quarta-feira, 16 de outubro de 2019

HAVOC SERIES – AS PANCADAS DE TALLADEGA!


            Depois de um longo e tenebroso inverno, volto com uma nova postagem da Havoc Series, trazendo alguns vídeos de grandes confusões do mundo da velocidade. E já que estamos no ritmo dos playoffs da Stock Car dos Estados Unidos, a famosa Nascar, nada como relacionar alguns vídeos dos famosos “big ones”, como são chamados os acidentes envolvendo inúmeros carros na pista de corrida. E com um palco bem tradicional no calendário da categoria, a pista de Talladega, considerada um dos circuitos ovais mais velozes do mundo.
            Conhecido como Talladega Superspeedway, o circuito, localizado ao norte da cidade de Talladega, no Estado do Alabama, é uma pista trioval de 4,281 km de extensão. Devido à inclinação de suas curvas, que possuem um raio mais suave que a pista de Pocono, as velocidades dos carros da Nascar constantemente superam os 320 Km/h nas corridas da Sprint Cup, a categoria principal da Nascar. Tanta velocidade, e o fato dos carros andarem muito próximos uns dos outros, contudo, torna tudo um prato cheio quando alguém acaba tocando no carro de algum outro competidor, ou simplesmente derrapa, leva um empurrão, ou simplesmente acaba acertando o muro. Aí, então, pode virar um deus nos acuda, com vários carros colidindo, e até capotando. E temos o famoso “big one”.
            Mas Talladega já tem histórias de acidentes e outros fatos meio estranhos que foram suficientes para muitos considerarem a pista até amaldiçoada. Histórias antigas falam do chefe de uma tribo indígena que teria morrido por ter caído de seu cavalo durante uma competição. E em 1973, durante as 500 Milhas de Talladega, um piloto morreu após sofrer um acidente e sofrer um ferimento que muitos não conseguiram entender como pode causar a morte do piloto, por não ter sido grave. E ainda teve até o caso de um piloto, na mesma prova, que simplesmente abandonou a carreira de piloto durante a competição, alegando ter ouvido “vozes” em sua cabeça para parar ali mesmo. E será que os famosos “big ones” que vemos nas corridas seriam derivados de algum poder sobrenatural, então? Vamos ver agora algumas destas confusões, com vários pilotos se envolvendo nas rodadas e batidas. E felizmente, as maiores vítimas costumam ser os mecânicos, que depois de toda a confusão, tem a tarefa, muitas vezes pra lá de ingrata, de tentarem reconstruir os carros batidos. Eles devem ficar mesmo muito felizes quando os pilotos acabam com seus carros, voluntária ou involuntariamente.
            Neste primeiro vídeo, postado no You Tube pelo usuário Aric10AlmirolaFan, veremos uma compilação de vários acidentes ocorridos entre 2005 e 2015, com direito a algumas capotagens que até dão medo, mas que felizmente não causaram maiores ferimentos aos pilotos, além de sustos nos torcedores, e muita raiva nos coitados dos mecânicos, obviamente. Podem conferir a ação destruidora dos pilotos em ação na alta velocidade de Talladega:



O vídeo seguinte, postado no You Tube pelo usuário BadLuckScott faz uma pequena compilação das confusões que tivemos na corrida de Talladega deste ano. E olhe que as coisas foram até animadas nas batidas, onde até mesmo entrar nos boxes podia ser algo complicado. Novamente, muitos carros precisaram de sessões extras de funilaria e mecânica depois de alguns rolos na pista. Diversão garantida para muitos torcedores, e muito trabalho novamente para os mecânicos que certamente devem ter perdido algumas noites de sono só de imaginar a trabalheira para remontar, quando é possível, alguns destes carros. Confiram:



O próximo vídeo, de autoria de DietDewHunter88, postado no You Tube, é mais uma bela compilação das confusões que Talladega já viu em várias provas da Nascar e suas subcategorias, como a Truck Series, em seu traçado. Costuma-se dizer que “big ones” são como coração de mãe: tem sempre lugar para mais um, e acreditem, sempre pode ter mais gente do que se imagina, a ponto até mesmo de algumas corridas acabarem por ali mesmo, diante da falta de competidores sobreviventes na pista. É preciso uma grande dose de sorte para escapar de se envolver em um destes acidentes, pois muitas vezes, mesmo possuindo a maior destreza ao volante, é quase impossível escapar da confusão. Podem conferir:



O próximo vídeo é um belo documentário que conta um pouco da história da pista de Talladega, e sobre a corrida de 1969, considerada por muitos, como fala no vídeo, como a “pior corrida da Nascar”. Postado no You Tube pelo usuário S1apSh0es, dá para ativar o recurso de legendas e entender muita coisa ajustando o recurso de tradução para o português. Apreciem a história:



E fechando nossa postagem, mais dois vídeos, compilando as confusões ocorridas nas provas da Nascar em 2017 no Talladega Superspeedway, com muitas pancadas entre os pilotos. Os dois vídeos foram postados no You Tube pelo usuário nascarfan4888JJ. Façam bom proveito e apreciem os encontrões entre os pilotos ao volante de seus bólidos:


Nenhum comentário: