Domingo
começa o Mundial de Endurance, e hoje trago um pequeno texto sobre a categoria
e o campeonato deste ano. Boa leitura a todos...
ENDURANCE 2014: GUERRA A
TRÊS?
Audi é a favorita destacada, mas a Toyota quer o trono
dos alemães, que terão a Porshe de volta para contestar a preferência dos
germânicos
Adriano de Avance Moreno
A Endurance 2014 promete assistir a uma luta titânica entre a campeã Audi e as desafiantes Porshe (ao centro) e Toyota. |
Começa
neste domingo o Campeonato Mundial de Endurance, composto de provas de longa
duração, que há 3 anos atrás foi lançado pela FIA de modo a resgatar o charme
da velha categoria Esporte-Protótipos. Como nos dois primeiros anos, serão 8
corridas disputadas na maior parte do mundo, com o destaque sendo as famosas 24
Horas de Le Mans, em junho, a prova mais importante da competição, e um
verdadeiro desafio de velocidade e resistência para todos os participantes. Em
todas as demais provas, a duração é de 6 horas.
Depois
de reinar absoluta no ano passado, a Audi entra em 2014 novamente como o time a
ser batido na principal categoria, a LMP1. A Toyota, que desde o início sempre
foi a maior (e única) rival do time das quatro argolas, vem novamente
prometendo abalar o domínio dos alemães, promessa que já havia sido feita em
2013, mas que ficou apenas na promessa, já que o time da Audi dominou
amplamente a competição. A briga entra para seu 3° round em 2014. Resta saber
se a esquadra nipônica conseguirá cumprir sua ameaça.
A
maior novidade é a entrada oficial da Porshe, que deve apimentar a briga na
categoria LMP1. A marca alemã, que contabiliza nada menos do que 16 vitórias
nas 24 Horas de Le Mans, entra no certame disposto a derrubar a supremacia da
rival alemã Audi. A fábrica alemã gastou o ano passado se preparando
adequadamente para o desafio, e pelo retrospecto da Porshe, ela é bem capaz de
conseguir destronar a Audi, com mais chances até do que a Toyota, mesmo com a
experiência dos japoneses nas temporadas dos últimos dois anos.
O
modelo Porshe 919 Hybrid, assim como o já consagrado Audi R18 e-tron quattro é
equipado com motor híbrido. O carro é impulsionado por um inédito motor V-4
turbo de 2 litros,
capaz de gerar cerca de 500 HPs de potência. Aliado ao motor ainda temos o
sistema de recuperação de energia (ERS), similar ao da F-1, que oferece um
complemento de 250 HPs de potência. O carro atinge cerca de 300 Km/h, e possui um
tanque de combustível de aproximadamente 67 litros de capacidade.
A máquina impressiona, e segundo a Porshe, o modelo foi intensivamente projetado
dentro do regulamento técnico do WEC, e que eles se orgulham do que produziram.
E se a máquina se mostrar vencedora, podem mesmo se orgulhar com todos os
méritos.
Campeã nos últimos dois anos, a Audi é a franca favorita e quer o tricampeonato este ano. |
Mas
dificilmente a Audi vai entregar o trono sem uma boa luta. O modelo R18 continua
sendo evoluído pela marca, e assim como aconteceu no ano passado, quando a
Toyota pretendia surpreender os alemães e acabou nocauteada, a Porshe pode se
preparar para uma briga das boas. Ausente há mais de 10 anos das provas de
longa duração, a Porshe certamente poderá sentir a falta de experiência
recente, algo que a rival Audi já tem de sobra. Na cada das 4 argolas, a
principal mudança é a entrada de Lucas Di Grassi, que substitui o agora
aposentado Allan McNish. O piloto brasileiro, que já guiou para o time alemão
em algumas corridas do campeonato, quando alinharam um 3° carro, agora irá
integrar o principal carro da competição, que foi campeão em 2013. Lucas terá a
seu lado o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval no carro N° 1.
Pelo seu lado, a Porshe terá o australiano Mark Webber, ex-F-1, no carro N° 20,
ao lado dos pilotos Timo Bernhard e Brendon Hartley. No carro N° 14, a marca terá Romain
Dumas, Neel Jani, e Marc Lieb. Para enfrentar esse pessoal, no carro N° 2 a Audi conta com o talento do
trio Marcel Fässler, André Lotterer, e Benoit Tréluyer.
A Toyota promete fazer o possível para que a disputa não fique restrita aos rivais alemães. |
Para
se intrometer nessa briga germânica, a Toyota alinhará 2 carros em tempo
integral na competição, disposta mais do que nunca a quebrar a hegemonia da
Audi, e evitar que o campeão de 2014 continue sendo alemão. No carro N° 7,
conduzindo o modelo Toyota TS 040 - Hybrid teremos o trio Alexander Wurz,
Stéphane Sarrazin, e Kazuki Nakajima; no carro N° 8 a marca conta com Anthony
Davidson, Nicolas Lapierre, e Sébastien Buemi. O último time da categoria LMP1,
a Rebellion, terá de se contentar com as sobras do embate deste trio de
gigantes, esperando não fazer feio com seus modelos Lola B12/60 - Toyota, o que
vai ser meio difícil.
