O
autódromo de Interlagos tem um prato cheio para os amantes de automobilismo
neste final de semana: haverá a primeira edição das 6 Horas de São Paulo, prova
válida pelo WEC – World Endurance Campionship (Campeonato Mundial de
Endurance), uma categoria criada pela FIA para reviver os bons tempos da antiga
competição de Esporte-Protótipos, que havia sido extinta há vários anos.
Estarão na pista alguns dos mais interessantes bólidos de competição do mundo –
nenhum deles da F-1, sim, porque automobilismo não é apenas F-1, como acreditam
a maioria dos brasileiros. Émerson Fittipaldi é o maior responsável por trazer
a Endurance para Interlagos, e este final de semana tem tudo para agradar em
cheio aos fãs da velocidade.
A
começar pelos carros. Estarão na pista modelos como o Audi R18 E-Tron, que
venceu a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. Mas os torcedores estarão
mais interessados no modelo R18 Ultra da marca das quatro argolas, por entre
seus pilotos estará o brasileiro Lucas Di Grassi, que formará equipe com Tom
Kristensen e Allan McNish. A grande desafiante dos Audi em Le Mans, a Toyota,
também vai estar na pista, com seu modelo TSO30 híbrido, com Nicolas Lapierre e
Alexander Wurz ao volante. Outros carros de renome que estarão na pista serão o
Porshe 911GT3, a Ferrari 458, Aston Martin Vantage V8, Lola B12, entre vários
outros. A largada da corrida será às 12 horas, e como o próprio nome indica,
serão 6 horas de muita competição, disputa, e emoção na pista do circuito José
Carlos Pace.
Criada
neste ano para reviver as velhas corridas dos esporte-protótipos, a Endurance
se caracteriza por ter provas de longa duração, do qual a mais famosa de todas
as provas em disputa no mundo são as 24 Horas de Le Mans, na França. Foi no ano
passado que Jean Todt anunciou, em Le Mans, a criação do WEC, e este ano
estamos vendo o seu primeiro campeonato. Serão ao todo 8 etapas neste ano, e
até o momento, já foram disputadas metade do campeonato; a prova brasileira é a
5ª etapa do certame, que ainda terá a disputa de corridas no Bahrein, Japão e
China. A corrida inicial do campeonato foram as 12 Horas de Sebring, disputadas
em 17 de março, na cidade de Sebring, nos Estados Unidos. Depois, vieram as 12
Horas de Spa-Francorchamps, em 5 de maio, disputadas no belíssimo circuito que
também recebe a F-1. Em seguida, a maior prova do calendário: as 24 Horas de Le
Mans, na França. A seguir, tivemos as 6 Horas de Silverstone, no último dia 26
de agosto. E a categoria chega à sua etapa brasileira agora.
Os
carros são divididos em categorias, e cada uma é praticamente uma competição à
parte dentro da própria corrida. A mais badalada é a LMP (Le Mans Prototype),
sendo considerada a grande estrela da Endurance, e é dividida em dois grupos:
LMP1 – Destinada apenas para fabricantes; e LMP2 – Destinada para as equipes
independentes de fabricantes e/ou fornecedores de motores. Nesta categoria,
todos os carros têm de ter um peso mínimo de 900 Kg, com motores de até 3,4 l (Gasolina normalmente
aspirados), 2,0 l
(Gasolina Turbo/Supercharger), ou 2,7
l (Diesel Turbo Charged), com número de cilindros
livres. Isso para a LMP1. Já na LMP2, os motores podem ser de 5,0 L (gasolina normalmente
aspirados), com no máximo de 8 cilindros, ou de 3,2 l (gasolina / Turbo
Supercharged), com no máximo 6 cilindros. Nesta categoria não são permitidos
motores a diesel, como na LMP1.
Depois, temos
a categoria Le Mans Grand Touring Endurance, também dividida em dois grupos
principais: LM GTE-Pro: destinada principalmente a pilotos profissionais; e a
LM GTE-Am: destinada apenas a pilotos amadores. Na GTE-Pro, os carros devem ter
pelo menos 1.245 kg
de peso, com motores de 5,5 l
no máximo (gasolina normalmente aspirado), ou 4,0 l máximos (gasolina Turbo
/ Supercharger). Na GTE-Am, os carros também precisam ter o mesmo peso mínimo,
e as mesmas medidas estabelecidas para os motores.
