/II a todos os seus times. Como resultado, até Richie Hern, da pequena equipe Della Penna, conseguiu tempos bem expressivos. Cerca de 17 pilotos andaram com menos de 1s de diferença para o tempo de Jimmy Vasser, o mais rápido.
            O único motor que ainda precisa melhorar de nível é o Toyota, que em sua segunda temporada na F-CART já mostra bons progressos, mas insuficientes até o momento, para rivalizar com os Mercedes, Ford e Honda.
            No campo dos chassis, a Reynard parece ser a franca favorita. O novo chassi Lola T9700 ainda não atingiu o nível ideal de competitividade, o que fez até com que a equipe Patrick, que os usava, resolvesse mudar para os Reynard. E, em apenas poucos dias com o novo chassi, já conseguiu tempos muito expressivos. O novo chassi Penske é rápido, mas a performance dos pneus Goodyear, como já foi dito acima, pode comprometer parte da performance. Já o novo chassi Swift, da equipe Newmann-Hass, é a nova sensação dos treinos. Tanto Christian Fittipaldi quanto Michael Andretti têm sido muito rápidos com o novo carro. O câmbio, até então o ponto fraco do novo modelo, foi redesenhado pela fábrica e seu desempenho melhorou bastante, assim como sua confiabilidade. Contudo, os testes em circuitos mistos ainda deverão reafirmar suas qualidades, já que nas pistas ovais o câmbio costuma ser pouco exigido.
            Da esquadra brasileira na F-CART, apenas 5 pilotos estiveram na pista de Homestead. Maurício Gugelmim foi o mais rápido deles, terminando com o 3º melhor tempo no balanço geral, confirmando a boa forma da equipe PacWest. Raul Boesel também foi muito bem, conseguindo o 7º tempo no geral, e andando sempre entre os primeiros. Christian Fittipaldi deu continuidade à evolução do chassi Swift, enquanto Gil de Ferran e André Ribeiro procuraram aprimorar seus carros, enfrentando problemas de pequena monta.
            Se os dados indicam que deverá haver muita disputa, é bom lembrar que os resultados podem ser um pouco enganosos, pois o desempenho de cada piloto e equipe pode variar de acordo com os circuitos do campeonato. As etapas em pistas mistas e nos superspeedways podem mostrar outra face, o que contribui deixar em mistério o real potencial de cada time e piloto para o campeonato. Em outras palavras, a emoção pode estar garantida, e só aguarda a largada do certame, em março, para começar a mostrar sua real face.


Faltando poucas semanas para o início da temporada 97, as equipes de F-1 já definiram seus pilotos para o Mundial. São eles:

EQUIPE
PILOTOS
EQUIPE
PILOTOS
Williams
Jacques Villeeneuve
Heinz-Harald Frentzen
Benetton
Jean Alesi
Gerhard Berger
McLaren
Mika Hakkinen
David Couthard
TWR-Arrows
Damon Hill
Pedro Paulo Diniz
Tyrrel
Mika Salo
Jos Verstappen
Lola
Vincenzo Sospiri
Ricardo Rosset
Minardi
Jarno Trulli
Ukyo Katayama
Stewart
Rubens Barrichello
Jan Magnussen
Jordanm
Ralf Schumacher
Giancarlo Fisichella
Ferrari
Michael Schumacher
Eddie Irvinne
Sauber
Johnny Herbert
Nicola Larini
Ligier
Olivier Panis
Shinji Nakano


A Minardi apresentou na última terça-feira o seu modelo M197, carro para disputar a temporada deste ano. Na próxima semana, é a vez da Sauber mostrar o seu novo bólido, equipado com o motor Ferrari do ano passado, agora chamado de Petronas, a principal patrocinadora da escuderia, que está investindo cerca de US$ 20 milhões no desenvolvimento independente do motor. Para quem não conhece, a Petronas é uma gigante do setor petrolífero no sudeste asiático, e planeja para breve a inauguração de sua nova sede, que ficará em alguns dos andares das novas Torres Gêmeas Petronas (Petronas Twin Towers), que estão sendo finalizadas na cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia. Serão duas torres gêmeas, com cerca de 452 metros de altura cada, e serão os edifícios mais altos do mundo. Até o momento, este posto é ocupado pela Torre Sears (Sears Tower) de Chicago, com 443 metros de altura, e 110 andares.


Os pilotos da F-CART não gostaram da decisão da entidade organizadora do campeonato de impor para a prova de Homestead a configuração aerodinâmica dos superspeedways. Os pilotos reclamaram que os carros perderam muita pressão aerodinâmica, e ficam muito “soltos” à alta velocidade, aumentando o risco de acidentes. Foi o que aconteceu com o brasileiro André Ribeiro, que bateu forte o seu carro durante o Spring Training, semana passada. Por sorte o piloto não se machucou, mas na corrida, programada para o dia 2 de março, abrindo o campeonato, a coisa pode se complicar...
 

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