Hoje
em dia, quando se fala que as corridas da F-1 são modorrentas, e que
antigamente os pilotos eram mais decididos, há alguma verdade contundente nesta
afirmação. Hoje em dia, os pilotos são meio temerosos em algumas disputas por
posição, pois a FIA age com um rigor por vezes tenebroso a qualquer encostada
que os carros acabem dando uns nos outros. Qualquer toque, e lá vem o aviso da
direção de prova de que tal incidente está sob investigação. A entidade por
vezes quer tanto a segurança, que isso acaba inibindo os pilotos de serem mais
agressivos em determinados momentos. Antigamente, não havia tanta frescura na
pista, e as disputas eram mais incisivas, com os pilotos sendo mais corajosos
em algumas manobras.
Claro
que nem sempre algumas brigas ou ultrapassagens terminavam numa boa. Forçadas
de barra, ou erros de pilotagem, contribuíam para que alguns duelos virassem um
caso clássico do velho ditado popular "...ou vai ou racha!", sendo
que, nestes casos, a coisa rachava mesmo. Confiram alguns vídeos de disputas
onde o pessoal não se entendeu na pista...
No primeiro vídeo, postado no You
Tube pelo usuário Rillenreifen, o palco é Spa-Francorchamps, na Bélgica, para o
GP de F-1 de 1987. Na largada, o pole-position Nigel Mansell, com
Williams/Honda, é surpreendido por Ayrton Senna, da Lotus/Honda, que assume a
liderança da corrida já na freada da primeira curva. Nélson Piquet, com a outra
Williams, era superado no arranque por Michele Alboreto, da Ferrari, mas logo
se desvencilhou do italiano, para comboiar Mansell na sua perseguição a Senna,
certo de que iria rolar confusão entre eles. Não deu outra, Mansell, sem muita
paciência, tentou forçar uma ultrapassagem por fora numa curva, Ayrton não
aliviou, até porque a preferência da curva seguinte ainda era dele, ambos se
tocaram, e foram parar fora da pista. Ninguém se machucou, os carros não
ficaram danificados, apenas ambos saíram da corrida. E, claro, depois nos
boxes, Mansell ainda queria tirar satisfações na base da porrada com o piloto brasileiro
pela cagada na pista...
Neste vídeo, uma das cenas que já
entraram para o folclore da história da F-1: Nélson Piquet liderava o Grande
Prêmio da Alemanha de 1982, em Hockenhein. E o que mais um líder de GP detesta
é quando surge um retardatário em sua frente. No caso aqui em questão, o
infeliz era o chileno Eliseo Salazar, que competia pela ATS, uma das menores e
piores equipes que já passaram pela categoria. Ao se aproximar para efetuar a
ultrapassagem, Piquet faz tudo certo, e já está entrando com praticamente a
ultrapassagem consumada na freada da chicane, quando o chileno toca na roda
traseira da Brabham, e ambos vão acertar as barreiras de pneus. Fim de corrida
para o brasileiro, que furioso como só ele, sai do carro rapidinho e vai soltar
porrada no coitado do chileno. O vídeo é do You Tube, postado pelo usuário ArchivoCHILE:
No vídeo a seguir, vamos para
1993, no circuito de Mid-Ohio, nos Estados Unidos, onde a F-Indy original
disputava uma de suas etapas do campeonato. Paul Tracy, companheiro de Émerson
Fittipaldi na equipe Penske, era um piloto considerado extremamente rápido e
promissor. Mas sua afobação acabava sendo o seu maior adversário, e não foram
poucas as vezes em que bateu ou saiu da pista em manobras excessivamente
arrojadas ou agressivas. Nesta corrida, em disputa de posição, o canadense
chegou rápido demais no carro à sua frente e seguiu reto, só parando na
barreira de pneus fora da pista e dando adeus à prova, sob os olhares nada
alegres de Roger Penske no box. Téo José, narrador das provas da categoria
naqueles tempos, apelidou Tracy de "Sr. Apronta Tudo", no que era
difícil discordar. O vídeo é do You Tube, do usuário champcar4ever:
No vídeo seguinte, o palco também
é a F-Indy original. Michael Andretti sempre foi conhecido na categoria como
piloto agressivo e que arrancava ultrapassagens na marra, por vezes em locais
onde ninguém pensaria em passar. Mas nesta corrida, em 1992, em Long Beach,
quem andou se estranhando numa ultrapassagem foi seu pai, Mario Andretti, que
ao superar Eddie Cheever acertou a roda traseira do piloto da Ganassi. Mario
perdeu o controle do carro e só foi parar na barreira de pneus à frente.
Felizmente ninguém se machucou, mas Michael mostrou que seu lado agressivo
tinha lá sua herança paterna. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário
RNCoyote:
No último vídeo dessa sessão da
Havoc Series, podemos ver que muitas vezes a pista é pequena demais para tanta
disputa, e o bicho pega também nos boxes, onde todo piloto que se preza, quando
faz sua parada, pensa sempre em conseguir ganhar alguma posição, seja na base
da estratégia de corrida, seja no trabalho mais rápido de sua equipe, ou
simplesmente passando por cima do adversário. Émerson Fittipaldi que o diga
durante o GP de Long Beach da F-Indy original de 1991, quando foi atropelado
por Michael Andretti logo após fazer seu pit stop, sendo atingido pelo
americano quando saía do box. Michael não conseguiu frear e na colisão quase
capotou com seu carro, por pouco não caindo em cima do Penske de Fittipaldi,
que ainda conseguiu dar uma volta pela pista, tendo de voltar aos boxes para
abandonar a corrida devido aos estragos no carro. O carro de Michael, por sua
vez, acabou largado ali no pit meio atravessado. O vídeo do You Tube é do
usuário RNCoyote:
E
assim, finalizo mais uma sessão Havoc Series, com alguns momentos do esporte a
motor que não foram dos mais felizes para seus protagonistas. Até a próxima
postagem, com mais algumas das cacetadas que o perigoso mundo da velocidade
costuma dar em suas paragens pelo mundo agora...
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