Vai começar o campeonato 2016 da Stock Car, mas o que todos querem saber não estará rolando na pista propriamente... |
Que a situação do
Brasil anda complicada nos últimos tempos, ninguém discute. Além da economia
estar indo ladeira abaixo, temos um governo inepto, e para piorar, está
estourando escândalos a rodo cada vez que se mexe em alguma coisa no governo
federal, pra não dizer que congresso e senado voltaram a exibir os piores
hábitos de uma classe política que já encheu o saco de tanta roubalheira, além
de torrar a paciência do povo. É tanta patifaria, misturada com conversa fiada
de uns que se julgam "acima do bem e do mal", como se serem
investigados fosse um pecado capital que é de dar nojo, e para piorar, isso não
está se resumindo apenas à política, mas também ao esporte.
No ano passado,
investigações do FBI balançaram a FIFA, cuja cartolagem é pra lá de suspeita de
negócios escusos. Só que os americanos não costumam brincar em serviço, e nesse
rolo alguns cartolas graúdos foram ver o sol nascer quadrado, inclusive
sobrando até para a CBF, que de santa não tem nada. Mas quem achava que apenas
por aí ia rolar escândalos, eis que uma reportagem publicada pelo jornal Folha
de São Paulo esta semana trouxe à tona conversas suspeitas do auxiliar de
comissário Paulo Ygor Dias e o ex-chefe de comissários Clóvis Matsumoto em uma
rede social dando a entender que usavam de sua posição para prejudicar o piloto
Cacá Bueno, de quem não gostavam, ou pelo menos não simpatizavam, nos
campeonatos da Stock Car. Bom, com o campeonato da Stock iniciando sua disputa
neste fim de semana, no autódromo de Curitiba, começar o ano com uma notícia
dessas deve ser mesmo uma maravilha, pois no paddock, não se fala em outra
coisa. Vai ter corrida? Vai, e é a etapa das duplas, com vários pilotos
convidados dividindo os carros dos pilotos titulares da competição, uma das
atrações do campeonato, ao lado da famosa Corrida do Milhão, que este ano será
disputada em Interlagos, em setembro.
Mas ninguém, além das
equipes e pilotos, está prestando muita atenção na pista, e mesmo entre eles o
assunto é quase tão prioridade quanto as atividades do fim de semana. E quem
pode culpá-los? O assunto mesmo está é do lado de fora da pista. A CBA afastou
os dois profissionais citados nas conversas, e anunciou que será feita uma
apurada investigação. Pelo seu lado, Paulo Ygor Dias e Clóvis Matsumoto
alegaram que a conversa foi uma "molecagem", uma
"brincadeira", por assim dizer. E, logicamente, mesmo com um assunto
incendiário desses, a própria CBA, meio que tentando livrar sua barra, ainda
declarou que os comissários esportivos não tem como premeditar punições ou
alterar resultados de corridas no nível de conspiração que as mensagens
sugerem. Finjo que acredito... Não condenando de antemão os dois autores das
conversas reveladas, mas por saber que, honestidade por honestidade, alguém aí
aponte alguma que não esteja envolvida em alguma picaretagem ou suspeitas... A
CBA, claro, não tem como posar de santa nesta história toda, mas como é óbvio,
tentará livrar a sua barra, alegando seu profissionalismo, e a lisura de seus
integrantes, bem como possuir um regulamento bem montado e que, na sua opinião,
não permite atitudes acintosas como as pretensamente sugeridas de terem sido
feitas pelos dois membros acima citados...
Como se o regulamento
da Stock não tivesse seus furos, e que nos últimos tempos não tenha havido
algumas punições onde alguns pilotos ficaram bem putos com isso. E, no caso de
Cacá Bueno, basta lembrar da suspensão de uma etapa em rodada dupla no
campeonato do ano passado, como punição por ter chamado o pessoal da CBA de
"bando de imbecis" após o rolo ocorrido na etapa de Ribeirão Preto,
onde a bandeirada de chegada não foi mostrada e os pilotos continuaram
acelerando fundo, com gente já entrando na pista, o que poderia ter provocado
um sério acidente. Cacá é um piloto de personalidade forte, que fala o que
pensa, e isso incomoda muita gente, especialmente os manda-chuvas da categoria,
que não gostam quando um piloto foge do script "comportado" que eles
gostam de impôr como conduta. Por mais que alguns achem o piloto um chato de
galocha, e ainda mais por ser filho do narrador Galvão Bueno, é inegável que o
resultado da punição com a suspensão do piloto por uma etapa no ano passado
pode ter sido mesmo decisiva na sua luta pelo título: o piloto ficou com o vice-campeonato
por uma diferença de 32 pontos para Marcos Gomes, o campeão. Levando-se em
conta que uma vitória na categoria vale 24 pontos, dá para perceber que ficar
por duas corridas sem marcar pontos devido a uma punição realmente pesou na
disputa.
