De
volta com a seção Arquivo, trago a segunda coluna que escrevi em fevereiro de
1996, onde o assunto era a estréia dos novos modelos 96 para o campeonato de
Fórmula 1 daquele ano, depois de efetuarem a maior parte dos testes da
pré-temporada com carros adaptados do ano anterior. Fiquem agora com o texto, e
boa leitura...
HORA DA VERDADE NA F-1
A
poucas semanas do início do Mundial de F-1, chega a hora das escuderias
começarem a mostrar serviço. É hora de estrear os novos carros, acertar os
pilotos, programar os testes de desenvolvimento, entre outras coisas mais.
Nesta
semana, a Benetton foi a primeira escuderia de ponta a apresentar o seu novo
modelo 96, o B196. A apresentação foi feita na cidade de Taormina, na Sicília.
E já começaram os testes de desenvolvimento da nova máquina no circuito do
Estoril. Semana que vem, será a vez de Ferrari, McLaren e Williams apresentarem
seus novos modelos. A Arrows adiou o lançamento de seu novo modelo, o chassi
FA17, para o próximo dia 13. Enquanto isso, as equipes que já terminaram seus modelos
96, como Jordan e Ligier, seguem em frente com seus testes, visando já o
desenvolvimento dos carros para o mundial que começa no dia 10 de março na
Austrália.
Com
o pouco tempo disponível até lá, quem não terminou ainda a construção de seu
novo carro terá pouco tempo para desenvolvê-lo. Mas tão logo todas as
escuderias coloquem na pista os seus novos carros é que teremos uma comparação
melhor dos desempenhos das equipes para o mundial de 96. Até agora, tudo o que
tivemos foram indícios incertos, já que os testes estavam sendo feitos com os
modelos 95 adaptados.
É
hora também de trabalhar pra valer. O tempo urge, e as escuderias não podem
mais perder um segundo sequer. Em virtude disso, a Benetton já começou a testar
o seu novo modelo no dia seguinte à sua apresentação. O teste, entretanto, não
foi muito positivo, pois o tempo chuvoso no autódromo do Estoril, em Portugal,
prejudicou a escuderia, que não conseguiu analisar a fundo o seu novo carro.
Jordan
e Ligier, que também enfrentaram mau tempo nos seus primeiros testes, começam a
colher os frutos de seu esforço em ter estreado antes seus novos carros. Rubens
Barrichello fez bons tempos em
Paul Ricard, girando menos de 0s2 mais lento que a Ferrari de
Michael Schumacher. Levando-se em conta que os carros de 96 devem ter cerca de
8% a menos de apoio aerodinâmico, o resultado pode ser considerado excelente. O
motor Peugeot ganhou bastante potência e agora o objetivo é desenvolver a
fiabilidade necessária para as corridas da temporada.
Na
Ligier, os pilotos Olivier Panis e Pedro Paulo Diniz também começam a
apresentar bons resultados com o novo chassi JS43. Diferente do carro de 95, o
modelo 96 foi concebido sob medida para o motor Mugen Honda, que foi muito mais
desenvolvido para este ano. Segundo Diniz e Panis, o motor ganhou mais
suavidade e elasticidade, melhorando a dirigibilidade do carro. E Diniz mostra
a sua confiança em obter bons resultados já nos testes, quando foi apenas 0s2
mais lento que Panis, que já está há 3 anos na escuderia. O brasileiro tem
planos de disputar alguns pódios na temporada, e mostra que fala sério.
Das
equipes, a mais atrasada até o momento é a Forti Corse, que já anunciou que só
vai poder estrear o novo carro em
abril. A equipe ainda não acertou seus pilotos para a temporada
deste ano, e o projeto do novo carro ainda não ficou totalmente pronto.
Se
tudo correr bem, até o fim da semana que vem todas as demais escuderias
estréiam seus novos carros, que em seguida irão direto para a pista testar. Aí
sim é que será a hora da verdade e talvez possamos ter uma noção mais exata do
desempenho de cada equipe para o mundial que se aproxima...
=====================================================================================
Mika Hakkinem está de volta à F-1: o piloto finlandês, que se acidentou
forte há quase 3 meses nos treinos para o GP da Austrália, em Adelaide, pilotou
o carro da McLaren em Paul
Ricard, durante 8 voltas, marcando 1min08s8 na sua melhor
volta. E já disse que estará presente na apresentação do novo McLaren MP4/11
semana que vem em Londres.
=====================================================================================
Taki Inoue fechou contrato com a Minardi para fazer companhia a Pedro
Lamy na temporada 96 da F-1. Com isso, fecha-se a porta para Tarso Marques, que
também disputava um lugar na escuderia italiana. Tarso chegou a fazer um teste
com o carro da equipe semanas atrás e surpreendeu a escuderia. Infelizmente, os
ienes trazidos pelo piloto japonês falaram mais alto, e ajudarão o pequeno time
italiano a fechar o orçamento para este ano.
=====================================================================================
Esta semana todos os pilotos da F-Indy estiveram no circuito de
Homestead, na Flórida, para o Spring Training, uma seção coletiva de treinos
com todas as escuderias da categoria, e que serviu também de apresentação
oficial do campeonato para diversos órgãos de imprensa especializada. Paul
Tracy destacou-se conseguindo os melhores tempos no traçado oval, mas os
pilotos brasileiros também brilharam: Raul Boesel ficou com o 2º melhor tempo
no oval, seguido de André Ribeiro. Já nos testes no traçado misto, Christian
Fittipaldi foi o destaque, andando sempre na frente. Émerson Fittipaldi, com o
novo Penske/Mercedes, também conseguiu bons tempos. A temporada começa no dia 3
de março, neste mesmo circuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário