quarta-feira, 9 de abril de 2014

FLYING LAPS - MARÇO DE 2014



            Com uma semana de atraso, mas sem deixar nada para trás, eis aqui a sessão Flying Laps novamente, trazendo alguns acontecimentos do mês de março no mundo do esporte a motor, com alguns comentários a respeito. Uma boa leitura a todos, e mês que vem tem mais...


O australiano Will Power venceu a etapa de abertura da Indy Racing League 2014, disputada na cidade de São Petesburgo, na Flórida. Power largou em 3° e assumiu a liderança da corrida depois da primeira rodada de pit stops com ultrapassagens decididas e arrojadas. Hélio Castro Neves, que largou na 10ª posição, veio escalando o pelotão, e quando tudo indicava que a Penske faria uma dobradinha 1-2 com o australiano e o brasileiro, aconteceu uma bandeira amarela com Charlie Kimball, que saiu da pista e ficou com o carro parado em lugar perigoso. Na relargada, houve mais confusão, com Power andando lento demais na reta e provocando um incidente entre o novato Jack Hawksworth e Marco Andretti. Na relargada definitiva, Ryan Hunter-Heay surpreendeu Helinho e assumiu a 2ª posição, partindo para o ataque a Will Power. O americano da Andretti, contudo, não conseguiu superar o australiano da Penske, e finalizou na 2ª posição. Restou a Hélio completar o pódio, em 3° lugar. Scott Dixon, da Ganassi, foi o 4°, e Simon Pagenaud completou os 5 primeiros. A próxima corrida é dia 13 de abril, em Long Beach, na Califórnia.


Estreando na Ganassi, Tony Kanaan até surpreendeu ao largar em 2° no grid, mas teve alguns percalços durante a corrida, quando seu carro perdeu parcialmente o rendimento. No final, o baiano, que nas últimas 3 temporadas correu pela KV, finalizou a corrida em 6° lugar. Mas Tony não foi o único a se decepcionar depois de um treino classificatório promissor: Takuma Sato, da equipe Foyt, conquistou a pole-position e nas primeiras voltas, comandou com autoridade a prova. Mas seu carro não rendeu o mesmo depois da primeira parada de box, quando trocou de pneus. Perdendo performance, o japonês passou a lutar para se manter entre os 10 primeiros, e conseguiu terminar em 7° lugar. Quem também teve uma estréia a desejar foi o colombiano Juan Pablo Montoya: enquanto seus colegas na Penske lutavam pela vitória na corrida, Montoya largou lá atrás e por lá ficou durante quase toda a prova, lutando com pilotos do bloco intermediário e até do fim do pelotão em determinados momentos, terminando apenas em 15°. Montoya já esperava dificuldades em seu retorno aos monopostos, mas tem condições de recuperar o terreno perdido, pelo menos para terminar bem mais à frente. Tony Kanaan, por sua vez, admitiu a decepção pelo 6° lugar, mas promete se empenhar para melhorar. Aguardemos as próximas etapas.


A IRL 2014 teve início com apenas 22 pilotos largando em São Petesburgo. Com a perda do patrocínio da Guarda Nacional, que foi para o time de Bobby Rahal, a equipe Panther simplesmente não alinhou na corrida, e muito possivelmente não participará do restante do campeonato. A categoria espera melhorar o número de participantes, mas a verdade é que desde o fim da Fórmula Indy original, em 2008, quando a IRL arregimentou times e pilotos da finada categoria, este é o menor número de participantes. Por mais que falem do fortalecimento da IRL, ela ainda está muito distante da F-Indy original, que na década de 1990, chegava a ter até 30 pilotos disputando classificação em corridas normais. Os tempos continuam difíceis, pelo que se vê...


