quarta-feira, 16 de abril de 2014

ESPECIAL ENDURANCE



            Domingo começa o Mundial de Endurance, e hoje trago um pequeno texto sobre a categoria e o campeonato deste ano. Boa leitura a todos...


ENDURANCE 2014: GUERRA A TRÊS?

Audi é a favorita destacada, mas a Toyota quer o trono dos alemães, que terão a Porshe de volta para contestar a preferência dos germânicos



Adriano de Avance Moreno

A Endurance 2014 promete assistir a uma luta titânica entre a campeã Audi e as desafiantes Porshe (ao centro) e Toyota.
            Começa neste domingo o Campeonato Mundial de Endurance, composto de provas de longa duração, que há 3 anos atrás foi lançado pela FIA de modo a resgatar o charme da velha categoria Esporte-Protótipos. Como nos dois primeiros anos, serão 8 corridas disputadas na maior parte do mundo, com o destaque sendo as famosas 24 Horas de Le Mans, em junho, a prova mais importante da competição, e um verdadeiro desafio de velocidade e resistência para todos os participantes. Em todas as demais provas, a duração é de 6 horas.
            Depois de reinar absoluta no ano passado, a Audi entra em 2014 novamente como o time a ser batido na principal categoria, a LMP1. A Toyota, que desde o início sempre foi a maior (e única) rival do time das quatro argolas, vem novamente prometendo abalar o domínio dos alemães, promessa que já havia sido feita em 2013, mas que ficou apenas na promessa, já que o time da Audi dominou amplamente a competição. A briga entra para seu 3° round em 2014. Resta saber se a esquadra nipônica conseguirá cumprir sua ameaça.
            A maior novidade é a entrada oficial da Porshe, que deve apimentar a briga na categoria LMP1. A marca alemã, que contabiliza nada menos do que 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, entra no certame disposto a derrubar a supremacia da rival alemã Audi. A fábrica alemã gastou o ano passado se preparando adequadamente para o desafio, e pelo retrospecto da Porshe, ela é bem capaz de conseguir destronar a Audi, com mais chances até do que a Toyota, mesmo com a experiência dos japoneses nas temporadas dos últimos dois anos.
            O modelo Porshe 919 Hybrid, assim como o já consagrado Audi R18 e-tron quattro é equipado com motor híbrido. O carro é impulsionado por um inédito motor V-4 turbo de 2 litros, capaz de gerar cerca de 500 HPs de potência. Aliado ao motor ainda temos o sistema de recuperação de energia (ERS), similar ao da F-1, que oferece um complemento de 250 HPs de potência. O carro atinge cerca de 300 Km/h, e possui um tanque de combustível de aproximadamente 67 litros de capacidade. A máquina impressiona, e segundo a Porshe, o modelo foi intensivamente projetado dentro do regulamento técnico do WEC, e que eles se orgulham do que produziram. E se a máquina se mostrar vencedora, podem mesmo se orgulhar com todos os méritos.
Campeã nos últimos dois anos, a Audi é a franca favorita e quer o tricampeonato este ano.