Aliás,
teremos um time em especial para torcer na categoria GTE-Am: Chico Longo,
Enrique Bernoldi e Xandy Negrão vão competir com uma Ferrari 458 da equipe italiana
AF Corse na prova. Ao lado de Lucas Di Grassi, eles serão os representantes
nacionais na corrida. Fãs da velocidade, preparem suas torcidas por nossos
pilotos. Lucas estará no carro N° 2 da Audi, enquanto nosso trio da AF Course
ocupará o carro de N° 61. Serão ao todo 28 carros na pista neste sábado.
E
os motores já roncaram em Interlagos. Ontem, quinta-feira, foi dia de treinos
livres para todos os competidores. Hoje, também haverá treinos livres, mas
também teremos a classificação para a corrida. Também haverá a disputa da GT3
Brasil durante este final de semana, assim como o DTCC, então, o autódromo
estará vivendo corrida praticamente 24 horas por dia. A classificação da
Endurance está marcada para as 14:00 horas, com final às 14:50. Das 11:00 às 11:30,
será horário de visitação aberta aos boxes para o público. Amanhã, o horário de
visitação aos boxes será das 10:00 às 10:50, e dentro deste período, haverá
sessão de autógrafos em frente aos boxes, um prato cheio e tanto para os fãs
das corridas, que poderão ver os pilotos de perto.
Mas
Interlagos não será apenas corrida. Como Émerson Fittipaldi, um dos grandes
responsáveis por trazer a etapa da Endurance para São Paulo, enfatiza, o grande
objetivo da competição é trazer para São Paulo um pouco do espírito visto em Le
Mans, por ocasião das 24 Horas, quando o autódromo vira um ponto de encontro
para todo mundo, com diversas atrações além da corrida propriamente em si. “É
um evento com o espírito de Le Mans, espírito de quem é apaixonado por carros,
por velocidade e tecnologia, mas não só para os fanáticos por automobilismo.
Teremos, durante todos os dias, atrações para crianças e adultos. O fã do
automobilismo pode trazer esposa e filhos que eles vão se divertir muito.
Teremos desde exposição de carros antigos e caminhões superequipados, os
Cowboys do Asfalto, como várias atrações no Espaço Village”, afirmou nosso
bicampeão de F-1. Haverá no autódromo também uma roda gigante, bungee
trampolim, giromaster e arvorismo, entre outras atividades para entreter o
público. Haverá também uma apresentação de drift do ator Fiuk, o público irá
assistir uma exibição de jatos da FAB, e ainda contará também com um desfile da
escola de samba Mocidade Alegre. Não vai haver como ficar sem fazer nada no
autódromo. Será um evento para toda a família, como reafirma Émerson.
Vai
ser um grande final de semana, e qualquer que seja o resultado da corrida, será
o fã nacional de automobilismo quem sairá ganhando com esta realização da
primeira prova do WEC em nosso país. Émerson, que foi nosso grande desbravador
na F-1 e na F-Indy, está nos abrindo uma nova fronteira no automobilismo, ao
conseguir incluir o Brasil logo no primeiro campeonato da nova categoria
mundial da FIA. Temos fãs de corridas que merecem muito ver as principais categorias
do mundo correrem aqui, e não apenas a F-1 e a IRL, que são as mais conhecidas
do público em geral. Que o WEC seja apenas a primeira conquista do público
amante da velocidade. Ainda tem muita coisa boa que os brasileiros ainda não
viram...
A IRL chegou à sua etapa final, no superoval de Fontana, na Califórnia,
e a pergunta que todos se fazem nos boxes do circuito é se Will Power vai
desencalhar desta vez. O piloto australiano da Penske chegou sempre nas
corridas finais dos dois últimos anos na posição de disputar o título, e sempre
acabou ficando a ver navios. Este ano, Power chega à última prova com 17 pontos
de vantagem para Ryan-Hunter Reay, da equipe Andretti, e o restrospecto de Will
nos ovais ainda fica a dever à exuberante forma como tem se saído nos circuitos
mistos e de rua. Na Penske e na Andretti, as atenções estão concentradas em
seus pilotos principais na luta pelo título: Hélio Castro Neves e Ryan Briscoe
farão o que puderem para ajudar Power na briga, enquanto do outro lado, James Hinchcliffe
e Marco Andretti terão tarefa idêntica no time de Michael Andretti. Piloto por
piloto, a Penske teoricamente está em vantagem. Mas a prova de Fontana será uma
corrida de 500 milhas,
e nesse tipo de etapa, tudo pode acontecer. Não dá para apontar com certeza
quem levará a melhor no superspeedway da Califórnia.
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