quarta-feira, 4 de maio de 2016

FLYING LAPS - ABRIL DE 2016



            E o mês de abril já se foi, e estamos entrando em maio. Mais alguns campeonatos deram suas largadas para a temporada 2016, com os pilotos pisando mais fundo no acelerador do que nunca, iniciando suas batalhas pelo título da temporada de suas respectivas categorias. Como acontece sempre no início de cada mês, é hora de relacionar alguns acontecimentos que ocorreram no último mês, que não tive oportunidade de relatar e comentar devidamente. Por isso, é hora de mais uma sessão da Flying Laps, com notas rápidas de alguns destes acontecimentos ocorridos neste último mês, com os tradicionais comentários. Portanto, uma boa leitura para todos, e no mês que vem tem mais.


A F-3 Européia iniciou seu campeonato de 2016 no primeiro final de semana de abril, na pista de Paul Ricard, em Le Castelet. Na pista, Pedro Piquet, bicampeão da F-3 Brasil, dando seu primeiro passo em terras européias rumo ao sonho de chegar à F-1. Outro brasileiro na parada é Sergio Sette Câmara. No sistema de etapas em rodadas triplas, a vitória na primeira corrida da temporada ficou com o canadense Lance Stroll, da equipe Prema. Ele largou na pole e praticamente dominou a prova inicial do campeonato, mas foi uma vitória dura, pois em 2° lugar chegou o neozelandês Nick Cassidy, seu companheiro de equipe, a menos de 0s8 de diferença. O britânico Jorge Russel, da Hitech, fechou o pódio. Câmara, competindo pela equipe Motopark, largopu em 7°, mas um toque e uma rodada o levaram para o fundo do pelotão, onde terminou apenas em 16°. Pedro Piquet, defendendo a equipe Van Amersfoort, por sua vez, largou em 15°, e fechou a primeira corrida em 11° lugar, sem marcar pontos. A segunda corrida teve vitória do britânico Callum Ilott, secundado por Nick Cassidy, com o chinês Guanyu Zhou em 3° lugar. Dos brasileiros, Sergio Câmara largou em 11°, e conseguiu terminar em 5° lugar, marcando seus primeiros pontos. Pedro Piquet, largando em 18°, terminou em 14°, de novo sem marcar pontos. A terceira corrida do fim de semana foi vencida pelo alemão Maximilian Günther, com Nick Cassidy subindo novamente ao pódio em 2° lugar, com o sueco Joel Eriksson completando o pódio da etapa final da rodada tripla de Paul Ricard. Apesar de ter largado em 10° lugar nesta prova, Sergio Câmara enfrentou problemas e foi apenas o 19° colocado, o último entre os que cruzaram a linha de chegada. Para Pedro Piquet, foi ainda pior: largando apenas em 19°, ele abandonou a corrida após se envolver em um acidente logo na largada, e passou praticamente em branco em seu primeiro final de semana no campeonato europeu.


No terceiro final de semana de abril, a F-3 Européia disputou sua segunda rodada tripla na temporada, desta vez no circuito de Hungaroring, na Hungria. A primeira corrida do fim de semana viu o triunfo de Ralf Aron na travada pista próxima a Budapeste. Niko Kari foi o 2° colocado, com Joel Eriksson logo atrás. Para os brasileiros, sortes distintas nesta primeira prova do fim de semana húngaro: Sergio Câmara largou em 8° e terminou na 7ª posição, novamente marcando pontos; Pedro Piquet, contudo, foi 13°, após largar na 16ª posição. A segunda prova viu uma vitória de ponta a ponta de Maximilian Günther, com Ralf Aron terminando logo atrás, e Guanyu Zhou conquistando novamente um 3° lugar. Sergio Câmara, largando de sua melhor posição até então, em 3° lugar, acabou finalizando em 5°. Pedro Piquet novamente não foi bem: largando em 15°, fechou em 14° lugar. A prova final no Hungaroring viu o triunfo de Ben Barnicoat, com o 2° lugar de Joel Eriksson, e o 3° de Lance Stroll, voltando novamente a subir ao pódio. Para os brasileiros, um dia um pouco melhor: enquanto Sergio Câmara terminou novamente em 5° lugar, após largar em 2° lugar, Pedro Piquet marcou finalmente seus primeiros pontos na competição com o 7° lugar, depois de largar em 14°.


Com o resultado das duas rodadas triplas disputadas até aqui, o alemão Maximilian Günther lidera o campeonato, com 70 pontos, tendo duas vitórias. Logo atrás está o canadense Lance Stroll, com 66 pontos, e uma vitória. Na 3ª colocação vem o sueco Joel Eriksson, com 58 pontos. Nick Cassidy, da Nova Zelândia, ocupa a 4ª posição, com 56 pontos, enquanto Ral Aron tem 55 pontos, e Guanyu Zhou, logo em seguida, 50 pontos. Sergio Câmara é o 9° colocado, com 36 pontos, enquanto Pedro Piquet ocupa a 16ª posição, com 6 pontos. A próxima etapa do campeonato é nos dias 13 a 15 de maio, no circuito de rua de Pau, na França, uma das pistas mais complicadas do calendário, que terá no total, computadas as duas rodadas já disputadas, um total de 10 rodadas triplas, com término para o segundo final de semana de outubro, na pista de Hockenhein, na Alemanha.


Na chegada da F-E à Europa para a fase final do campeonato, Lucas Di Grassi carimbou mais uma vitória na etapa de Paris. O piloto da equipe Audi ABT largou na primeira fila, ao lado do pole Sam Bird, e na freada para a primeira curva, tomou a ponta para não a perder mais até a bandeirada final, o que se mostrou o lance decisivo da corrida, já que o circuito, estreito, tornou complicada a disputa de posições, e foram poucas as ultrapassagens bem-sucedidas durante a corrida. A tarefa de Lucas rumar para a vitória acabou facilitada pelo duelo da dupla da Virgin, Sam Bird e Jean-Éric Vergne, que durou praticamente a corrida inteira. No final, Bird ainda cometeu um erro, permitiu a tomada de sua posição por Sébastien Buemi, e acabou em 6° lugar. Vergne subiu ao pódio na 2ª colocação, espantando um pouco o azar até então na temporada atual. Bruno Senna marcou pontos com o 9° lugar, enquanto Nelsinho Piquet, em outro fim de semana de baixo rendimento de seu carro, abandonou mais uma vez, mostrando que a temporada atual não tem mesmo salvação para ele e seu time, a China Racing. Com o resultado, Lucas Di Grassi abriu 11 pontos de vantagem para Sébastien Buemi, 126 a 115. Sam Bird ainda mantém a 3ª posição na classificação, com 82 pontos, seguido por Jêrome D'Ambrosio, com 64. Com 24 pontos, Bruno Senna é o 12° colocado no campeonato. Na disputa de equipes, a e.dams continua liderando a competição, com 165 pontos, mas a Audi ABT vem chegando rápido, com 158 pontos. A Dragon ocupa a 3ª posição, com 112 pontos, seguida de perto pela Virgin, com 106. A próxima etapa do campeonato será no dia 21 de maio, em Berlin, na Alemanha.


A F-E poderá ter uma baixa em seu calendário na atual temporada: problemas entre agências russa na promoção da corrida de Moscou podem levar ao cancelamento da corrida na capital russa, e em virtude do tempo exíguo, não haveria como providenciar uma etapa de substituição caso isso aconteça. A confirmação do cancelamento da corrida deverá ser anunciado em breve, e em tese, isso poderia ser benéfico para o atual líder do campeonato, Lucas Di Grassi, por representar uma etapa a menos em que seu principal rival, Sébastien Buemi, poderia ter para reverter as posições na classificação do campeonato. Por outro lado, em caso de um eventual azar do brasileiro e sorte do suíço, tudo pode mudar de figura, e uma corrida a menos poderia passar a ser um revés para Di Grassi. Apesar de ser considerado no momento o grande favorito ao título, nada está garantido para Lucas, e não se pode baixar a guarda. E a vantagem que ele tem na pontuação para Buemi, de apenas 11 pontos, é pequena para impedir uma reviravolta no caso de um azar inesperado.