            Mas dificilmente a Audi vai entregar o trono sem uma boa luta. O modelo R18 continua sendo evoluído pela marca, e assim como aconteceu no ano passado, quando a Toyota pretendia surpreender os alemães e acabou nocauteada, a Porshe pode se preparar para uma briga das boas. Ausente há mais de 10 anos das provas de longa duração, a Porshe certamente poderá sentir a falta de experiência recente, algo que a rival Audi já tem de sobra. Na cada das 4 argolas, a principal mudança é a entrada de Lucas Di Grassi, que substitui o agora aposentado Allan McNish. O piloto brasileiro, que já guiou para o time alemão em algumas corridas do campeonato, quando alinharam um 3° carro, agora irá integrar o principal carro da competição, que foi campeão em 2013. Lucas terá a seu lado o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval no carro N° 1. Pelo seu lado, a Porshe terá o australiano Mark Webber, ex-F-1, no carro N° 20, ao lado dos pilotos Timo Bernhard e Brendon Hartley. No carro N° 14, a marca terá Romain Dumas, Neel Jani, e Marc Lieb. Para enfrentar esse pessoal, no carro N° 2 a Audi conta com o talento do trio Marcel Fässler, André Lotterer, e Benoit Tréluyer.
A Toyota promete fazer o possível para que a disputa não fique restrita aos rivais alemães.
            Para se intrometer nessa briga germânica, a Toyota alinhará 2 carros em tempo integral na competição, disposta mais do que nunca a quebrar a hegemonia da Audi, e evitar que o campeão de 2014 continue sendo alemão. No carro N° 7, conduzindo o modelo Toyota TS 040 - Hybrid teremos o trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin, e Kazuki Nakajima; no carro N° 8 a marca conta com Anthony Davidson, Nicolas Lapierre, e Sébastien Buemi. O último time da categoria LMP1, a Rebellion, terá de se contentar com as sobras do embate deste trio de gigantes, esperando não fazer feio com seus modelos Lola B12/60 - Toyota, o que vai ser meio difícil.
            Ao todo, o calendário terá 8 etapas, que começam neste fim de semana, com as 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra. Depois, teremos a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica, antes de seguirmos para a mítica 24 Horas de Le Mans, no famoso circuito franc~es de Sarthe. Depois, temos um intervalo de praticamente 3 meses, antes da etapa seguinte, em Austin, nos Estados Unidos, indo em seguida para o Japão. Em novembro, teremos praticamente 3 provas, na China, Bahrein, e o encerramento em Interlagos, em São Paulo. A prova brasileira esse ano fecha o campeonato, na esperança de atrair mais público e se firmar no calendário, após duas edições onde os balanços financeiros ficaram no vermelho.
Lucas Di Grassi entrou no lugar de Allan McNish e é candidato ao título com a poderosa Audi.
            Para os brasileiros, a expectativa é pela participação de Lucas Di Grassi no principal time da competição, a Audi. Competindo agora em tempo integral e com o teoricamente melhor carro do certame, a expectativa é alta, e Lucas é sim candidato ao título, tendo chances de repetir o feito do compatriota Raul Boesel, que foi campeão da extinta categoria Esporte-Protótipos em 1987. Mas a briga de Di Grassi já começa dentro da própria Audi, afinal o carro N° 2 também é tão favorito quanto o N° 1, do qual o brasileiro fará parte. O outro brasileiro na competição é Fernando Rees, que fará parte do time oficial da Aston Martin na categoria LMGTE Pro. Apesar do bom campeonato feito em 2013, o time inglês não renovou com o brasileiro Bruno Senna para 2014. Bruno, contudo, ainda deve disputar as 24 Horas de Le Mans, em um terceiro carro com o qual a Aston Martin deve competir.
            Nada menos do que 30 carros alinham no grid em Silverstone, um bom número para a competição, em seu 3° campeonato. A competição promete uma briga a três pela coroa da Endurance. E tem tudo para ser um duelo dos mais ferrenhos e acirrados. Muito bom para qualquer campeonato que se preze.