Ao
todo, o calendário terá 8 etapas, que começam neste fim de semana, com as 6
Horas de Silverstone, na Inglaterra. Depois, teremos a etapa de
Spa-Francorchamps, na Bélgica, antes de seguirmos para a mítica 24 Horas de Le
Mans, no famoso circuito franc~es de Sarthe. Depois, temos um intervalo de
praticamente 3 meses, antes da etapa seguinte, em Austin, nos Estados Unidos,
indo em seguida para o Japão. Em novembro, teremos praticamente 3 provas, na
China, Bahrein, e o encerramento em Interlagos, em São Paulo. A prova
brasileira esse ano fecha o campeonato, na esperança de atrair mais público e
se firmar no calendário, após duas edições onde os balanços financeiros ficaram
no vermelho.
Lucas Di Grassi entrou no lugar de Allan McNish e é candidato ao título com a poderosa Audi. |
Para
os brasileiros, a expectativa é pela participação de Lucas Di Grassi no
principal time da competição, a Audi. Competindo agora em tempo integral e com
o teoricamente melhor carro do certame, a expectativa é alta, e Lucas é sim
candidato ao título, tendo chances de repetir o feito do compatriota Raul
Boesel, que foi campeão da extinta categoria Esporte-Protótipos em 1987. Mas a
briga de Di Grassi já começa dentro da própria Audi, afinal o carro N° 2 também
é tão favorito quanto o N° 1, do qual o brasileiro fará parte. O outro
brasileiro na competição é Fernando Rees, que fará parte do time oficial da
Aston Martin na categoria LMGTE Pro. Apesar do bom campeonato feito em 2013, o
time inglês não renovou com o brasileiro Bruno Senna para 2014. Bruno, contudo,
ainda deve disputar as 24 Horas de Le Mans, em um terceiro carro com o qual a
Aston Martin deve competir.
Nada
menos do que 30 carros alinham no grid em Silverstone, um bom número para a
competição, em seu 3° campeonato. A competição promete uma briga a três pela
coroa da Endurance. E tem tudo para ser um duelo dos mais ferrenhos e
acirrados. Muito bom para qualquer campeonato que se preze.
CALENDÁRIO 2014
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
(PAÍS)
|
20.04
|
6
Horas de Silverstone
|
Silverstone
(Inglaterra)
|
03.05
|
6
Horas de Spa-Francorchamps
|
Spa-Francorchamps
(Bélgica)
|
14
a
15.06
|
24
Horas de Le Mans
|
Le
Mans (França)
|
20.09
|
6
Horas do Circuito das Américas
|
Austin
(Estados Unidos)
|
12.10
|
6
Horas de Fuji
|
Fuji
(Japão)
|
02.11
|
6
Horas de Shangai
|
Shangai
(China)
|
15.11
|
6
Horas do Bahrein
|
Sakhir
(Bahrein)
|
30.11
|
6
Horas de São Paulo
|
Interlagos
(Brasil)
|
A etapa brasileira encerrará o campeonato este ano. |
PILOTOS E ESCUDERIAS (*)
EQUIPE
|
CATEGORIA
|
MODELO
|
CARRO
|
PILOTOS
|
AUDI SPORT TEAM JOEST
|
LMP1
|
Audi R18 e-tron quattro
|
01
|
Lucas Di Grassi (BRA)
Loïc Duval (FRA)
Tom Kristensen (DNK)
|
AUDI SPORT TEAM JOEST
|
LMP1
|
Audi R18 e-tron quattro
|
02
|
Marcel Fässler (CHE)
André Lotterer (DEU)
Benoit Tréluyer (FRA)
|
TOYOTA RACING
|
LMP1
|
Toyota TS 040 - Hybrid
|
07
|
Alexander Wurz (AUT)
Stéphane Sarrazin (FRA)
Kazuki Nakajima (JPN)
|
TOYOTA RACING
|
LMP1
|
Toyota TS 040 - Hybrid
|
08
|
Anthony Davidson (GBR)
Nicolas Lapierre (FRA)
Sébastien Buemi (CHE)
|
PORSHE TEAM
|
LMP1
|
Porsche 919 Hybrid
|
14
|
Romain Dumas (FRA)
Neel Jani (CHE)
Marc Lieb (DEU)
|
PORSHE TEAM
|
LMP1
|
Porsche 919 Hybrid
|
20
|
Timo Bernhard (DEU)
Mark Webber (AUS)
Brendon Hartley (NZL)
|
REBELLION RACING
|
LMP1
|
Lola B12/60 - Toyota
|
12
|
Nicolas Prost (FRA)
Nick Heidfeld (DEU)
Mathias Beche (CHE)
