quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ARQUIVO PISTA & BOX – JANEIRO DE 1996 – 26.01.1996



            E aqui estou eu com mais uma coluna antiga na seção Arquivo. Esta foi escrita para o dia 26 de janeiro de 1996, e dava uma prévia do que poderíamos ter de presença de pilotos brasileiros nos campeonatos da F-1 e da F-Indy naquele ano. Uma boa leitura a todos, e em breve tem mais textos antigos por aqui...



O BRASIL NA F-1 E NA F-INDY

Adriano de Avance Moreno

            À medida que as temporadas de F-1 e F-Indy se aproximam, fica mais evidente que, em termos de automobilismo, o Brasil é uma potência que nunca deve ser subestimada. Desde os tempos de Émerson Fittipaldi que o Brasil tem lugar garantido na categoria máxima do automobilismo. Por coincidência, é também Émerson quem popularizou uma categoria que acabou por se tornar a maior concorrente da F-1 atualmente: a F-Indy. E o Brasil está lá, nestas duas categorias, representado por jovens pilotos e estrelas consagradas. Apesar do período de vacas magras que temos tido ultimamente, não há razão para acreditar que o período de glórias do passado não possa se repetir no futuro.
            Na F-1, já temos 3 brasileiros confirmados para a temporada, mas o número pode chegar a 4: Rubens Barrichello segue na Jordan; e Pedro Paulo Diniz deu um enorme salto ao trocar a pouco competitiva Forti Corse pela Ligier; Ricardo Rosset é o último brasileiro a garantir espaço na F-1: acertou com a Arrows para ser o companheiro de Jos Verstappen nesta temporada. Com isso, a Arrows espera se recuperar da péssima temporada de 95. Mas há mais um piloto brasileiro tentando um lugar na F-1: é Tarso Marques, que fez um excelente teste na Minardi há semanas atrás e disputa a vaga no time com Gianni Morbidelli e Andrea Montermini.
            Se sobra em quantidade, poderemos dever em qualidade de resultados, pois a situação de nossos pilotos nestas equipes médias limita um pouco os seus desempenhos. Mas uma boa temporada é uma boa deixa para conseguir entrar em uma equipe de ponta em 97. Este é o plano de Barrichello, caso a Jordan não decole este ano; e também o de Ricardo Rosset.
            Na F-Indy, a situação de nossos pilotos é das melhores. Émerson e Christian, o clã Fittipaldi, estão em equipes de ponta e seguramente devem brigar pelo título da categoria. Já Gil de Ferran, Maurício Gugelmim, Raul Boesel e André Ribeiro estão em escuderias que lhes permitem até aspirar a vitórias, e com um pouco de sorte, ao título, dada a maior competitividade e equilíbrio da Indy. Até o momento, 6 brasileiros já estão garantidos na categoria, mas o número pode aumentar para 8, pois Marco Greco ainda procura uma equipe, e Roberto Moreno planeja voltar à F-Indy, e também está à caça de uma escuderia.
            O Brasil já é um nome a ser respeitado tanto na F-1 quanto na F-Indy. Mais importante do que a qualidade de nossos pilotos, é o respeito que os chefes de equipe desenvolvem por eles. Mesmo nas dificuldades, eles admiram nossa determinação e luta para vencer, até mesmo nas piores condições. A lista de pilotos brasileiros que já conquistaram a admiração dos cartolas do automobilismo é grande. Todos já mostraram sua competência e profissionalismo, e sobretudo, talento para vencer. Ano passado, podemos não ter conseguido muita coisa na F-1 e na F-Indy, mas este ano promete ser muito melhor. E os anos seguintes? Bem, tudo indica que pilotos nós nunca ficaremos sem, só vamos precisar de oportunidade e uma pitada de sorte. Os tempos em que nossos pilotos encaravam o resto do mundo e venciam a parada haverão de retornar. O que nunca podemos fazer é perder a esperança e desanimar.


No próximo fim de semana, mais testes das equipes da F-1. Desta vez, novamente no autódromo do Estoril, em Portugal. A Jordan, que já apresentou o seu modelo 96, espera começar o desenvolvimento de sua carro para valer. Rubens Barrichello está ansioso para começar o trabalho dos testes.


O administrador da CART, Kirk Russel, visitou o autódromo de Jacarepaguá esta semana. Muito satisfeito com as obras de reforma do autódromo, ele aprovou a pista para a realização do GP Brasil de F-Indy. A pista fica completamente pronta até 17 de fevereiro, um mês antes da realização da prova.


André Ribeiro também visitou o autódromo carioca e ficou muito interessado pelo seu traçado. “Vai ser o oval mais seletivo do mundo, pois teremos muitas trocas de marcha durante a corrida, um detalhe com o qual teremos de lidar”, declarou o piloto. A pista oval terá duas curvas abertas e duas bem fechadas, lembrando a forma de um trapézio.


Jackie Stewart já tem em mente o piloto ideal para comandar a sua equipe de F-1 nas pistas. É um brasileiro: Gil de Ferran. O piloto também estaria nos planos de pilotar para a nova equipe Honda na F-1, que deve estrear em 97.


Depois de Steffi Graff, agora é a vez do fisco alemão perseguir o atual bicampeão mundial de F-1, Michael Schumacher. O piloto poderia estar fazendo sonegação fiscal de seus rendimentos. O empresário do piloto alemão, Willi Webber, também é outro que está na mira do “Leão” alemão...


No desenvolvimento do motor V-10 que usará este ano, Michael Schumacher tentou simular um GP esta semana. O motor estourou depois de algumas voltas. Vai ser uma dureza até iniciar a temporada...
 

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