quarta-feira, 8 de julho de 2015

HAVOC SERIES - OU VAI OU RACHA...E RACHAVA!



            Hoje em dia, quando se fala que as corridas da F-1 são modorrentas, e que antigamente os pilotos eram mais decididos, há alguma verdade contundente nesta afirmação. Hoje em dia, os pilotos são meio temerosos em algumas disputas por posição, pois a FIA age com um rigor por vezes tenebroso a qualquer encostada que os carros acabem dando uns nos outros. Qualquer toque, e lá vem o aviso da direção de prova de que tal incidente está sob investigação. A entidade por vezes quer tanto a segurança, que isso acaba inibindo os pilotos de serem mais agressivos em determinados momentos. Antigamente, não havia tanta frescura na pista, e as disputas eram mais incisivas, com os pilotos sendo mais corajosos em algumas manobras.
            Claro que nem sempre algumas brigas ou ultrapassagens terminavam numa boa. Forçadas de barra, ou erros de pilotagem, contribuíam para que alguns duelos virassem um caso clássico do velho ditado popular "...ou vai ou racha!", sendo que, nestes casos, a coisa rachava mesmo. Confiram alguns vídeos de disputas onde o pessoal não se entendeu na pista...

No primeiro vídeo, postado no You Tube pelo usuário Rillenreifen, o palco é Spa-Francorchamps, na Bélgica, para o GP de F-1 de 1987. Na largada, o pole-position Nigel Mansell, com Williams/Honda, é surpreendido por Ayrton Senna, da Lotus/Honda, que assume a liderança da corrida já na freada da primeira curva. Nélson Piquet, com a outra Williams, era superado no arranque por Michele Alboreto, da Ferrari, mas logo se desvencilhou do italiano, para comboiar Mansell na sua perseguição a Senna, certo de que iria rolar confusão entre eles. Não deu outra, Mansell, sem muita paciência, tentou forçar uma ultrapassagem por fora numa curva, Ayrton não aliviou, até porque a preferência da curva seguinte ainda era dele, ambos se tocaram, e foram parar fora da pista. Ninguém se machucou, os carros não ficaram danificados, apenas ambos saíram da corrida. E, claro, depois nos boxes, Mansell ainda queria tirar satisfações na base da porrada com o piloto brasileiro pela cagada na pista...



Neste vídeo, uma das cenas que já entraram para o folclore da história da F-1: Nélson Piquet liderava o Grande Prêmio da Alemanha de 1982, em Hockenhein. E o que mais um líder de GP detesta é quando surge um retardatário em sua frente. No caso aqui em questão, o infeliz era o chileno Eliseo Salazar, que competia pela ATS, uma das menores e piores equipes que já passaram pela categoria. Ao se aproximar para efetuar a ultrapassagem, Piquet faz tudo certo, e já está entrando com praticamente a ultrapassagem consumada na freada da chicane, quando o chileno toca na roda traseira da Brabham, e ambos vão acertar as barreiras de pneus. Fim de corrida para o brasileiro, que furioso como só ele, sai do carro rapidinho e vai soltar porrada no coitado do chileno. O vídeo é do You Tube, postado pelo usuário ArchivoCHILE:


No vídeo a seguir, vamos para 1993, no circuito de Mid-Ohio, nos Estados Unidos, onde a F-Indy original disputava uma de suas etapas do campeonato. Paul Tracy, companheiro de Émerson Fittipaldi na equipe Penske, era um piloto considerado extremamente rápido e promissor. Mas sua afobação acabava sendo o seu maior adversário, e não foram poucas as vezes em que bateu ou saiu da pista em manobras excessivamente arrojadas ou agressivas. Nesta corrida, em disputa de posição, o canadense chegou rápido demais no carro à sua frente e seguiu reto, só parando na barreira de pneus fora da pista e dando adeus à prova, sob os olhares nada alegres de Roger Penske no box. Téo José, narrador das provas da categoria naqueles tempos, apelidou Tracy de "Sr. Apronta Tudo", no que era difícil discordar. O vídeo é do You Tube, do usuário champcar4ever:


No vídeo seguinte, o palco também é a F-Indy original. Michael Andretti sempre foi conhecido na categoria como piloto agressivo e que arrancava ultrapassagens na marra, por vezes em locais onde ninguém pensaria em passar. Mas nesta corrida, em 1992, em Long Beach, quem andou se estranhando numa ultrapassagem foi seu pai, Mario Andretti, que ao superar Eddie Cheever acertou a roda traseira do piloto da Ganassi. Mario perdeu o controle do carro e só foi parar na barreira de pneus à frente. Felizmente ninguém se machucou, mas Michael mostrou que seu lado agressivo tinha lá sua herança paterna. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário RNCoyote:


No último vídeo dessa sessão da Havoc Series, podemos ver que muitas vezes a pista é pequena demais para tanta disputa, e o bicho pega também nos boxes, onde todo piloto que se preza, quando faz sua parada, pensa sempre em conseguir ganhar alguma posição, seja na base da estratégia de corrida, seja no trabalho mais rápido de sua equipe, ou simplesmente passando por cima do adversário. Émerson Fittipaldi que o diga durante o GP de Long Beach da F-Indy original de 1991, quando foi atropelado por Michael Andretti logo após fazer seu pit stop, sendo atingido pelo americano quando saía do box. Michael não conseguiu frear e na colisão quase capotou com seu carro, por pouco não caindo em cima do Penske de Fittipaldi, que ainda conseguiu dar uma volta pela pista, tendo de voltar aos boxes para abandonar a corrida devido aos estragos no carro. O carro de Michael, por sua vez, acabou largado ali no pit meio atravessado. O vídeo do You Tube é do usuário RNCoyote:


            E assim, finalizo mais uma sessão Havoc Series, com alguns momentos do esporte a motor que não foram dos mais felizes para seus protagonistas. Até a próxima postagem, com mais algumas das cacetadas que o perigoso mundo da velocidade costuma dar em suas paragens pelo mundo agora...

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