quarta-feira, 29 de julho de 2015

COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA - JULHO DE 2015



            Olá a todos os leitores. Estamos fechando mais um mês, e julho está ficando para trás, prestes a adentrarmos o mês de agosto, no segundo semestre de 2015. Como ocorre todo fim de mês, é hora de termos novamente a COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA, com uma avaliação dos acontecimentos do mundo do esporte a motor neste mês que está se encerrando. Então, uma boa leitura a todos, com o velho esquema de sempre nas avaliações: EM ALTA (caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor vermelho-claro). E no fim do mês de agosto teremos a próxima edição da Cotação Automobilística, sempre neste mesmo endereço virtual...



EM ALTA:

Grande Prêmio da Hungria de F-1: O circuito de Hungaroring só perde para Monte Carlo em se tratando de uma pista travada e quase sem pontos de ultrapassagem, mas ninguém pode negar que a prova ultimamente tem tido umas edições bem agitadas que ajudaram a esquecer um pouco a monotonia do campeonato. Se em 2013 foi palco da primeira vitória de Lewis Hamilton pela Mercedes, no ano passado vimos a segunda vitória de Daniel Ricciardo na F-1, e este ano, foi Sebastian Vettel a conquistar a segunda vitória da Ferrari no ano, e não termos nenhum piloto da Mercedes no pódio. Tanto em 2014 quanto este ano, a intervenção do Safety Car ajudou a embaralhar um pouco a situação da corrida, e os pilotos, com pilotagens inspiradas, ajudaram a apresentar uma corrida com mais variáveis do que o habitual. Nada mal para um GP que acabou de completar 30 anos de vida...

Sebastian Vettel: O tetracampeão mundial vem provando o grande piloto que é, sendo o mais próximo perseguidor e rival dos pilotos da imbatível Mercedes no campeonato deste ano na F-1. E, quando a oportunidade de desbancar os rivais prateados, ele não desperdiça as chances, como fez na Inglaterra, para superar as Williams, ou na Hungria, onde com uma largada perfeita, assumiu a liderança da corrida para rumar firme para mais uma vitória, obtida com uma pilotagem precisa e inspirada. E a vitória na corrida húngara o igualou em número de triunfos a ninguém menos do que Ayrton Senna, com 41 vitórias, perdendo agora apenas para Michael Schumacher, com 91; e Alain Prost, com 51. Alcançar Schumacher pode ser extremamente difícil, mas superar Prost não é nada impossível. Vettel está calando seus detratores com muita categoria e competência. E vai conquistar a glória suprema se levar a Ferrari novamente ao título de pilotos.

Nelson Ângelo Piquet campeão da Formula-E: E Nelsinho Piquet sagrou-se campeão do primeiro certame de carros de competição monopostos movidos a eletricidade do mundo. A rodada dupla disputada no Battersea Park, em Londres, teve tudo para apresentar uma decisão dramática para o piloto brasileiro, uma vez que o principal azarão da competição, Sebastién Buemi, venceu a primeira corrida, ao passo que Nelsinho obtinha um resultado apenas satisfatório. Com o suíço tornando-se uma ameaça séria, Piquet ainda teve uma classificação conturbada na segunda rodada, e precisou de muita calma e uma pilotagem determinada, além de um pouco de sorte, para chegar à posição necessária para faturar o título da categoria. A conquista do título reabilita Nelsinho definitivamente no automobilismo internacional, deixando para trás o escândalo de Cingapura de 2008, que acabou fazendo com que o jovem Piquet acabasse saindo da F-1 no ano seguinte, e precisasse buscar um novo rumo em sua carreira. E Piquet estará novamente nas pistas defendendo seu título da F-E no segundo campeonato da categoria, que deve começar em outubro.

