Em
mais uma postagem trazendo uma de minhas antigas colunas, trago hoje a que foi
publicada em 6 de março de 1998, e o assunto principal era o início de mais um
campeonato da Fórmula 1, que prometia muito naquela temporada. Todo mundo
chegara a Melbourne com expectativas de bons duelos, entre a favorita Williams,
campeã do ano anterior; a sempre desafiante Ferrari, apesar das incógnitas; e a
McLaren, que havia assombrado o pessoal nos testes, mas todo mundo achava que
poderia ser fogo de palha, para tentar desestabilizar o pessoal e se mostrar um
pouco.
Bom,
a corrida até que teve alguma emoção, mas essa ficou restrita ao pelotão
secundário. A McLaren massacrou a concorrência naquele ano. A Williams não
mostrava mais a mesma força do ano anterior, e a Ferrari só deu algum trabalho
porque Michael Schumacher era o melhor piloto do grid, mas o time de Maranello
ficaria ainda na fila por mais algum tempo. E a Finlândia teria o seu segundo
piloto campeão mundial naF-1: Mika Hakkinen, após o título solitário de Keke
Rosberg em 1982.
Fiquem
agora com o texto, e em breve, como sempre, trago mais colunas antigas por
aqui. Boa leitura a todos...
DE VOLTA ÀS EMOÇÕES
Finalmente, é
chegada a hora de ser dada a largada de mais uma temporada da Fórmula 1. Depois
de alguns meses de jejum e descanso merecido, é hora de recomeçar a maratona do
campeonato, começando pela etapa que será disputada na passagem de sábado para
domingo, horário de Brasília, mas que já será na tarde de domingo no circuito
montado no Albert Park, em Melbourne.
Ano
passado, todo o pessoal da F-1 desembarcou aqui com a certeza de que a Williams
seria a favorita do campeonato. Sobrava a expectativa de uma disputa mais
equilibrada por parte dos demais times da categoria. E a corrida, por um acaso
da sorte, ou melhor, da maluquice de Eddie Irvinne, que acabou tirando Jacques
Villeneuve da prova na largada, foi relativamente boa, e pudemos ver a McLaren
voltar às vitórias, de onde andava ausente desde aqui mesmo, em 1993, quando o
GP ainda era disputado em Adelaide, em prova vencida por Ayrton Senna, que se
despedia do time de Ron Dennis.
Agora,
a expectativa é diferente. A Williams ainda é considerada favorita, mas ninguém
sabe se isso vai se confirmar. Os excelentes testes obtidos pela McLaren, mais
a incógnita quase absoluta da performance da nova Ferrari, aliada à renovação
da Benetton, ajudaram a colocar mais lenha na fogueira. Todos chegaram a
Melbourne no início da semana com a pulga atrás da orelha, intrigados com a
real performance dos times de ponta da F-1. Eu também estou ouriçado para ver o
que vai acontecer, se bem que, quando esta coluna estiver sendo lida, já terão
transcorrido os treinos livres de sexta-feira aqui na Austrália. E ainda assim,
estes treinos ainda podem dar uma falsa idéia do que esperar. Só o treino
classificatório, que pelo horário do Brasil será hoje à noite, poderá
solucionar a dúvida de 9 entre 10 pessoas ligadas ao circo da categoria,
incluindo além do pessoal das equipes, jornalistas, fotógrafos, e
telespectadores.
Além
da emoção que a disputa de pista trará, é bom retornar ao clima dos Grandes
Prêmios. Ao fim de temporada, todos já estão até de saco cheio com a tensão de
um GP, mas depois de alguns meses, todo mundo já está mais do que pronto para
encarar tudo novamente. Felizmente, nos primeiros GPs da temporada, apesar do
clima de competição e disputa já estarem a todo vapor, a tensão do pessoal
ainda não está em ponto extremo, e dá para curtir mais o clima de uma corrida.
