E
o mês de abril já se foi, e estamos entrando em maio. Mais alguns campeonatos
deram suas largadas para a temporada 2016, com os pilotos pisando mais fundo no
acelerador do que nunca, iniciando suas batalhas pelo título da temporada de
suas respectivas categorias. Como acontece sempre no início de cada mês, é hora
de relacionar alguns acontecimentos que ocorreram no último mês, que não tive
oportunidade de relatar e comentar devidamente. Por isso, é hora de mais uma
sessão da Flying Laps, com notas rápidas de alguns destes acontecimentos ocorridos
neste último mês, com os tradicionais comentários. Portanto, uma boa leitura
para todos, e no mês que vem tem mais.
A F-3
Européia iniciou seu campeonato de 2016 no primeiro final de semana de abril,
na pista de Paul Ricard, em Le Castelet. Na pista, Pedro Piquet, bicampeão da
F-3 Brasil, dando seu primeiro passo em terras européias rumo ao sonho de
chegar à F-1. Outro brasileiro na parada é Sergio Sette Câmara. No sistema de
etapas em rodadas triplas, a vitória na primeira corrida da temporada ficou com
o canadense Lance Stroll, da equipe Prema. Ele largou na pole e praticamente
dominou a prova inicial do campeonato, mas foi uma vitória dura, pois em 2°
lugar chegou o neozelandês Nick Cassidy, seu companheiro de equipe, a menos de
0s8 de diferença. O britânico Jorge Russel, da Hitech, fechou o pódio. Câmara,
competindo pela equipe Motopark, largopu em 7°, mas um toque e uma rodada o
levaram para o fundo do pelotão, onde terminou apenas em 16°. Pedro Piquet,
defendendo a equipe Van Amersfoort, por sua vez, largou em 15°, e fechou a
primeira corrida em 11° lugar, sem marcar pontos. A segunda corrida teve
vitória do britânico Callum Ilott, secundado por Nick Cassidy, com o chinês Guanyu
Zhou em 3° lugar. Dos brasileiros, Sergio Câmara largou em 11°, e conseguiu
terminar em 5° lugar, marcando seus primeiros pontos. Pedro Piquet, largando em
18°, terminou em 14°, de novo sem marcar pontos. A terceira corrida do fim de
semana foi vencida pelo alemão Maximilian Günther, com Nick Cassidy subindo
novamente ao pódio em 2° lugar, com o sueco Joel Eriksson completando o pódio
da etapa final da rodada tripla de Paul Ricard. Apesar de ter largado em 10°
lugar nesta prova, Sergio Câmara enfrentou problemas e foi apenas o 19°
colocado, o último entre os que cruzaram a linha de chegada. Para Pedro Piquet,
foi ainda pior: largando apenas em 19°, ele abandonou a corrida após se
envolver em um acidente logo na largada, e passou praticamente em branco em seu
primeiro final de semana no campeonato europeu.
No terceiro final de semana de abril, a
F-3 Européia disputou sua segunda rodada tripla na temporada, desta vez no
circuito de Hungaroring, na Hungria. A primeira corrida do fim de semana viu o
triunfo de Ralf Aron na travada pista próxima a Budapeste. Niko Kari foi o 2°
colocado, com Joel Eriksson logo atrás. Para os brasileiros, sortes distintas
nesta primeira prova do fim de semana húngaro: Sergio Câmara largou em 8° e
terminou na 7ª posição, novamente marcando pontos; Pedro Piquet, contudo, foi
13°, após largar na 16ª posição. A segunda prova viu uma vitória de ponta a
ponta de Maximilian Günther, com Ralf Aron terminando logo atrás, e Guanyu Zhou
conquistando novamente um 3° lugar. Sergio Câmara, largando de sua melhor
posição até então, em 3° lugar, acabou finalizando em 5°. Pedro Piquet
novamente não foi bem: largando em 15°, fechou em 14° lugar. A prova final no
Hungaroring viu o triunfo de Ben Barnicoat, com o 2° lugar de Joel Eriksson, e
o 3° de Lance Stroll, voltando novamente a subir ao pódio. Para os brasileiros,
um dia um pouco melhor: enquanto Sergio Câmara terminou novamente em 5° lugar,
após largar em 2° lugar, Pedro Piquet marcou finalmente seus primeiros pontos
na competição com o 7° lugar, depois de largar em 14°.