CALENDÁRIO 2014

DATA
PROVA
CIRCUITO (PAÍS)
20.04
6 Horas de Silverstone
Silverstone (Inglaterra)
03.05
6 Horas de Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps (Bélgica)
14 a 15.06
24 Horas de Le Mans
Le Mans (França)
20.09
6 Horas do Circuito das Américas
Austin (Estados Unidos)
12.10
6 Horas de Fuji
Fuji (Japão)
02.11
6 Horas de Shangai
Shangai (China)
15.11
6 Horas do Bahrein
Sakhir (Bahrein)
30.11
6 Horas de São Paulo
Interlagos (Brasil)

A etapa brasileira encerrará o campeonato este ano.

 PILOTOS E ESCUDERIAS (*)

EQUIPE
CATEGORIA
MODELO
CARRO
PILOTOS
AUDI SPORT TEAM JOEST
LMP1
Audi R18 e-tron quattro
01
Lucas Di Grassi (BRA)
Loïc Duval (FRA)
Tom Kristensen (DNK)
AUDI SPORT TEAM JOEST
LMP1
Audi R18 e-tron quattro
02
Marcel Fässler (CHE)
André Lotterer (DEU)
Benoit Tréluyer (FRA)
TOYOTA RACING
LMP1
Toyota TS 040 - Hybrid
07
Alexander Wurz (AUT)
Stéphane Sarrazin (FRA)
Kazuki Nakajima (JPN)
TOYOTA RACING
LMP1
Toyota TS 040 - Hybrid
08
Anthony Davidson (GBR)
Nicolas Lapierre (FRA)
Sébastien Buemi (CHE)
PORSHE TEAM
LMP1
Porsche 919 Hybrid
14
Romain Dumas (FRA)
Neel Jani (CHE)
Marc Lieb (DEU)
PORSHE TEAM
LMP1
Porsche 919 Hybrid
20
Timo Bernhard (DEU)
Mark Webber (AUS)
Brendon Hartley (NZL)
REBELLION RACING
LMP1
Lola B12/60 - Toyota
12
Nicolas Prost (FRA)
Nick Heidfeld (DEU)
Mathias Beche (CHE)
REBELLION RACING
LMP1
Lola B12/60 - Toyota
13
Dominik Kraihamer (AUT)
Andrea Belicchi (ITA)
Fabio Leimer (CHE)
STRAKKA RACING
LMP2
Strakka Dome S103 - Nissan
21
Nick Leventis (GBR)
Danny Watts (GBR)
Jonny Kane (GBR)
MILLENNIUM RACING*
LMP2
Oreca 03 - Nissan
22
Fabien Giroix (FRA)
Oliver Turvey (GBR)
John Martin (AUS)
MILLENNIUM RACING*
LMP2
Oreca 03 - Nissan
23
Stefan Johansson (SWE)
Mike Conway (GBR)
Shinji Nakano (JPN)
G-DRIVE RACING
LMP2
Morgan - Nissan
26
Roman Rusinov (RUS)
Olivier Pla (FRA)
Julien Canal (FRA)
SMP RACING
LMP2
Oreca 03 - Nissan
27
Serguey Zlobin (RUS)
Nicolas Minassian (FRA)
Maurizio Mediani (ITA)
SMP RACING
LMP2
Oreca 03 - Nissan
37
Kirill Ladygin (RUS)
Viktor Shaitar (RUS)
Anton Ladygin (RUS)
KCMG
LMP2
Oreca 03 - Nissan
47
Matthew Howson (GBR)
Richard Bradley (GBR)
Tsugio Matsuda (JPN)
AF CORSE
LMGTE Pro
Ferrari F458 Italia
51
Gianmaria Bruni (ITA)
Toni Vilander (FIN)
AF CORSE
LMGTE Pro
Ferrari F458 Italia
71
Davide Rigon (ITA)
James Calado (GBR)
RAM RACING
LMGTE Pro
Ferrari F458 Italia
52
Matt Griffin (IRL)
Alvaro Parente (PRT)
PORSCHE TEAM MANTHEY
LMGTE Pro
Porsche 911 RSR
91
Patrick Pilet (FRA)
Jörg Bergmeister (DEU)
Nick Tandy (GBR)
PORSCHE TEAM MANTHEY
LMGTE Pro
Porsche 911 RSR
92
Marco Holzer (DEU)
Frédéric Makowiecki (FRA)
Richard Lietz (AUT)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Pro
Aston Martin Vantage V8
97
Darren Turner (GBR)
Stefan Mücke (DEU)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Pro
Aston Martin Vantage V8
99
Alex MacDowall (GBR)
Darryl O'Young (CAN)
Fernando Rees (BRA)
RAM RACING
LMGTE Am
Ferrari F458 Italia
53
Johnny Mowlem (GBR)
Mark Patterson (USA)
Ben Collins (GBR)
AF CORSE
LMGTE Am
Ferrari F458 Italia
61
Luis Perez-Companc (ARG)
Marco Cioci (ITA)
Mirko Venturi (ITA)
AF CORSE
LMGTE Am
Ferrari F458 Italia
81
Stephen Wyatt (AUS)
Michele Rugolo (ITA)
Sam Bird (GBR)
PROSPEED COMPETITION
LMGTE Am
Porsche 911 GT3 RSR
75
François Perrodo (FRA)
Emmanuel Collard (FRA)
Matthieu Vaxivière (FRA)
PROTON COMPETITION
LMGTE Am
Porsche 911 RSR
88
Christian Ried (DEU)
Klaus Bachler (AUT)
Khaled Al Qubaisi (ARE)
8 STAR MOTORSPORTS
LMGTE Am
Ferrari F458 Italia
90
Vicente Potolicchio (VEN)
Gianluca Roda (ITA)
Paolo Ruberti (ITA)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Am
Aston Martin Vantage V8
95
Kristian Poulsen (DNK)
David Heinemeir Hansson (DNK)
Nicki Thiim (DNK)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Am
Aston Martin Vantage V8
98
Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (PRT)
Christoffer Nygaard (DNK)

(*) = Lista de inscritos para a primeira corrida. Os pilotos podem variar em alguns times durante o campeonato.

DEFINIÇÃO DAS GATEGORIAS

LMP1 - Carros protótipos de equipes de fábricas
LMP2 - Carros protótipos de equipes particulares e/ ou independentes de fabricantes de motores.
LMGTE Pro - Carros de turismo e/ou esportivos com pilotos exclusivamente profissionais
LMTGE Am - Carros de turismo e/ou esportivos com participação também de pilotos não-profissionais.


A Aston Martin terá o brasileiro Fernando Rees em um de seus carros.


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