quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FLYING LAPS – AGOSTO DE 2012



            Hora de mais uma sessão com alguns comentários sobre alguns acontecimentos no mundo da velocidade neste mês de agosto, hoje é dia de mais uma sessão Flying Laps. Uma boa leitura, pessoal, e até a sessão do mês que vem...


Rubens Barrichello expressou neste mês de agosto seu descontentamento com a falta de resultados em seu primeiro ano na Indy Racing League. Tirando as conseqüências óbvias de ser um novato na categoria, o piloto brasileiro cobrou mais empenho da KV Racing, que em algumas provas colocou seus esforços na pista abaixo com estratégias por vezes mal concebidas. E antes que venham os críticos de plantão, é bom lembrar que Tony Kanaan também teve problemas com estratégias ruins do time. O problema é que, em contrapartida, o piloto baiano tem se saído melhor na obtenção de resultados que Rubens, e isso já é motivo mais do que suficiente para Barrichello ter sido novamente “fuzilado” pelos “entendidos” de automobilismo aqui no Brasil. Mas ele mesmo admite que poderia estar rendendo mais do que poderia. Pelo sim, pelo não, Rubinho já iniciou contatos com outros times visando a temporada do ano que vem, já que seu contrato era válido apenas para este ano. Rahal, Sam Schmitd, e até mesmo a Ganassi, já entraram em conversas com Barrichello, mas até o presente momento, nada foi definido ainda.


Rubinho também teria causado “polêmica” por simplesmente criticar as condições de alguns circuitos em comparação com a F-1. O brasileiro afirmou que boa parte das pistas da categoria seria reprovada na categoria máxima do automobilismo, em razão de suas deficiências de estrutura e segurança. Não posso deixar de concordar: as condições exigidas na F-1 são extremamente rigorosas, ao ponto hoje, de desqualificar até mesmo circuitos que já fizeram parte de seu calendário no passado, como San Marino. As condições observadas em algumas pistas do calendário da IRL realmente não as qualificariam na F-1. Basta vermos o caso de Detroit este ano, onde o asfalto estava cheio de ondulações, e parte dele até se desmanchou na corrida. E Baltimore, no ano passado, onde os carros por vezes pareciam pular mais do que correr em determinados trechos? A direção da IRL poderia rever alguns de seus critérios e adotar medidas mais rigorosas para aprovação sobretudo de algumas pistas de rua, normalmente mais precárias em termos de asfalto e condições de segurança. Já com relação aos circuitos mistos onde corre, não vejo deficiências assim tão grandes, embora ache que pistas muito mais legais estão ainda de fora do calendário, como Road America, e Laguna Seca.


Ryan Briscoe ganhou uma sobrevida em suas negociações para continuar na Penske no campeonato 2013 da IRL. O piloto australiano venceu a corrida de Sonoma, em Infineon, após uma bobeada de Will Power na parte final da corrida, quando uma de suas paradas de Box não foi tão boa em uma bandeira amarela. Power chegou em 2º lugar, enquanto Hélio Castro Neves, o outro piloto da escuderia, teve uma corrida complicada: punido por um toque em Scott Dixon, caiu para as últimas colocações e veio recuperando posições, aproveitando-se das bandeiras amarelas que surgiram, para terminar em 6º lugar. Mas tudo indica que a Penske deve ficar com apenas dois carros na próxima temporada. Power está garantido, enquanto Briscoe já é considerado por muitos carta fora do baralho. E Helinho, por sua vez, ainda não tem sua renovação garantida, embora sua saída não seja considerada por Roger Penske. Briscoe já recebeu o comunicado de que deverá levar patrocínio se quiser se garantir no time em 2013. Pelo sim, pelo não, Ryan já teria saído em campo negociando com outros times, como a Rahal.


A Ducati já arrumou o substituto de Valentino Rossi para 2013. Com a volta do “Doutor” à Yamaha, seu atual posto no time italiano será ocupado por Andrea Dovizioso, que será o novo companheiro de Nick Hayden na próxima temporada da MotoGP. A Ducati, contudo, fez questão de afirmar, através de seu presidente, Gabriele Del Torchio, que a saída de Rossi do time, após duas temporadas de fracos resultados, não gerou ressentimentos na escuderia, declarando que infelizmente os resultados esperados não surgiram, apesar da confiança de todos na parceria. Resta saber agora se a Ducati conseguirá voltar a vencer em 2013. Os problemas de competitividade do time italiano ainda são um grande desafio a ser vencido.


Allam Khodair conseguiu duas vitórias consecutivas na Stock Car em agosto, ao vencer as etapas do Rio de Janeiro e de Salvador, mas ainda está lá atrás na classificação do campeonato, na 11ª posição, com 64 pontos. O líder da competição é Cacá Bueno, com 115 pontos, com Ricardo Maurício na sua cola logo atrás, com 110 pontos. A 3ª posição na classificação é de Daniel Serra, com 95 pontos. Apesar da desvantagem na pontuação, Allam ainda confia em entrar na luta pelo título nas provas que faltam do campeonato, depois de um início cheio de problemas. Mas a parada vai ser difícil, ainda mais para derrotar um piloto como Cacá Bueno, que além de ser considerado atualmente o melhor piloto da categoria, ainda tem um bom time por trás. Mas isso não desanima Khodair, que promete ir à luta. E tem de ir mesmo, competição é isso aí.


Em agosto tivemos mais uma edição do Rali dos Sertões, a maior prova do off-road nacional. E, em sua primeira participação na competição, o francês Stéphane Peterhansel, vencedor de várias edições do rali mais perigoso do mundo, o Dakar, faturou o título na categoria carros. O piloto francês elogiou a prova brasileira, que considerou difícil e longa, e admitiu ter gostado de participar, tanto que já estaria planejando retornar em 2013, com vistas a tentar o bicampeonato. Os concorrentes que comecem a se preparar, pois o francês mostra que não está para brincadeira...


Alceu Feldman, da equipe Shell/Mattheis, levou uma suspensão de dois anos da Stock Car pela recusa de se submeter ao exame antidoping realizado na etapa do Velopark, em maio. No início do mês de julho, a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva já tinha considerado o piloto culpado, mas um efeito suspensivo permitiu que Feldmann participasse das competições até que o julgamento definitivo fosse realizado. E, neste mês de agosto, a Comissão voltou ao caso, e apenas confirmou a punição ao piloto. Sua escuderia anunciou a contratação do bicampeão Giuliano Losacco para assumir o lugar de Feldman pelo resto da temporada, tendo estreado já na etapa de Salvador.


Sébastien Loeb venceu mais uma etapa do Mundial de Rali dest ano. Desta vez, foi a etapa da Alemanha, e com mais esta vitória, Loeb já contabiliza nada menos do que 7 vitórias na atual temporada. Para completar, sua vitória no Rali da Alemanha foi a 5ª consecutiva, e olhem que, no total, o piloto francês já conquistou nada menos do que 9 vezes a etapa germânica da categoria. E Loeb caminha firme rumo a mais um título. Ao que parece, enquanto o piloto da Citroen não se aposentar, a concorrência vai ficar apenas vendo sua coleção de títulos aumentar a olhos vistos...


A Suzuki planeja um retorno à MotoGP em 2014, mas a decisão ainda precisa ser avaliada pela diretoria da marca japonesa, que resolveu sair da competição ao final do campeonato do ano passado. É uma boa notícia, pois quanto mais competidores, melhor para a categoria. Aguardemos, então...

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