Graham Rahal: O filho de Bobby Rahal, tricampeão da antiga F-Indy está conseguindo enfim dar um novo ânimo na carreira no atual campeonato da Indy Racing League. Graham conseguiu voltar a vencer na categoria, obtendo sua 2ª vitória na prova de Fontana, e vem sendo extremamente regular na competição, ocupando no momento a vice-liderança do campeonato, atrás apenas do colombiano Juan Pablo Montoya, da Penske, que tem 45 pontos de vantagem para o americano. Com apenas 3 provas para encerrar a competição, Graham precisa torcer um pouco pela sorte para poder anular a grande vantagem de Montoya na classificação, mas também tem de se preocupar com a forte concorrência dos outros pilotos, que estão muito próximos dele na pontuação. É também um orgulho para Graham que seu melhor campeonato na IRL até agora esteja sendo feito quando defende justamente o time comandado por seu pai, a Rahal/Letterman/Lannigan, que desde que foi campeã em 1992 na F-Indy original com o próprio Bobby Rahal, nunca mais conseguiu um título, tendo como melhor resultado o vice-campeonato obtido pelo sueco Kenny Brack em 2001 na antiga F-Indy.

Censura no automobilismo: Por ter chamado de "imbecis" os representantes da CBA na prova de Ribeirão Preto, válida pelo campeonato brasileiro da Stock Car, em uma conversa que deveria ser privada, mas acabou divulgada para o público, Cacá Bueno tomou uma multa de R$ 50 mil e ainda levou uma corrida de suspensão, por violar o estatuto da categoria, que proíbe que os pilotos teçam comentários desrespeitosos que possam denegrir a imagem da Stock e da Confederação Brasileira de Automobilismo. E seguindo a onda, depois das muitas críticas feitas pelos pilotos após a etapa de Fontana pelo campeonato da Indy Racing League, a direção da Indycar também baixou uma norma proibindo os pilotos de terem atitudes críticas para com a categoria, e que possam também contribuir para manchar a imagem do esporte. O diretor da Indycar, Mark Miles, garante que não se trata de uma "lei da mordaça", mas isso não vai livrar a cara da entidade, que claramente está impondo também uma censura ao que os pilotos podem ou não dizer a respeito do campeonato que disputam. Pelo visto, o autoritarismo está se disseminando no automobilismo, e dali a pouco, periga os pilotos não poderem falar nada do que realmente pensam. Atitudes assim só queimam a imagem de uma competição...



NA MESMA:

Equipe Mercedes: O time alemão sediado em Brackley ainda dispõe do melhor carro e ainda domina o campeonato da F-1, mas tanto a escuderia quanto seus pilotos precisam trabalhar firme quando algo sai do script usual planejado. Foi assim na Inglaterra, quando foram surpreendidos pela Williams na largada, mas souberam dar a volta por cima durante a corrida, aproveitando-se de sua melhor competitividade quando a chuva começou a molhar Silverstone. Mas há também os momentos em que as coisas não dão muito certo, o que ocorreu na Hungria, onde quem surpreendeu na largada foi a Ferrari, mas em uma pista travada e com poucos pontos de ultrapassagem, não conseguiram retomar a ponta da prova, e ainda sofreram com percalços de origem própria (Lewis Hamilton errando e saindo da pista) ou alheia, em disputas ferrenhas com outros pilotos (Nico Rosberg tendo seu pneu furado na disputa de posição com Daniel Ricciardo). Mas a concorrência ainda precisa melhorar se quiser bater com mais eficácia o time alemão, que segue firme para o título tanto de pilotos quanto de construtores.

Valtteri Bottas: O piloto finlandês é o mais cotado para ser o próximo companheiro de Sebastian Vettel na Ferrari em 2016, diante da falta de resultados de seu conterrâneo Kimi Raikkonen no time italiano. Visto como um piloto tremendamente rápido e eficiente, Bottas já estaria até dando pistas de que vai mesmo sair da Williams, com insinuações de certo inconformismo com algumas atitudes do time, como se podia ou não ultrapassar Felipe Massa na Inglaterra, ou declarando que não vê possibilidade de vencer pela Williams. Bottas efetuou um grande campeonato em 2014, suplantando facilmente Massa no time, mas este ano a parada está um pouco mais equilibrada, em termos de resultados, o que acaba desmistificando um pouco sua aura de grande fenômeno das pistas. Resta saber qual seria a melhor posição do finlandês: esperar mais um ano na Williams, com possibilidade de se transferir para a Mercedes em 2017, onde certamente teria um carro campeão à espera, ou ir para a Ferrari em 2016, e torcer para o time italiano conseguir desbancar os carros prateados. Difícil saber qual a melhor decisão a tomar, e não depende apenas dele, mas também de seu empresário, Toto Wolf, que é um dos dirigentes da Mercedes.

Equipe McLaren: O time inglês teve na Hungria sua melhor corrida do ano, marcando pontos tanto com Jenson Button quanto com Fernando Alonso, que foi das trevas da classificação no sábado, com seu carro enguiçando no Q2, ao céu com um improvável 5° lugar na corrida, resultado excelente pelo andar deficiente do monoposto até aqui na temporada. Mas, apesar do bom final de semana, o time inglês não pode se iludir: ainda tem muito o que melhorar, especialmente por parte da Honda, para voltar a ocupar o lugar de protagonista na F-1, do qual já anda ausente há 3 temporadas. A Honda insiste em seguir o seu cronograma, enquanto a McLaren pede mais urgência no trabalho de desenvolvimento da unidade de potência, que ainda está muito abaixo dos demais concorrentes. E, sem potência à altura, a equipe que se prepare para ter maus fins de semana nas etapas da Bélgica e da Itália, disputadas em pistas altamente velozes, que poderão expôr toda a falta de potência da unidade de força nipônica.

Valentino Rossi: O multicampeão italiano continua na ponta do campeonato 2015 da MotoGP, e conseguiu abrir distância para seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo, 13 pontos atrás, que vinha em ascenção e prometia tomar a dianteira do parceiro de time na classificação. Mas a disputa do campeonato ainda esta plenamente em aberto, e Marc Márquez mostrou na etapa da Alemanha que quer voltar à briga, e tem condições de embaralhar a disputa, atualmente restrita aos pilotos da Yamaha. Mas Rossi está atento e firme na disputa, e mantendo grande regularidade para continuar na liderança do campeonato, que promete uma segunda metade de temporada das mais disputadas. Valentino que se cuide, pois vai sofrer marcação cerrada na pista...

Simon Pagenaud: O piloto francês fez excelentes campeonatos na IRL em 2013 e 2014, a ponto de Roger Penske apostar nele para reforçar seu time, que já era o mais poderoso da categoria, e aumentar o plantel para 4 carros a tempo integral no campeonato. Mas até agora Simon ainda não conseguiu repetir na maior escuderia as boas performances que exibia nos tempos da equipe de Sam Shmidt. Não que Pagenaud esteja guiando mal, mas tem enfrentado vários percalços e problemas menores que mostram que sua adaptação à Penske ainda pode demorar um pouco a render todos os frutos que eram esperados. No ano passado, Juan Pablo Montoya também demorou um pouco a se aclimatar novamente à competição de monopostos, mas superou essa fase, e este ano, lidera a competição. Roger Penske sabe ter paciência, mas o principal Pagenaud vem mostrando, que é ser um piloto que não se mete em enrascadas e que vive aos trancos e barrancos na categoria. Uma hora ele vai mostrar tudo do que é capaz, até porque não é o único piloto do time que vem tendo azares aqui e ali na competição...



EM BAIXA:

Nico Rosberg: O piloto alemão tinha conseguido reagir no campeonato, com suas vitórias na Espanha e em Mônaco, e também na Áustria, mostrando que o tricampeonato de Lewis Hamilton não iria sair tão barato quanto todos estavam imaginando após as primeiras corridas do ano. Mas as duas últimas etapas não foram das mais inspiradas para Rosberg, que acabou batido sistematicamente na Inglaterra, e ainda viu suas chances de assumir a liderança do campeonato sumirem após uma disputa de posição desastrosa na Hungria com Daniel Ricciardo. E pelo segundo ano consecutivo, Nico saiu da Hungria com uma expectativa em alta para se ver novamente batido por seu colega de time. Para piorar, começam os rumores de que ele poderá ser substituído ao fim de seu contrato com a Mercedes, em 2016. Com Hamilton garantido no time por mais tempo, Nico precisará reverter o quanto antes o seu panorama no campeonato, antes que Lewis abra dianteira suficiente para encerrar a luta pelo título antecipadamente. A perspectiva de sair da Mercedes em seu melhor momento sem conquistar um título não vai ser nada agradável para seu currículo...

Kimi Raikkonen: O piloto finlandês já começou a ser "fritado" na Ferrari pela sua falta de resultados, e poderá ficar a pé para 2016, no que a direção da escuderia italiana dá a entender. Kimi não teve bons resultados nas últimas corridas, e para piorar, na Hungria, quando seguia firme para uma dobradinha com seu parceiro Sebastian Vettel, seu carro ficou sem potência, obrigando-o a abandonar uma corrida que foi vencida por seu companheiro de equipe, situação que só ajuda a prever cada vez mais o fim de sua carreira em Maranello, por mais que desta vez ele não tenha tido culpa nenhuma em seu abandono. A menos que Raikkonen consiga efetuar uma reação fulminante a partir da Bélgica, tudo indica que a Ferrari terá um novo piloto em 2016 para fazer companhia a Vettel, e seria uma pena o finlandês se despedir novamente da categoria por baixo, como ocorreu ao fim de 2009...

Equipe Sauber: O time suíço, com poucos recursos, vai adiando as atualizações em seu modelo 2015, e com isso, já foi superada no campeonato de construtores pela Toro Rosso, e viu a McLaren chegar perto com seu bom momento na corrida húngara. Com tantas confusões ocorrendo, Marcus Ericsson ainda conseguiu salvar um ponto para o time, que sem muitas opções mais viáveis, renovou com sua atual dupla de pilotos para a próxima temporada, uma vez que ambos tem se mostrado eficientes e baratos, além de trazerem bom patrocínio para manter as finanças do time. Agora é esperar que estas melhorem e permitam que o carro seja melhorado, caso contrário, o time suíço terminará o ano apenas à frente da Manor/Marussia, e isso vai se refletir na premiação da FOM para o time, que receberá menos recursos.

Brasil fora do calendário da Formula-E: A competição de carros monopostos elétricos já divulgou o seu calendário provisório para seu segundo campeonato, que começa em outubro, e mais uma vez, o Brasil não sediará uma das etapas da competição. A negativa recebida no ano passado, quando se negociava uma corrida nas ruas do Rio de Janeiro, que no atual momento, só enxerga as olimpíadas que serão disputadas em nosso país em 2016, ainda pesa, e apesar de haver justamente uma data em aberto para uma corrida em local ainda a ser definido, justamente após a etapa de Buenos Aires, na Argentina, deveria servir de incentivo para se realizar uma corrida em nosso país, mas parece que isto está longe de acontecer, até porque Alejandro Agag, chefe da categoria, garante que várias cidades estão na lista de espera para ter a sua etapa, e que isso está sendo cuidadosamente estudado para ver quem terá o direito de sediar a etapa em aberto. Pelo visto, é mais uma oportunidade que o Brasil desperdiçou de ter aqui uma corrida de um campeonato mundial. Mas, claro, nossos cartolas estão se lixando para isso, pensando apenas na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, que certamente vai deixar outra conta monstruosa a ser paga por nós, assim como aconteceu com a Copa do Mundo de 2014...

Nova morte na F-1: Depois do traumático GP de San Marino de 1994, onde morreram o austríaco Roland Ratzemberger e o brasileiro Ayrton Senna, a categoria máxima do automobilismo, traumatizada com o ocorrido, iniciou uma cruzada que aumentou significativamente a segurança da F-1 como um todo, promovendo mudanças estruturais nos carros, nos circuitos, e principalmente nos procedimentos adotados nas corridas em relação à segurança. Mas o automobilismo nunca deixará de ser um esporte de risco, e mais dia, menos dia, alguma nova tragédia poderá ocorrer, como aconteceu em Suzuka durante o GP do Japão de 2014. E Jules Bianchi, depois de 9 meses em coma irreversível, capitulou enfim, terminando com seu sofrimento e o de sua família, e devolvendo a sensação de trauma à F-1, que já melhorou alguns procedimentos de segurança para evitar que o que ocorreu em Suzuka não se repita. Falta só a cartolagem da categoria também tomar vergonha na cara e tomar algumas atitudes de bom senso que poderiam ter ajudado a evitar o ocorrido com Bianchi na pista japonesa, onde as condições da pista e do acidente revelaram alguns erros crassos que não deveriam ocorrer...

 

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