sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

HAVOC SERIES – COMO ERA A FÓRMULA 1 NOS ANOS 1950



            Tendo iniciado suas disputas como campeonato oficial pela FIA em 1950, não demorou para as corridas também terem seus primeiros acidentes entre os competidores. Comparado aos dias de hoje, os carros daquela época pouca ou quase nenhuma proteção ofereciam a seus condutores. Os pilotos nem cinto de segurança usavam, o que tornavam os acidentes potencialmente muito mais perigosos do que já eram. Em caso de batidas, não era difícil que o piloto saísse voando do carro. Some-se a isso às precárias condições de segurança das pistas onde corriam, e pode-se ver que dirigir um bólido naqueles tempos não era apenas questão de talento, mas de coragem, ou em alguns casos, loucura completa, para os padrões de hoje.
            Muitas vidas se perderam nessa aventura, naqueles tempos. Os pilotos eram vistos como super-homens da velocidade, por desafiarem a cada curva, o temerário, as chances de um acidente, que muitas vezes era fatal. Quem sobrevivesse para correr de novo merecia o maior respeito de todos, ou ser tachado de alucinado, por ter alguns parafusos a menos na cabeça, por continuar arriscando o pescoço naquelas condições de segurança. Era o que se tinha à época, e aos poucos, foram sendo introduzidas melhorias, tanto nos carros quanto nos circuitos. Hoje, até se critica o excesso de cuidado em determinadas situações, como nas largadas de provas sob chuva, que para mim, beiram um exagero completo, se formos comparar com corridas que a F-1 já disputou um dia. Não se trata de menosprezar a segurança, mas de não tolerar riscos, a ponto de se temer tanto um acidente, que não se permita correr.
            As corridas são um esporte naturalmente perigoso. E o que torna os pilotos seres “especiais” é sua capacidade de desafiar o perigo ao volante de seus bólidos. Hoje, os cuidados excessivos nesta área dificultam ao público poder ver esta qualidade nos pilotos, devido ao cuidado por vezes obssessivo nas condições de segurança. Não é preciso voltar ao passado, como nos anos 1950, mas um pouco menos de exagero em algumas condições não fariam tanto mal assim. Confiram alguns vídeos, e vejam como era correr na primeira década de existência da F-1, nesta seleção de vídeos postados no You Tube.
            O primeiro vídeo, postado pelo usuário GreatSwitch, mostra uma seleção de cenas raras de acidentes ocorridos nos anos 1950. Não se pode deixar enganar pela velocidade aparentemente baixa dos carros em algumas pistas. Quando ocorria um acidente, senão houvesse nenhum ferimento aos envolvidos, podia ser considerado às vezes até um milagre, pelas condições de segurança existentes. Confiram:



O próximo vídeo mostra um pouco de como eram as competições na época, mostrando até um pouco de algumas outras provas. O vídeo é de autoria do usuário AutomotiveDreams:



O próximo vídeo mostra um pequeno review do primeiro campeonato da F-1 em 1950, com várias imagens raras de como eram as corridas naqueles tempos. O vídeo foi postado pelo usuário ArgentinianGamer:



O vídeo seguinte traz um review bem mais completo do Grande Prêmio da França de 1950, disputado no circuito de Reims, com uma boa descrição de tudo o que ocorreu naquele fim de semana, na corrida que foi vencida por Juan Manuel Fangio, ao volante da Alfa Romeo. O argentino, que se tornaria nos anos seguintes pentacampeão mundial, terminou o ano como vice-campeão, apenas 3 pontos atrás de Giuseppe Farina, também da Alfa Romeo, o primeiro campeão mundial da história da F-1. Confiram o vídeo, postado pelo usuário JordanPeugeot1997:



O vídeo seguinte, postado pelo usuário Domingos Iorio, é uma coletânea de fotos do primeiro Grande Prêmio de F-1 da história, em 13 de maio de 1950, em Silverstone, com presença, inclusive da família real britânica, em um local que quase é risível as condições, se comparadas às que encontramos nos autódromos hoje em dia. Mas, era o início de tudo, então, fica ainda mais interessante ver como as coisas começaram, para evoluírem até o que temos hoje em dia. Aproveitem:


Bom, com isso, encerro mais esta postagem no blog. Um bom proveito para todos, e em breve trago mais uma seleção de vídeos por aqui. Bom divertimento!

Nenhum comentário: