Continuando a trazer uma seleção de
vídeos dos tempos antigos da F-1, a postagem de hoje trará um apanhado de
vídeos bem grandes, com GPs da história da F-1, bem completos, para poderem ver
como eram as disputas naqueles tempos. De certo modo, muita coisa era melhor do
que hoje, antigamente, mas nem tudo. Algumas corridas eram de fato memoráveis,
mas muitas também eram chatas, e até sem graça, diante do domínio de algumas
equipes em suas respectivas épocas. Mas o que ninguém pode negar é que os carros
de antigamente, em que pesem suas condições de segurança por vezes pífia, se
comparados aos dias de hoje, possuíam muito mais personalidade, permitindo sua
identificação por parte dos aficionados com muito mais facilidade do que nos tempos
atuais. Confiram então esta seleção de vídeos de hoje, e continuem a curtir um
pouco mais dos tempos áureos da Fórmula 1.
O
primeiro vídeo, postado pelo usuário zarniwup123 no You Tube, mostra o Grande Prêmio
do Japão de 1977. Foi a segunda corrida realizada no Japão, na pista do Fuji
Speedway, que havia estreado no calendário da categoria máxima do automobilismo
no ano anterior. Desta vez, não houve a chuva torrencial de 1976, que acabou
deixando a corrida caótica, e consagrou James Hunt como campeão. A pole foi de
Mario Andretti, com a Lotus, mas o piloto acabou abandonando ainda na primeira
volta, em virtude de uma colisão. James Hunt, que largou em 2º lugar, rumou
para a vitória, a sua 3ª na temporada. O título já havia sido decidido muito
tempo antes, e Niki Lauda, bicampeão, abandonara a Ferrari, para fúria do
Comendador, mas também um desabafo do piloto austríaco às críticas recebidas
por parte dos torcedores de que havia se tornado um covarde por sua decisão de
abandonar a corrida nipônica no ano anterior, o que entregou o título a Hunt.
Lauda mostrou que não era bem assim. Dos 24 carros que largaram em Fuji em
1977, apenas a metade cruzou a linha de chegada. Hunt venceu com mais de 1 minuto
de vantagem para Carlos Reutemann, da Ferrari, com Patrick Depailler, da
Tyrrel, fechando o pódio, com apenas 4s de atraso para o piloto argentino da
Ferrari. A prova teve 73 voltas, com Jody Schekter, da Wolf, anotando a melhor
volta da corrida, com 1min14s3, terminando em 10º lugar, a 2 voltas do
vencedor. Confiram:
O
próximo vídeo, também sobre a temporada de 1977, é sobre o Grande Prêmio do
Brasil daquele ano, quando a prova foi vencida por Carlos Reutemann, da Ferrari.
Reutemann cruzou a bandeirada, após as 40 voltas da corrida – era o circuito original
de Interlagos, lembrem-se, com cerca de 10s de vantagem para James Hunt, da
McLaren. Com quase 1min48s de atraso, Niki Lauda completou o pódio com a outra
Ferrari. A vitória colocava Reutemann na liderança do campeonato, uma vez que
Lauda e Hunt marcaram nesta corrida seus primeiros pontos na temporada. Na
primeira corrida, a vitória havia sido de Jody Schekter, com a surpreendente
Wolf. No decorrer do campeonato, Lauda deslancharia com a Ferrari, enquanto
Hunt enfrentava muitos problemas de confiabilidade com a McLaren, e nem
chegaria perto de disputar o título. A Wolf perdeu parte do fôlego inicial, mas
levaria Schekter ao vice-campeonato. Naquela prova em Interlagos, o circuito
paulistano foi duro com os competidores: apenas 7 dos 22 pilotos que largaram
receberam a bandeirada, com apenas os três primeiros terminando na volta do
vencedor. O 4º colocado, Émerson Fittipaldi, apesar do bom resultado com sua
equipe, a Copersucar, finalizou com mais de 1 volta de desvantagem para
Reutemann, prenunciando outro ano de muitas dificuldades para a equipe
brasileira. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário SpeedMerchants, e tem
como atrativo a narração de Luciano do Valle. Confiram:
O
próximo vídeo, postado pelo usuário Serge Didier dSP no You Tube, mostra o
Grande Prêmio da França de 1973, disputado no circuito de Paul Ricard. A
corrida, com 54 voltas, foi vencida por Ronnie Peterson, da Lotus, com François
Cévert, da Tyrrel, em 2º lugar, com cerca de 41s de desvantagem. Carlos Reutemann,
então na Brabham, fechou o pódio em 3º. Jackie Stewart, com a Tyrrel, largou na
pole-position, mas acabou terminando apenas em 4º, a quase 47s de desvantagem
para Peterson. Dennis Hulme, com a McLaren, fez a volta mais rápida, com
1min50s99. Émerson Fittipaldi, então na Lotus, acabou abandonando a corrida, em
virtude de um acidente. Nada menos que 28 pilotos largaram, mas 12 ficaram pelo
meio do caminho, com apenas 16 competidores a receberem a bandeirada de chegada,
sendo Wilson Fittipaldi, da Brabham, o último na pista, fechando a corrida com
4 voltas de desvantagem para o piloto sueco da Lotus. José Carlos Pace,
correndo pela Surtess, foi apenas um pouco melhor, terminando em 13º, com 3
voltas a menos. Confiram a corrida:
Com
isso, fecho a seleção de vídeos desta postagem. São menos vídeos do que o de
costume, mas levando-se em consideração o tamanho de cada um deles, a diversão
e o entretenimento estão garantidos por algumas horas, ainda mais para se ver
as condições das pistas e como eram as corridas naqueles tempos. Um bom
divertimento a todos, e em breve, trago mais alguns vídeos interessantes por
aqui. Até!
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