quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ARQUIVO PISTA & BOX – FEVEREIRO DE 1996 – 08.02.1996



            De volta com a seção Arquivo, trago a segunda coluna que escrevi em fevereiro de 1996, onde o assunto era a estréia dos novos modelos 96 para o campeonato de Fórmula 1 daquele ano, depois de efetuarem a maior parte dos testes da pré-temporada com carros adaptados do ano anterior. Fiquem agora com o texto, e boa leitura...


HORA DA VERDADE NA F-1

            A poucas semanas do início do Mundial de F-1, chega a hora das escuderias começarem a mostrar serviço. É hora de estrear os novos carros, acertar os pilotos, programar os testes de desenvolvimento, entre outras coisas mais.
            Nesta semana, a Benetton foi a primeira escuderia de ponta a apresentar o seu novo modelo 96, o B196. A apresentação foi feita na cidade de Taormina, na Sicília. E já começaram os testes de desenvolvimento da nova máquina no circuito do Estoril. Semana que vem, será a vez de Ferrari, McLaren e Williams apresentarem seus novos modelos. A Arrows adiou o lançamento de seu novo modelo, o chassi FA17, para o próximo dia 13. Enquanto isso, as equipes que já terminaram seus modelos 96, como Jordan e Ligier, seguem em frente com seus testes, visando já o desenvolvimento dos carros para o mundial que começa no dia 10 de março na Austrália.
            Com o pouco tempo disponível até lá, quem não terminou ainda a construção de seu novo carro terá pouco tempo para desenvolvê-lo. Mas tão logo todas as escuderias coloquem na pista os seus novos carros é que teremos uma comparação melhor dos desempenhos das equipes para o mundial de 96. Até agora, tudo o que tivemos foram indícios incertos, já que os testes estavam sendo feitos com os modelos 95 adaptados.
            É hora também de trabalhar pra valer. O tempo urge, e as escuderias não podem mais perder um segundo sequer. Em virtude disso, a Benetton já começou a testar o seu novo modelo no dia seguinte à sua apresentação. O teste, entretanto, não foi muito positivo, pois o tempo chuvoso no autódromo do Estoril, em Portugal, prejudicou a escuderia, que não conseguiu analisar a fundo o seu novo carro.
            Jordan e Ligier, que também enfrentaram mau tempo nos seus primeiros testes, começam a colher os frutos de seu esforço em ter estreado antes seus novos carros. Rubens Barrichello fez bons tempos em Paul Ricard, girando menos de 0s2 mais lento que a Ferrari de Michael Schumacher. Levando-se em conta que os carros de 96 devem ter cerca de 8% a menos de apoio aerodinâmico, o resultado pode ser considerado excelente. O motor Peugeot ganhou bastante potência e agora o objetivo é desenvolver a fiabilidade necessária para as corridas da temporada.
            Na Ligier, os pilotos Olivier Panis e Pedro Paulo Diniz também começam a apresentar bons resultados com o novo chassi JS43. Diferente do carro de 95, o modelo 96 foi concebido sob medida para o motor Mugen Honda, que foi muito mais desenvolvido para este ano. Segundo Diniz e Panis, o motor ganhou mais suavidade e elasticidade, melhorando a dirigibilidade do carro. E Diniz mostra a sua confiança em obter bons resultados já nos testes, quando foi apenas 0s2 mais lento que Panis, que já está há 3 anos na escuderia. O brasileiro tem planos de disputar alguns pódios na temporada, e mostra que fala sério.
            Das equipes, a mais atrasada até o momento é a Forti Corse, que já anunciou que só vai poder estrear o novo carro em abril. A equipe ainda não acertou seus pilotos para a temporada deste ano, e o projeto do novo carro ainda não ficou totalmente pronto.
            Se tudo correr bem, até o fim da semana que vem todas as demais escuderias estréiam seus novos carros, que em seguida irão direto para a pista testar. Aí sim é que será a hora da verdade e talvez possamos ter uma noção mais exata do desempenho de cada equipe para o mundial que se aproxima...

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Mika Hakkinem está de volta à F-1: o piloto finlandês, que se acidentou forte há quase 3 meses nos treinos para o GP da Austrália, em Adelaide, pilotou o carro da McLaren em Paul Ricard, durante 8 voltas, marcando 1min08s8 na sua melhor volta. E já disse que estará presente na apresentação do novo McLaren MP4/11 semana que vem em Londres.

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Taki Inoue fechou contrato com a Minardi para fazer companhia a Pedro Lamy na temporada 96 da F-1. Com isso, fecha-se a porta para Tarso Marques, que também disputava um lugar na escuderia italiana. Tarso chegou a fazer um teste com o carro da equipe semanas atrás e surpreendeu a escuderia. Infelizmente, os ienes trazidos pelo piloto japonês falaram mais alto, e ajudarão o pequeno time italiano a fechar o orçamento para este ano.

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Esta semana todos os pilotos da F-Indy estiveram no circuito de Homestead, na Flórida, para o Spring Training, uma seção coletiva de treinos com todas as escuderias da categoria, e que serviu também de apresentação oficial do campeonato para diversos órgãos de imprensa especializada. Paul Tracy destacou-se conseguindo os melhores tempos no traçado oval, mas os pilotos brasileiros também brilharam: Raul Boesel ficou com o 2º melhor tempo no oval, seguido de André Ribeiro. Já nos testes no traçado misto, Christian Fittipaldi foi o destaque, andando sempre na frente. Émerson Fittipaldi, com o novo Penske/Mercedes, também conseguiu bons tempos. A temporada começa no dia 3 de março, neste mesmo circuito.
 

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