Com o resultado das duas rodadas triplas
disputadas até aqui, o alemão Maximilian Günther lidera o campeonato, com 70
pontos, tendo duas vitórias. Logo atrás está o canadense Lance Stroll, com 66
pontos, e uma vitória. Na 3ª colocação vem o sueco Joel Eriksson, com 58
pontos. Nick Cassidy, da Nova Zelândia, ocupa a 4ª posição, com 56 pontos,
enquanto Ral Aron tem 55 pontos, e Guanyu Zhou, logo em seguida, 50 pontos.
Sergio Câmara é o 9° colocado, com 36 pontos, enquanto Pedro Piquet ocupa a 16ª
posição, com 6 pontos. A próxima etapa do campeonato é nos dias 13 a 15 de maio, no circuito
de rua de Pau, na França, uma das pistas mais complicadas do calendário, que
terá no total, computadas as duas rodadas já disputadas, um total de 10 rodadas
triplas, com término para o segundo final de semana de outubro, na pista de
Hockenhein, na Alemanha.
Na chegada da F-E à Europa para a fase
final do campeonato, Lucas Di Grassi carimbou mais uma vitória na etapa de
Paris. O piloto da equipe Audi ABT largou na primeira fila, ao lado do pole Sam
Bird, e na freada para a primeira curva, tomou a ponta para não a perder mais
até a bandeirada final, o que se mostrou o lance decisivo da corrida, já que o
circuito, estreito, tornou complicada a disputa de posições, e foram poucas as
ultrapassagens bem-sucedidas durante a corrida. A tarefa de Lucas rumar para a
vitória acabou facilitada pelo duelo da dupla da Virgin, Sam Bird e Jean-Éric
Vergne, que durou praticamente a corrida inteira. No final, Bird ainda cometeu
um erro, permitiu a tomada de sua posição por Sébastien Buemi, e acabou em 6°
lugar. Vergne subiu ao pódio na 2ª colocação, espantando um pouco o azar até
então na temporada atual. Bruno Senna marcou pontos com o 9° lugar, enquanto
Nelsinho Piquet, em outro fim de semana de baixo rendimento de seu carro,
abandonou mais uma vez, mostrando que a temporada atual não tem mesmo salvação
para ele e seu time, a China Racing. Com o resultado, Lucas Di Grassi abriu 11
pontos de vantagem para Sébastien Buemi, 126 a 115. Sam Bird ainda mantém a 3ª posição
na classificação, com 82 pontos, seguido por Jêrome D'Ambrosio, com 64. Com 24
pontos, Bruno Senna é o 12° colocado no campeonato. Na disputa de equipes, a
e.dams continua liderando a competição, com 165 pontos, mas a Audi ABT vem
chegando rápido, com 158 pontos. A Dragon ocupa a 3ª posição, com 112 pontos,
seguida de perto pela Virgin, com 106. A próxima etapa do campeonato será no dia
21 de maio, em Berlin, na Alemanha.
A F-E poderá ter uma baixa em seu
calendário na atual temporada: problemas entre agências russa na promoção da
corrida de Moscou podem levar ao cancelamento da corrida na capital russa, e em
virtude do tempo exíguo, não haveria como providenciar uma etapa de
substituição caso isso aconteça. A confirmação do cancelamento da corrida
deverá ser anunciado em breve, e em tese, isso poderia ser benéfico para o
atual líder do campeonato, Lucas Di Grassi, por representar uma etapa a menos
em que seu principal rival, Sébastien Buemi, poderia ter para reverter as
posições na classificação do campeonato. Por outro lado, em caso de um eventual
azar do brasileiro e sorte do suíço, tudo pode mudar de figura, e uma corrida a
menos poderia passar a ser um revés para Di Grassi. Apesar de ser considerado
no momento o grande favorito ao título, nada está garantido para Lucas, e não
se pode baixar a guarda. E a vantagem que ele tem na pontuação para Buemi, de
apenas 11 pontos, é pequena para impedir uma reviravolta no caso de um azar
inesperado.
