quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FLYING LAPS – JANEIRO DE 2012

            O mês de janeiro já foi, então é hora de darmos algumas notas sobre alguns dos acontecimentos do mundo da velocidade neste primeiro mês do ano. Uma boa leitura para todos...

O alemão Adrian Sutil ficou com a vida um pouco complicada este ano. Além de perder o lugar na Force Índia, que preferiu efetivar Nico Hulkenberg, Sutil ainda perdeu a disputa por um lugar na equipe Williams, que assinou com Bruno Senna. E como desgraça pouca é bobagem, ainda foi julgado pelo incidente ocorrido envolvendo o piloto e o empresário Eric Lux, ocorrido na noite de 17 de abril do ano passado em uma boate em Xangai, por ocasião do GP da China. Acabou condenado a 18 meses de cadeia, mas vai poder cumprir em liberdade condicional, além de ter tomado uma multa de 200 mil euros. Isso para não mencionar que a condenação, mesmo sem ir para a cadeia, pega mal na reputação do piloto, o que deve prejudicar algumas de suas negociações para pilotar em alguns times e/ou categorias...E outro rescaldo foi o fim de sua amizade com Lewis Hamilton, que estava na boate no momento do incidente, e teria sido chamado por Sutil para testemunhar o julgamento. Mas, de última hora, Hamilton alegou problemas de agenda, e não foi ao julgamento. Isso deixou Sutil bem ressentido, a ponto de ter chamado o campeão de F-1 de 2008 de covarde. Definitivamente este ano não deixará saudades para o piloto alemão...


Oswaldo Negri venceu no último dia 29 a edição deste ano das 24 Horas de Daytona, prova da categoria endurance, realizada no famoso circuito de Daytona, na Flórida, Estados Unidos. Correndo ao lado dos pilotos A.J. Allmendinger, John Pew e Justin Wilson, Negri se tornouo 3° piloto brasileiro a vencer a renomada corrida. Raul Boesel foi o primeiro representante do Brasil a vencer a corrida, em 1988, em parceria com Martin Brundle, Jan Lammers e John Nielsen, ao volante de um Jaguar XJR-9. Depois, em 2004, foi a vez de Christian Fittipaldi, tendo como companheiros Terry Borcheller, Forest Barber e Andy Pilgrim, pilotando um Pontiac Doran JE4. O carro pilotado por Negri foi um Ford Riley MKXXVI. Esta foi a 50ª edição das 24 Horas de Daytona, que tiveram sua primeira edição realizada em 1962. A corrida usa a maior parte da pista oval usada tradicionalmente pela Nascar, e um trecho misto na parte interna do autódromo. Os vencedores percorreram um total de 761 voltas. Outros brasileiros também tiveram um bom desempenho na prova: Felipe Nars, correndo junto com Jorge Goncalvez, Michael McDowell e Gustavo Yacama, terminaram em 3° lugar, a 49s439 dos vencedores. A equipe formada por Ryan Dalziel, Lucas Luhr, Allan McNish, Alex Popow e Enzo Potolicchio ficou com a segunda colocação, a apenas 5s198, uma diferença apertada em se tratando de uma prova deste tipo. Christian Fittipaldi e seu grupo, com 3 voltas de desvantagem, ficaram com a 5ª colocação.


Com a contratação de Bruno Senna, oficialmente resta apenas uma vaga ainda disponível para completar o grid da Fórmula 1 em 2012: a de segundo piloto na equipe Hispania. A equipe, porém, diz que não tem pressa para escolher quem será o companheiro de Pedro de La Rosa. Em contrapartida, existem rumores de que a vaga de Jarno Trulli na Caterham pode acabar nas mãos de Vitaly Petrov, que diz ter feito negociações e que em breve anunciaria novidades. Até o fechamento deste texto, ainda não havia nada de novo, mas é certo que os rublos de patrocínio que poderiam ser trazidos pelo piloto russo ajudariam muito a melhorar o orçamento da escuderia, e se for preciso “rifar” Trulli por isso, não seria nenhuma novidade na categoria...


