Voltando
com mais uma postagem de vídeos, trago hoje uma pequena seleção de acidentes
ocorridos nas largadas das corridas da F-1. É costumeiramente o momento mais
tenso de um GP, pois todos os carros estão muito próximos uns dos outros, e se
alguém não conseguir arrancar, pode ser atingido por quem vem de trás, que
muitas vezes não tem tempo para desviar ou frear. Quando a luz vermelha some
(antigamente surgia a luz verde, mas acabaram com isso), todo mundo só quer
saber de ir para a frente o mais que puder. É um momento chave para se ganhar
posições, mesmo que não tenha carro para tanto. Por isso, não é incomum haver
problemas e até acidentes feios com os carros quando é dada a largada de uma
corrida. Os resultados costumam variar, nos casos em que nada de grave
acontece, ou quando temos acidentes até espetaculares. Confiram os vídeos:
Neste primeiro vídeo, postado no
You Tube pelo usuário RobertKing18, temos a largada do Grande Prêmio da
Austrália de Fórmula 1 de 2002. Rubens Barrichello havia conquistado a
pole-position com a Ferrari, e tinha tudo para tentar iniciar uma temporada
melhor do que Michael Schumacher. Se a Ferrari iria deixar o brasileiro fazer
isso (e semanas mais tarde, na Áustria, vimos que o time italiano não iria
deixar Rubens ser protagonista de nada) na prova de estréia do campeonato, não
dá para saber, porque Ralf Schumacher encheu a traseira do brasileiro na aproximação
da primeira curva, acabando com a corrida ambos por ali mesmo. Mas não foram
apenas os dois que se acidentaram: na freada da primeira curva vários carros
rodaram e se enroscaram, entre eles o estreante Felipe Massa, na Sauber. Outros
pilotos que se envolveram na confusão foram Jenson Button, Giancarlo
Fisichella, Allan McNish, Nick Heidfeld, e Olivier Panis. A corrida seguiu em
frente com menos 8 carros, e acabou vencida por Michael Schumacher (os
piadistas dizem que Michael prometeu convencer o pai a dobrar a mesada do irmão
caçula Ralf por essa...):
A seleção de vídeos a seguir
mostra uma das provas com a largada das mais complicadas da história da F-1. O
local é Zeltweg, na Austria, em 1987, na última vez que a prova foi disputada
na pista original, antes de virar a miniatura que é atualmente. Foram nada
menos do que 3 largadas, sendo que nas duas primeiras, vários pilotos se
enrolaram e armaram a maior bagunça. Na época, em caso de acidente nas primeiras
voltas de um GP, a corrida era parada, e todo um novo procedimento de largada
era feito. Isso era bom porque os pilotos acidentados podiam largar com seus
carros reserva, quando os times os tinham prontos para isso. Assim, no caso
desta corrida, abortada a primeira largada, todo mundo que se acidentou correu
para os boxes para pegar seus carros de reserva. Mas, na segunda largada, teve
mais gente batendo, e, para a terceira e definitiva largada, o grid já não
estava mais completo, uma vez que teve piloto que conseguiu bater tanto o carro
titular quanto o reserva. Isso para não mencionar quando os dois pilotos
ficavam fora, e como os times só tinham geralmente 1 carro sobressalente
(apenas os times de ponta conseguiam ter dois carros reserva), havia quem já
ficasse fora logo de cara. Confiram os dois vídeos da largada do GP da Áustria
de 1987, postados no You Tube pelo usuário Rillenreifen:
O vídeo a seguir mostra a largada
do Grande Prêmio de Portugal de F-1 de 1987, disputado no circuito do Estoril.
Todo mundo saiu bem no arranque de suas posições no grid, mas um pouco mais
adiante, o pessoal andou se estranhando, com alguns carros rodando e ficando
até na "contramão" da pista. Mas o que vai deixar o fã atual mais
assustado é que os demais pilotos continuaram firmes na corrida, e logo após
fechar a primeira volta, todos passam em alta velocidade ao lado dos carros
acidentados e rodados, passando a poucos metros deles, assim como do carro de
serviço que estava estacionado na pista prestando ajuda aos infelizes pilotos.
Felizmente ninguém atingiu ninguém ali, mas foi uma situação de perigo que
daria o que falar nos dias de hoje e cabeças da organização do GP certamente
rolariam por causa desta situação absurda de não parar a prova (a pista não
chegou a ficar bloqueada, e o uso do Safety Car só seria implantado vários anos
depois). Vejam o vídeo, postado pelo usuário Rillenreifen no You Tube:
O vídeo a seguir é da largada do
Grande Prêmio da Inglaterra de 1986, na última vez que a pista de Brands Hatch
sediou uma corrida de F-1. A
partir de 1987, Silverstone seria a sede da corrida, que nunca mais saiu dali.
Dá para entender o motivo de saírem de Brands: além dos boxes já acanhados para
a F-1 da época, a pista era muito estreita, e isso ajudou na carambola vista na
largada desta última corrida por lá, quando o belga Thierry Boutsen, então na
Arrows, derrapada para o lado de fora da curva, acerta a proteção de feno (sim,
usavam isso naquela época), e volta para o meio da pista arrastando junto ao
carro a faixa que estava junto ao guard-rail. Quem vinha atrás do belga desviou
ou tentou desviar do jeito que dava, mas as colisões foram quase inevitáveis, e
infelizmente o piloto Jacques Laffite, da Ligier, se machucou com gravidade,
tendo 4 fraturas nas pernas, precisando ser levado de helicóptero para o
hospital. Foram nada menos do que 11 carros envolvidos no acidente da largada, e
pelo menos a prova foi interrompida para os devidos trabalhos de assistência e
desobstrução da pista. A corrida acabou vencida por Nigel Mansell, após uma
disputa fraticida com Nélson Piquet, seu parceiro na equipe Williams à época. O
vídeo é do usuário PMDLRFA, no You Tube:
No próximo vídeo, estamos em
Mônaco, 1980, e como todo mundo costuma saber, o traçado de rua do Principado é mais do que
propício para batidas e confusões, e as largadas desta prova costumam sempre
ser as mais complicadas, em especial na freada da curva Saint Devote, logo após
a pequena reta dos boxes. Nesta edição da corrida, os líderes da corrida, com
Didier Pironi da Ligier saindo na pole, até passaram sem incidentes na curva,
mas logo atrás, alguns pilotos erraram feio suas freadas e subiram em cima dos
concorrentes, com 4 pilotos envolvidos na confusão e dando adeus à corrida
monegasca logo ali: Bruno Giacomelli, Alain Prost, Derek Daly, e Jean-Pierre
Jarier. Felizmente, apesar do vôo de Daly por cima dos concorrentes, ninguém se
machucou seriamente, e no vídeo ainda dá para ver Émerson Fittipaldi escapando
do rolo, desviando dos carros acidentados e retomando a corrida, que terminaria
na 6ª colocação. Mas o pessoal de apoio demoraria a tirar alguns dos carros do
local, numa situação que certamente foi perigosa para os pilotos passando por
ali a alta velocidade, o que seria inconcebível hoje em dia. O vídeo é do
usuário Rillenreifen no You Tube:
E
assim finalizo mais esta sessão da Havoc Series, mas muito em breve prometo
trazer novos vídeos com mais algumas confusões das pistas do mundo da alta
velocidade. Um bom divertimento a todos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário