Hora
de mais uma sessão com alguns comentários sobre alguns acontecimentos no mundo
da velocidade neste mês de agosto, hoje é dia de mais uma sessão Flying Laps.
Uma boa leitura, pessoal, e até a sessão do mês que vem...
Rubens Barrichello expressou neste mês de agosto seu descontentamento
com a falta de resultados em seu primeiro ano na Indy Racing League. Tirando as
conseqüências óbvias de ser um novato na categoria, o piloto brasileiro cobrou
mais empenho da KV Racing, que em algumas provas colocou seus esforços na pista
abaixo com estratégias por vezes mal concebidas. E antes que venham os críticos
de plantão, é bom lembrar que Tony Kanaan também teve problemas com estratégias
ruins do time. O problema é que, em contrapartida, o piloto baiano tem se saído
melhor na obtenção de resultados que Rubens, e isso já é motivo mais do que
suficiente para Barrichello ter sido novamente “fuzilado” pelos “entendidos” de
automobilismo aqui no Brasil. Mas ele mesmo admite que poderia estar rendendo
mais do que poderia. Pelo sim, pelo não, Rubinho já iniciou contatos com outros
times visando a temporada do ano que vem, já que seu contrato era válido apenas
para este ano. Rahal, Sam Schmitd, e até mesmo a Ganassi, já entraram em
conversas com Barrichello, mas até o presente momento, nada foi definido ainda.
Rubinho também teria causado “polêmica” por simplesmente criticar as
condições de alguns circuitos em comparação com a F-1. O brasileiro afirmou que
boa parte das pistas da categoria seria reprovada na categoria máxima do
automobilismo, em razão de suas deficiências de estrutura e segurança. Não
posso deixar de concordar: as condições exigidas na F-1 são extremamente
rigorosas, ao ponto hoje, de desqualificar até mesmo circuitos que já fizeram
parte de seu calendário no passado, como San Marino. As condições observadas em
algumas pistas do calendário da IRL realmente não as qualificariam na F-1.
Basta vermos o caso de Detroit este ano, onde o asfalto estava cheio de
ondulações, e parte dele até se desmanchou na corrida. E Baltimore, no ano
passado, onde os carros por vezes pareciam pular mais do que correr em
determinados trechos? A direção da IRL poderia rever alguns de seus critérios e
adotar medidas mais rigorosas para aprovação sobretudo de algumas pistas de
rua, normalmente mais precárias em termos de asfalto e condições de segurança.
Já com relação aos circuitos mistos onde corre, não vejo deficiências assim tão
grandes, embora ache que pistas muito mais legais estão ainda de fora do
calendário, como Road America, e Laguna Seca.
Ryan Briscoe ganhou uma sobrevida em suas negociações para continuar na
Penske no campeonato 2013 da IRL. O piloto australiano venceu a corrida de
Sonoma, em Infineon, após uma bobeada de Will Power na parte final da corrida,
quando uma de suas paradas de Box não foi tão boa em uma bandeira amarela.
Power chegou em 2º lugar, enquanto Hélio Castro Neves, o outro piloto da
escuderia, teve uma corrida complicada: punido por um toque em Scott Dixon,
caiu para as últimas colocações e veio recuperando posições, aproveitando-se
das bandeiras amarelas que surgiram, para terminar em 6º lugar. Mas tudo indica
que a Penske deve ficar com apenas dois carros na próxima temporada. Power está
garantido, enquanto Briscoe já é considerado por muitos carta fora do baralho.
E Helinho, por sua vez, ainda não tem sua renovação garantida, embora sua saída
não seja considerada por Roger Penske. Briscoe já recebeu o comunicado de que
deverá levar patrocínio se quiser se garantir no time em 2013. Pelo sim, pelo
não, Ryan já teria saído em campo negociando com outros times, como a Rahal.
