quarta-feira, 3 de outubro de 2012

FLYING LAPS – SETEMBRO DE 2012



            Setembro já ficou para trás, então, chegou o momento de mais um pequeno apanho com meus comentários sobre alguns acontecimentos no mundo da velocidade, em mais uma sessão Flying Laps. Uma boa leitura, pessoal, e até a sessão do mês que vem...



O piloto inglês Mike Conway terminou seu ano no campeonato da Indy Racing League de forma curiosa: em sua última corrida pelo campeonato, em Baltimore (não correu em Fontana, encerramento da temporada, onde foi substituído pelo neo-zelandês Wade Cunningham na equipe Foyt). Conway terminou a corrida após uma batida em uma das curvas do circuito urbano montado no centro de Baltimore, acertando a proteção de pneus no local. A cena curiosa é o nome da rua onde ele bateu: Conway Street... Resumindo: Mike Conway bateu numa rua com seu nome...


Alessandro Zanardi, que foi bicampeão da F-Indy em 1997 e 1998, participou das Paralimpíadas em Londres no mês passado, e fez bonito: conquistou 3 medalhas, sendo duas delas de ouro e a outra de prata. O italiano, que perdeu as duas pernas após um pavoroso acidente na F-Indy em 2001, competiu na prova de Ciclismo Trial, obtendo sua primeira medalha de ouro, em uma disputa realizada em um local que teve até tudo a ver com sua carreira no automobilismo: a pista de Brands Hatch. Nesta primeira prova, Alessandro completou os 16 quilômetros da competição no tempo de 24min50s22, terminando cerca de 27s18 à frente do alemão Norbert Mosandl, que acabou na 2ª posição, e ficou com a prata. A medalha de bronze foi para Oscar Sanches, dos Estados Unidos. Nesta primeira prova, a disputa era contra o relógio. Na competição seguinte, na modalide ciclismo de estrada, o italiano voltou a surpreender, conquistando novamente o ouro, após percorrer os 64 Km de percurso da disputa, realizada também em Brands Hatch, no tempo de 2h00min32s após uma disputa bem ferrenha: ele terminou com apenas um segundo de vantagem para o segundo colocado, o sul-africano Ernst van Dyk, que ficou com a prata. Na prova final, representando a Itália na prova de ciclismo em estrada por equipes mistas, Zanardi conquistou a medalha de prata, competindo junto com os atletas Vittorio Podesta, e Francesca Fenocchio. O time italiano perdeu a disputa, feita em um percurso de 16 Km, para os Estados Unidos pela diferença de 43s. Aos 45 anos, Zanardi é um exemplo de superação e determinação, tendo dado a volta por cima depois do acidente em que perdeu as pernas, e por pouco, também a vida. O italiano voltou às competições, na categoria Turismo, correndo com carros adaptados, e até voltou a vencer. Agora, participando da equipe de ciclismo paralímpica este ano, deu mais um exemplo de como nunca deixou de ser um verdadeiro vencedor na vida e na carreira. Parabéns, Alessandro.


A Toyota conquistou nas 6 Horas de São Paulo sua primeira vitória na categoria Endurance. O modelo TS030 Hybrid simplesmente não deu chance aos poderosos Audi E-Tron e R18 e venceu com praticamente 1 minuto de vantagem a prova disputada no autódromo de Interlagos. O modelo E-Tron da Audi que venceu em Le Mans ficou mesmo em 2º lugar, pilotado pelo trio Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Treluyer, rendendo-se à performance superior do carro nipônico, que foi conduzido pela dupla Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. Lucas Di Grassi, no modelo Audi R18, em parceria com Tom Kristensen e Alan McNish, ficou em 3º lugar, com uma desvantagem de aproximadamente 15s para o modelo híbrido da marca. O ponto negativo da prova foi o fraco público presente em Interlagos, com boa parte das arquibancadas vazias e com poucos expectadores, apesar da intensa divulgação promovida por Émerson Fittipaldi. A corrida está garantida para o ano que vem, e é de se esperar que o público amante da velocidade pelo menos venha prestigiar a prova, pois não é qualquer dia que as máquinas que correm em Le Mans aportam no Brasil...