A MotoGP iniciou o campeonato de 2014 com um duelo eletrizante na etapa do Catar. Marc Márquez, o atual campeão da modalidade, surpreendeu logo nos treinos ao conquistar a pole-position, mesmo com a perna ainda convalescente da fratura sofrida em fevereiro em um acidente. Na corrida, após um arranque mais conservador, o jovem espanhol assumiu a liderança após as saídas de pista de Jorge Lorenzo e Stefan Bradl, que conseguiram largar melhor. Mas Márquez não teve vida fácil: Valentino Rossi, como que renascido das cinzas da temporada passada, havia largado apenas em 11°, e veio passando quem encontrava pela frente. Ambos já haviam tido um duelo titânico em Losail em 2013, com o "Doutor" levando a melhor sorte naquele combate, que marcou a estréia de Marc na MotoGP. Desta vez, entretanto, o espanhol levou a melhor, mas não sem suar bastante o macacão, em um novo duelo com o italiano da equipe Yamaha, onde ambos trocaram de posição algumas vezes. Além de conquistar a vitória com Márquez na primeira etapa do campeonato, a Honda ainda fez maioria no pódio: Dani Pedrosa fechou a corrida em 3° lugar, e parece que vai passar mais um ano à sombra de Márquez no time nipônico. Pelo seu lado, a Yamaha já viu que a rival possui um equipamento fortíssimo, e que vai ter um ano duro pela frente. Jorge Lorenzo que o diga: o bicampeão, que foi vice em 2013 após um renhido duelo com Márquez, começou mal a temporada, ao sofrer um acidente logo no início da corrida, quando tentava aumentar sua vantagem na liderança para fugir dos concorrentes. A moto de Lorenzo capotou feio, mas felizmente Jorge já não estava em cima dela, e saiu ileso do acidente, exceto pelo orgulho ferido, e vendo o rival Márquez abrir logo de cara 25 pontos na temporada.


A Stock Car brasileira iniciou seu campeonato 2014 com uma prova onde todos os pilotos contaram com um parceiro convidado. A idéia era dar mais charme à competição na estréia da categoria, e tivemos então 66 pilotos na pista, para guiar os 33 carros presentes no grid. Quem venceu a parada foi o jovem Felipe Fraga, de apenas 18 anos, que venceu em sua estréia na Stock, tornando-se o mais jovem piloto da história da categoria a vencer uma corrida. Fraga teve como piloto parceiro convidado o brasileiro Rodrigo Sperafico. A prova inicial da temporada foi agitada, devido principalmente à chuva que caiu em Interlagos. Houve alguns acidentes, como o toque entre Rubens Barrichello e Dennis Navarro, que deixou este último em posição perigosa na saída do S do Senna, o que o levou a ser atingido por outros competidores, motivando a entrada do Safey Car. Felizmente, nenhum dos envolvidos se feriu no choque entre os bólidos. Na segunda posição da corrida, ficou Valdeno Brito, que teve como parceiro o holandês Jeroen Bleekemolen; em 3° ficou a dupla Marcos Gomes e Mauro Giallombardo. Entre outros nomes que estiveram em Interlagos como pilotos convidados estavam Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Augusto Farfus, Ricardo Rosset, Enrique Bernoldi, Álvaro Parente (Portugal), Mark Winterbottom e Craig Dolby (Austrália), e Ale Pier Guidi (Itália).


A Volkswagen continua liderando o Mundial de Rali. Na etapa do México, a equipe da fábrica alemã fez dobradinha, com o atual campeão, o francês Sébastien Ogier a conquistar mais uma vitória. Ogier venceu a etapa com pouco mais de 1 minuto de vantagem para seu companheiro de equipe, o finlandês Jari-Matti Latvala. Completou o pódio o belga Thierry Neuville, num bom resultado para a Hyundai. Com este resultado, Ogier acumula 62 pontos. e reassumiu a liderança do campeonato, enquanto Latvala agora estár na segunda colocação, com 58 pontos. Com 3 etapas disputadas, a Volkswagem reina absoluta este ano no Mundial de Rali: enquanto Ogier venceu a etapa do México e a abertura do campeonato, em Mônaco, seu companheiro Latvala venceu a etapa da Suécia. Vai ser difícil competir com eles...


Está ficando chato repetir isso a toda hora: Robert Kubica sofreu outro acidente no Mundial de Rali. Desta vez o polonês capotou com seu carro durante uma das etapas superespeciais do Rali do México. Felizmente, Robert não se machucou novamente, mas foi mais uma participação que foi para as cucuias. Kubica admitiu que precisa tomar providências para reduzir o número de acidentes que vem protagonizando: só no México foram dois. O polonês disse, após o rali mexicano, que seu principal problema está sendo nas etapas fora do asfalto, e disse que tem tido problemas em lugares estreitos, e que provavelmente terá de mudar seu estilo de pilotagem a fim de contornar esta dificuldade que vem enfrentando. Mas admite que não será fácil, devido à falta de experiência com este tipo de pista, afirmou. Até agora Kubica não conseguiu terminar nenhuma etapa no ano, justamente por causa dos acidentes que vem protagonizando, o que o deixa totalmente zerado em pontos no campeonato. Vamos ver se ele consegue não detonar o carro nas próximas etapas...

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