A Ducati já arrumou o substituto de
Valentino Rossi para 2013. Com a volta do “Doutor” à Yamaha, seu atual posto no
time italiano será ocupado por Andrea Dovizioso, que será o novo companheiro de
Nick Hayden na próxima temporada da MotoGP. A Ducati, contudo, fez questão de
afirmar, através de seu presidente, Gabriele Del Torchio, que a saída de Rossi
do time, após duas temporadas de fracos resultados, não gerou ressentimentos na
escuderia, declarando que infelizmente os resultados esperados não surgiram,
apesar da confiança de todos na parceria. Resta saber agora se a Ducati
conseguirá voltar a vencer em 2013. Os problemas de competitividade do time
italiano ainda são um grande desafio a ser vencido.
Allam Khodair conseguiu duas vitórias consecutivas na Stock Car em
agosto, ao vencer as etapas do Rio de Janeiro e de Salvador, mas ainda está lá
atrás na classificação do campeonato, na 11ª posição, com 64 pontos. O líder da
competição é Cacá Bueno, com 115 pontos, com Ricardo Maurício na sua cola logo
atrás, com 110 pontos. A 3ª posição na classificação é de Daniel Serra, com 95
pontos. Apesar da desvantagem na pontuação, Allam ainda confia em entrar na
luta pelo título nas provas que faltam do campeonato, depois de um início cheio
de problemas. Mas a parada vai ser difícil, ainda mais para derrotar um piloto
como Cacá Bueno, que além de ser considerado atualmente o melhor piloto da
categoria, ainda tem um bom time por trás. Mas isso não desanima Khodair, que
promete ir à luta. E tem de ir mesmo, competição é isso aí.
Em agosto tivemos mais uma edição do Rali dos Sertões, a maior prova do
off-road nacional. E, em sua primeira participação na competição, o francês
Stéphane Peterhansel, vencedor de várias edições do rali mais perigoso do
mundo, o Dakar, faturou o título na categoria carros. O piloto francês elogiou
a prova brasileira, que considerou difícil e longa, e admitiu ter gostado de
participar, tanto que já estaria planejando retornar em 2013, com vistas a
tentar o bicampeonato. Os concorrentes que comecem a se preparar, pois o
francês mostra que não está para brincadeira...
Alceu Feldman, da equipe Shell/Mattheis, levou uma suspensão de dois
anos da Stock Car pela recusa de se submeter ao exame antidoping realizado na
etapa do Velopark, em maio. No início do mês de julho, a Comissão Disciplinar
do Superior Tribunal de Justiça Desportiva já tinha considerado o piloto culpado,
mas um efeito suspensivo permitiu que Feldmann participasse das competições até
que o julgamento definitivo fosse realizado. E, neste mês de agosto, a Comissão
voltou ao caso, e apenas confirmou a punição ao piloto. Sua escuderia anunciou
a contratação do bicampeão Giuliano Losacco para assumir o lugar de Feldman
pelo resto da temporada, tendo estreado já na etapa de Salvador.
Sébastien Loeb venceu mais uma etapa do Mundial de Rali dest ano. Desta
vez, foi a etapa da Alemanha, e com mais esta vitória, Loeb já contabiliza nada
menos do que 7 vitórias na atual temporada. Para completar, sua vitória no Rali
da Alemanha foi a 5ª consecutiva, e olhem que, no total, o piloto francês já
conquistou nada menos do que 9 vezes a etapa germânica da categoria. E Loeb
caminha firme rumo a mais um título. Ao que parece, enquanto o piloto da
Citroen não se aposentar, a concorrência vai ficar apenas vendo sua coleção de
títulos aumentar a olhos vistos...
A Suzuki planeja um retorno à MotoGP em 2014, mas a decisão ainda
precisa ser avaliada pela diretoria da marca japonesa, que resolveu sair da
competição ao final do campeonato do ano passado. É uma boa notícia, pois
quanto mais competidores, melhor para a categoria. Aguardemos, então...
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