Foi mesmo
"molecagem", como afirmam? Quem garante agora que não foi? E, pior de
tudo, essas conversas que foram divulgadas foram apenas destes dois
"profissionais" da CBA, que se assim o fossem, não deveriam brincar
falando de tais coisas nos termos em que se expressaram. Ambos terão que
caprichar muito em suas explicações para provar que nada fizeram no sentido de
prejudicar Cacá Bueno, e mesmo assim, ainda haverá muito a se esclarecer, como
por exemplo: e se houver alguém mais pensando desta maneira, no pessoal de
pista, ou dentro da cartolagem da CBA? Quem garante a imparcialidade do
trabalho destas pessoas agora? Certo, alguns outros pilotos também sofreram
algumas punições duvidosas nos últimos anos, o que em tese pode ser alegado de
que Cacá não foi vítima de "perseguição", como as falas sugerem, mas
também não significa que isso não foi feito. Quem garante que os demais não
foram punidos apenas para despistar? E tem mais: e se Cacá não tiver sido o
único "alvo" a ser atingido? Tudo isso precisa ser apurado, e muito
bem apurado.
Cleyton Pinteiro,
Presidente da CBA, determinou em uma portaria publicada nesta terça-feira que
seja criada imediatamente uma Comissão de Inquérito para apurar eventuais
irregularidades que ambos possam ter cometido. A Comissão terá três membros e
será formada pelo piloto Chico Serra, o presidente da Federação de
Automobilismo do Espírito Santo, Robson Duarte, e será presidida por um
representante da ABPA - Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo. Se
essa comissão vai resultar em alguma coisa, já é outros quinhentos, e como este
não costuma ser um país sério, basta lembrar no que resultaram as últimas
"apurações" da entidade que comanda o que sobrou do automobilismo
nacional nos casos de doping registrados recentemente...
As saber da
reportagem, Cacá Bueno não pareceu surpreso com o teor dos fatos. Até Galvão
Bueno prometeu ir à justiça para apurar essa situação. E outros pilotos também
aproveitaram para reclamar de punições sofridas que eles contestaram na época.
Paulo de Tarso, ex-piloto e dono de equipe, também concorda que vários itens do
regulamento podem se prestar a interpretações que provocam dúvida, contestando
declaração da CBA no sentido de que todas as punições são feitas cumprindo-se
estritamente o regulamento, e que de acordo com comunicado emitido pela
entidade, "Os regulamentos técnicos das categorias são objetivos, não se
prestando, em regra, a interpretações divergentes". A grosso modo, tudo o
que ocorreu na última década e meia fica na dúvida, e isso pega muito mal para
o esporte, e a própria Stock Car como categoria, pelo simples fato de que todas
as decisões agora podem ser passíveis de investigação e análise. Claro que nem
todas as decisões foram assim, mas como confiar que até mesmo as punições "legais"
não foram de alguma maneira manipuladas ao sabor dos acontecimentos?
Paulão Gomes,
ex-piloto tetracampeão da Stock Car, que atualmente é diretor de marketing e
planejamento da CBA, num discurso até alinhado com o que fala a entidade, diz
que "não sentiu nada de maldade na conversa que veio à tona entre os dois
profissionais, coroborando a tese da "molecagem" defendida para
tentar justificar o teor das declarações. Brincadeira ou não, uma conversa com
este tipo de assunto, que pode detonar com a credibilidade de uma entidade e a
de um campeonato que se diz sério e profissional, em suma, acabar com a imagem
e confiança de um campeonato, e da entidade que diz zelar pelo esporte a motor
nacional, e ainda por cima uma pessoa que é o diretor de marketing, que lida
com a imagem e confiança que o público tem, dizer que não viu nada de maldade é
de uma insensibilidade ou falta de tato pra lá de absurda. Imaginem então se
ele não fosse alguém encarregado disso... Outro fato que pode pegar ainda mais
mal em sua afirmação reside no fato de Paulão ser nada menos que o pai de
Marcos Gomes, atual campeão da Stock que, méritos próprios à parte, pode ter
sido realmente beneficiado com a punição de Cacá no ano passado. Some dois mais
dois, e dali a pouco os conspiracionistas de plantão vão meter até Marcos no
meio da conversa, coisa que o piloto não merece, mas que pode pôr em dúvida sua
conquista do título de 2015.