|
REBELLION RACING
|
LMP1
|
Lola B12/60 - Toyota
|
13
|
Dominik Kraihamer (AUT)
Andrea Belicchi (ITA)
Fabio Leimer (CHE)
|
STRAKKA RACING
|
LMP2
|
Strakka Dome S103 - Nissan
|
21
|
Nick Leventis (GBR)
Danny Watts (GBR)
Jonny Kane (GBR)
|
MILLENNIUM RACING*
|
LMP2
|
Oreca 03 - Nissan
|
22
|
Fabien Giroix (FRA)
Oliver Turvey (GBR)
John Martin (AUS)
|
MILLENNIUM RACING*
|
LMP2
|
Oreca 03 - Nissan
|
23
|
Stefan Johansson (SWE)
Mike Conway (GBR)
Shinji Nakano (JPN)
|
G-DRIVE RACING
|
LMP2
|
Morgan - Nissan
|
26
|
Roman Rusinov (RUS)
Olivier Pla (FRA)
Julien Canal (FRA)
|
SMP RACING
|
LMP2
|
Oreca
03 - Nissan
|
27
|
Serguey Zlobin (RUS)
Nicolas Minassian (FRA)
Maurizio Mediani (ITA)
|
SMP RACING
|
LMP2
|
Oreca
03 - Nissan
|
37
|
Kirill Ladygin (RUS)
Viktor Shaitar (RUS)
Anton Ladygin (RUS)
|
KCMG
|
LMP2
|
Oreca
03 - Nissan
|
47
|
Matthew Howson (GBR)
Richard Bradley (GBR)
Tsugio Matsuda (JPN)
|
AF CORSE
|
LMGTE Pro
|
Ferrari F458 Italia
|
51
|
Gianmaria Bruni (ITA)
Toni Vilander (FIN)
|
AF CORSE
|
LMGTE Pro
|
Ferrari F458 Italia
|
71
|
Davide Rigon (ITA)
James Calado (GBR)
|
RAM RACING
|
LMGTE Pro
|
Ferrari F458 Italia
|
52
|
Matt Griffin (IRL)
Alvaro Parente (PRT)
|
PORSCHE TEAM MANTHEY
|
LMGTE Pro
|
Porsche 911 RSR
|
91
|
Patrick Pilet (FRA)
Jörg Bergmeister (DEU)
Nick Tandy (GBR)
|
PORSCHE TEAM MANTHEY
|
LMGTE Pro
|
Porsche 911 RSR
|
92
|
Marco Holzer (DEU)
Frédéric Makowiecki (FRA)
Richard Lietz (AUT)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Pro
|
Aston Martin Vantage V8
|
97
|
Darren Turner (GBR)
Stefan Mücke (DEU)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Pro
|
Aston Martin Vantage V8
|
99
|
Alex MacDowall (GBR)
Darryl O'Young (CAN)
Fernando Rees (BRA)
|
RAM RACING
|
LMGTE Am
|
Ferrari F458 Italia
|
53
|
Johnny Mowlem (GBR)
Mark Patterson (USA)
Ben Collins (GBR)
|
AF CORSE
|
LMGTE Am
|
Ferrari F458 Italia
|
61
|
Luis Perez-Companc (ARG)
Marco Cioci (ITA)
Mirko Venturi (ITA)
|
AF CORSE
|
LMGTE Am
|
Ferrari F458 Italia
|
81
|
Stephen Wyatt (AUS)
Michele Rugolo (ITA)
Sam Bird (GBR)
|
PROSPEED COMPETITION
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 GT3 RSR
|
75
|
François Perrodo (FRA)
Emmanuel Collard (FRA)
Matthieu Vaxivière (FRA)
|
PROTON COMPETITION
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 RSR
|
88
|
Christian Ried (DEU)
Klaus Bachler (AUT)
Khaled Al Qubaisi (ARE)
|
8 STAR MOTORSPORTS
|
LMGTE Am
|
Ferrari F458 Italia
|
90
|
Vicente Potolicchio (VEN)
Gianluca Roda (ITA)
Paolo Ruberti (ITA)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Am
|
Aston Martin Vantage V8
|
95
|
Kristian Poulsen (DNK)
David Heinemeir Hansson (DNK)
Nicki Thiim (DNK)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Am
|
Aston Martin Vantage V8
|
98
|
Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (PRT)
Christoffer Nygaard (DNK)
|
(*) = Lista de inscritos para a
primeira corrida. Os pilotos podem variar em alguns times durante o campeonato.
DEFINIÇÃO DAS GATEGORIAS
LMP1 - Carros protótipos de
equipes de fábricas
LMP2 - Carros protótipos de
equipes particulares e/ ou independentes de fabricantes de motores.
LMGTE Pro - Carros de turismo
e/ou esportivos com pilotos exclusivamente profissionais
LMTGE Am - Carros de turismo e/ou
esportivos com participação também de pilotos não-profissionais.
A Aston Martin terá o brasileiro Fernando Rees em um de seus carros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário