quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ARQUIVO PISTA & BOX – MARÇO DE 1998 – 13.03.1998



            Saudações a todos os leitores. Hoje trago novamente um de meus antigos textos, e este foi publicado no dia 13 de março de 1998, e o assunto abordado era a expectativa sobre o campeonato da F-CART daquele ano, que começava cheio de esperanças de vermos um desafio mais equilibrado contra a equipe Chip Ganassi, campeã nos dois anos anteriores, com Jimmy Vasser e Alessandro Zanardi. Havia boas expectativas, e até houve boas disputas e corridas, mas no final, a Ganassi, e especialmente Zanardi, mostrariam sua força, e o italiano seria bicampeão da categoria, e tentaria refazer sua imagem na F-1 no ano seguinte.
            De quebra, entre os pilotos estreantes naquele ano, os brasileiros Tony Kanaan e Hélio Castro Neves, que anos depois migrariam para a IRL, onde estão até hoje, praticamente 20 anos depois. Quem também estreava na competição era um certo escocês chamado Dario Franchiti, que muitos anos depois se tornaria tetracampeão da Indy Racing League. Naquele ano, Michael Andretti e Bobby Rahal ainda eram pilotos, e hoje ambos são donos de equipes. Bom, Rahal já era dono de seu próprio time, que estreara em 1992 com vitória do próprio, no que foi o único campeonato ganho pela escuderia Rahal. De quebra, o calendário da Indy Lights de 1998, e algumas notas rápidas sobre a F-CART. Aproveitem o texto, e em breve trago mais colunas antigas por aqui...

O MUNDO DOS OVAIS

            Mais velocidade neste domingo. Agora é a F-CART que dá a largada para o seu campeonato de 1998. E, como não poderia deixar de ser, mais uma vez a categoria mostra muito boas perspectivas para este ano. Fica a dúvida de como a equipe Chip Ganassi, campeã de 96 e 97, irá se comportar nesta temporada. Alessandro Zanardi, o atual campeão, e Jimmy Vasser, seu companheiro de equipe e campeão de 96, conseguiram excelentes resultados nos testes feitos até agora, dando a entender que a concorrência terá de suar muito para batê-los novamente.
            E vontade para isso é o que não falta. As maiores ameaças ao poderio da Chip Ganassi vêm de dois times, principalmente: a Walker, que foi vice-campeã de 97 com Gil de Ferran, vem mais do que preparada para abater a equipe campeã neste ano. O piloto brasileiro obteve excelentes marcas nos testes, comprovando ter um carro muito bom para o campeonato. A outra ameaça potencial é a Newmann-Hass. Michael Andretti e Christian Fittipaldi fizeram muitos testes desde a última etapa do campeonato do ano passado até agora, e o novo carro Swift/Ford mostrou-se incrivelmente rápido em todos os circuitos onde o time treinou. Os problemas mecânicos surgidos em 97, ano de estréia do chassi Swift, não deverão se repetir com a mesma freqüência nesta temporada.
            Mas entre os brasileiros, há mais 2 pilotos com bom potencial para o campeonato. Maurício Gugelmim, da PacWest, terminou o campeonato de 97 com a cotação em alta, o mesmo valendo para sua equipe. Já André Ribeiro teve a sua chance de subir para um time de ponta em definitivo, sendo agora piloto da Penske, o melhor time da categoria. Só há um problema mais crônico para ambos: o novo motor Mercedes, derivado de seu similar utilizado na F-1. O problema é que, enquanto os motores de F-1 que equipa a McLaren mostram perfeito funcionamento, como atestou a dobradinha da equipe de Ron Dennis na Austrália, o motor desenvolvido para a F-CART ainda apresenta diversos problemas de gerenciamento eletrônico. E, até estes problemas serem sanados, os times da Mercedes podem enfrentar problemas adicionais nas primeiras etapas do certame. A PacWest preferiu se prevenir e vai correr as etapas iniciais, em Miami e Motegi, com os carros e motores utilizados em 97. Como o motor ainda não atingiu a confiabilidade necessária, e como o motor de 98 não se encaixa no carro do ano passado, o time de Bruce McCaw preferiu conseguir uma performance mais discreta, porém mais segura, do que ficar com ambos os carros pelo caminho nas duas corridas.
            Temos dois brasileiros estreantes na categoria: Tony Kanaan, campeão da Indy Lights no ano passado, é o único piloto da equipe Tasman; já Hélio Castro Neves, vice-campeão da categoria de acesso, será o único piloto da equipe Bettenhausen, onde terá a consultoria técnica de Émerson Fittipaldi. Ambos têm bom suporte técnico de suas escuderias, e mesmo admitindo que o ano é de aprendizado, poderão fazer bonito em diversas etapas.
            O último brasileiro na categoria é Roberto Moreno, que irá disputar as etapas iniciais em ovais como piloto da equipe Project Indy no lugar de Christian Danner. Para disputar o restante do campeonato, Moreno ainda terá de arranjar patrocínio.
            A equipe Green dobrou seu efetivo, assim como a Forsythe. Greg Moore terá a companhia do piloto-revelação de 97, Patrick Carpentier. Já a Green trocou seu piloto Parker Johnstone por Paul Tracy e ainda chamou Dario Franchiti para ser o segundo piloto do time no campeonato.
            A equipe Hogan terá seu único carro confiado ao finlandês J.J. Letho, que tenta dar a volta por cima depois de sua pífia passagem pela Benetton em 1994 na F-1. Já Bobby Rahal, proprietário da Rahal Racing, afirma que este será seu último ano como piloto. Seu time conta ainda com Bryan Herta, um piloto considerado de bom potencial.
            Ainda temos a Patrick Racing, com Scott Pruett e Adrian Fernandez, tentando se firmar como time de ponta. Do restante, nem vale a pena comentar, pois não terão muitas chances de aparecer. Mas, poderosos ou não, todos têm um único objetivo em mente: vencer a Ganassi. E o primeiro round é neste domingo, em Miami, no complexo de Homestead, que foi reformado para melhorar o traçado oval, que agora tem um formato mais redondo, o que irá permitir maiores disputas e ultrapassagens. Pode-se até dizer que é outro circuito, se comparado com o traçado que sediou a corrida em 97. E, para o fim do mês, outro circuito fará sua estréia no campeonato: Motegi, no Japão. Preparem-se, fãs da velocidade! Chegou a vez dos circuitos ovais da F-CART, e os motores já começaram a roncar...

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