Quem já não teve opção e acabou de
perder uma corrida de seu calendário foi a Indycar. A corrida de Boston, que
seria realizada em um traçado urbano na cidade, e que estava marcada para o dia
4 de setembro, foi para o vinagre. A direção da categoria não deu maiores
detalhes a respeito, bem como não soube informar se haverá alguma corrida
substituta no lugar, mas desde o início do projeto da prova citadina em Boston,
vários cidadãos se mostravam contrários à realização da corrida nas ruas da
cidade, alguns alegando escandalosamente que a corrida iria
"destruir" ruas e bairros. Chegaram a formar até uma comissão contra
a prova, que obviamente estão comemorando o cancelamento do evento. Trata-se de
mais um revés para a direção da categoria, que atualmente parece meio perdida
no que tange a conseguir novas provas para o calendário da competição, que
certamente ficará com uma corrida a menos nesta temporada, que terá como único
ponto positivo a estréia de Road America no calendário, e está marcada para o
dia 26 de junho. Bem que eles poderiam olhar para os tempos da F-Indy original
e tentar trazer para o calendário pistas como Portland ou Laguna Seca. E alguns
tem uma grande saudade de Surfer's Paradise, na Austrália... Alguns mais
otimistas adorariam ver os Indycars acelerarem em alguns ovais que atualmente
sediam provas da Nascar, como Talladega, ou Daytona, mas infelizmente aí o
buraco é bem mais embaixo, e envolve uma disputa bem acirrada com a direção da
Stock Car americana, que infelizmente não está a fim de permitir que a
categoria de monopostos ganhe terreno em seu quintal...
O francês Simon Pagenaud, da Penske,
conquistou sua segunda vitória no campeonato da Indycar este ano, ao vencer a
corrida no Alabama, depois de um duelo espetacular com Graham Rahal na parte
final da corrida. O francês largou na pole-position e vinha até conseguindo
dominar a corrida com relativa tranquilidade, mas na parte final da corrida,
seu companheiro Will Power e Graham Rahal começaram a tirar a diferença que os
separava de Pagenaud, e na última rodada de pit stops, o piloto da rahal
assumiu o 2° lugar, e partiu para cima do líder da corrida, e numa dividida de
curva, Rahal assumiu a liderança, com Pagenaud escapando de leve, após um toque
com o rival. Mas a disputa não acabou por aí: Simon também partiu para o
ataque, e quando ambos encontraram Jack Hawksworth de retardatário pela frente.
O piloto da Foyt se embananou na disputa de posição na pista, e acabou sendo
tocado por Rahal, que perdeu parte do bico do seu carro no toque com o inglês.
Pagenaud agradeceu a lambança e retomou a liderança para não mais perdê-la.
Para sorte de Graham, Will Power e Josef Newgarden, que haviam começado a
batalhar duro pela 3ª posição, ficaram bem para trás, a ponto de o americano
ainda conseguir cruzar em 2° lugar, mesmo com seu carro perdendo rendimento
após o toque com Hawksworth. Will Power fechou o pódio em 3°, enquanto
Newgarden, que vencera na pista de Barber no ano passado, fez outra excelente
corrida no circuito. Scott Dixon acabou tocado na largada e caiu para as
últimas posições, terminando em 10° após uma corrida de recuperação. Quem
também acabou caindo lá para trás foi Juan Pablo Montoya, que entretanto, conseguiu
se recuperar esplendidamente na prova, terminando em 5° lugar. Hélio Castro
Neves foi o 7° colocado, seguido por Tony Kanaan em 8°. A próxima etapa do
campeonato é o GP de Indianápolis, marcada para o dia 14 de maio, e que será
disputada no traçado misto do Indianapolis Motor Speedway, antecedendo a
principal prova do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, que terão sua 100ª
edição neste ano.
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