Quem já não teve opção e acabou de perder uma corrida de seu calendário foi a Indycar. A corrida de Boston, que seria realizada em um traçado urbano na cidade, e que estava marcada para o dia 4 de setembro, foi para o vinagre. A direção da categoria não deu maiores detalhes a respeito, bem como não soube informar se haverá alguma corrida substituta no lugar, mas desde o início do projeto da prova citadina em Boston, vários cidadãos se mostravam contrários à realização da corrida nas ruas da cidade, alguns alegando escandalosamente que a corrida iria "destruir" ruas e bairros. Chegaram a formar até uma comissão contra a prova, que obviamente estão comemorando o cancelamento do evento. Trata-se de mais um revés para a direção da categoria, que atualmente parece meio perdida no que tange a conseguir novas provas para o calendário da competição, que certamente ficará com uma corrida a menos nesta temporada, que terá como único ponto positivo a estréia de Road America no calendário, e está marcada para o dia 26 de junho. Bem que eles poderiam olhar para os tempos da F-Indy original e tentar trazer para o calendário pistas como Portland ou Laguna Seca. E alguns tem uma grande saudade de Surfer's Paradise, na Austrália... Alguns mais otimistas adorariam ver os Indycars acelerarem em alguns ovais que atualmente sediam provas da Nascar, como Talladega, ou Daytona, mas infelizmente aí o buraco é bem mais embaixo, e envolve uma disputa bem acirrada com a direção da Stock Car americana, que infelizmente não está a fim de permitir que a categoria de monopostos ganhe terreno em seu quintal...


O francês Simon Pagenaud, da Penske, conquistou sua segunda vitória no campeonato da Indycar este ano, ao vencer a corrida no Alabama, depois de um duelo espetacular com Graham Rahal na parte final da corrida. O francês largou na pole-position e vinha até conseguindo dominar a corrida com relativa tranquilidade, mas na parte final da corrida, seu companheiro Will Power e Graham Rahal começaram a tirar a diferença que os separava de Pagenaud, e na última rodada de pit stops, o piloto da rahal assumiu o 2° lugar, e partiu para cima do líder da corrida, e numa dividida de curva, Rahal assumiu a liderança, com Pagenaud escapando de leve, após um toque com o rival. Mas a disputa não acabou por aí: Simon também partiu para o ataque, e quando ambos encontraram Jack Hawksworth de retardatário pela frente. O piloto da Foyt se embananou na disputa de posição na pista, e acabou sendo tocado por Rahal, que perdeu parte do bico do seu carro no toque com o inglês. Pagenaud agradeceu a lambança e retomou a liderança para não mais perdê-la. Para sorte de Graham, Will Power e Josef Newgarden, que haviam começado a batalhar duro pela 3ª posição, ficaram bem para trás, a ponto de o americano ainda conseguir cruzar em 2° lugar, mesmo com seu carro perdendo rendimento após o toque com Hawksworth. Will Power fechou o pódio em 3°, enquanto Newgarden, que vencera na pista de Barber no ano passado, fez outra excelente corrida no circuito. Scott Dixon acabou tocado na largada e caiu para as últimas posições, terminando em 10° após uma corrida de recuperação. Quem também acabou caindo lá para trás foi Juan Pablo Montoya, que entretanto, conseguiu se recuperar esplendidamente na prova, terminando em 5° lugar. Hélio Castro Neves foi o 7° colocado, seguido por Tony Kanaan em 8°. A próxima etapa do campeonato é o GP de Indianápolis, marcada para o dia 14 de maio, e que será disputada no traçado misto do Indianapolis Motor Speedway, antecedendo a principal prova do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, que terão sua 100ª edição neste ano.
 



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