Cacá desabafa
abertamente ao declarar que o que ocorre é "algo que todo mundo sabia mas
nunca tivemos provas. Os comissários fazem 2 pesos e 1 medida e jogam um jogo
de cartas marcadas. São moleques no mínimo, eles mesmos admitem. E dentro da
CBA tem gente sem o menor senso do ridículo, eles confessaram tá aí pra todo
mundo ler mas tem gente graúda que segue defendendo a postura deles".
Quando se fala assim, pode-se imaginar também punições que podem ter deixado de
ser aplicadas, ou algo do gênero, dependendo ou não das conveniências. E se
isso realmente aconteceu pra valer, pode ferir mortalmente a categoria naquilo
que lhe é mais valioso: a confiança perante o público. Se os torcedores virem
que seus pilotos foram logrados, sabe-se lá por qual razão, podem virar as
costas para a Stock. E sem público, os patrocinadores pulam fora... E sem
patrocinadores, não tem como sustentar a categoria. E sem categoria, menos
grana para a CBA, e o automobilismo nacional desce mais um pouco na vala onde
se encontra nos últimos tempos, diga-se de passagem, com total anuência da
entidade.
Maurício Slaviero,
diretor geral da Vicar, empresa que organiza o campeonato da Stock Car,
concorda com as críticas feitas por Cacá, e pede investigação e punição para os
envolvidos que porventura tenham ferido a essência do esporte e que devem ser
banidos do automobilismo nacional se assim o fizeram. Neste ponto, sua
preocupação é óbvia: se a credibilidade da Stock ruir, é a Vicar quem sai
perdendo, e muito, ao ver o produto que administra ir pelo ralo. Por outro
lado, defende o regulamento da CBA para a categoria, e tratou se isentar a
Vicar de qualquer punição sofrida pelos pilotos, como se não tivesse nada a ver
com isto. O clima para início da competição, como se vê, não poderia ser mais
quente. Pena ser pelos motivos errados, mas é preciso que tudo seja apurado, a
fim de se eliminarem quaisquer dúvidas. O problema é que, até que surjam
respostas, e isso no caso de ser feita realmente uma investigação séria,
profissional e imparcial, todo mundo está desconfiando de todo mundo, dentro e
fora da pista.
Vai ser mesmo
complicado se concentrar na pista neste fim de semana...
Confiram o calendário
da Stock Car 2016, e a relação dos pilotos e escuderias participantes da
temporada:
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
|
06.03
|
Curitiba
|
Autódromo Internacional de Curitiba
|
10.04
|
Velopark
|
Autódromo do Velopark
|
22.05
|
Goiânia
|
Autódromo Internacional de Goiânia
|
05.06
|
Santa Cruz do Sul
|
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
|
26.06
|
Tarumã
|
Autódromo Internacional de Tarumã
|
17.07
|
Cascavel
|
Autódromo Zilmar Beux
|
11.09
|
Corrida do Milhão
|
Autódromo José Carlos Pace - Interlagos
|
25.09
|
Londrina
|
Autódromo de Londrina
|
16.10
|
Brasília (sujeita a confirmação)
|
Autódromo Nélson Piquet
|
06.11
|
Goiânia - 2
|
Autódromo Internacional de Goiânia
|
20.11
|
Curvelo
|
Circuito dos Cristais
|
11.12
|
São Paulo
|
Autódromo José Carlos Pace - Interlagos
|
EQUIPES
|
PILOTOS
|
AMG Motorsport
|
Guga Lima
|
Exalta C2 Team
|
Júlio Campos; Gabriel Casagrande
|
Cavaleiro
|
Popó Bueno
|
Eurofarma RC
|
Max Wilson; Ricardo Maurício
|
Full Time Sports
|
Rubens Barrichello; Allam Khodair
|
Hot Car Competições
|
Raphael Abate; Felipe Lapenna
|
Ipiranga RCM
|
Galid Osman; Thiago Camilo
|
Micos Racing
|
Sergio Jimenez
|
Red Bull Racing
|
Daniel Serra; Cacá Bueno
|
Schin Racing Team
|
Vitor Genz; Nestor Girolami
|
Shell Racing
|
Ricardo Zonta; Átila Abreu
|
União Química Racing
|
Diego Nunes
|
Vogel Motorsport
|
Denis Navarro
|
Voxx Racing
|
Marcos Gomes; Felipe Braga
|
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