Isso é algo que deve durar até o GP da Argentina, 3ª prova do campeonato. A
partir de Ímola, quando estréia a fase européia do calendário, é que a tensão e
o clima devem pegar fogo e a guerra da competição ser declarada entre todo
mundo e contra todos. Pode parecer exagero, mas há situações pesadas mesmo
neste meio, e é bom estar preparado para encarar muita barra pesada.
Só
uma coisa não ficou totalmente amainada desde o último GP de 1997: a rivalidade
Michael Schumacher-Jacques Villeneuve. Os dois estão em ponto de bala desde a
“fechada” que o bicampeão alemão deu no canadense em Jerez de La Fronteira ano passado.
Jacques andou trocando várias farpas com o piloto alemão. Já Schumacher, com
sua postura germânica fria, poderia ser considerado um tremendo cara de pau, em
virtude de algumas declarações onde tenta se redimir dos atos que foram mais do
que intencionais. Nem vale a pena recordar estas declarações, que estão mais
para briguinhas de estudantes colegiais do que para pilotos de uma categoria
automobilística de prestígio internacional.
Bem,
chega de fazer declarações por enquanto. É hora de apreciar o ronco dos
motores, as disputas de curva, freadas, ultrapassagens, pit stops, e tudo o
mais. A F-1 está de volta!
CALENDÁRIOS 98: F-CART
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
|
PISTA
|
15.03
|
GP de Miami
|
Homestead Motorsport Complex
|
Oval
|
29.03
|
GP do Japão
|
Twin Ring Motegi (Japão)
|
Oval
|
05.04
|
GP de Long Beach
|
Long Beach
|
Urbano
|
26.04
|
225 Milhas de Nazareth
|
Pensylvania International Speedway
|
Oval
|
10.05
|
Rio 400
|
Émerson Fittipaldi Speedway (Brasil)
|
Oval
|
23.05
|
GP de Madison
|
Madison
|
Oval
|
31.05
|
200 Milhas de Milwaulkee
|
Milwaukee Mile
|
Oval
|
07.06
|
GP de Detroit
|
Belle Isle Park
|
Urbano
|
21.06
|
GP de Portland
|
Portland International Raceway
|
Misto
|
12.07
|
GP de Cleveland
|
Burke Lakefront Airport
|
Misto
|
19.07
|
GP de Toronto
|
Exhibition Place (Canadá)
|
Urbano
|
26.07
|
US 500
|
Michigan International Speedway
|
Oval
|
09.08
|
200 Milhas de Mid-Ohio
|
Mid-Ohio Sports Car
Course
|
Misto
|
16.08
|
200 Milhas de Road America
|
Elkhart Lake
|
Misto
|
06.09
|
GP de Vancouver
|
Concorde Pacific Place (Canadá)
|
Urbano
|
13.09
|
GP de Laguna Seca
|
Laguna Seca Raceway
|
Misto
|
04.10
|
GP de Houston
|
Houston
|
Urbano
|
18.10
|
GP da Austrália
|
Surfer’s Paradise (Austrália)
|
Urbano
|
01.11
|
500 Milhas da
Califórnia
|
California Speedway
|
Oval
|
Mais um brasileiro pode entrar na retaguarda da F-1. Depois de perder a
chance de ser piloto titular na Tyrrel, Tarso Marques tenta ser o piloto de
testes do time nesta temporada. Com a mudança para a British American Racing em
1999, Tarso tenta ter a chance de ser efetivado como titular. Se tudo der
certo, teremos 4 pilotos de testes brasileiros na categoria este ano. Ricardo
Zonta está garantido na McLaren. Max Wilson estará na Williams. Marcelo
Battistuzzi segurará as pontas na Prost...
Circulam fofocas de que a McLaren resolveu fazer alguns testes em Paul Ricard e teria
conseguido andar meio segundo mais rápido que os carros da Williams. Vamos
descobrir a verdade hoje à noite, pelo horário do Brasil...
Mais um piloto brasileiro garantiu seu lugar na Indy Lights: Felipe
Giaffone, que já disputou algumas provas na categoria em 1996, junto com seu
irmão Zeca, agora retorna na equipe Conquest. Zequinha, contudo, não deverá
retornar a correr na categoria...
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