O campeonato 2012 da Indy Racing League mal terminou, e o certame de 2013 já sofreu uma baixa: a corrida de Edmonton, no Canadá, está fora da competição no próximo ano. Os organizadores afirmaram que, apesar das mudanças promovidas pela organização na corrida, que incluiu uma mudança no traçado utilizado dentro do aeroporto da cidade canadense, a presença de público não correspondeu às expectativas, e com os prejuízos advindos disso, não havia como manter a corrida no calendário. Apesar disso, Randy Bernard mantém firme seu projeto de esticar o campeonato do próximo ano para pelo menos 18 ou 19 provas. Outros circuitos estão em negociações para integrar o calendário...


E Luiz Razia ficou com o vice-campeonato da GP2 deste ano. O piloto baiano já chegou à rodada dupla final com chances apenas matemáticas, depois do fim de semana desastroso no rodada dupla de Monza, na Itália, onde não conseguiu pontuar e viu Davide Valsecchi vencer uma das provas e abrir praticamente 25 pontos de vantagem na classificação. Era quase impossível descontar tamanha desvantagem, e Razia viu o campeonato decidido logo na primeira corrida de Cingapura, quando foi o 5º colocado, logo atrás do rival, que terminou na 4ª posição e garantiu o caneco da competição. Valsecchi conquista o título da GP2 no seu 5º ano de competição na categoria, um ano em que os postulantes ao título da categoria de acesso à F-1 foram de “veteranos” da GP2: Luiz Razia fez o seu 4º campeonato no certame, e só este ano entrou firme mesmo na luta pelo título, tendo obtido poucos resultados nos anos anteriores. Valsecchi, por sua vez, também só disputou o título a fundo mesmo em 2012, tendo passado, desde sua chegada à GP2, por praticamente 5 equipes diferentes desde 2008. A meta de ambos agora é subir para a F-1, mas a tarefa vai ser mais difícil do que aparenta, pois as vagas estão escassas, e pior, as exigências financeiras estão maiores do que nunca...


Faleceu no último dia 12 de setembro um dos mais dedicados profissionais que a F-1 já teve em toda a sua história. Sid Watkins, que por mais de 25 anos exerceu o cargo de médico-chefe da categoria máxima do automobilismo, morreu aos 84 anos de idade. Watkins havia deixado a função ao fim de 2004, tendo sido substituído por Gary Hartstein, que ocupa a função até hoje. Watkins foi um dos maiores defensores do aumento da segurança dos carros da F-1, em especial após o nefasto fim de semana de Ímola em 1994, quando morreram em virtude de acidentes na pista o austríaco Roland Ratzemberger e o brasileiro Ayrton Senna. Em sua gestão foram introduzidas várias melhorias nos procedimentos de socorro médico da categoria, que hoje são padronizados para todas as etapas do campeonato mundial, com altíssimos níveis de requisitos que todos os autódromos que querem sediar etapas da categoria precisam preencher. Watkins esteve nos resgates de vários pilotos que se acidentaram nas mais de duas décadas de sua função no cargo, como Gerhard Berger, Martin Donelly, Luciano Burti, entre outros vários. Depois de deixar a função de médico-chefe, passou a ser consultor e membro da FIA, sempre trabalhando em prol da melhoria das condições de segurança dos pilotos. No ano passado, resolveu se aposentar, estando com a saúde já debilitada pela idade. A F-1 prestou uma homenagem ao Doutor Sid em Cingapura, onde todo o pessoal do paddock e autoridades de Cingapura se reuniram em um momento para homenagear o profissional. Descanse em paz, Professor Sid, você cumpriu sua missão como poucos...


Jorge Lorenzo continua firme rumo ao bicampeonato. O piloto espanhol da Yamaha venceu o GP de San Marino, no circuito de Misano. O destaque da prova foi Valentino Rossi, que conquistou um belíssimo 2° lugar com a Ducati. O “Doutor” mostra que não perdeu sua velocidade, e podemos ter bons pegas para o próximo ano...
 

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