O francês Stéphane Peterhansel escreveu definitivamente seu nome na história do rali Dacar. Aos 46 anos, ao vencer a edição 2012 da prova off-road mais famosa do mundo, averbou seu 10° título na história do rali, sendo 6 deles conquistados na categoria motos, e os 4 restantes na categoria carros, onde passou a competir nos últimos anos. Seu primeiro triunfo foi em 1991, pilotando para a Yamaha. Ele repetiu a conquista nos anos de 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998. Nos anos de 2004, 2005 e 2007, guiando um Mitsubishi, foi aumentando sua coleção de troféus, que ganhou mais um exemplar com a vitória deste ano. E ele avisa que estará novamente presente ao Dacar em 2013. Os concorrentes que se preparem...


 E o Mundial de Rali começou o ano de 2012 do mesmo jeito que terminou 2011: com Sébastian Loeb na frente. O atual campeão da categoria venceu o Rali de Monte Carlo, primeira etapa do campeonato deste ano, e inicia sua batalha por mais um título este ano. A próxima etapa é nos dias 9 a 12 de fevereiro, o Rali da Suécia, disputado na neve. Mas, se acham que isso vai parar o atual campeão, podem ir tirando a rena da nevasca... 


Apesar de Bernie Ecclestone confirmar a realização da prova de F-1 no calendário deste ano, a situação no Bahrein ainda inspira cuidados. Tanto que o governo dos Estados Unidos emitiu até um alerta para que seus cidadãos que porventura estejam no pequeno país do Golfo Pérsico a evitarem qualquer confusão e manifestação, sob a justificativa de que a situação pode sair facilmente de controle. No ano passado, o dirigente da FOM já teve de engolir o cancelamento da corrida, e certamente não vai deixar que isso aconteça novamente, ainda mais porque os árabes são uns dos poucos organizadores de GPs que estão aceitando sem pestanejar as taxas absurdas para realização de corridas imposto por Ecclestone, que aparentemente não está nem aí para o restante da situação econômica mundial...


 Numa declaração pra lá de previsível, Flavio Briatore disse que a Ferrari só terá chances de disputar o título se focar completamente suas forças em Fernando Alonso. Para o ex-dirigente de equipe, e empresário do piloto espanhol, não se poderia esperar uma afirmação diferente. E ainda deu uma indireta sobre a situação de Felipe Massa, dizendo que o brasileiro deve se ater aos objetivos da equipe e colaborar da melhor maneira para isso, trabalhando em harmonia com Alonso. Falou o óbvio, claro. Ficaria curioso em saber o que ele diria se acabasse acontecendo algo que colocasse Alonso na posição inversa da que ele está hoje no time italiano. Duvido que diria algo no mesmo tom. Felipe Massa que se cuide, pois a Ferrari já anda lhe dando “ultimatos” em profusão recentemente, e não precisa de mais insinuações de alguém como Briatore...


 A equipe Dale Coyne, um dos mais modestos da Indy Racing League, anunciou em janeiro que competirá com os novos motores turbo da Honda nesta temporada. Até o momento, a fábrica japonesa tem 5 times acertados para correr com seus novos propulsores V-6 turbo. Chip Ganassi, Foyt, Enterprises, Rahal/Letterman/Lanigan, e a Sam Schmidt, são os demais times já confirmados com os motores nipônicos até o momento.


Desempregado desde que a equipe Newmann-Hass fechou no fim do ano passado, o espanhol Oriol Servia acertou sua participação no campeonato deste ano da IRL com a equipe Dreyer & Reinbold. A direção da equipe confirmou que o piloto espanhol de 37 anos terá papel fundamental na liderança do time e em acertar o novo equipamento, como o novo chassi Dallara DW12, e os novíssimos motores V-6 turbo da Lótus, fabricados por John Judd. Bia Figueiredo, que competiu pelo time no ano passado, procura vaga para competir este ano...

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