Voltando
com a seção Arquivo, trago hoje a primeira coluna do mês de março de 1996. O
assunto era o início do campeonato da F-Indy, que teria uma presença maciça de
pilotos brasileiros naquele ano, a maioria deles com condições de vencer
corridas, e boa parte até de entrar na luta pelo título. Claro que,
infelizmente, a expectativa não acabou sendo correspondida, mas é um sinal de
como diminuiu o número de nossos representantes hoje em categorias TOP pelo
mundo. Nem dá para comparar com a IRL, que está muito abaixo do que a F-Indy
era naqueles tempos. Foi a última temporada de Émerson Fittipaldi como piloto
profissional também. Émerson, que abriu as portas para nossos pilotos na F-1,
fez o mesmo na F-Indy. Fiquem agora com o texto, e boa leitura. Semana que vem,
tem mais uma coluna das antigas...
VAI SER DADA A LARGADA
Neste domingo
começa pra valer a temporada 96 do automobilismo. Mais precisamente às
15h30min, os motores irão roncar em plena aceleração na pista do Homestead
Motorsport Complex, próximo à Miami, abrindo oficialmente a temporada da F-Indy
de 1996. Na pista, diversos pilotos darão por iniciada a luta pelo título da
categoria, que promete ser uma das mais equilibradas de todos os tempos.
E, no meio de
todos eles, teremos 8 pilotos brasileiros, um recorde na categoria. Com exceção
de 2 deles, Roberto Moreno e Marco Greco, todos os demais são candidatos a
vitórias e até mesmo ao título da F-Indy.
Encabeçando a
lista de nossos pretendentes ao título, Émerson Fittipaldi dispensa
apresentações. Émerson terá nas mãos o eficiente conjunto Penske/Mercedes e
toda a estrutura da Penske, o maior time da categoria. Oficialmente, Émerson
corre na equipe Hogan-Penske, onde terá todo um esquema voltado para si, mas a
equipe é uma “filial” da Penske, e o piloto brasileiro terá todo o apoio da
fábrica para si, e toda a troca de informações técnicas com os pilotos e
engenheiros da Penske “oficial”, Paul Tracy e Al Unser Jr.. Nos testes, o
chassi Penske 96 parece ter sanado os defeitos apresentados pelo carro de 95,
sendo que Paul Tracy conseguiu o maior número de voltas rápidas nos testes de
Homestead há 2 semanas. O novo motor Mercedes também dá mostras de poder
encarar o poderio dos Ford e Honda.
Logo depois de
Émerson, Christian Fittipaldi é o mais cotado por dispor da excelente estrutura
da equipe Newmann-Hass, o segundo melhor time da F-Indy, só perdendo para a
Penske. Christian terá o eficiente chassi Lola T9600, sem falar na mais
evoluída versão XD V-8 do motor Ford turbo. Nos testes feitos no oval de Texas
World, o brasileiro atingiu a incrível marca de 377,72 km/h, recorde do
circuito, que não faz parte do calendário da Indy. O time também costuma primar
pela fiabilidade mecânica, e os testes mostraram poucos problemas técnicos, o
que só aumenta as expectativas de Christian.
Raul Boesel
vem a seguir, defendo a equipe Brahma Sports Team, antiga Green, campeã de 95
com Jacques Villeneuve. Boesel vem impressionando a equipe com sua rapidez e
profissionalismo, e a equipe também impressionou Raul pela sua eficiência.
Boesel terá o bom chassi Reynard aliado ao motor Ford XD última série. Com
talento e competência de sobra nas mãos, a equipe tem tudo para entrar firme na
briga pelo título.
Gil de Ferran
também está no páreo: piloto exclusivo da Hall Racing, Gil terá como
equipamento o poderoso motor Honda turbo, o mais potente da categoria,
impulsionando o seu chassi Reynard. Gil foi o “estreante do ano” em 95, e agora
que já não é mais um “calouro” na categoria, a meta é disputar o título. Para
ajudar, a Hall tem uma equipe muito competente e seu proprietário, Jim Hall,
não é de ser desprezado. Os testes foram animadores e que ninguém duvide que as
metas traçadas por Gil e pela equipe sejam mais do que possíveis.
André Ribeiro
é o brasileiro que, a nível técnico, é o mais favorecido. Tem nas mãos o
poderoso motor Honda, os pneus Firestone, que mostraram ligeira superioridade
sobre os Goodyear; e o eficaz chassi Lola T9600. Em 95, os objetivos da Tasman
era ganhar experiência, e com sorte, ganhar uma corrida. Estes objetivos foram
atingidos e agora em 96, eles querem o título. Pelo suporte técnico que
possuem, a Tasman não está sonhando alto demais.
Maurício
Gugelmim completa a lista de brasileiros favoritos. Liderando a equipe PacWest,
Gugelmim elevou o nível da escuderia em 95 com seus desempenhos na pista. A
temporada foi muito irregular, mas a PacWest aprendeu muito com isso. Para 96,
as condições são ainda melhores, devido ao maior investimento na equipe.
Maurício corre com o chassi Reynard e o motor Ford XD versão 95. Apesar de ser
uma versão mais antiga do motor Ford, Gugelmim aposta na sua confiabilidade
para desafiar a nova versão mais potente.
Todos os
pilotos brasileiros mencionados dão mostras de estarem em igualdade de
condições, apesar de um indício ou outro de alguma primazia técnica. Talento
não lhes falta, e com a sorte e a estrutura de seus times, irão disputar o
título, com toda a certeza.
Já os dois
últimos brasileiros, Marco Greco e Roberto Moreno, deverão ficar de fora da
briga pela falta de suporte técnico de suas escuderias atuais. Greco correrá
pela Scandia, antiga Dick Simon, que costuma ficar apenas disputando posições
no pelotão intermediário. Já a Payton-Coyne, equipe de Moreno, em 95 frequentou
sempre as últimas posições do grid e não deve melhorar muito este ano. Ambos
irão correr com carros Lola/Ford de série. Devem marcar pontos apenas.
Bem, todas as
apostas na mão, é esperar pelo resultado, assim que for dada a bandeira verde
aos corredores e for dada a largada de mais um campeonato da F-Indy. É hora de
torcer por nossos pilotos e que vença o melhor.
O Brasil vai ter um número recorde de pilotos também no campeonato da
Indy Lights deste ano. Vão disputar a temporada de 96 os pilotos Hélio Castro
Neves, José Córdova, Gualter Salles Júnior, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, e
Zequinha Giaffone. O caso dos irmãos Giaffone é o mais curioso: com pouco
patrocínio, eles vão se revezar nas corridas durante a temporada. Em Miami,
Felipe corre; já em Long
Beach , vai ser a vez de Zequinha, e assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário